A IA generativa é uma vertente da inteligência artificial capaz de criar conteúdos novos e originais a partir de uma variedade de dados de entrada. E o melhor: ela pode ser usada na área de vendas.

Principais aprendizados deste artigo:

Sabe o ChatGPT? Este é o exemplo mais conhecido que temos de IA generativa, em que os dados de entrada são os prompts que utilizamos para direcionar o bot na criação de conteúdo. 

Além de texto, este mecanismo pode gerar conteúdos em formatos como imagens, áudio, modelos 3D e outros, o que torna sua aplicação viável para os mais diversos tipos de profissionais. 

Aliás, é importante destacarmos que nenhuma profissão estará imune aos impactos da IA, desde redatores publicitários a médicos. Todos os setores e cargos podem, de alguma forma, se beneficiar dessa inovação. 

Mas e no departamento de vendas, como a inteligência artificial generativa se aplica?

Continue a leitura deste artigo para descobrir!

O que é IA generativa?

A IA generativa é um ramo da inteligência artificial que, por meio de redes neurais (sistemas que processam dados de maneira semelhante ao cérebro humano) e algoritmos, reconhece padrões e informações preexistentes, com o propósito de gerar conteúdo novo e original em diversos formatos, desde texto até modelos 3D.

Os exemplos mais conhecidos de IA generativa até o momento incluem o ChatGPT e DALL-E, ambos desenvolvidos pela companhia OpenAI. 

O ChatGPT é um modelo de linguagem capaz de produzir textos de qualquer tipo, tal como um ser humano, utilizando os dados da internet. O bot também consegue manter diálogos coerentes e adaptar suas respostas de acordo com os prompts (comandos) inseridos pelo usuário.

Por outro lado, o DALL-E possibilita criar imagens e artes a partir de descrições textuais, utilizando o mesmo mecanismo de machine learning que o ChatGPT.

Tudo certo sobre o que é IA generativa?

Veja, no próximo tópico, os três benefícios centrais dessa inovação.

Leia também: Inteligência artificial e CRM: 6 razões para integrar estas tecnologias

Os benefícios da inteligência artificial generativa

A adoção de IA mais do que dobrou nos últimos cinco anos, fato que pode ser justificado pelos benefícios que listamos abaixo. Confira!

Otimização do fluxo de trabalho

Graças às redes neurais artificiais, a IA generativa é treinada em grandes conjuntos de dados para aprender padrões e informações complexas.

Na prática, isso significa que a IA pode identificar tarefas rotineiras e previsíveis e, assim, automatizar ações futuras baseando-se em um histórico

Desse modo, a equipe que utiliza inteligência artificial generativa pode se dedicar a tarefas mais estratégicas, nas quais o esforço humano é realmente um diferencial, deixando que a IA resolva as atividades mais repetitivas e manuais.

Criação de conteúdo original e altamente personalizado

A criação de conteúdo é um dos atributos mais notáveis da IA generativa. O ChatGPT, por exemplo, ganhou uma enorme notoriedade em seu lançamento por desenvolver textos originais sobre qualquer tema.

Para mais, a plataforma permite a adequação a diversos idiomas e tons de voz. Você pode, por exemplo, pedir para que o chat crie uma receita de bolo em forma de uma dramaturgia escrita por Shakespeare.

A criatividade desse modelo de IA é realmente impressionante. Mas não é perfeita.

Ainda tomando o ChatGPT como exemplo, devemos destacar que a ferramenta possui sua base de conhecimento atualizada pela última vez em setembro de 2021.

Ou seja, existem fatos históricos e dados ainda não reconhecidos pelo chat. Isso quer dizer que, mesmo que os conteúdos sejam originais, eles devem passar pela revisão humana para garantir a veracidade das informações.

Análise de dados complexos

No que se refere à leitura de dados, não há como negar que a IA leva grande vantagem sobre os humanos. 

Ela pode, em milésimos de segundos, interpretar um enorme conjunto de dados complexos e extrair insights completamente inéditos.

Isso dá às empresas uma visão mais ampla sobre seus dados e, por meio disso, podem tomar decisões mais assertivas, que elevam sua competitividade.

As aplicações da IA generativa para vendas

São inúmeras aplicações da IA generativa para vendas. Conheça, a seguir, alguns exemplos.

Marketing de conteúdo

Já destacamos este fato aqui, mas vale a pena reforçar: a IA generativa é determinante para a otimização da criação de conteúdo dos mais variados formatos.

Nesse sentido, se você possui uma estratégia de conteúdo para atrair leads, é interessante considerar essa tecnologia para criar materiais relevantes e originais para seu público.

Adicionalmente, você pode olhar para seus clientes já captados, criando vídeos explicativos personalizados ou áudios que os orientam a extrair o melhor dos seus produtos e serviços.

Contudo, não se esqueça que, nesta aplicação, a inteligência humana ainda é indispensável.

Storytelling personalizado 

Que tal turbinar a abordagem de vendas do time?

Experimente utilizar a IA para criar storytellings personalizados para cada cliente, moldados especificamente para atender aos desafios dele, tendo sua solução como a alternativa ideal.

Dessa maneira, sua ligação de prospecção pode ter uma narrativa cativante, tecendo uma conexão emocional entre seu produto e as metas do cliente.

Imagine como isso poderia transformar a abordagem do time de vendas!

Para isso, é possível utilizar o próprio ChatGPT. 

Temos um artigo completo em nosso blog apresentando 13 formas de utilizar a ferramenta para vendas. Não deixe de conferir: ChatGPT – como o novo fenômeno da tecnologia pode impactar as vendas?

Anotações 

Em vendas, é primordial registrar todas as interações com os clientes para manter um histórico completo e garantir a melhor experiência.

Nesse contexto, imagine que, depois de uma ligação, você automaticamente registra, no histórico do cliente em seu CRM, uma anotação personalizada com a transcrição completa e os principais insights da conversa. 

Seria uma mão na roda, não é mesmo? 

E, ao contrário do que você imagina, obter isso não exige uma solução robusta e complicada, nem investimento alto. Isso é o mais impressionante sobre inovações de IA: elas estão se tornando cada vez mais acessíveis. 

Veja só um exemplo do CRM do Agendor, que utiliza IA generativa para vendas na criação de anotações personalizadas das ligações dos nossos usuários:

Que tal começar a colocar a IA generativa em prática no seu processo de vendas, agora mesmo?

Você pode ser um dos primeiros a testar este novo recurso do Agendor!

Para participar do teste, basta entrar na fila de espera!