O CRM generativo já é uma tendência em todo o mundo. Em suma, trata-se da integração da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) ao software de gestão de relacionamento com o cliente para automatizar tarefas e poupar o tempo da equipe de vendas.
Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂
Principais aprendizados deste artigo:
- O CRM generativo é a integração entre IA e CRM, possibilitando que o software analise dados para identificar padrões e informações e até mesmo gerar conteúdos baseados no que foi captado pela ferramenta.
- Com a ferramenta, por exemplo, é possível fazer ligações via CRM que, logo depois, são transcrevidas de maneira automática e destacando os pontos cruciais da interação.
- A solução personaliza o atendimento ao consumidor e gera insights que permitem atender às necessidades e expectativas dos clientes, aumentando, assim, a produtividade da equipe de vendas.
- Adotar um CRM traz diversas outras vantagens para as empresas. Confira quais são as principais no nosso e-book gratuito!
- Escolha o melhor CRM generativo de vendas do mercado, o Agendor. Faça o seu cadastro e comece a usar gratuitamente!
A propósito, é esperado que o CRM generativo apresente um crescimento de mais de 20% ao ano até 2032, segundo dados da Enterprise Apps Today, com a expectativa de ter um valor de mercado de quase 120 milhões de dólares.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, confira o artigo a seguir. Nele, você vê:
- o que é e como funciona CRM generativo;
- vantagens dessa tecnologia para as vendas;
- como usar a ferramenta hoje!
Boa leitura!
O que é CRM generativo?
O CRM generativo é a integração do software de gestão de relacionamento com o cliente com a Inteligência Artificial, a IA. A combinação dessas tecnologias cria uma plataforma mais eficiente e capaz de otimizar o trabalho dos profissionais de vendas, reduzindo o tempo e aumentando a produtividade do setor.
Para você ter uma noção, os sistemas tradicionais funcionam com regras pré-estabelecidas e dados históricos. Eles não analisam, em tempo real, as informações inseridas na plataforma, ao contrário da sua versão com IA generativa.
Compreendeu o que é CRM generativo? Então, siga para o próximo tópico e veja como essa ferramenta funciona!
>>>> Antes, aproveite para ler: o que é CRM? 4 tipos e vantagens do Customer Relationship Management
Como funciona um CRM generativo?
O CRM generativo usa redes neurais, que são um tipo de sistema de processamento avançado que consegue tratar os dados semelhantemente à capacidade humana, e algoritmos. Devido a isso, o software consegue reconhecer informações, identificar padrões e gerar um conteúdo novo.
No caso do CRM de vendas, essa tecnologia é usada para fazer transcrições de ligações realizadas pela plataforma e até marcar os pontos mais importantes e dar sugestões baseadas nos comportamentos anteriores dos usuários.
Por exemplo, ao terminar um contato com o cliente, o vendedor tem acesso a tudo o que foi falado e o próprio sistema ainda pode sugerir o envio de uma proposta logo em seguida.
Dá para imaginar que esse é um trabalho demorado e que toma um tempo que poderia ser gasto em ações mais pontuais para bater as metas, concorda?
>>>> Veja também: tudo sobre IA generativa — o que é e como utilizar em vendas?
Quais as vantagens e desvantagens de um CRM generativo?
A tecnologia do CRM generativo já existe e pode trazer muitas vantagens para os times comerciais. Um dos principais é a economia do tempo nas tarefas do dia a dia, já que a ferramenta elimina a necessidade de transcrever por conta própria as interações e ainda prevê as ações seguintes.
Esse processo de automação deixa os profissionais de venda livres para realizar tarefas mais estratégicas, como ligar ou visitar outros clientes. Com isso, é possível prospectar e qualificar mais leads.
Adicionalmente, o CRM generativo também pode:
- melhorar a experiência do cliente;
- incentivar a fidelização;
- personalizar o atendimento ao consumidor, já que a ferramenta analisa os dados dos clientes para propor ações;
- acessar insights para otimizar a estratégia de vendas;
- reduzir os custos;
- aumentar a produtividade;
- antecipar as necessidades dos clientes;
- facilitar a tomada de decisões.
Fora isso, a ferramenta pode ser integrada com outras tecnologias de gestão ou alimentadas por IA. Como consequência, todo o processo comercial apresenta melhorias consideráveis.
Precisamos mencionar que essa é uma tecnologia que ainda está se desenvolvendo. Logo, é possível experimentar algumas desvantagens, como falta de colaboradores preparados para usá-la e a necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças nas configurações do sistema.
Porém, todos esses pontos são facilmente contornáveis com um bom treinamento e prática, fazendo que o CRM generativo continue sendo uma ótima opção para as vendas.
>>>> Aprenda mais neste artigo: a função do CRM na gestão do sucesso comercial
Como usar um CRM generativo?
O CRM generativo pode ser usado em todas as etapas da jornada do cliente, desde a prospecção até o pós-venda, otimizando não apenas a geração, mas também a qualificação dos leads e o fechamento das negociações em empresas de quaisquer segmentos.
Inclusive, nem precisa ser uma organização de grande porte para adotar a solução, viu? Pequenos e médios negócios também podem se beneficiar com a tecnologia e melhorar seus resultados.
O Agendor, por exemplo, tem um CRM que usa IA generativa no seu sistema para criar um fluxo inteligente de atividades. Na prática, o software analisa as ações anteriores para sugerir os próximos passos do processo de vendas de maneira personalizada.
Este vídeo do nosso canal explica direitinho esse uso do Agendor:
A tecnologia ainda possibilita criar anotações de vendas personalizadas a partir de ligações e até criar resumos inteligentes.
Ou seja, os vendedores não precisam se preocupar em transcrever suas conversas, já que o próprio sistema registra as interações, as transforma em texto e ainda destaca os pontos mais relevantes.
No vídeo abaixo você encontra uma explicação rápida dessa funcionalidade. Aperte o PLAY para conferir:
Ficou com vontade de aproveitar essa novidade? Então, faça o seu cadastro para a fila de espera agora mesmo para garantir o seu acesso!