A cultura organizacional envolve tudo o que representa a companhia. São os elementos que transmitem valores, práticas e crenças, sendo vivenciados no dia a dia por todos os colaboradores e, ainda, refletindo diretamente nos clientes e demais stakeholders.
Principais aprendizados deste artigo:
- Cultura organizacional se refere aos valores e às crenças que guiam a empresa e são compartilhados pela sua equipe interna, além de transmitidos aos clientes por meio do atendimento e demais interações.
- Ter uma cultura sólida abre espaço para estimular a criatividade e inovação nos negócios, bem como aumentar as taxas de retenção de talentos para as organizações.
- Além disso, é possível melhorar a produtividade dos colaboradores e aumentar as vendas, assim como as taxas de fidelização e retenção de clientes.
- A cultura organizacional também ajuda a criar um processo comercial de sucesso. Para aprender mais, confira nosso audiobook, que indica como elaborar e implementar o processo de vendas na sua empresa!
Inclusive, a cultura organizacional é de suma importância, como mostraram dados divulgados pela Team Stage. Neles, é dito que uma cultura que foca em atrair profissionais capacitados tem mais de 30% de aumento em seu rendimento e que 82% das pessoas acredita que ajuda a diferenciar uma organização das suas concorrentes.
O que podemos tirar destas informações? Que é, sim, indispensável criar uma cultura organizacional forte. E, no artigo a seguir, você aprende mais sobre a importância disto e o impacto nas vendas de uma empresa.
Boa leitura!
O que é cultura organizacional?
Cultura organizacional é o conjunto de crenças, comportamentos, valores e práticas que guiam o funcionamento de uma empresa e devem ser compartilhados entre todos os colaboradores. É o que define a identidade da organização, o que a diferencia em relação aos seus concorrentes.
Esse fator é influenciado por diversos fatores, como abordagem aos colaboradores, métodos usados durante a tomada de decisões e até mesmo como se dá a comunicação interna.
Vale destacar que isso não significa apenas ter normas a serem seguidas no dia a dia.
Na verdade, a cultura organizacional vai além e dita os elementos que mantêm a empresa viva, incluindo os que nem estão descritos claramente, mas são vivenciados por todos que trabalham e interagem com elas, a exemplo dos clientes. Logo, depende das pessoas para existir.
Um exemplo de cultura organizacional, para compreender melhor o termo, é uma empresa B2B que vende soluções de gestão de tempo para outras companhias e tem como foco a inovação e o aumento da produtividade.
Por isso, na própria rotina, essa companhia emprega diversas ferramentas que ajudam seus funcionários a otimizar o uso do tempo e produzir mais, com menos esforço. Neste caso, o negócio está alinhado com o que propõe. Ficou claro?
>>>> Veja mais: cultura de alta performance em prospecção — saiba como criá-la com experts
Quais são os 4 tipos de cultura organizacional?
Existem vários tipos de cultura organizacional. Pois é, não há apenas um método de categorizar os valores e as crenças de uma empresa. Confira quais são eles!
1. De pessoas
A cultura organizacional de pessoas é aquela que foca nos colaboradores. Isto é, todas as decisões são voltadas para valorizar os indivíduos que trabalham no local e em como eles colaboram com o crescimento da companhia.
Os funcionários, por sua vez, tendem a se sentir mais motivados e apresentam um maior nível de engajamento no dia a dia do negócio. Por conseguinte, estas empresas costumam apresentar uma maior taxa de retenção.
Em outras palavras, os funcionários não querem sair de lá e procurar outro local de trabalho, pois se sentem valorizados.
2. De poder
A cultura de poder, por sua vez, é focada na entrega de resultados. Aqui, quem toma as decisões é a figura do líder e todos os colaboradores devem reportar seus trabalhos para uma pessoa com cargo superior, o que pode minar a autonomia.
Neste tipo de cultura organizacional, é comum ter processos mais rígidos, já que não é muito aberta a mudanças e tem pouco espaço para crescimento. No geral, esta perspectiva é vista em empresas pequenas, com poucos funcionários.
3. De papéis
Assim como acontece no exemplo de cultura organizacional anterior, a focada em papéis costuma ter uma hierarquia clara. O foco é nas atribuições de cada colaborador, que devem executar o que foi determinado pelos seus superiores e entregar resultados.
Por causa da presença de tantas regras, no entanto, há pouco espaço para inovação e um baixo engajamento por parte dos funcionários.
4. De tarefas
O último tipo é a cultura organizacional de tarefas, que dá valor à criatividade e incentiva a resolução de problemas. Portanto, costuma ser mais flexível e abre espaço para uma participação mais ativa dos colaboradores.
Agora que você já viu o que e quais são os principais tipos, que tal conferir qual a importância da cultura organizacional para as empresas e, principalmente, para as vendas? Basta continuar a leitura!
Qual a importância da cultura organizacional para as empresas?
Criar uma cultura organizacional forte é importante para todas as empresas, não importando o mercado de atuação, porte ou se é B2C ou B2B. Como falamos, isso reflete os valores e as crenças da companhia.
Para ficar mais claro, se uma organização vende produtos de inovação, mas não investe neste campo internamente, ela não tem uma cultura organizacional forte e isso se reflete em todos os processos, desde a rotina dos colaboradores até o atendimento ao cliente.
Adicionalmente, a cultura da empresa se reflete em:
- aumento da produtividade;
- retenção de vendedores;
- fidelização de consumidores;
- vendas e lucratividade.
Para completar, ter uma cultura organizacional forte entrega uma vantagem competitiva. Ou seja, a empresa se destaca dos seus concorrentes por causa dos valores que prega e vive.
>>>> Não deixe de conferir: cultura de CRM — a chave para o sucesso da equipe de vendas
Qual o impacto da cultura organizacional nas vendas?
Por falar em vendas, sim, a cultura organizacional tem um impacto imenso no setor comercial. Primeiro, por causa do engajamento dos colaboradores, que tendem a participar mais ativamente do dia a dia e alinhar seus valores com os da companhia.
Além disso, tais valores refletem em como seus processos são executados.
Por exemplo, uma cultura organizacional focada na análise e uso de dados sobre os clientes promove processos comerciais mais precisos e personalizados. Isto é, voltados para atender às necessidades dos consumidores e mantê-los fidelizados.
Ao mesmo tempo, temos a retenção de talentos, que garante que os vendedores de sucesso não procurem outro trabalho, já que se sentem satisfeitos com seu emprego atual.
Por último, é possível perceber quando um funcionário está feliz em fazer parte da empresa. E isto é notado pelos clientes, que sentem mais confiança em fazer negócios com ela. Junte todos estes pontos e você ganha um aumento nas vendas!
Como criar uma cultura organizacional forte?
Quer criar uma cultura organizacional forte para a sua empresa? Então, siga estas dicas:
- estabeleça as crenças e os valores da companhia;
- tenha objetivos claros;
- dê o exemplo;
- faça com que a cultura seja parte integral do dia a dia;
- incentive a criatividade e inovação.
E, por falar em inovação, se você trabalha com vendas e deseja ter uma cultura organizacional forte, uma ótima opção é investir em um bom CRM. Com este tipo de sistema, pode-se monitorar todos os dados dos clientes, personalizar o atendimento e, ainda, otimizar a rotina dos colaboradores, de um só lugar.
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