Você tem uma informação importante sobre as metas para o próximo semestre e precisa repassá-la para sua equipe de vendedores internos e externos, mas suas estratégias atuais não dão resultados e muitos colaboradores não veem o aviso a tempo. Isso é familiar? Pois saiba que esse problema pode ser evitado usando um modelo de comunicado interno.
Principais aprendizados deste artigo:
- Manter uma boa comunicação em vendas é vital para garantir que os colaboradores estejam alinhados com as metas e estratégias da empresa. Uma das maneiras de passar as informações importantes é por meio de um comunicado interno.
- O documento pode ser compartilhado por e-mail, redes sociais ou mural, e precisa estar de acordo com a cultura organizacional e o tom de voz do negócio, além de ser breve e objetivo.
- Para criar um comunicado interno, é necessário considerar o perfil da sua equipe de vendas, ser transparente e abrir espaço para que os colaboradores possam falar.
- O comunicado interno é uma arma poderosa para melhorar a comunicação entre as equipes. Porém, não se esqueça de acompanhar os KPIs de vendas certos para fazer uma boa gestão comercial.
Na prática, um comunicado interno é uma ferramenta usada para divulgar notícias e informações sobre a empresa para os colaboradores. Por exemplo, serve para enviar uma mensagem de agradecimento por uma meta batida ou comunicar uma mudança na equipe.
A principal função do documento é otimizar a comunicação interna, deixando toda a equipe “na mesma página”.
Quer saber como escrever um? Então, continue lendo, porque nas próximas linhas você entende a importância da comunicação interna para as vendas, como criar um comunicado interno e confere 3 modelos para usar como quiser!
Qual a importância da comunicação interna nas vendas?
Manter uma boa comunicação interna é essencial para o funcionamento de qualquer empresa. Quando falamos sobre vendas, a máxima se torna ainda mais importante, já que é necessário manter toda a equipe engajada e alinhada com as estratégias e metas para obter um resultado satisfatório.
Porém, um dos principais desafios das empresas é justamente conseguir repassar as informações para todas as partes interessadas de maneira clara, evitando quaisquer erros ocasionados pela falta de compreensão sobre o assunto.
Assim sendo, um negócio que trabalhe com vendas externas pode ter dificuldades para reunir todos os colaboradores em um só lugar para passar uma informação pertinente, por exemplo.
Como resultado, podem ocorrer algumas falhas na comunicação, interferindo diretamente no desempenho da equipe.
Inclusive, temos um infográfico com os indicadores de performance para vendedores que você precisa conhecer. Confira antes de seguir com a leitura!
Nesse sentido, é interessante usar um modelo de comunicado interno, um documento curto que deve ser enviado para todos os interessados para alinhá-los a respeito de informações-chave.
O conteúdo pode variar bastante, sendo desde um agradecimento por uma meta cumprida, uma mudança no quadro de funcionários ou até mesmo um aviso para reunião ou treinamento empresarial.
Confira a seguir algumas dicas para escrever um comunicado corretamente e, em seguida, três modelos prontos para adaptar e usar à vontade!
>>>> Aproveite para ler: comunicação interna e endomarketing — mantenha as equipes bem informadas
Como fazer um comunicado interno de vendas?
O passo a passo para entender como fazer um comunicado interno é bem simples e envolve apenas:
- ter um objetivo (por exemplo, comunicar as metas do próximo semestre);
- definir o meio de envio (e-mail, mural etc.);
- ser breve (a mensagem para funcionários deve ser objetiva);
- adaptar o tom de voz à cultura organizacional.
Fácil, não é mesmo? Para compreender melhor essas dicas, separamos 3 modelos de comunicado interno que você pode adaptar para a realidade do seu negócio. Vamos conferir?
Modelos de comunicado interno para se inspirar
Um comunicado interno é uma arma poderosa para informar sua equipe de vendas sobre decisões ou mudanças na empresa. Por isso, precisa ser pensado com cuidado para que se adeque ao objetivo da companhia.
Abaixo, você confere 3 modelos prontos para se inspirar na hora de criar um. Confira!
1. Agradecimento
Prezados colaboradores.
Após a análise dos resultados, informamos que a nossa empresa conseguiu atingir a meta de vendas estabelecida para o semestre. Por isso, viemos agradecer ao empenho de todos para o alcance deste resultado.
Esse feito só foi possível graças ao comprometimento de todos vocês. Esperamos que o resultado seja usado como inspiração para o futuro.
Atenciosamente,
Diretoria.
2. Mudança no quadro de gestores
Olá, time.
Informamos que [nome do gestor] não fará mais parte do nosso quadro de colaboradores a partir de [data de saída]. Comunicamos também que [nome do novo gestor] estará assumindo as responsabilidades do cargo a partir de [data de início].
A saída ocorreu por motivos pessoais. Qualquer dúvida pode ser enviada para [profissional do RH].
Atenciosamente,
[assinatura do responsável pelo comunicado]
3. Aviso de treinamento
Oi, time. Tudo bem com vocês?
Viemos avisar que nossa empresa oferecerá um treinamento on-line sobre técnicas de negociação para o time de vendas no dia [data] às [horário] via [canal]. Todos os vendedores internos e externos estão convidados a participar.
O link para a chamada será enviado para o e-mail corporativo até o dia [data limite para envio do link]. Esperamos a participação de todos.
Quaisquer dúvidas, por favor, entrem em contato com [nome do responsável pelo treinamento].
Abraços,
[assinatura do responsável pelo comunicado]
Como traçar uma estratégia de comunicação interna com a equipe de vendas?
Além de usar um modelo de comunicado interno, é essencial que os gestores tenham outros cuidados para conseguir estabelecer uma estratégia de comunicação sólida com a equipe de vendas. Veja a seguir as melhores!
1. Conheça sua equipe
O primeiro passo para ter uma boa estratégia de comunicação interna é conhecer a sua equipe. É preciso que a empresa esteja alinhada com os valores dos colaboradores para, assim, conseguir falar com eles de maneira assertiva.
Esse processo é essencial porque ajuda a determinar qual o tom de voz e até o meio de distribuição do comunicado, bem como quais informações devem ser repassadas. Por isso, não o deixe de lado.
2. Preze pela transparência
Adicionalmente, preze pela transparência. Afinal, é difícil melhorar a comunicação se você não se preocupa em falar a verdade para sua equipe. Por isso, certifique-se de manter os colaboradores sempre alinhados sobre os planos estratégicos do negócio, incluindo mudanças de direcionamento, resultados esperados e eventuais crises e obstáculos.
3. Facilite o contato
Você, como gestor, precisa saber quais canais de contato escolher. Até porque não adianta usar um modelo de comunicado interno perfeito para informar sobre uma mudança drástica na companhia, se você enviá-lo por um canal que ninguém usa.
É interessante adotar vários meios para otimizar o compartilhamento e facilitar o acesso aos comunicados, como e-mails, mensagens por WhatsApp e murais.
>>>> Confira dicas em: 6 ferramentas de comunicação interna on-line para vendas
4. Ouça os colaboradores
Por fim, outra dica válida não apenas para melhorar a comunicação interna, mas para a gestão da equipe de vendas é: ouvir os colaboradores.
Abra espaço para que sua equipe dê opiniões, expresse dúvidas e preocupações e sinta-se acolhida para falar. Desse modo, você incentiva o engajamento, aumentando a participação de todos no dia a dia da companhia.
E aí, pretende usar um dos nossos modelos de comunicado interno? Então, que tal conferir mais uma dica para melhorar suas habilidades como gestor?
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