A inteligência artificial na jornada do cliente ou em qualquer outro processo e setor da empresa é extremamente valiosa estrategicamente. Não à toa, a estimativa da consultoria IDC é que R$1 bilhão foi investido em IA para negócios no Brasil em 2023, representando 33% a mais do que no ano anterior.
Principais aprendizados deste artigo:
- A inteligência artificial na jornada do cliente ajuda a otimizar processos, analisar comportamento e hábitos dos leads e clientes e tornar o atendimento mais personalizado, rápido e eficiente.
- No atendimento ao cliente, a IA tem sido muito usada em chatbots e assistentes virtuais, que usam o machine learning para aprender com cada interação feita e, assim, tomar decisões melhores.
- A IA transforma a experiência do cliente totalmente, pois oferece mais eficiência operacional, personalização no atendimento e nas indicações de compra, tempo de resposta mais rápido, aumento de sua satisfação com a marca e muito mais!
- Nos negócios, a inteligência artificial pode ser usada em todos os setores da empresa, como vendas, atendimento, marketing, financeiro, RH, logística, entre outros.
- O CRM do Agendor oferece recursos com IA avançada, como o fluxo inteligente de atividades, que sugere próximas ações aos vendedores e ajuda a conduzir o lead pelo funil de vendas, e o VoIP GPT, que é o telefone virtual com recursos de transcrição e resumo dos pontos importantes da ligação com o cliente.
- Continue aprendendo sobre a jornada do cliente e saiba como criar um funil de vendas na prática, etapa por etapa!
A pesquisa feita pela consultoria IDC indica ainda que os investimentos em IA vão aumentar em 2024 em vários setores, como atendimento ao cliente, marketing, vendas e automações. Além disso, a inteligência artificial generativa e conversacional já é uma realidade, e a cada ano evolui e se desenvolve mais.
Logo, você não pode ficar de fora. Mesmo. Ou vai se distanciar da concorrência e perder o timing para oferecer o que o cliente tanto deseja: uma experiência de compra personalizada, eficiente e encantadora.
Continue a leitura e veja como a inteligência artificial está sendo utilizada no atendimento aos clientes e como impacta diretamente sua experiência com a marca.
Inteligência artificial na jornada do cliente: quais os benefícios?
São muitas as vantagens de adotar a inteligência artificial na jornada do cliente da sua empresa. A principal delas é o aumento da satisfação do público, que recebe um atendimento mais personalizado, rápido e eficiente, resultando em fidelização, mais vendas e maior faturamento.
Além disso, crescem as possibilidades de entender profundamente os hábitos e o comportamento dos seus clientes e elaborar estratégias e táticas assertivas para conquistá-los. Ou seja, o relacionamento com o consumidor atinge um patamar muito mais elevado!
E isso acontece pelo fato da IA utilizar sua capacidade de entender os clientes por meio de seus comportamentos e escolhas. Assim, automaticamente, o perfil do público é traçado e pode ser segmentado baseado em determinados critérios.
O que, por sua vez, contribui diretamente para a personalização do atendimento e das vendas. Sabe quando o cliente recebe recomendação de produtos ou serviços com base em suas últimas compras ou navegação pelo site? É a IA agindo!
Além desses benefícios, veja outros para compreender a importância da IA para potencializar suas vendas e seu atendimento.
- melhor adaptação às mudanças com a antecipação das necessidades do público;
- aumento da geração de leads qualificados;
- redução de custos operacionais;
- mais retenção e fidelização;
- jornada do cliente mais fluida e funil de vendas sempre cheio;
- aumento da produtividade por eliminar tarefas repetitivas;
- eficiência operacional.
Leia também: Como usar a inteligência artificial para potencializar seu negócio B2B on-line
Como a inteligência artificial está sendo utilizada no atendimento aos clientes?
A aplicação da IA no atendimento aos clientes pode ser feita com o uso de chatbots que atuam em vários pontos de contato, como chats no site, WhatsApp e redes sociais. A ferramenta recebe os dados do cliente, realiza seu raciocínio, processa as informações, toma decisões e dá uma resposta.
Com a tecnologia machine learning, a máquina ainda aprende a cada nova interação, sempre aprimorando seu raciocínio e tomada de decisão. Por isso, a IA está cada vez mais próxima de pensar e decidir como um agente humano, pelo menos em casos mais simples e rápidos de resolver.
Os chatbots, robôs de atendimento, são integrados às plataformas de atendimento e, por meio da IA, também conseguem personalizar a experiência do cliente com a busca ágil por dados de cada pessoa, comunicando-se com uma linguagem natural.
Além disso, a IA no atendimento ao cliente permite automatizar tarefas, gerando mais tempo para os colaboradores focarem em casos mais complexos.
Como está o mercado da IA conversacional?
Os chatbots e assistentes virtuais são altamente valorizados pelo público e pelas empresas. Tanto que a expectativa é de que o mercado de IA conversacional atinja US$41,39 bilhões até 2030.
O número faz ainda mais sentido quando aliado aos dados de outra pesquisa: 89% dos CEOs entrevistados consideram os chatbots extremamente úteis no atendimento ao consumidor.
Nós sabemos bem que nem sempre as necessidades e as dúvidas dos clientes precisam de um agente humano para resolver. Em todo caso, quando a necessidade for detectada, a IA transfere o chamado em aberto para um atendente, dando continuidade à boa experiência oferecida pela marca.
Veja mais: A Inteligência Artificial no atendimento ao cliente, para além dos chatbots
Como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente?
A inteligência artificial transforma a experiência do cliente por permitir:
- mais eficiência operacional;
- mais personalização;
- tempo de resposta mais rápido;
- integração precisa entre canais de atendimento;
- aprendizado de máquina, que possibilita atuar de forma mais estratégica;
- análise de padrões e tendências;
- antecipação de necessidades e problemas.
A personalização da IA na experiência do cliente vai além do atendimento, é claro. Afinal, pode ser usada para ajudar a desenvolver produtos e serviços com base nas interações e demandas dos clientes e recomendar itens com base no comportamento e nos hábitos do consumidor, por exemplo.
Em resumo, a automação de vendas com IA também é muito benéfica para a experiência do público, resultando em ofertas e campanhas mais segmentadas e, consequentemente, em mais contratos fechados.
E quando tudo isso é associado, a experiência do cliente atinge níveis muito mais altos — tema sobre o qual falamos a seguir.
Qual a relação entre experiência e jornada do cliente?
Outro ponto que merece destaque é o fato de que a IA na jornada do cliente gera impactos positivos na experiência com a marca.
Isso porque ao identificar em qual estágio de compra o lead se encontra, a máquina analisa os dados do comportamento do cliente, como sua navegação pelo site, download de conteúdos, interações nas redes sociais e canais de atendimento etc.
Assim, a IA tem um perfil completo do lead ou cliente e possibilita mais personalização durante o atendimento e até mesmo na negociação de vendas, ajudando o vendedor a conduzir o lead para as próximas etapas de sua jornada.
Logo, a experiência é ótima de ponta a ponta, desde o primeiro contato com o lead até o pós-venda.
Continue aprendendo: Tudo sobre IA generativa: o que é e como utilizar em vendas?
Como os empreendedores podem utilizar a IA em seus negócios?
Algumas possibilidades de uso da IA são:
- desenvolvimento de produtos/serviços por meio da identificação de padrões de compra;
- melhoria de processos internos com a automação de vendas com IA;
- identificação de tendências para elaborar planejamentos estratégicos;
- análise do desempenho das equipes, vendas, marketing, atendimento, RH, etc;
- previsão de demandas e vendas;
- otimização da jornada e da experiência do cliente;
- oferta de autoatendimento e suporte por meio de chatbots e assistentes virtuais;
- integração de sistemas para uma visão completa do negócio.
Saiba mais: Inteligência artificial e CRM: 6 razões para integrar estas tecnologias
Como melhorar a experiência do cliente com ajuda da tecnologia?
A personalização da jornada de compra em grande escala só é possível com o suporte da tecnologia e, principalmente, da IA. O CRM do Agendor, por exemplo, que é um sistema de relacionamento com o cliente, usa ferramentas avançadas para gerar dados e insights estratégicos para as equipes tomarem as decisões mais adequadas.
O fluxo inteligente de atividades sugere por meio de análises complexas e automatizadas, qual o próximo passo do vendedor para conduzir o lead pelo funil de vendas. E isso inclui até mesmo data para follow-up.
Além disso, o Agendor usa IA em seu telefone virtual inteligente, o VoIP GPT, que:
- automatiza o processo de revisão de conversas, ganhando tempo para a equipe focar em vender;
- resumo inteligente da conversa, que identifica os pontos mais importantes para que gestores e vendedores tomem decisões mais assertivas;
- transcrição completa das suas chamadas;
- melhora o atendimento ao cliente por identificar problemas recorrentes com clientes e descobrir oportunidades de vendas mais rápido.
Para compreender todo o potencial desse sistema no seu negócio, baixe grátis nosso e-book: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais!