O que faz uma proposta comercial de vendas se destacar em negociações consultivas? Será que existe uma fórmula para criar uma proposta matadora que leve ao sucesso nas vendas?
No universo das vendas consultivas, é até mais interessante pensarmos em proposta vencedora, em vez de proposta matadora.
Afinal, uma negociação consultiva envolve uma relação ganha-ganha entre empresa e cliente. E a proposta desenvolve um papel fundamental nesse processo, podendo ser um fator decisivo para o cliente bater o martelo.
Principais aprendizados deste artigo:
- Uma proposta matadora (ou vencedora) é uma excelente ferramenta para o processo de vendas consultivas B2B, que costuma ser mais longo e complexo.
- Esse é um documento que permite antecipar objeções dos clientes e apresentar as informações mais importantes sobre seus produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente.
- Uma proposta matadora deve ser personalizada e ter uma apresentação visual atraente, trazendo resultados positivos do serviço ou produto da empresa.
- Você pode utilizar modelos prontos como base para criar a sua proposta personalizada e customizá-la, seguindo os padrões de marca da sua empresa e as soluções oferecidas ao prospect.
- Uma plataforma de CRM pode ser bastante eficiente para criar as suas propostas comerciais e automatizar etapas, já que o sistema centraliza informações que podem ser preenchidas automaticamente.
- Além disso, uma ferramenta como essa retém o histórico de propostas anteriores, o que ajuda o time comercial na construção de argumentos de vendas mais sólidos. Teste os benefícios de um CRM hoje mesmo!
Mas como fazer uma proposta vencedora? No artigo, vamos mostrar por que uma proposta matadora é tão importante no processo de negociação e quais elementos não podem faltar na hora de fazer esse documento. Boa leitura!
Qual a importância de uma proposta matadora?
Uma proposta de vendas (ou proposta comercial) é um documento desenvolvido pelo time comercial para oferecer soluções personalizadas e destacar os benefícios que a sua empresa pode trazer aos seus clientes ou prospects.
O objetivo do documento é passar credibilidade e mostrar de maneira clara e objetiva como o seu serviço ou produto resolve o problema do cliente de maneira eficiente, sendo a melhor opção para ele.
Por isso, essa ferramenta é tão estratégica. Também é uma ótima forma de:
- Fortalecer o relacionamento com os prospects e apresentar informações sobre a sua empresa;
- Evitar confusões por parte do cliente, porque tudo o que ele precisa saber fica concentrado em um único documento;
- Formalizar a negociação, protegendo ambos os lados em uma relação comercial;
- Simplificar processos de vendas B2B mais longos e complexos, porque permite antecipar objeções dos clientes e personalizar uma solução para os problemas dos prospects.
Assim, a proposta vencedora vai além de uma simples apresentação de produtos ou serviços, porque se concentra em criar uma relação de ganha-ganha entre sua empresa e o cliente.
Dicas bônus para uma proposta comercial de sucesso:
Como fazer uma proposta matadora?
Para criar uma proposta matadora, um dos pontos mais importantes é compreender profundamente o perfil e as demandas do cliente em potencial.
A seguir, vamos ver detalhadamente cada um dos elementos que fazem uma proposta vencedora.
1. Personalização é a chave
Uma proposta vencedora precisa demonstrar que você entende as necessidades específicas do cliente e customizar saídas específicas para esses desafios.
Para isso, é fundamental realizar pesquisas detalhadas sobre a empresa, identificar as metas e objetivos dos prospects e apresentar soluções personalizadas que atendam a essas demandas.
Dica de ouro: mostre ao cliente que a sua empresa está comprometida em ajudá-lo a alcançar o sucesso!
No contexto das vendas consultivas B2B, a personalização é fundamental para estabelecer uma conexão com o cliente e se destacar em relação à concorrência, aumentando as chances de fechar novos contratos.
2. Itens de uma proposta personalizada
Um dos primeiros passos para personalizar sua proposta é adaptar a linguagem, o tom e o formato do documento de acordo com o perfil do cliente. Isso significa entender o seu público-alvo, suas preferências e seu estilo de comunicação.
Além disso, uma proposta personalizada pode incluir outros aspectos, como:
- Depoimentos de clientes satisfeitos;
- Exemplos de resultados alcançados com outros clientes do mesmo setor;
- Estudos de caso que demonstrem como sua solução pode ajudar a resolver problemas específicos.
Embora as propostas comerciais devam ser personalizadas para cada cliente, é interessante incluir alguns elementos nos documentos que você for enviar ao seu cliente, como:
- Um resumo da proposta;
- Informações essenciais da empresa e do consultor de vendas;
- Descrição do produto ou serviço;
- Escopo da solução;
- Entregáveis da empresa;
- Resultados esperados;
- Indicação dos envolvidos na execução do serviço;
- Obrigações da empresa e do cliente;
- Termos e condições relevantes para os produtos ou serviços;
- Investimento financeiro.
Métricas e resultados
Para aumentar a credibilidade da sua proposta vencedora, nada melhor do que apresentar métricas e resultados concretos que demonstrem o valor do seu produto ou serviço.
Para isso, inclua dados quantitativos e qualitativos relevantes para mostrar como sua solução pode gerar um ROI significativo, melhorar a eficiência operacional, aumentar a produtividade ou reduzir custos.
Garanta que essas informações estejam facilmente acessíveis e sejam bem apresentadas na proposta.
3. Apresentação visual e conteúdo
A apresentação visual de uma proposta matadora pode influenciar diretamente a percepção do cliente e melhorar o processo de negociação.
A proposta pode, por exemplo, trazer as cores e a logo da sua empresa para dar um ar mais profissional ao documento.
Além disso, é importante que a estrutura da proposta seja clara e concisa, para evitar confusões no prospect. O documento precisa seguir uma estrutura lógica e usar uma linguagem facilmente compreensível.
Uma dica é dividir a proposta em seções, destacando os principais pontos e os benefícios para o cliente.
Importante: antes de enviar sua proposta, revise o documento cuidadosamente para garantir que ele esteja livre de erros gramaticais e ortográficos. Além disso, verifique se todas as informações estão corretas e atualizadas.
4. Templates e modelos de proposta
Para facilitar a criação de uma proposta vencedora personalizada e com um visual atrativo, uma dica é utilizar modelos pré-prontos para tornar sua proposta mais profissional e cativante.
Você pode encontrar modelos mais simples disponíveis on-line ou contar com softwares especializados que trazem templates mais profissionais e já validados.
Utilizar modelos de proposta já estabelecidos tem diversas vantagens. Afinal, esses modelos são especialmente desenvolvidos para garantir que você aborde todos os pontos relevantes de forma clara e objetiva, não perdendo a temperatura da negociação.
Além disso, o template serve como uma base para economizar tempo do time de vendas na criação de propostas e garantir mais profissionalismo e credibilidade na apresentação da proposta.
Mas lembre-se: mesmo que você utilize um modelo, é fundamental personalizá-lo de acordo com as necessidades do cliente.
Geração de Propostas do Agendor
Falando em templates, sabia que alguns sistemas de CRM oferecem a possibilidade de criar propostas vencedoras e personalizadas diretamente na plataforma?
Com essa funcionalidade, você consegue registrar facilmente todas as informações relevantes de cada proposta em seu sistema, centralizando os documentos em um único lugar.
Um exemplo é a funcionalidade de Geração de Propostas do Agendor, que permite criar propostas diretamente da plataforma para os seus clientes de forma prática e rápida, customizando detalhes e seções específicas do documento.
Além disso, um bom CRM permite automatizar as etapas da criação de propostas, otimizando o tempo da equipe de vendas. A funcionalidade de geração de propostas do Agendor, por exemplo, possui um formulário personalizável com todas as informações necessárias para a proposta, com dados pré-cadastrados do negócio.
Você ainda consegue pré-visualizar a proposta como o seu cliente, antes de enviá-la para ele:
5. Registro da proposta no CRM
Você viu como o Agendor pode ajudar na criação de propostas vencedoras?
Mas o CRM vai além dessa funcionalidade: ele permite registrar os avanços e objeções de cada negócio, deixar notas para cada proposta e fazer follow-ups com os prospects para aumentar as chances de fechar uma venda!
Assim, além de montar as propostas personalizadas, é possível acompanhar o progresso das negociações e construir um histórico com informações valiosas para as próximas interações com os clientes.
Com isso, o seu time de vendas consegue acessar rapidamente as informações sobre todas as negociações, como datas importantes, pontos abordados e próximas etapas.
Saiba mais sobre como um CRM pode otimizar seus resultados, acessando esta apresentação de slides: Como o CRM pode dobrar seus resultados de vendas.
Já neste vídeo, você descobre como construir uma cultura de CRM no time de vendas:
Proposta matadora: aumente suas chances de fechar negócios!
Vimos como uma proposta matadora pode fazer a diferença nas negociações das vendas consultivas. O próximo passo é colocar em prática as dicas que trouxemos neste artigo para melhorar os seus resultados.
Com uma abordagem personalizada, um visual atrativo e resultados convincentes, sua proposta será verdadeiramente matadora!
Confira mais conteúdos sobre como elaborar propostas vencedoras em nosso blog:
- 21 dicas para criar uma apresentação comercial matadora
- Como tornar a sua apresentação de vendas um sucesso
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