A Avatek oferece soluções tecnológicas e serviços de última geração para o setor de telecomunicações. Com o crescimento da operação, o Agendor se tornou um grande parceiro na organização e agilidade do processo comercial.
Principais destaques deste case:
- “Quando vimos o Agendor, era muito mais simples, atendia tudo que queríamos, trazia todos os resultados que precisávamos, e está sempre em constante evolução.”
- “Um fator que foi extremamente decisivo foi o financeiro. A diferença do que o Agendor entrega pelo preço que o Agendor cobra é muito diferente das outras ferramentas.”
- “Concentrar tudo dentro de uma plataforma dá uma garantia, uma segurança de ter tudo num lugar só, o que gera ainda mais organização.”
- “O Agendor resolveu nossas dores de relacionamentos comerciais dentro e fora da Avatek, nosso time está completamente envolvido com a plataforma desde os comerciais até a logística.”
- Que tal fazer como a Avatek e implementar um CRM prático e ágil para alavancar seus resultados comerciais? Faça seu cadastro no Agendor e acesse as funcionalidades certas para tornar isso realidade!
Confira a seguir nosso papo com os principais envolvidos na implementação do Agendor na Avatek: Vinícius Macagnani e Tatiane Gouvea (responsáveis de Tecnologia), Guilherme Mazzoni (assistente comercial) e Denise Grigorine (gerente geral).
O que vocês usavam antes do Agendor?
Vinícius: A ferramenta de CRM que tínhamos era o Trello e planilhas. Sempre fomos crescendo manualmente, então toda a nossa operação sempre foi muito baseada no Trello e Excel. O Trello era o nosso pipeline, o nosso funil, e é o nosso Kanban até hoje.
Tudo ficava organizado em planilhas. Mas apesar de tudo ser manual, sempre foi muito organizado.
Por que decidiram mudar de ferramenta?
Guilherme: Quando o vendedor colocava um pedido, ele preenchia uma planilha. E por ser no Excel, alguns vendedores tinham um pouco mais de dificuldade, acabavam mexendo no que não deviam, sempre vinha coisa errada, 80% eram erros simples.
Isso atrapalhava muito o fluxo porque chegava em mim, eu via o erro e tinha que pedir para ele consertar. Às vezes colocavam alguma coisa errada que eu sabia que estava errado, mas eu não sabia o que era o certo.
Denise: É porque geralmente eles aproveitavam o último pedido, que foi feito lá atrás. Só que quando ele faz um novo pedido, às vezes o endereço de entrega é diferente ou a corrente ou a operadora, por exemplo, e em vez dele apagar tudo e preencher, ele aproveitava o preenchido e ia só trocando, mas esquecia de trocar um monte de coisa.
Guilherme: Então, voltava para eles e tinham que consertar no Excel, era muito retrabalho. Hoje, se eu detecto algum erro, eu já aponto ali e logo ele conserta, já está arrumado.
Às vezes não era nem erro, mas, por exemplo, chegava pedido às 10h e às 12h o cliente decidia que queria outra coisa. Ou seja, outro retrabalho de ficar trocando Excel, e isso causava uma certa confusão, um gargalo. Agora é muito mais simples: se o cliente altera a quantidade, eles alteram no Agendor e já me notificam.
Como conheceram o Agendor?
Vinícius: Vínhamos “namorando” alguns sistemas de CRM, sempre testávamos isso. Durante um período, tivemos um CRM, foi implementado mas não teve uma aderência do time. Não era tão amigável e o time acabou não aderindo.
O último ano foi de bastante mudança na Avatek. Começamos a procurar um CRM e cotamos várias ferramentas. Uma das empresas do nosso grupo se tornou cliente do Agendor, um pouco antes de nós, e recomendaram testar a plataforma.
Fizemos um teste e achamos bem amigável, só que já estávamos finalizando a contratação de um outro CRM, que era um concorrente, e a diretoria já tinha aprovado. Mas resolvemos dar uma olhada no Agendor de novo, já que começamos a ver um burburinho das pessoas da outra empresa do grupo. Falavam que funcionava perfeitamente, que era super intuitivo, mega simples, e que você implementava na segunda e na sexta seu time já estava expert.
A outra ferramenta já ia fazer um CPQ todo diferenciado, um monte de coisa que pedimos, só que no final das contas, ainda assim, com todas essas alterações, não ia nos atender 100%.
Com isso, testamos de novo o Agendor, as pessoas gostaram, e trouxemos de novo o Agendor para fazer uma apresentação. Foi muito rápido, conseguimos fechar tudo praticamente em uma semana: treinamento, conhecimento de plataforma, o pessoal se adaptar a usar.
O que foi decisivo na escolha do Agendor?
Vinícius: Um fator que foi extremamente decisivo foi o financeiro. A diferença do que o Agendor entrega pelo preço que o Agendor cobra é muito diferente das outras ferramentas.
Quando vimos o Agendor, era muito mais simples, atendia tudo que queríamos, trazia todos os resultados que precisávamos, e está sempre em constante evolução. Pelo menos uma ou duas vezes por mês, vocês fazem update. Já durante o treinamento, teve o update da proposta. Começamos a testar essa funcionalidade antes de começar a aparecer como atualização.
Além disso, tem a parte intuitiva do Agendor, é muito fácil. Quando fomos conhecer a plataforma para testar, já mexemos em tudo.
Colocamos o time para testar, eles usaram um dia, só para verem. O pessoal ficou super empolgado: “Legal, simples, eu tenho todas as informações que eu quero do cliente aqui na tela, eu consigo editar muito bem, muito rápido”.
Como foi a implementação do CRM?
Vinicius: Do ponto de vista técnico e de aderência do time, literalmente foi do dia para a noite. Tínhamos tudo muito bem estruturado dentro do Trello, e o que fizemos foi replicar o funil do Trello dentro do Agendor, só que com um plus que não tinha antes – as automações.
Saiba mais: Como as automações do Agendor funcionam
Contratamos na quinta, liberaram na sexta, configuramos os funis. Na segunda-feira o pessoal já passou pela primeira rodada de treinamento com os vídeos. Na quinta, estava todo mundo usando, já fizemos a virada, foi muito simples, muito legal, a experiência foi show.
O que mais demorou, que nem demorou tanto assim, foram os vídeos de treinamento que assistimos com o time. Vimos dois ou três vídeos com o time, para eles verem como era, mostrar tudo.
Leia mais: Como o treinamento do Agendor transformou a experiência da Allgus no CRM
Tatiane: Eu acho que o pessoal estava no anseio de ter um CRM. Isso facilitou demais, e por isso houve uma facilidade em lidar com o Agendor. Também tivemos bons contatos que auxiliaram com treinamento.
Foi um conjunto: a facilidade da plataforma e a aderência do time.
Quais funcionalidades vocês destacam ao usar o Agendor?
Guilherme: Eu gosto muito das tarefas, porque assim conseguimos estipular alguns prazos. Tem clientes que às vezes pedem entrega tal dia, num determinado período de horário, então eu já deixo essa tarefa preparada. As tarefas nós usamos sempre.
Veja como agendar e consultar tarefas no Agendor:
Também destaco a mudança ágil, você poder editar o pedido de uma maneira muito fácil, muito simples. Se você só quer editar aquele campo, você só clica no lapizinho daquele campo e já edita na hora, é bem rápido, flui muito bem. Também não demora para atualizar, se você arrastar o Negócio para outra etapa, ele já vai aparecer lá na hora.
Denise: É legal poder incluir nossos pedidos. Usávamos uma outra ferramenta para a parte comercial, que desligamos recentemente, então agora que vamos utilizar o Agendor mais ainda, principalmente para essa parte de leads, de controle da área comercial, dos clientes.
No Trello, colocávamos os pedidos e fazíamos toda a parte de esteira de pedidos junto com a nossa logística, e conseguimos incluir dentro do Agendor esse fluxo.
Vinicius: Trabalhamos com serviços, mas é um serviço atrelado a um produto que precisa ir junto, que é o Simcard, só que não vendemos o Simcard. Conseguimos adaptar isso no Negócio, com os campos complementares, e funcionou perfeitamente. Hoje não usamos mais Excel.
Desde o final de março, estamos fechados com o Agendor. O time teve uma grande aderência, o time comercial usa bastante, coloca todas as informações lá. Temos gostado bastante do que temos visto.
Conheça os campos customizados do Agendor:
Denise: Temos essa liberdade de poder colocar para vocês aquilo que vai surgindo de necessidade para nós. De repente, encontramos algum bloqueio, algo no meio do caminho que não tem, mas que existe essa necessidade para deixar a plataforma ainda mais completa.
Ter essa liberdade de poder conversar com vocês, pedir o que realmente entendemos que é importante para evoluir ainda mais com a ferramenta, isso é muito legal.
Que resultados vocês tiveram com o Agendor?
Guilherme: Agilidade! Os processos ficaram bem mais ágeis.
Tatiane: Nós sempre tivemos um processo super organizado, mas concentrar tudo dentro de uma plataforma dá uma garantia, uma segurança de ter tudo num lugar só, o que gera ainda mais organização.
Guilherme: Tivemos a saída de um vendedor e acabamos passando alguns clientes para outros vendedores, que pediram para ver o último negócio, ter uma base de preço e de oferta. Com o cliente que o vendedor ainda não conhece, é só pegar o negócio e já vai ter uma base. É muito bom para o histórico geral das negociações.
Tatiane: O fato de agora estar tudo organizado em um local só vai facilitar para conseguirmos focar e realmente pegar firme na parte de relatório e análise com o Agendor.
Denise: Com o que tínhamos antes, não havia o envolvimento de todos, porque cada um ficava com uma parte do processo. Não existia uma união, os processos eram muito descentralizados.
Agora, está tudo muito mais unificado, concentrado num lugar só. Claro, ainda temos outras ferramentas, particulares do negócio em si, mas dos processos do dia a dia, praticamente conseguimos juntar tudo num lugar só, e envolver até outras áreas que não eram envolvidas, como a logística e a operação, por exemplo.
Vinicius: O Agendor resolveu nossas dores de relacionamentos comerciais dentro e fora da Avatek, nosso time está completamente envolvido com a plataforma desde os comerciais até a logística.
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