A geração de leads no Brasil é uma das preocupações centrais para empresas que buscam expandir seus negócios. Com as novas tecnologias e estratégias de vendas, entender como seus concorrentes estão captando leads pode fornecer informações valiosas para ajustar suas próprias táticas. 

Neste artigo, vamos explorar os principais dados e tendências do Panorama de Geração de Leads no Brasil, da Leadster, e mostrar como você pode aplicar esses insights na sua operação comercial. Confira!

Principais aprendizados do artigo

  • O Panorama de Geração de Leads no Brasil destaca a importância da conversão: com uma taxa mediana de 3,15%, ainda abaixo da média global, há um potencial significativo para otimizar estratégias de captação e melhorar o desempenho no mercado nacional.
  • No mercado B2B, a geração de leads enfrenta desafios com taxas menores. A conversão média de 2,47% reflete a complexidade dos processos de vendas, mas o uso de CRM por 54,13% das empresas B2B mostra um caminho para aumentar a eficiência e os resultados.
  • O segmento industrial se beneficia de estratégias digitais eficazes. Com uma conversão de 3,72%, acima da média geral, as empresas do setor que utilizam SEO e CRMs demonstram maturidade digital e maior capacidade de atrair leads qualificados.
  • O setor jurídico mantém uma alta taxa de conversão, mas pode otimizar ainda mais. Com 4,81% de conversão, o segmento pode melhorar a eficiência ao adotar sistemas de CRM, utilizados por apenas 37,30% das empresas, para fortalecer relações e aumentar a eficácia das vendas.
  • Aproveite para conhecer a ferramenta de Geração de Leads do Agendor e otimizar esse processo na sua empresa! 

Sobre o Panorama de Geração de Leads no Brasil

O estudo “Panorama de Geração de Leads no Brasil”, promovido pela Leadster, analisou 2.772 sites de empresas em diversos segmentos, com um total de 3,5 milhões de leads gerados.

Para esta pesquisa, considerou-se a conversão como “lead qualificado”. Ou seja, uma pessoa que 1) demonstrou interesse nos produtos e serviços de uma empresa ao acessar seu site e 2) tem maior probabilidade de se tornar cliente da mesma.

Assim, a pesquisa revelou que a taxa de conversão mediana de acessos do site em leads qualificados no Brasil é de 3,15%, um dado importante para empresas que buscam otimizar suas estratégias de conversão.

No contexto global, o Brasil ainda está abaixo da média de conversão de 4,2% registrada por estudos internacionais, apontando oportunidades de melhoria.

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Mercado B2B: geração de leads no Brasil

No mercado B2B, a taxa de conversão é geralmente menor, com uma média de 2,47%, inferior à média geral de 3,15%. Isso se deve aos processos de vendas mais complexos e ciclos de vendas mais longos.

Mas empresas B2B com melhor desempenho conseguem alcançar taxas de conversão de até 6%. O Panorama de Geração de Leads no Brasil também mostrou que 54,13% das empresas B2B utilizam integrações com sistemas de CRM para gerenciar leads, um fator importante para melhorar a eficiência do processo de vendas.

Além disso, o mercado B2B possui um Índice de Maturidade Digital de 7,56, superior à média geral. Este índice representa uma pontuação desenvolvida pela Leadster para avaliar a maturidade das empresas brasileiras em 3 áreas: Mídia Paga, Orgânico e Vendas.

Outro dado interessante é que 44,84% dos acessos aos sites B2B são feitos por meio de desktops, acima da média do mercado, o que se deve ao fato de as decisões de compra B2B geralmente ocorrerem durante o horário de trabalho.

Em relação ao Meta Ads, plataforma de anúncios da empresa Meta, esse é o canal com a melhor taxa de conversão mediana no mercado B2B, com 3,88%. Outros canais de conversão incluem Google Ads (2,86%), LinkedIn Ads (1,78%), Orgânico (1,89%) e Acesso Direto (2,47%).

WhatsApp no B2B: popular, mas com desafios

Já o WhatsApp é um dos queridinhos entre os canais de contato. Mais de 80% das empresas analisadas utilizam o aplicativo em algum estágio do processo de geração de leads.

Mas apenas 34% dos usuários se sentem confortáveis em fornecer seu contato para se comunicar com empresas B2B, o que indica uma área de melhoria potencial na abordagem de comunicação via WhatsApp.

Esses dados indicam que, embora o mercado B2B esteja progredindo em termos de maturidade digital e uso de tecnologias para otimizar a conversão, ainda existem desafios significativos em termos de taxas de conversão e uso eficaz de canais de comunicação, como o WhatsApp.

Geração de leads B2B por segmento

Abaixo, trouxemos os principais achados de 4 segmentos específicos. Porém, na pesquisa completa você ainda pode checar dados de mais 13 segmentos!

Vamos lá?

Indústria e Fabricação

No segmento industrial, a taxa de conversão é de 3,72%, acima da média geral. As empresas desse setor têm se beneficiado de estratégias de marketing digital, como SEO e marketing de conteúdo, para aumentar a captação de leads.

Curiosamente, embora a maior parte dos acessos deste segmento seja no celular (58,16%), notou-se que a taxa de conversão é maior no desktop, seguindo uma tendência geral do mercado.

Além disso, segundo o Panorama de Geração de Leads no Brasil, 55,13% das empresas do segmento utilizam sistemas de CRM para otimizar a gestão de leads e vendas, demonstrando um nível de maturidade digital acima da média geral das empresas brasileiras (42,7%).

Agora, como aplicar esses insights na prática? Separamos 3 dicas sobre como a indústria pode aproveitar os dados do panorama para melhorar sua geração de leads:

  • Aprimore as estratégias de marketing digital: invista em SEO e marketing de conteúdo para aumentar a visibilidade online. Crie conteúdos relevantes e otimizados que atraiam o público certo e melhorem a taxa de conversão, aproveitando a tendência positiva observada no setor industrial.
  • Integre e utilize um CRM: é importante adotar essa ferramenta para centralizar dados de leads e otimizar o processo de vendas. Utilize o CRM para rastrear o comportamento do cliente e personalizar as interações, otimizando o potencial de conversão.
  • Análise contínua de dados: monitore constantemente os dados de conversão e ajuste suas estratégias com base nos insights obtidos. Use relatórios analíticos para identificar quais canais e abordagens estão gerando mais leads e otimize seus recursos para focar nessas áreas.

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Jurídico

Já o segmento jurídico apresenta uma das maiores taxas de conversão, com 4,81%, segundo o Panorama de Geração de Leads no Brasil. Isso pode ser atribuído à natureza consultiva dos serviços jurídicos, em que o relacionamento pessoal e a confiança são fundamentais.

Além disso, o Índice de Maturidade Digital do segmento Jurídico é de 6,57. Em relação aos canais, 44,65% dos acessos do setor vêm do Google Ads, sendo o canal que mais gerou leads para o Jurídico. O segmento ainda possui acessos mobile acima da média do mercado, com 79, 35%.

Mas apenas 37,30% das empresas do setor utilizam CRMs, indicando uma possibilidade de melhoria para aumentar ainda mais a eficiência na geração de leads.

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Quer aplicar esses insights na prática? Confira 3 dicas para melhorar sua geração de leads:

  • Desenvolva relacionamentos pessoais: foque em estratégias que fortaleçam o relacionamento pessoal e a confiança com os clientes. Considere a realização de webinars, workshops e eventos de networking que posicionem sua empresa como uma autoridade no setor e criem oportunidades para interações diretas.
  • Adote e otimize o uso de CRM: utilize um CRM para gerenciar contatos, automatizar follow-ups e personalizar o atendimento, ajudando a construir relações mais fortes e a aumentar a taxa de conversão.
  • Educação e conteúdo informativo: produza conteúdos educativos, como artigos e guias, que abordem tópicos legais complexos de maneira acessível. Isso atrai leads qualificados e constrói confiança ao demonstrar expertise e compromisso com a educação do cliente.

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Financeiro

O segmento financeiro, conforme detalhado no Panorama de Geração de Leads no Brasil 2024, apresenta uma taxa de conversão mediana de 3,96%, acima da média geral de 3,15%.

Com um Índice de Maturidade Digital de 9,06, o setor se destaca por sua alta maturidade em vendas, orgânico e mídia paga, considerando o uso de CRM por 66,67% das empresas

Em relação aos canais de conversão, o Meta Ads lidera com uma taxa de 11,23%, destacando-se como o canal mais eficaz para o setor, enquanto a busca orgânica é responsável por 53,06% dos acessos, superando a média geral de 42,7%.

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Aqui estão três dicas de como o segmento financeiro pode aplicar os dados do panorama para melhorar sua geração de leads:

  • Otimize o uso do Meta Ads: investir em segmentação e conteúdo atraente pode aumentar ainda mais a eficiência das campanhas, aproveitando a alta conversão do canal.
  • Fortaleça a estratégia de SEO: considerando os acessos que vêm da busca orgânica, é importante investir em estratégias de SEO. Produzir conteúdo relevante e otimizado para palavras-chave específicas do setor pode aumentar a visibilidade nos motores de busca e atrair mais leads qualificados.
  • Integre e otimize o uso de sistemas de CRM: continue aprimorando o uso dessas ferramentas para gerenciar e nutrir leads. Automatize processos para personalizar o atendimento e melhorar a eficiência da conversão, garantindo que cada lead receba o acompanhamento necessário.

Logística e Transporte

No setor de logística e transporte, a taxa de conversão é de 2,39%, abaixo da média geral, de acordo com o Panorama de Geração de Leads no Brasil. 

Ao mesmo tempo, 61,54% das empresas do segmento utilizam sistemas de CRM, o que indica uma boa estrutura para gerenciar e otimizar processos de vendas.

O setor também se destaca por receber a maior parte de seus acessos através do Google Ads, com 57,32%, indicando a eficiência das estratégias de marketing pagas.

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Se a sua empresa atua em logística, confira 3 dicas para melhorar a sua geração de leads:

  • Aumente o investimento em Google Ads: considere aumentar o investimento e otimizar suas campanhas pagas. Use palavras-chave específicas e anúncios direcionados para atrair leads qualificados e aumentar a visibilidade da sua empresa em buscas relevantes.
  • Aprimore o uso de CRM: utilize a ferramenta para gerenciar leads e automatizar processos. O CRM permite segmentar leads, rastrear interações e personalizar comunicações, garantindo um acompanhamento mais eficiente.
  • Desenvolva conteúdo informativo: trabalhe em conjunto com o time de marketing para criar conteúdo relevante que destaque suas soluções logísticas e expertise no setor. Isso pode incluir estudos de caso, white papers e blogs que abordem desafios comuns na logística e como sua empresa os resolve, ajudando a atrair e educar potenciais clientes.

Leia mais: Guia: conteúdos essenciais para sucesso em logística

Por que investir em geração de leads B2B?

A geração de leads é o primeiro passo no funil de vendas e é essencial para qualquer estratégia de crescimento de negócios.

Mas é importante dizer que investir em geração de leads é uma estratégia que vai além de simplesmente ampliar a base de clientes; trata-se de atrair leads que estão realmente alinhados com o perfil ideal de cliente da sua empresa.

Isso porque leads qualificados são mais propensos a se converterem em clientes satisfeitos, levando a um ciclo de vendas mais eficiente e previsível.

Além disso, ao focar em leads que realmente têm o perfil e o interesse nos produtos ou serviços oferecidos, as empresas podem otimizar seus recursos e esforços de vendas, garantindo um retorno sobre o investimento (ROI) maior.

Leia mais: Geração de leads B2B: como manter seu funil de vendas ativo?

CRM: integração e tecnologia para a geração de leads

A geração de leads de qualidade permite que as empresas se mantenham competitivas. Nesse contexto, ferramentas de CRM facilitam esse processo, trazendo dados valiosos e insights sobre os leads, o que ajuda as equipes de vendas a personalizarem suas abordagens e, assim, aumentar as chances de conversão e fidelização de clientes.

Além disso, o uso de uma ferramenta de CRM robusta potencializa o acompanhamento desses leads da prospecção ao fechamento, garantindo que nenhuma oportunidade se perca pelo caminho.

Portanto, empresas que integram suas estratégias de marketing e vendas com ferramentas de CRM conseguem capturar mais leads, qualificá-los e convertê-los em clientes fiéis.

Com um CRM como o Agendor, por exemplo, sua equipe de vendas pode prospectar os melhores leads com rapidez e segurança, otimizando o tempo e recursos investidos na captação de novos clientes. Veja só: 

Conte com o Agendor para gerar leads!

Como você viu, o Agendor oferece uma lista de contatos com o perfil dos seus melhores leads. Além disso, você tem acesso às informações sobre decisores, como nome, cargo, e-mail e LinkedIn dos seus leads, agilizando o processo de prospecção.

A ferramenta também oferece integração com dados da Receita Federal. Assim, você tem acesso a CNPJ, Razão Social, endereço e outras informações relevantes para uma abordagem mais estratégica.

Saiba mais sobre como nossa ferramenta pode ajudar você no processo de geração de leads clicando aqui!