Usar boas técnicas para propostas contábeis destaca o seu escritório dos demais e aumenta as chances de vender mais serviços. O motivo? Bem, um dos principais é que um documento elaborado com personalização e estratégia chama muito mais atenção que um genérico.

Pense conosco: qual negócio despertaria o seu interesse? Um que envia uma proposta comercial visivelmente em massa, sem ao menos considerar suas necessidades, ou um que lista exatamente os seus problemas e dá as melhores soluções?

Certamente, a segunda opção, não é mesmo? Porém, para trabalhar dessa forma, é essencial contar com algumas ferramentas para propostas contábeis.

Principais aprendizados deste artigo

  • Personalizar propostas comerciais B2B é uma técnica que ajuda a se aproximar do futuro cliente e aumenta as chances de ele escolher o seu escritório de contabilidade.
  • Entre as ferramentas que facilitam o processo de criação e personalização desse documento, está o ChatGPT.
  • Inclusive, integrado a um CRM, o recurso otimiza etapas e contribui para entender melhor as necessidades, comportamentos e expectativas dos clientes.
  • Conheça as vantagens de um CRM e veja como o sistema ajuda a atrair e fidelizar clientes.
  • E para testar essa solução, na prática, crie uma conta gratuita no Agendor.

No caso, nos referimos a recursos tecnológicos como um software de CRM (Customer Relationship Management), sistemas de automação de documentos, ChatGPT e até um bom modelo de proposta de serviços contábeis personalizável.

Usar essas ferramentas é importante porque otimiza o tempo de criação, gera mais eficiência para a atividade, bem como aumenta a qualidade da oferta feita ao cliente em potencial.

Um ótimo retorno, concorda? Então, siga a leitura e conheça as melhores técnicas para propostas contábeis e quais tecnologias usar para aplicá-las e conquistar mais clientes para o seu escritório.

5 técnicas para propostas contábeis irresistíveis!

As técnicas para propostas contábeis são práticas que ajudam a tornar esses documentos muito mais persuasivos, atrativos e alinhados com as necessidades dos clientes que pretende conquistar. 

Estas são as mais importantes:

  1. personalização e clareza;
  2. apresentação de valor;
  3. estrutura e organização;
  4. inclusão de um plano de ação;
  5. uso de chamada para a ação.

Entenda os motivos e como aplicá-las.

1. Personalização e clareza

Fazer propostas comerciais personalizadas não se resume a colocar o nome do futuro cliente no cabeçalho do documento. Na verdade, esse conceito inclui conhecê-lo a fundo, compreender suas necessidades, problemas, carências e expectativas.

Se sua abordagem for outbound — isto é, você quem procura o cliente —, utilizar o Sales Navigator do LinkedIn é uma boa maneira de chegar até ele e conhecê-lo melhor.

Agora, se a estratégia é inbound — quando o cliente é atraído para a sua empresa em busca de soluções — a tradicional conversa, com as técnicas de vendas certas, tende a gerar resultados.

Com todas as informações em mãos, você tem o necessário para garantir a personalização de serviços contábeis na sua proposta. Afinal, saberá exatamente qual solução indicar para aquele possível cliente.

E não se esqueça de usar uma linguagem clara, objetiva e com termos de fácil entendimento para evitar interpretações erradas que podem afastar o alvo de você. 

Dica! Aprimore a execução das técnicas para propostas contábeis com as orientações deste artigo “Sales Navigator do LinkedIn: o que é e como funciona? Confira!” e do infográfico abaixo:

técnicas para propostas contábeis

2. Apresentação de valor 

Há uma significativa diferença entre preço e valor, e para criar uma proposta contábil irresistível, o destaque deve ser o segundo conceito.

Então, vamos lá! O preço é uma medida monetária atribuída a um produto ou serviço. Já o valor inclui a percepção do futuro cliente sobre esses itens e o potencial de se beneficiar ao adquiri-los.

Obviamente, sua oferta precisa listar os preços, e de forma transparente. Inclusive, você pode (e deve) explorar essa informação para chamar a atenção do cliente. 

Nesse contexto, uma das técnicas para propostas contábeis mais interessantes é oferecer diferentes pacotes com custos distintos, proporcionais a cada grupo de soluções. Formas e meios de pagamentos diversificados também ajudam a chamar a atenção.

Quanto à apresentação de valor, destaque todos os benefícios no documento, como ganho de tempo e diminuição de erros nas obrigações contábeis. E para comprovar esses pontos positivos, use dados que o seu escritório já gerou, depoimentos de outros clientes e casos de sucesso.

Sugestão de leitura para você: “Case Diferencial Contabilidade: como o escritório profissionalizou o setor de vendas com o Agendor

3. Estrutura e organização

Separe sua proposta comercial em tópicos, pois a estruturação das informações facilita a leitura e a compreensão.

Uma forma de organizar esse documento é dividi-lo por:

  • capa;
  • índice;
  • introdução;
  • argumentação;
  • solução;
  • cronograma;
  • preços e informações legais;
  • termos e condições;
  • aprovação (depoimento de quem já é cliente).

Veja todos os detalhes sobre essa estrutura no artigo: “Tudo o que deve ter em uma boa proposta comercial de vendas

4. Inclusão de um plano de ação

Entre as diversas técnicas para criar proposta comercial, incluir um plano de ação é, certamente, um grande diferencial. Consiste em mostrar para o futuro cliente como o seu escritório de contabilidade trabalhará se contratado.

Simule, por exemplo, um cronograma de entrega de serviços alinhado às necessidades dele e o ajude a visualizar como será a parceria entre vocês. 

Este também é um ótimo momento para destacar os pontos positivos da sua contabilidade, como a finalização das tarefas antes do prazo legal e o uso de tecnologias para automatizar processos e facilitar a comunicação.

Atente-se apenas para somente colocar neste plano de ação possibilidades que consegue executar. Do contrário, o cliente se sentirá enganado após a contratação, o que impactaria fortemente a imagem do seu negócio e a taxa de retenção.

5. Uso de chamada para a ação

A chamada para a ação (CTA — call to action) é mais uma das técnicas para criar uma proposta comercial que vale a pena usar.

Trata-se de uma orientação clara e direta do que o cliente deve fazer após ler seu documento, por exemplo, “Entre em contato agora” ou “Clique aqui para agendar uma visita”.

Essa estratégia dá direcionamento, valoriza o conteúdo que ele acabou de ler, cria uma sensação de urgência e ajuda a não perder o timing e deixar a negociação esfriar.

Para aumentar os resultados, pense em um CTA alinhado com a forma de atendimento do seu escritório e perfil do cliente. 

E uma dica extra! Teste várias chamadas para ação e mensure qual traz mais retorno para replicar em outras propostas.

Quais erros evitar na criação de propostas contábeis?

As técnicas que citamos ajudam bastante a vender mais serviços contábeis. Porém, para potencializá-las, evite estes erros:

  1. falta de personalização na oferta de soluções contábeis: pois afeta a percepção e a valorização do futuro cliente e não destaca o seu escritório dos concorrentes;
  2. fornecimento de informações inconsistentes: para não cometer essa falha, revise todos os detalhes antes de enviar a proposta. Essa é a melhor forma de garantir a veracidade dos dados e impedir desentendimentos logo nos primeiros contatos;
  3. negligência do design e da formatação: uma proposta visualmente bonita e elegante desperta o interesse do cliente e mostra profissionalismo e cuidado na criação do documento;
  4. ignorar o uso de ferramentas de automação de proposta: esse tipo de recurso otimiza o tempo de envio e ajuda a controlar o recebimento e aceite das ofertas.

E quais ferramentas para propostas contábeis utilizar?

As melhores ferramentas para propostas contábeis são:

  1. software de CRM;
  2. soluções de automação de documentos;
  3. ChatGPT;
  4. modelos de proposta de serviços contábeis prontos e personalizáveis.

1. Software de CRM

No Agendor, por exemplo, você cria e personaliza propostas comerciais em poucos cliques.

Com o nosso CRM, você tem a chance de usar um modelo inicial pronto ou criar um novo conforme as necessidades do seu negócio. Em seguida, basta visualizar a proposta, gerar um PDF e enviar para o seu futuro cliente.

técnicas para propostas contábeis

Confira o passo a passo completo neste artigo: “5 dicas para criar e personalizar propostas comerciais com o Agendor

2. Soluções de automação de documentos

Existem diversas opções de soluções para automação de documentos que vão da criação ao armazenamento. O ZapSign é um exemplo de sistema para coleta eletrônica de assinatura.

Esse software recolhe assinaturas digitais por meio de links e tem validade jurídica. Além da segurança e da praticidade, uma das vantagens é a possibilidade de integrá-lo ao Agendor. Dessa forma, você realiza todo o processo no próprio CRM e ganha muito mais praticidade.

3. ChatGPT

É possível usar o ChatGPT em diferentes etapas do processo comercial. Na criação de propostas contábeis, esse recurso baseado em Inteligência Artificial ajuda a, por exemplo, criar textos personalizados para cada cliente e encontrar bons argumentos para superar objeções.

Assista a este vídeo, com Raul Candeloro (VendaMais) e Júlio Paulillo (Agendor) e confira dicas práticas de como usar essa ferramenta para propostas comerciais.

4. Modelos de proposta de serviços contábeis prontos e personalizáveis

Para otimizar o seu tempo e facilitar a criação desse documento tão importante, use um modelo de proposta de serviços contábeis pronto, como o que criamos para você!

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