Se você tem atitudes e comportamentos como empurrar a responsabilidade para os outros, procrastinar e não acreditar em si, é melhor parar um pouco e repensar — a não ser que queira saber, na prática, como ser demitido de uma empresa.
Agir dessa forma é ir contra uma carreira de sucesso e no caminho oposto ao de se tornar um profissional bem-sucedido. Por isso, se a ideia é evitar uma demissão, veja quais hábitos deixar de lado o quanto antes!
Principais aprendizados
- Um vendedor ruim comete vários erros no dia a dia, como empurrar a responsabilidade para um colega de trabalho, e esse é um comportamento que aumenta as chances de demissão.
- O medo de críticas é outra postura que afeta o desempenho e o crescimento profissional, e impede que os feedbacks dados pelos gestores sirvam como uma oportunidade de melhorar a performance.
- Uma planilha de produtividade em vendas pode ser uma ótima ferramenta para estimular os vendedores e modificar comportamentos que podem levar à demissão. Baixe agora mesmo esta que criamos para você!
Algumas posturas são difíceis de largar. Por isso, o segredo para transformar seus hábitos está em você.
Quer grandes mudanças em sua vida? Então, da mesma forma que existem hábitos de pessoas de sucesso para imitar, existem outros a evitar sempre!
Afinal, você quer ter sucesso ou que entender, na prática, como ser demitido de uma empresa?
Veja também: Os 10 mandamentos do vendedor comercial de sucesso
Como ser demitido de uma empresa: 12 hábitos para evitar
Aqui estão as 12 razões principais que impedem o seu sucesso. Segui-los é a maneira mais fácil de descobrir, na pele, como ser mandado embora do trabalho!
#1. Você quer empurrar a responsabilidade
Aceite a responsabilidade total para cada coisa que acontece em sua vida. Não culpe os outros. Não culpe as circunstâncias. Não culpa o que lhe falta. E, definitivamente, não culpe a sua sorte.
Você sempre terá escolhas a fazer em cada situação, e essas escolhas sempre terão consequências. Evitar escolher é uma ótima maneira de ser demitido de uma empresa.
Assuma a responsabilidade. Faça as escolhas certas porque elas te orientam e te levam para mais perto dos seus objetivos.
O sucesso nada mais é do que uma série de escolhas certas que uma pessoa faz. Se quer algo, vá e busque. Você está no comando.
#2. Você procrastina
Entenda o custo de ser uma pessoa procrastinadora. É como um cartão de crédito. Você tem um monte de diversão com esse meio de pagamento, mas espere até chegar a conta. A procrastinação é algo mortal!
Não importa qual seja a sua razão para procrastinar. A lei da diminuição dos estágios da intenção diz que, se você não agir logo após a ideia, em que os seus níveis de emoção estão altos, muito em breve a urgência começa a diminuir.
E quanto mais esperar, menos provável será fazer o trabalho que precisa ser feito.
Comece a tomar decisões e declarar guerra à procrastinação. Apenas estando ciente de que precisa estar em uma batalha contra a procrastinação, você já está na frente da maioria.
#3. Você é perfeccionista
A perfeição não existe. É só uma grande desculpa para não começar a fazer as coisas. Faça o seu melhor, se esforce para ser bom e para ser melhor do que era ontem, mas esqueça a perfeição.
E pare de esperar pelo momento ou plano ideal. Isso também não vai acontecer. Você precisa apenas começar, e então, começar e recomeçar diariamente. Seus sonhos nunca vão se concretizar se você apenas espera. Eles se realizam quando você toma atitudes.
#4. Você tem medo de críticas
Se quer ser algo grande, espere pelas toneladas de críticas e inimigos. Aprenda a lidar com eles. Saiba o tipo de crítica que deve aceitar e o tipo que deve descartar.
Nem toda crítica é usual.
Em todo caso, não deixe que o medo da crítica o impeça de fazer o que precisa ser feito. Você não tem que agradar a todos. Esse é o caminho certo para o fracasso.
#5. Você tem medo do fracasso
Faça as coisas para o sucesso, mas espere o fracasso ao longo do caminho. A falha é absolutamente necessária.
O fracasso é uma lição de vida projetada para despertar o seu melhor. Se morre de medo de falhar, nem comece.
É bom ter um pouco de medo, mas não desanime muito quando falhar, afinal, o segredo não é sobre quantas vezes você cai, mas quantas vezes tem disposição para se levantar e tentar novamente.
#6. Você é preguiçoso
Como ser demitido de uma empresa rapidamente? Seja preguiçoso!
Se você se dedica da mesma maneira que todas as pessoas ao seu redor, considere-se um preguiçoso.
Estamos em um mundo competitivo, e se quiser se destacar em tudo que faz, prepare-se mentalmente para trabalhar duas vezes mais do que todo mundo.
Se os outros trabalham cinco horas, você precisa trabalhar sete. Isso faz a diferença no futuro.
#7. Você não tem originalidade e criatividade
Suponhamos que seja uma pessoa preguiçosa por natureza. O que você faz não é muito melhor do que o que todas as outras fazem. Por isso, precisa ser alguém exclusivo para se destacar.
Seja original e deixe a criatividade fugir. Ouse ser diferente da multidão. Você pode ter ideias e inspiração com outras pessoas. Pode até mesmo copiá-los em um certo ponto.
Porém, no final, precisa ser alguém autêntico e genuíno. As pessoas estão morrendo de vontade de ver a verdadeira versão de você, não apenas mais um imitador.
#8. Você joga sozinho
Nós, seres humanos, fomos biologicamente projetados para prosperar juntos. O sucesso não vem quando agimos sozinhos.
Há uma razão pela qual nós gostamos de dizer que “não poderíamos ter feito isso sem vocês”, nos prêmios da Academia do Oscar. É verdade.
Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar. Aprenda a se conectar genuinamente com os outros e a trabalhar coletivamente.
Apoie o outro, ajude e ofereça valor. Você não pode esperar receber algo quando não dá nada em troca.
#9. Você é ingrato
Outra forma de descobrir como ser mandado embora do trabalho é ter ingratidão.
Ser grato aumenta o seu nível de felicidade de forma dramática. Assim, você estará muito melhor preparado para enfrentar os desafios da vida quando o seu estado natural for cheio de alegria, felicidade e gratidão.
A felicidade no trabalho leva ao sucesso e, não ao contrário. Então, não se engane: seja grato pelas coisas que acontecem.
#10. Você deixa de aprender com seus erros
Ao longo do caminho, todo profissional comete uma tonelada de erros. Aceite-os com humildade. Essas são algumas lições úteis sobre a vida.
Aproxime-se de cada erro com uma experiência de aprendizado especial, enviada para te ensinar algo valioso e necessário para o seu sucesso no futuro.
Einstein dizia que a definição de insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Aprenda com os erros. Não repita-os.
#11. Você não acredita em si mesmo
Descarte todas as suas crenças limitantes. Se quer algo com uma paixão forte o suficiente, encontrará maneiras de fazer o impossível acontecer.
Os únicos limites que você criou para si mesmo estão em sua mente. Mude-os. Sonhe grande porque está destinado à grandeza. Acredite que será um grande sucesso.
#12. Você parou de crescer
As pessoas de sucesso entendem o que precisam para melhorar suas habilidades o tempo todo.
Elas entendem que, uma vez que pararam, são engolidas pela concorrência. Por isso, tomaram uma decisão no início do jogo para se tornarem excelentes em seu mercado.
O momento em que você para de crescer e aprender é o momento em que realmente falha. Isso inclui o seu desenvolvimento pessoal e todas as outras áreas de sua vida.
Confira: Entenda quais as funções de um gerente comercial e como desempenhá-las com sucesso
Conclusão: desenvolva suas competências, assim, não tem como ser demitido!
Se você realmente quer ter sucesso, precisa se concentrar em uma coisa de cada vez e dominá-la, e não em ser uma pessoa multitarefa.
É verdade que todos os 12 hábitos e atitudes são importantes para o sucesso. Porém, você se prepara para o fracasso se, em vez de dominar essas habilidades uma a uma, tenta dominar todas de uma só vez.
Devagar se vai ao longe. Escolha uma competência de cada vez e concentre todas as suas energias nela.
Agora que você viu como ser demitido de uma empresa pode ser fácil se não evitar certas atitudes, confira dicas para enfrentar outros desafios de sua carreira: Desafios do profissional de vendas
Perguntas frequentes sobre como ser demitido
O que pode levar a uma demissão são comportamentos como não assumir responsabilidades, procrastinação, perfeccionismo, medo de críticas, receio de fracassar, preguiça, falta de originalidade e criatividade, agir sozinho, ingratidão, não aprender com os erros, não acreditar em si e parar de crescer profissionalmente.
Alguns dos principais sinais de que você pode estar prestes a ser demitido são: o seu líder evitar contato direto ou mudar o tratamento e tom de voz, receber menos convocações para reuniões, suas opiniões e participações serem dispensadas, outros funcionários irem até você para procurar a origem de informações ou saber como você faz o seu trabalho.
Se houver demissão, mantenha a calma e a postura, ouça atentamente os motivos e tire dúvidas sobre a decisão da empresa. Adicionalmente, pergunte sobre seus direitos e benefícios, agradeça pela oportunidade e se despeça dos colegas de trabalho.
Para usar a experiência da demissão para crescer profissionalmente, aproveite o feedback dos gestores para relembrar seus pontos fortes e aprimorar os fracos. Aprimore suas habilidades por meio de cursos, por exemplo, principalmente as mais exigidas para o cargo que pretende exercer em outra oportunidade de trabalho.