Está precisando de uma dose de motivação extra? O primeiro passo para combater a falta de motivação é detectar os ladrões de ânimo
A motivação é algo grandioso. É uma fonte extrema de energia, vontade e faz o que você ama ficar mais fácil.
A motivação nos guia pela vida e espanta a falta de vontade de fazer as coisas. Faz com que tenhamos energia e disposição para realizar tarefas e superar desafios diariamente.
Se você esta se afirmando constantemente:
“Preciso de motivação! Estou desmotivado, me sinto sem motivação…”.
Então, está na hora de conhecer nossas dicas para combater a falta de motivação, agora mesmo!
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂
OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo
—
Veja também: 28 mensagens de incentivo e motivação para vendedores saírem da zona de conforto
8 dicas para combater a falta de motivação
A motivação é muito importante para combater a falta de vontade de fazer as coisas.
Mas, quando ela acaba, ficamos sem saber o que fazer. As coisas perdem o sentido e não temos nenhuma vontade de agir. Quando isso acontece, as coisas param de fazer sentido e, ficamos inertes perante a vida.
Por isso, precisamos ter cuidado, porque algumas coisas ao nosso redor podem estar sugando a nossa motivação e nos deixando prostrados.
Por isso, antes que a motivação acabe com seu engajamento, tente resolver isso para evitar que a falta de motivação afete você e sua rotina.
Aqui estão alguns assassinos de motivação que você precisa conhecer.
#1. Pessoas negativas
Pessoas negativas têm um objetivo em comum: derrubar você e sugar a sua motivação. As pessoas negativas são como zumbis: querem trazer você para o lado delas.
Essas pessoas não podem aceitar você como você é e, por isso, consistentemente trabalham para invalidar e te deixar sem motivação.
Eles raramente têm algo a contribuir e, colocar você para baixo (ou trazê-los a seu nível) é a forma que eles veem de contribuir. Fique longe desses sanguessugas.
Eles geralmente nutrem uma certa inveja pelo que você faz com a sua vida. Independentemente das suas realizações ou conquistas recentes, independente de você se considerar uma pessoa de sucesso, eles vão tentar não apenas fazer com que você se sinta mal para que eles se sintam melhor, como também prejudicá-lo.
Se qualquer uma dessas pessoas estão em sua vida, apenas retire-os dela, sem hesitação. Você merece o melhor.
#2. Más notícias
Estamos constantemente em torno de algum tipo de influência: TV, amigos, mídias sociais, internet e assim por diante.
Essa influência tem a capacidade de nos afetar de 2 maneiras: motivar e nos deixar mais confiantes sobre nós mesmos, ou vai sugar nossa energia e nos deixar desmotivados.
Imagine um dia, se toda influência que existisse fosse positiva e todos fossem encorajadores, como nos sentiríamos?
Sentiríamos incríveis, como se estivéssemos prontos para qualquer coisa. Por outro lado, notícias negativas, vão lentamente derrubá-lo, acabando e drenando nossa energia e te deixando sem motivação.
Confira em nosso blog: Motivação: como engajar a equipe de vendas?
#3. Medo do fracasso
O fracasso é um grande assassino de motivação. A maioria de nós olha para a falha do mesmo jeito: que nosso esforço não significa nada e que não conseguimos o que queríamos.
Este é um equívoco. Você não falhou em alguma coisa, você está apenas olhando para o fracasso de maneira errada.
O fracasso é um sistema de feedback. Ele te fala o que você fez de errado, para que você possa ter a oportunidade de corrigir, refletir e crescer da próxima vez.
É uma excelente ferramenta de aprendizado para evitar a falta de motivação.
Não permita que o medo do fracasso sugue sua energia.
#4. Inação
Você tem sonhos, aspirações e objetivos. Mas eles não se tornam realidade se você não agir.
O que tudo isso requer é uma simples correção em sua postura. Você precisa agir, não importa se muito ou pouco. Basta fazer as coisas e, tudo começa a mudar.
Faça as coisas enquanto ainda é tempo, antes que seja tarde demais.
#5. Não exagere
Não exagere demais. Isso pode parecer o contrário do ponto acima, mas lembre-se que você não é um robô. Ser produtivo é ótimo, mas há momentos em que você só precisa de uma pausa.
Fazer uma pausa tem sido um exercício comprovado para reduzir o estresse, aumentar a produtividade, ter uma nova perspectiva e relaxar.
#6. Esqueça o passado
O passado precisa ficar no passado. Deixe-o lá, por favor.
Ele não está aqui, já aconteceu e, por isso você deve seguir em frente. Esse é um conselho simples, mas muito difícil de implementar.
Mas, manter o foco em sua respiração te ajuda a pensar no presente e no futuro. Adquira o hábito de estar consciente da sua respiração: se concentre na sua inspiração, sua expiração e faça uma pausa no meio.
As questões do passado em nossa vida, além de nunca servirem para nada, sempre são negativas. E sentimentos negativos não nos ajudam com nada e, apenas nos mostram uma época em nossa vida em que não estávamos felizes.
Quando nos envolvemos completamente em nosso passado, esquecemos tudo que está ao nosso redor e, perdemos a motivação.
Leia mais: A importância da motivação em tempos de crise
#7. Pare de viver no futuro
A maioria de nós vive microgerenciando os detalhes de nosso futuro. Acabamos gastando nossa energia, motivação e pensamento em um tempo que nunca existiu – e que nunca vai ser como pensamos.
Essa é a única certeza que podemos ter sobre nosso futuro: ele nunca vai sair conforme planejamos.
A única certeza é que não há certeza de nada. Por isso, concentrar em que queremos que nosso futuro seja é um disparate e, há apenas 1 maneira de criar o seu futuro: fazendo o trabalho que precisa ser feito agora.
#8. Não se esqueça de si mesmo
Vivemos em um mundo acelerado. Portanto, cada um de nós têm responsabilidades e afazeres que precisamos cuidar.
Mas, precisamos, antes de tudo, lembrar que nós somos a prioridade. Do contrário, acabamos sem motivação.
Por isso, precisamos escolher o que queremos. Precisamos encontrar tempo para nós mesmos, e fazer o nosso tempo trabalhar para nós, e não ao contrário.
Não esqueça nunca em colocar você em primeiro lugar em sua vida.
Coloque-se em primeiro lugar com o Funil dos Sonhos!
Para te ajudar a organizar suas metas profissionais sem deixar de lado seus sonhos e objetivos pessoais, apresentamos o Funil dos Sonhos! Essa ferramenta, desenvolvida com exclusividade pela equipe do Agendor, tem, como foco, conectar os objetivos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.
Para configurar o Funil dos Sonhos e ter acesso a um dashboard completo com a relação entre metas pessoais e profissionais, basta preencher o passo a passo disponível aqui!
Veja um gostinho do que te espera ao preencher o formulário de configuração do Funil:
Cuidado com os ladrões de motivação
Provavelmente podemos classificar os momentos de nossa vida que passamos com falta de motivação em algum desses 8 ladrões de motivação: ou pessoas que queriam sugar nossa motivação, notícias ruins, peso do passado, do futuro, medo de errar e etc.
Por isso, precisamos ter cuidado. Quando nossa motivação acaba tudo se torna um peso e, não temos vontade de seguir em frente.
Quando a nossa energia é contaminada pela falta de motivação, paramos de fazer aquilo que nos dá prazer, pelo simples fato de não termos mais nenhum prazer com as coisas.
Por isso, esteja preparado para detectar e combater esses ladrões de motivação. Eles não vão acabar apenas com a sua motivação e energia, eles vão acabar também com a sua vontade de viver.
Leia também: Conheça os melhores tipos de motivação no trabalho para equipes
Agora que você já sabe como espantar a falta de motivação, que tal aprimorar suas habilidades profissionais? Baixe nosso e-book gratuito: Guia – como ser mais produtivo e eficiente nas vendas