Você já parou para pensar como o CRM para ONGs pode te ajudar a cumprir suas missões? Aqui está a resposta
Como já dissemos por aqui, engana-se quem pensa apenas em empresas que vendem “produtos” quando o assunto é CRM.
O sistema de CRM é uma ferramenta que ajuda vendedores, equipes de vendas e empresas a tirarem proveito do relacionamento para melhorarem os resultados.
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂
E como toda empresa ou organização precisa de contatos comerciais para existir, o CRM é útil para diversos setores de empresas, porque todos precisam aumentar o número de receitas para existir.
Por outro lado, o CRM é sempre associado às equipes comerciais e vendas, sendo um aliado das empresas para aumentar receitas e lucros.
Por esse motivo, quase sempre é relacionado aos primeiros setores da economia (indústria e comércio de produtos e serviços). Sendo assim, a eficiência e o papel do CRM são ignorados pelo terceiro setor.
Mas, não é bem por aí. O CRM é um grande benefício para todos os setores da economia. Até porque o sucesso não se traduz apenas em crescimento financeiro.
Quando uma empresa cresce, obviamente suas receitas aumentam. E, independentemente do tipo de negócio que você representa ou trabalha, esse crescimento sempre é algo vantajoso.
Onde as ONGs se encaixam neste cenário? Vamos falar um pouco mais sobre isso neste artigo.
Leia até o final para uma proposta especial do Agendor para a sua ONG!
O que você vai conferir:
Por que ter um CRM para ONGs?
Uma ONG depende de patrocinadores e outros benfeitores para levar sua missão adiante. Independentemente de qual seja a sua causa, você precisa de apoio e pessoas para atingir os objetivos da organização.
Isso significa que, quanto mais pessoas conhecerem sua missão, sua ONG e sua mensagem, mais chances você tem de que elas compartilhem e ajudem você a alcançar suas metas.
Por isso, se você acredita que uma ONG não tem as mesmas necessidades de uma empresa de varejo, serviços ou uma indústria, está enganado.
Afinal, as ONGs precisam de resultados, porque são eles que vão ajudar a mantê-la e, dessa forma, será possível cumprir o seu propósito de ajudar todo mundo.
Com isso em mente, selecionamos algumas dicas para que você entenda como um CRM para ONGs pode ajudar a receber mais patrocínios, aumentar suas receitas e alcançar o sucesso.
Veja como a implementação do CRM pode ajudar a melhorar o trabalho das ONGs:
- Aula 1 | Implementação de CRM: como usar em cada etapa do processo comercial e identificar pontos de melhoria;
- Aula 2 | Implementação de CRM: características e funcionalidades a serem consideradas para escolher a ferramenta ideal para o seu negócio;
- Aula 3 | Implementação de CRM: as 3 etapas fundamentais para incorporar essa ferramenta no seu modelo de negócio.
4 vantagens do CRM para ONGs
#1. Melhore seu relacionamento com patrocinadores
Você e seus patrocinadores têm uma boa relação? Vocês conversam sempre sobre os projetos da ONG e prestam contas do que é feito com o dinheiro?
Muitas ONGs só lembram de se relacionar com seus patrocinadores no momento de prospectar apoio para os projetos. Depois disso, praticamente esquecem de sua existência.
Enquanto isso pode não ser um problema para algumas empresas, outras podem acabar se afastando de ONGs desse tipo.
Afinal, elas querem saber o que está acontecendo com o dinheiro e como andam os projetos em que elas investiram.
Dessa maneira, muitas vezes, quando não existe um bom relacionamento entre a ONG e seus patrocinadores, é possível que o patrocínio não se repita e, você, mesmo que esteja fazendo um bom trabalho, perca apoio apenas por problemas de comunicação e falta de contato.
Essa é uma das vantagens do CRM para ONGs: com a ferramenta, sua ONG consegue agendar eventos de interação com seus patrocinadores e manter sempre o relacionamento em alta.
#2. Receba indicações de contatos e acompanhe-os de perto
Qual é a melhor maneira de encontrar novos patrocinadores dispostos a investir em sua causa? Recebendo indicações de seus atuais parceiros.
O CRM pode ajudar a sua ONG a mapear os seus patrocinadores em busca de indicações. Dessa maneira, você só precisa ir até seus contatos ativos e pedir algumas indicações de potenciais empresas que poderiam investir na organização.
Depois que você tiver essas informações em mãos, tudo que precisa fazer é cadastrar as oportunidades no CRM, ir prospectando uma por vez, apresentando suas ideias e mantendo o relacionamento.
A venda de patrocínio não é algo corriqueiro. Muitas vezes, as decisões passam por diversos setores das empresas e requer um grande espaço de tempo para maturar as decisões.
E, no meio desse processo decisório, é normal que muitos contatos se percam, já que é praticamente impossível gerenciar tudo sozinho, ou apenas com uma agenda.
Com o CRM para ONGs é possível manter as oportunidades de patrocínio sempre próximas, criando alertas, agendando e-mails e mantendo um histórico de todo o relacionamento com potenciais investidores.
#3. Reative patrocinadores inativos
Sabe aqueles patrocinadores que você já teve? Por que você não continuou um relacionamento com eles? Por que eles pararam de investir?
Muitas vezes um investidor pode ter potencial para patrocinar seus projetos mais de uma vez.
Por isso, reativar seus patrocinadores inativos pode ser uma oportunidade de alavancar e aumentar as verbas de sua ONG.
Ao usar o CRM para ONGs, você pode navegar pelos antigos parceiros e abordá-los, restaurando o relacionamento para que, futuramente, ele volte a investir em sua ideia.
Assim, é só entrar em contato e, aos poucos, estreitar o relacionamento e as oportunidades de patrocínio, através de um plano de recuperação de patrocinadores.
#4. Recupere oportunidades perdidas de negócios
Como você recupera oportunidades de patrocínio que foram perdidas ao longo do tempo por algum motivo?
Muitas vezes, um cartão de visitas perdido em meio à multidão, um telefonema que você não conseguiu repetir e assim esfriou a relação, ou até mesmo um e-mail que o seu potencial patrocinador não respondeu e foi esquecido.
Toda empresa sofre com isso. Uma ONG não deve ser diferente. Quando você tem suas oportunidades de patrocínio cadastradas no seu CRM, consegue agendar lembretes para acompanhar as oportunidades até o fechamento ou a recusa, com mais chances de efetivar seus negócios.
Dessa maneira, certamente a sua ONG irá tirar maior proveito de todas as oportunidades de patrocínio.
O CRM é a melhor maneira de se relacionar com seu mercado
O CRM não vai ajudar apenas que a sua ONG se comunique com o mercado de patrocinadores. Ele vai permitir que você crie uma relação duradoura com seus investidores atuais e potenciais.
Ao criar uma cultura voltada para o relacionamento e implantar uma ferramenta de CRM para ONGs, você pode melhorar de maneira significativa seus patrocínios e, com isso, aumentar o alcance da sua causa.
Afinal, quanto mais apoiadores e investidores por trás do seu projeto e de sua ideia, maiores são as benfeitorias que a sua missão pode levar às pessoas.
E como prova de que temos certeza que o CRM é um ótimo sistema para fazer com que ONGs levem sua mensagem e sua causa para todo o país, o Agendor está presenteando as ONGs com 12 meses de CRM grátis.
É isso mesmo. O Agendor já é um CRM grátis, porque oferece uma conta gratuita para milhares de vendedores e representantes comerciais por todo o Brasil.
Mas nós estamos dando 12 meses de CRM grátis para ONGs no Plano Ideal. Esse é um presente equivalente a R$ 1.680,00 para ajudar a construir um país melhor.