Já parou para avaliar a importância do design para o aumento das vendas e o sucesso comercial?
A identidade visual é capaz de fazer toda a diferença na imagem que uma empresa ou produto passa para os seus clientes.
No mercado consumista que nos rodeia, há incontáveis aparelhos com as mesmas funcionalidades e preços, por isso, o design é um fator decisivo no sucesso ou fracasso das vendas.
O motivo para isso acontecer é simples: assim como um design criativo desperta o desejo do público, um design pobre gera desinteresse.
Ainda assim, existem muitos que ainda hoje consideram a identidade visual de marcas e produtos um gasto desnecessário e supérfluo.
Contudo, um investimento em identidade visual, como design de logotipo, cartão de visitas e material gráfico, pode parecer um gasto muito alto a curto prazo.
Porém, pensando no médio prazo, o investimento se mostra bastante lucrativo, pois gera valor e aproximação com os clientes, ajudando a fidelizá-los e a preferirem seu produto em relação ao da concorrência.
A importância do logotipo
O logotipo é a cara da empresa ou produto, é quem traduz visualmente a personalidade da marca e a diferencia do concorrente.
Infelizmente, para algumas empresas, a criação deste importante elemento é adiada até que mais clientes apareçam e aumentem a margem de lucro.
Porém, isto tem uma influência negativa no contato com novos clientes, pois se o vendedor entrega um cartão de visitas sem logo, por exemplo, este certamente será descartado, pois não gera nenhum valor para quem o recebeu.
Ignorar a importância de um logotipo no aumento das vendas e crescimento da empresa pode atrair problemas como aparência de amadorismo, despreparo e instabilidade.
Por que caprichar no cartão de visita?
Distribuir e receber cartões de visita já é uma ação corriqueira para muitos profissonais, por isso, é preciso chamar a atenção de quem os recebe, evitando que a pessoa o esqueça rapidamente, ou mesmo o descarte.
O cartão é fundamental para que as pessoas lembrem de você, além de ser uma excelente ferramenta na hora de fazer networking e manter contato com outros profissionais.
Por esse motivo, seu cartão de visita deve deixar uma marca, ajudar a identificar a empresa e você mesmo.
Assim, é muito importante que esse cartão acompanhe a identidade que foi desenvolvida para a empresa, ajudando quem o recebeu a fazer esse reconhecimento rápido.
É fundamental que o logotipo da empresa esteja presente no cartão. Porém lembre-se: este é um material gráfico pessoal e não deve ser usado como espaço publicitário, como um panfleto. Seja simples e inclua apenas as informações necessárias, como nome, contato e cargo.
Outros elementos que também funcionam como um cartão de visita são aqueles da papelaria, como envelopes, agendas e papel timbrado.
Além de funcionar como mídia de divulgação, eles também transparecem profissionalismo e credibilidade para os clientes quando são concebidos com a identidade visual do negócio.
Divulgar é preciso
Não adianta ter uma identidade visual bem construída e embasada, com um posicionamento bem definido, se a empresa não tem um plano de comunicação eficiente.
Vale ressaltar que toda identidade visual deve estar presente também nos materiais de divulgação, como panfletos, flyers, banners, e-mail marketing etc, afinal, o público deve reconhecer a marca principalmente no momento em que se deseja atingir esses clientes em potencial.
Busque sempre um profissional
Não é qualquer pessoa que pode desenvolver uma identidade visual forte e adequada para uma marca. Por isso, é imprescindível buscar pessoas com credibilidade no mercado para que o trabalho traga resultados satisfatórios e lucrativos para a empresa e, consequentemente, para seus colaboradores.
Hoje em dia, é possível encontrar esses profissionais de design e resolver todo o projeto de identidade visual sem sair de casa.
Sites como o Logovia e o Logaster oferecem serviços como criação de logotipo, papelaria, cartão de visita, e-mail marketing, entre outros por preços bem acessíveis.
A vantagem para uma empresa escolher esse tipo de serviço é ter várias e excelentes opções de trabalhos para escolher ao final do projeto, pois são vários designers que se inscrevem para o concurso que foi aberto.
Com todas as razões apresentadas acima, é fácil perceber a importância e o poder da identidade visual na credibilidade, no aumento das vendas e crescimento de qualquer empresa.
Atualmente Pedro Renan é CEO da Esportelândia.