Você enfrenta o desafio de realizar um agendamento de visita comercial por e-mail com sucesso? Nem todo mundo tem facilidade para escrever e-mails comerciais.
Principais aprendizados deste artigo:
- O psicólogo Robert Cialdini, autor do livro “As Armas da Persuasão”, desenvolveu alguns princípios muito utilizados em agendamentos de visita comercial por e-mail.
- Os 6 princípios de Cialdini são: autoridade, reciprocidade, comprometimento, prova social, afinidade e escassez.
- O benchmarking é uma confirmação de que seguir empresas grandes do mercado influencia a jornada de compra do cliente.
- Seja sempre sincero para construir e-mails persuasivos e argumentos convincentes.
- Quando bem-feito, o agendamento comercial por e-mail pode gerar muitas vendas. Para auxiliar na abordagem eficaz, confira as melhores técnicas.
- Um bom software de CRM pode ajudar na criação de e-mails para agendamentos comerciais matadores, porque possui funcionalidades como o follow up de vendas e o cadastro de clientes com histórico. Faça um teste grátis no Agendor para ver na prática o que ele pode fazer pelo seu time de vendas!
Às vezes parece que faltam palavras e, principalmente, argumentos convincentes para tratar com o cliente. E isso é completamente normal.
Porém, é fundamental que o vendedor que reconhece essa fraqueza tente reverter esse quadro. Para isso, deve pesquisar as melhores técnicas de redação de e-mails comerciais e praticar o máximo que puder. Além disso, um software de CRM eficiente pode melhorar suas estratégias de agendamento.
Pensando nesse desafio, selecionamos 6 modelos de agendamento de visita comercial por e-mail. Esses modelos foram baseados nos princípios de persuasão de Robert A. Cialdini.
Você os conhece?
Neste post, além de saber mais sobre os princípios de Cialdini, você vai descobrir como fazer agendamento comercial de forma extremamente persuasiva.
>>>> Leia também: como vender por email — aprenda a ter foco no email marketing de vendas
Os 6 princípios de Cialdini que podem ser usados no agendamento de visita comercial por e-mail
Cialdini é um renomado psicólogo que se notabilizou para o grande público ao escrever o livro “As Armas da Persuasão“.
Nessa obra, Robert Cialdini se baseou em diversas pesquisas e estudos e definiu 6 princípios que, segundo suas conclusões, norteiam o processo de tomada de decisão das pessoas.
Por isso, ao usá-los em seus agendamentos de visita comercial por e-mail, podem ser extremamente persuasivos.
Quais são os 6 princípios de Cialdini? Veja:
- autoridade;
- reciprocidade;
- comprometimento e coerência;
- prova social;
- afinidade;
- escassez.
Confira, a seguir, como usá-los em seus e-mails!
>>>> Veja também em nosso blog: os 10 erros mais comuns na redação de um e-mail de vendas
6 modelos de agendamento de visita comercial seguindo os princípios de Cialdini
1. Utilizando a Autoridade para agendar uma visita comercial por e-mail
Cialdini disse:
“Quando há uma figura de autoridade, é maior a probabilidade de as pessoas agirem de forma obediente, mesmo se essa autoridade for ilegítima.”
É claro que, como um vendedor consultivo, você não deve se valer de nenhuma autoridade ilegítima.
Use o princípio da autoridade quando, em suas conversas anteriores com o cliente, perceber que ele é uma pessoa bastante regrada e formal.
Você pode citar alguma lei que precisa ser seguida ou órgão de fiscalização. Mas lembre-se: sempre seja sincero no que diz! Essa é apenas uma forma de reforçar seu convite com argumentos convincentes.
Veja um modelo de e-mail desse tipo:
Prezado Ferreira,
Como vai?
Conforme nossa conversa telefônica de ontem, estou agendando a visita para apresentar a solução de nossa empresa.
Gostaria de lembrar que nosso sistema é totalmente seguro e segue todas as determinações do Banco Central para o uso em instituições de crédito imobiliário.
Assim, estarei aí terça-feira, às 15h, como você havia solicitado em nossa conversa anterior.
Grande abraço!
2. Aplicando a Reciprocidade
Segundo Cialdini:
“A reciprocidade é tão generalizada que, após um estudo amplo, Alvin Gouldner (1960), em parceria com outros sociólogos, relatou que todas as sociedades seguem essa regra.”
Nesse caso, você deve mostrar ao cliente que fez algo por ele e, assim, ele se sentirá na “obrigação” de retribuir.
Veja como usar esse princípio em um agendamento comercial por e-mail:
Sr. Adalberto,
Tudo bem?
Foi com muito prazer que o recebi em nossas instalações, semana passada. Espero que a visita à fábrica tenha sido tão agradável para o senhor como foi para mim. E que tenha esclarecido todas as suas dúvidas em relação à qualidade de nosso processo produtivo.
Gostaria de retribuir essa visita comparecendo ao seu escritório às 15h desta terça-feira. Essa data é conveniente para o senhor?
Aguardo seu contato,
Forte abraço!
3. Estratégia de Comprometimento e Coerência
Este princípio diz que:
“Deveríamos reconhecer que, na maioria das circunstâncias, a coerência é valorizada e versátil.”
Assim, as pessoas tendem a ratificar comportamentos recorrentes, principalmente quando foram propostos por elas. Ninguém quer parecer contraditório. Se afirmou algo, tende a cumprir a palavra.
Veja como esse pedido pode ser usado em um e-mail para agendar uma visita:
Marisa, tudo bem com você?
Quanto aos detalhes daquela proposta, como você mesma disse, esse tipo de negócio é melhor discutir olho no olho, em uma vista pessoal. Por isso, gostaria de passar aí para acertarmos a negociação nesta terça-feira, às 15h.
Tudo bem para você?
Abraços!
Sabia que um bom software de CRM pode ajudar na criação de e-mails para agendamentos comerciais matadores? Pois é, e isso acontece porque essa ferramenta conta com diversas funcionalidades incríveis.
Duas que merecem ser citadas são: o follow up de vendas e o cadastro de clientes com histórico.
Com elas, você conhece registrar todos os clientes, anotar cada uma das interações e não perder nenhuma data agendada.
Assim, mantém o compromisso de entrar em contato no dia e horário marcado e ainda pode oferecer exatamente o que ele quer, no melhor momento.
Sabe o que é melhor? Dá para aproveitar essas e outras funcionalidades gratuitamente. Basta fazer um teste no Agendor para ver na prática o que ele pode fazer pelo seu time de vendas!
4. Utilização da Prova Social para aprimorar o agendamento da visita comercial
Veja o que diz esse princípio:
“Decidimos o que é correto descobrindo o que as outras pessoas acham que é correto.”
Pode parecer difícil usar esse princípio em vendas B2B. Mas, na verdade, as empresas costumam seguir as “maiores” do mercado. Aliás, o benchmarking não deixa de ser uma confirmação disso.
Um modelo de e-mail para agendar visita com esse princípio da persuasão é:
Cara Maria Fernanda,
Como vai?
Dando prosseguimento ao que tratamos em nossa última reunião, queria agendar a visita para apresentar com mais detalhes nosso software de gestão de Recursos Humanos.
Aproveito para te enviar esta reportagem (em anexo) que mostra que 8 das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil usam nossa solução.
Podemos nos reunir nesta terça-feira, às 15h?
Abraço!
5. Reforçando o agendamento com o princípio de Afinidade
Cialdini afirma que:
“Somos mais propensos a sermos influenciados pelas pessoas que gostamos.”
Muitos empresários e gestores corporativos têm alguns “ídolos” empresariais, exemplos que gostam de seguir. Alguns dos mais conhecidos são Bill Gates, Mark Zuckerberg, Elon Musk e tantos outros.
Se você detectar isso em seu cliente, essa pode ser uma forma de tornar seu agendamento comercial por e-mail mais persuasivo.
Confira:
Dr. Tavares,
Em nossa última conversa, o senhor ficou em dúvida se a solução de gestão da informação e do conhecimento da minha empresa seria mesmo relevante para seu negócio. Assim, combinamos de marcar uma reunião para discutir o assunto.
Nesse contexto, gostaria de lembrá-lo de uma frase de Bill Gates, empreendedor que tanto admira: A maneira como você coleta, gerencia e utiliza as informações determina se você vai vencer ou perder.
Então, reunião confirmada para esta terça-feira, às 15h?
Grande abraço!
O que achou desses modelos de agendamento comercial por e-mail, apresentados até agora? Quer algumas orientações sobre outros aspectos de um e-mail, principalmente quando se trata de um e-mail marketing?
Então, confira estas dicas de como criar um e-mail que atenda às necessidades de sua estratégia de marketing digital:
Fonte: NFe.io
6. Estratégia de Escassez no agendamento da visita comercial
Confira este princípio:
“Menos é melhor e perda é pior.”
Esse princípio mostra que quando as coisas são raras, ou estão acabando, são mais valorizadas. E o medo de perder a chance de adquiri-las pode levar as pessoas a tomarem uma decisão.
Veja como usar isso em um agendamento comercial por e-mail:
Beatriz, como vão as coisas?
Olha, preciso marcar a reunião ainda esta semana, de preferência nesta terça-feira. Como te falei, selecionamos alguns de nossos melhores clientes para experimentar esse lançamento com exclusividade.
Ainda restam alguns lotes, mas precisamos bater o martelo o quanto antes.
Às 15h desta terça é bom para você?
Abraço!
>>>> Saiba mais: conquistando clientes por email — tudo o que você precisa saber sobre cold email
Dica extra: mantenha o engajamento em períodos menos movimentados
Manter-se em contato é fundamental para que clientes e leads lembrem de sua solução e mantenham o relacionamento em um bom nível de proximidade, mesmo quando as interações diminuem.
Quer saber como fortalecer esses laços, até em períodos mais calmos como o fim de ano? O Matheus Almeida, SDR no Agendor, compartilha dicas práticas para manter o engajamento ativo e as relações sempre aquecidas:
E aí, o que achou desses modelos de agendamento comercial por e-mail? Já havia usado alguma dessas técnicas de persuasão?
Aproveite e antes de ir embora baixe nosso e-book gratuito com dicas de como superar objeções: como o Agendor pode ajudar você a vencer objeções durante suas negociações.