Como foi a adaptação da empresa durante a pandemia da Covid-19 e a alta da inflação? Se não foi boa, este texto é para você! Afinal, a agilidade empresarial é a mudança de mindset que as companhias precisam ter para sobreviver às mudanças do mercado, especialmente em momentos de crise.
Principais aprendizados deste artigo
- A agilidade empresarial é uma metodologia que busca capacitar uma empresa a se adaptar de forma rápida e eficiente a qualquer mudança e imprevisto.
- O método ágil é importante porque possibilita que a gestão se antecipe a crises; otimize processos e estratégias; desenvolva melhores práticas dentro da equipe; e foque na melhoria contínua ao longo dos anos.
- Para adotar a agilidade empresarial, é preciso que haja acompanhamento de oportunidades, tendências e riscos do mercado e que as operações sejam diversificadas, com mais de um canal de venda e formas de contato com o público.
- Além disso, é importante ser flexível, horizontalizar a liderança promovendo maior autonomia ao time, incluir a agilidade na cultura organizacional, reestruturar processos e estratégias e ter 100% de foco no cliente.
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Aliás, os líderes de todos os tipos de negócios devem criar estratégias e uma base sólida para a empresa se adaptar em situações de necessidade, como pandemia, guerra entre países, alta inflação e outros cenários que afetam diretamente a economia e as formas de consumo.
Diante de imprevistos, o que fazer para melhorar o relacionamento e o atendimento ao cliente perante as mudanças de hábitos de consumo? Como engajar os colaboradores e obter todo o potencial do seu trabalho? Como otimizar os processos operacionais conforme a demanda?
A resposta para todas essas perguntas é simples: com a implementação da agilidade empresarial.
Se você pensa que esse termo se refere apenas à velocidade de adaptação às mudanças, saiba que ele vai muitíssimo além e traz para o mundo corporativo diversas práticas para se adequar a qualquer contexto, sem deixar os imprevistos impactarem seu crescimento.
Para não paralisar diante de situações emergenciais, leia este texto até o final e confira o conceito de agilidade na gestão corporativa, sua importância, exemplos reais e dicas para implementar essa mentalidade na cultura organizacional. Boa leitura!
Qual o conceito de agilidade empresarial?
A agilidade empresarial significa a capacidade que uma companhia tem de se adequar aos contextos adversos. Além de englobar a velocidade da tomada de decisões e execução de um plano para mitigar os riscos e prejuízos, esse termo inclui ainda a adaptação, flexibilidade e cultura organizacional.
Tudo isso 100% voltado para conquistar bons resultados, mesmo com empecilhos no caminho. No fim das contas, o sucesso da aplicação dessa estratégia fornece uma grande vantagem competitiva ao negócio.
Qual a importância da agilidade na gestão empresarial?
Sabe aquela fama das baratas que sobrevivem até o fim do mundo? Bem, essa é a ideia (e a vantagem!) central da agilidade empresarial: tornar os negócios altamente adaptáveis para enfrentar qualquer mudança, tendo o mínimo de impacto em suas operações e na rentabilidade.
A propósito, essa estratégia possibilita que as empresas:
- mantenham sua essência ao longo dos anos;
- realizem um processo de transformação digital mais sólido e eficiente;
- antecipem crises futuras e executem medidas de uma gestão ágil;
- aumentem sua vantagem competitiva no mercado;
- desenvolvam melhores práticas e otimizem processos;
- foquem na melhoria contínua e no crescimento escalável e sustentável, acompanhando as novas demandas.
Exemplos de agilidade empresarial
Separamos dois exemplos de agilidade empresarial divulgados em um artigo da McKinsey, que trata sobre a gestão ágil durante a pandemia de Covid-19 e as consequências dela nas organizações.
Confira para se inspirar e entender melhor como funciona a agilidade no gerenciamento do negócio, bem como seus benefícios!
1. Ampliação da gestão ágil da equipe de TI para toda a empresa
Uma seguradora instalada na Europa já tinha implementado a metodologia ágil em suas equipes de TI e digital. Em 2020, teve a ideia de aplicar esse método em toda a sede, otimizando as operações de setores como marketing, jornada do cliente, preços, produtos e dados, entre outros.
A implementação da agilidade empresarial envolveu equipes multifuncionais e divulgação trimestral de resultados.
Porém, o projeto de transição, que estava estruturado, sofreu um imprevisto: a Covid-19 e a necessidade do home office.
Para contornar esse grande imprevisto, a companhia preparou a jornada de transição online, com uma academia para capacitar os colaboradores de forma escalável.
Com isso, a seguradora aprendeu a:
- investir em conteúdos e experiências de alta qualidade para suas equipes;
- focar na transformação digital para elevar o engajamento;
- utilizar jornadas para criar recursos.
2. Metodologia ágil na cadeia de suprimentos
Outro exemplo compartilhado no artigo foi uma marca de artigos esportivos que adotou a metodologia ágil em grande escala. Em 2020, sua primeira medida foi lançar uma unidade ágil com dez times multifuncionais nos setores de operações e logística.
O objetivo era reestruturar a cadeia de valor do cliente, trabalhando de modo conjunto e colaborativo para que todos os responsáveis da cadeia de suprimentos fossem integrados. Contudo, a parte operacional ficou prejudicada com a pandemia.
Mesmo diante dessa crise, o time não desistiu. Focou na transição de modelo operacional e, depois de três meses, viu os resultados no aumento das vendas e engajamento dos funcionários envolvidos.
Os aprendizados com a implementação do método de agilidade foram:
- ter um modelo operacional transparente com todas as equipes;
- terminar todos os projetos que inicia.
Como implementar a agilidade empresarial na prática?
Se você ficou animado em transformar a sua gestão, é preciso repensar toda a estrutura do setor para adotar essa metodologia. Veja algumas dicas de como implementar a agilidade na empresa!
Tenha visão de mercado
Vá além da reestruturação dos fluxos operacionais e invista tempo e esforço em acompanhar o mercado. Isso inclui novidades e tendências, mas também possíveis crises e cenários adversos que podem se formar.
Essa prática contribui para preparar o negócio ao novo momento com antecedência, adaptar operações e sair na frente da concorrência.
Saiba mais: O que é e como fazer uma análise competitiva de mercado?
Diversifique suas operações
Conheça profundamente o negócio e todas as etapas dos processos executados, além, claro, de entender períodos de sazonalidades que precisam de criatividade para não deixar o faturamento cair.
Uma prática do método ágil é diversificar as operações, com mais de uma linha de atuação. O que isso quer dizer na prática? Descubra onde seu cliente está e tenha mais de um canal de venda para ampliar as oportunidades de negócio.
Seja flexível
Momentos de crise pedem flexibilidade. Senão, o fracasso é iminente. Portanto, ao elaborar o planejamento estratégico, dê espaço para imprevistos e transformações do mercado. Os processos não podem ser engessados.
Com isso, é muito mais fácil se adaptar e reorganizar operações sempre que for preciso.
Continue aprendendo: Sales Agility: como a flexibilidade em vendas pode levar seu negócio ao sucesso
Torne-se um líder participativo
É praticamente impossível que a equipe adote a agilidade se não houver uma liderança participativa e horizontalizada. Já passou o tempo dos colaboradores esperarem ordens do chefe para trabalhar.
Uma gestão ágil permite a autonomia dos funcionários e a liberdade para dar ideias e gerar insights.
Inclua a agilidade na cultura organizacional
A empresa deve respirar uma metodologia ágil! Logo, todos precisam saber a importância desse método e como será aplicado no dia a dia corporativo: desde os empresários até os estagiários.
Reestruture processos e estratégias
A agilidade na gestão necessita de processos e estratégias bem-planejados e alinhados. Mesmo que o foco seja reduzir custos, aumentar a produtividade e enxugar etapas que não agregam valor ao cliente, nunca se esqueça de que o objetivo maior é realizar mudanças sem perder a qualidade dos produtos e serviços.
A ideia é fazer mais, com menos recursos e de forma mais simples, rápida e eficiente.
Tenha 100% de foco no cliente
Para que o negócio seja flexível e apto a realizar mudanças de maneira eficiente e rápida, é indispensável ser centrado no cliente, gerando valor a ele e, ainda, acompanhando o comportamento e os hábitos de consumo.
Com uma ferramenta de CRM, por exemplo, pode-se coletar e integrar diversos dados sobre os consumidores em tempo real. Isso propicia elaborar planos e estratégias voltadas para corresponder às demandas e expectativas, entendendo o que pode ser alterado diante de uma crise local, nacional e/ou internacional.
O apoio da gestão é vital para que a transformação ágil aconteça. Sendo assim, nossa maior dica é: continue estudando e aprimorando seus conhecimentos para ser um líder participativo e pronto para qualquer desafio!
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