Entenda o que é e como a metodologia AIDALA pode ser útil para dar direcionamento às ações de vendas e marketing de sua empresa.
Para aumentar o volume de vendas de qualquer tipo de negócio, muitos empresários e gestores recorrem ao uso de diferentes procedimentos, protocolos e padrões de abordagem e atendimento ao cliente.
No entanto, poucos desses artifícios são voltados para o planejamento de vendas e marketing.
Muito divulgada nos livros de publicidade e propaganda, a metodologia AIDALA mostra-se bastante eficiente para esse tipo de demanda.
Por isso, o post de hoje é dedicado a esclarecer sua ideia principal e como ela pode provocar uma transformação positiva nas vendas de sua empresa. Confira a metodologia AIDALA!
O que é AIDALA?
Podemos classificar a AIDALA como uma espécie de checklist baseada em diferentes estágios de convencimento e retenção de clientes.
Direcionada por dois critérios de posicionamento de marca (o perfil do cliente desejado e como o negócio deve ser percebido por seu público-alvo), a ferramenta é simples e se apresenta no formato de uma planilha com três colunas:
- Etapas;
- Ps priorizados na etapa;
- Decisões e ações a serem executadas.
Em que consiste a ferramenta?
A sigla AIDALA descreve os estágios a serem cumpridos nos processos de vendas e marketing de produtos e serviços:
- A – Ação ou como chamar a atenção do maior número de potenciais clientes
- I – Interesse ou como fazer com que essas pessoas realmente se interessem pelos produtos ou serviços
- D – Desejo ou o que é necessário para que as pessoas queiram comprar
- A – O que fazer para facilitar a aquisição das mercadorias por parte dos clientes
- L – Quais são os fatores que manterão a lealdade do cliente
- A – Apóstolo ou como transformar o cliente em defensor e divulgador da marca
Cada letra destaca acima simboliza uma etapa a ser analisada a partir dos 4 Ps, (Produto, Preço, Praça, Promoções) e quais deles deverão ser priorizados.
Importante lembrar que existe um campo na AIDALA em que deverão constar quais serão as ações e decisões executadas pela empresa em cada etapa a partir dos “Ps” escolhidos.
Por exemplo:
Na etapa de Ação (como chamar a atenção do maior número possível de clientes em potencial), podem ser escolhidos todos os 4 Ps e serem descritas decisões sobre:
- Embalagens atraentes;
- Qual a possibilidade de facilitar as condições de pagamento;
- Quais serão as ações realizadas no ponto de vendas para atrair o público;
- Quais serão as bases das campanhas de marketing.
E como isso pode fazer com que as vendas aumentem?
A metodologia AIDALA serve como uma orientação a respeito do direcionamento do planejamento da sua estratégia de abordagem do potencial cliente, até a fase em que este já está fidelizado e passa a auxiliar na divulgação de seus produtos e serviços.
Isso é feito com foco em pontos específicos e muito estruturados, que lhe permitem ter uma visão ampla sobre o que deverá ser feito para que cada fase da prospecção e retenção de clientes tenha sucesso.
A AIDALA coloca o vendedor no caminho certo para vender mais, a partir de sua própria visão a respeito da empresa.
A metodologia o incentiva a analisar um grande número de possibilidades e realizar um trabalho específico e eficaz sobre cada uma delas.
O resultado disso são campanhas com mais retorno, apresentação de produtos e serviços com grandes diferenciais competitivos sobre a concorrência, mais clientes satisfeitos (que ainda ajudam a divulgar a marca) e, consequentemente, maior lucratividade.
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