Você utiliza aplicativos para vendas externas como seus aliados na rotina comercial? Separamos algumas dicas dessas ferramentas indispensáveis para melhorar a sua produtividade e, consequentemente, seus resultados!
O que você vai conferir:
Principais aprendizados deste artigo
- A tecnologia pode se tornar uma grande aliada para aumentar seus resultados de vendas em tempos de transformação digital.
- Se você quer traçar os melhores trajetos de um cliente a outro, o Google Maps é um aplicativo para vendas externas essencial para utilizar na rotina.
- Com o app CamCard, você pode tanto trocar cartões virtuais, quanto capturar os dados dos que recebeu em formato físico.
- A assinatura de contratos digitais chegou para acelerar o fechamento das vendas e o Clicksign possui não apenas a função de assinatura eletrônica, mas também recursos de automação.
- Entre os 10 apps para vendas externas, o Agendor também possui versão para iOS e Android. E você pode, além de manter o histórico de seus clientes em dia e sempre atualizados, ainda otimizar as suas visitas.
Hoje, grande parte dos vendedores está equipada e pronta para vencer seus desafios com tablets e smartphones. Afinal, a transformação digital nas empresas está mudando o futuro do trabalho e a forma de executá-lo. Assim, cada vez mais a tecnologia estará ao seu lado, para te ajudar!
Por isso, nada mais justo do que tornar esses gadgets ainda mais potentes para os seus negócios decolarem ainda mais rápido.
Por que usar aplicativos para vendas externas?
Você utiliza smartphones e tablets para vencer seus desafios de vendas e conseguir entregar melhores resultados? Se a sua resposta foi não, você deveria repensar suas escolhas.
Afinal de contas, a tecnologia é uma grande aliada dos vendedores de sucesso e permite que eles consigam aumentar seu potencial de resultados.
Unindo smartphones e tablets, o vendedor pode conseguir impulsionar seus resultados, através de aplicativos que ajudam no seu dia a dia de vendas.
Como nós sabemos a grande importância que a tecnologia tem para os processos de vendas nos tempos de hoje, especialmente com o uso de ferramentas como um CRM de vendas, fizemos um compilado dos aplicativos que vão ajudar qualquer vendedor a melhorar seu desempenho nas ruas.
Confira, agora, nossas dicas de aplicativos para representantes comerciais e vendedores externos agilizarem seu trabalho e se tornarem mais produtivos.
10 aplicativos para vendas externas
Dividimos os aplicativos para vendas externas por categorias. Assim, você pode conhecer nossas sugestões em diversas áreas da gestão de vendas.
1. Google Maps
Ok, todo vendedor sabe bem que o Google Maps é um aplicativo para vendas externas essencial na rotina por sua função de traçar os melhores trajetos de um ponto a outro.
Porém, o app vai além e tem outros recursos que podem ser bem valiosos:
- Possibilidade de encontrar negócios locais ao seu redor (excelente, inclusive, para aproveitar o tempo livre para novas prospecções!;
- Facilidade para buscar postos de gasolina, estacionamentos e outros serviços úteis nos seus caminhos;
- Visualização além de mapas, com Google Street View e imagens de satélite – o que ajuda a identificar, de fato, como é uma região pouco conhecida que precisa ser visitada.
Além disso, o Google Maps costuma evitar zonas consideradas perigosas em seus trajetos e “conhece” os caminhos certos mesmo em cidades menores do interior.
2. CamCard
Qual profissional de vendas não vive cheio de cartões de visita recebidos nos bolsos, na pasta, na bolsa, na mochila?
O hábito de trocar cartões, mesmo com a digitalização de muitos dos hábitos da rotina comercial não deixou de ser relevante. Ainda é algo muito útil e que faz parte das reuniões, das participações em feiras e eventos, entre outros.
Mas isso não quer dizer que você não possa levar as informações dos cartões para o mundo digital: com o app CamCard, você pode tanto trocar cartões virtuais, quanto capturar os dados dos que recebeu em formato físico.
Depois, fica tudo acessível para fácil consulta em seu celular, tablet ou computador.
3. Clicksign
Felizmente, a era dos contratos assinados digitalmente chegou para acelerar o fechamento das vendas!
Entre as ferramentas que permitem que isso aconteça, está o Clicksign. Esta solução possui não apenas a função de assinatura eletrônica (inclusive com opção de utilização de certificado digital), mas também recursos de automação. Com eles, é possível gerar contratos de forma automatizada por meio de planilhas ou formulários inteligentes.
Para os times de vendas externas, portanto, um aplicativo que reduz o tempo até o fechamento do negócio e, ainda, otimiza a rotina de tarefas que acontecem além das visitas.
4. Expensify
Se estamos falando de aplicativos para vendas externas, não podemos deixar de citar algum que ajude a lidar com todo o volume de recibos, notas e pedidos de reembolso, né?
Já passou da hora de substituir as planilhas de excel por aplicativos como o Expensify.
O app utiliza a câmera do celular para capturar recibos, identificando automaticamente o nome da loja, a data e o valor de compra e levando todas as informações direto para um relatório de despesas. Também existem funções que ajudam a controlar despesas, como controle de tempo e controle de distância percorrida.
5. Notion
É claro que na lista de aplicativos para vendas externas não poderia faltar um organizador de tarefas. O Notion é um dos apps mais completos para organizar atividades profissionais e pessoais.
Na ferramenta, é possível criar anotações, fazer listas de tarefas, criar documentos colaborativos, entre outras funções. No caso específico de equipes de vendas, o app pode ser utilizado para criar seções com materiais e informações úteis para a rotina de visitas, que podem, inclusive, ser compartilhadas com colegas ou clientes.
Quer entender melhor como funciona o Notion? Confira o vídeo abaixo:
6. Canva
É muito provável que você já tenha ouvido falar do Canva. Basicamente, ele é um editor que permite criar artes sem complicações pelo smartphone ou tablet. No caso dos vendedores, ele pode ser útil para você desenvolver rapidamente peças gráficas e apresentações diferenciadas – e também alterá-las, quando necessário.
Por exemplo, digamos que você precisa atualizar uma apresentação com as informações do cliente antes de uma visita. Com o Canva, é possível fazer isso de forma ágil pelo celular. Além disso, se investir no plano pago, é possível criar templates específicos para a sua empresa.
Abaixo, um vídeo que pode ajudar você a criar a sua primeira apresentação no Canva:
7. Slack
O Slack é um aplicativo de comunicação interna extremamente eficiente e usado por grandes empresas. Entre elas nomes como Nextel, Lyft e Shopify.
Ele pode ser classificado como um chat corporativo, mas cheio de funcionalidades extras que o tornam único.
Além de fechado e mais seguro – pois só entra que for autorizado – ele permite, por exemplo, criar salas exclusivas por áreas ou departamentos e até por projetos. Assim, assuntos específicos podem ser tratados em grupo. Dessa forma, a comunicação é muito mais ágil e transparente.
Ele também permite trocar arquivos com facilidade, marcar pessoas que você quer notificar em uma conversa e guarda o histórico de tudo que foi discutido.
Realmente é bastante útil para coordenar equipes de vendedores externos. Assim, sempre que precisarem de informações, podem contar com a ajuda dos colegas. Por exemplo: pedir um orçamento ou analisar um desconto que o cliente está pedindo.
Assista a este vídeo criado pela Pluga com dicas sobre o Slack:
8. Google Pocket
Ao longo do dia, você abre várias coisas no celular, tablet ou computador e, com a correria da rotina de visitas, nem sempre consegue ver o tal conteúdo com calma naquele momento, não é mesmo?
É justamente para isso que serve o Pocket, um aplicativo do Google que permite que você salve links, fotos e vídeos na internet para olhar depois. E o app permite que você faça isso de várias formas, não apenas pelo navegador do celular.
É possível, por exemplo, compartilhar um link no smartphone e selecionar o Pocket, que, assim, ele vai automaticamente salvá-lo. Quando você entrar no aplicativo, vai estar tudo lá salvo e você pode ir lendo no seu tempo e “organizando” esse espaço, ou seja, favoritando algumas coisas, excluindo outras etc.
Neste vídeo, você pode entender melhor as funcionalidades do app:
9. LinkedIn
O LinkedIn é uma das redes sociais corporativas de maior sucesso. Inicialmente focada em processos de Recursos Humanos e recolocação profissional, o LinkedIn percebeu logo que também seria bastante útil na área de vendas. E realmente se comprovou seu enorme potencial para isso, com o tempo.
Por isso, começou a desenvolver soluções incríveis nessa área de prospecção de clientes. Com elas é possível encontrar leads, qualificá-los, entrar em contato diretamente com eles pela plataforma e até enviar e-mails segmentados.
Além disso, você pode construir sua rede de contatos no LinkedIn, fazendo publicações e participando de grupos de discussão. Dessa forma, você se torna conhecido e respeitado.
Pode, até mesmo, se tornar um influenciador digital. E isso é excelente para quem faz vendas consultivas B2B.
Quer algumas dicas de como usar o LinkedIn para turbinar suas vendas? Então, dê uma olhada em alguns dos posts de nosso blog sobre esse aplicativo social corporativo:
- Saiba como usar LinkedIn para vender e descubra um ótimo caminho para chegar a seus clientes
- Como ser visto no LinkedIn gastando 5 minutos por dia
- Como prospectar clientes no LinkedIn: um bom perfil e engajamento relevante com seus contatos
- Como criar página de empresa no linkedIn e potencializar o relacionamento com clientes
Veja mais esta dica do Thiago Reis para você usar no LinkedIn:
10. Agendor
Você sabia que o Agendor possui versão para iOS e Android? E que você pode, além de manter o histórico de seus clientes em dia e sempre atualizados, ainda otimizar as suas visitas?
O que isso significa? Significa que o Agendor cruza as informações de seus clientes e sua localização e permite que você leve isso em consideração na hora de traçar suas rotas e visitar clientes.
Dessa maneira, você pode otimizar suas visitas, visitando mais clientes, e tornando suas vendas mais produtivas.
Entenda:
Além disso, em nossa mais recente atualização, é possível controlar ainda mais os seus lembretes de tarefas personalizando os horários de notificações por tipo de atividade, tudo em um novo layout desenvolvido para facilitar ainda mais seu trabalho.
Com essas facilidades, o Agendor é um aplicativo que pode ser muito útil para os vendedores conseguirem um melhor desempenho em suas vendas externas.
Além disso, ele conta também com agenda para vendedor, maneiras de fazer o monitoramento de vendedores externos, relatório de visitas e muito mais. Sendo assim, é um excelente app para equipe de vendas e para organizar clientes.
Isso sem falar em seu funil de vendas. Com ele, você tem uma visão geral de todos os negócios que estão em andamento e pode direcionar os esforços da equipe de vendedores externos.
Bom, vale conferir agora o vídeo do Agendor, não é mesmo?
Você já conhecia todos esses aplicativos para vendas externas?
E então, você já conhecia todos os aplicativos para vendas externas que listamos para você?
Se você quer mais dicas de como usar um sistema CRM como aplicativo de vendas externas, então, baixe nosso e-book gratuito: Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais