O banco de dados de clientes é como se fosse o coração da sua empresa. Ele precisa ser cuidado para receber bons contatos e impulsionar estratégias assertivas que melhorem o relacionamento com o público e direcionem as tomadas de decisão de líderes e gestores.
Principais aprendizados deste artigo:
- O banco de dados de clientes é um conjunto de informações sobre tudo relacionado ao cliente e à marca, como seus dados pessoais e perfil, hábitos de compra, interações feitas com a empresa, dados demográficos e de navegação no site etc.
- Investir no desenvolvimento da coleta e do armazenamento de dados de clientes é essencial para orientar as tomadas de decisões e tornar as estratégias de vendas, marketing e atendimento ao cliente mais assertivas.
- Para organizar um banco de dados eficiente, é necessário, antes de tudo, definir um objetivo para ele e os métodos mais indicados de coleta de dados.
- Lembre-se de centralizar todos os dados em um só sistema por meio da integração com ferramentas, segmentar a base de clientes, atualizar regularmente o banco de dados e seguir todas as regras impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Para otimizar o banco de dados já existente, possibilite acesso fácil e ágil a ele, proteja-o com backup, automatize tarefas repetitivas, mantenha os dados de forma independente e contrate sistemas modernos e inteligentes de gestão que integrem outros softwares.
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Ele possui muitas formas de utilização e, por isso, para ser explorado, é preciso ser organizado de acordo com os objetivos da organização.
Mesmo que a sua empresa seja grande e possua um banco de dados volumoso, saiba que é possível estruturá-lo de forma que potencialize as campanhas de marketing e a ação de vendedores por meio do conhecimento aprofundado sobre leads e clientes.
A ideia é orientar a gestão e a tática da equipe de vendas e marketing por dados concretos e em tempo real. Essa é a base de um gerenciamento preciso e eficiente.
Para conhecer toda a potência de um banco de dados bem-estruturado, leia até o final e confira o que é e qual a importância do banco de dados de clientes. E mais: veja dicas para organizar e otimizar a base de contatos da sua empresa!
O que é o banco de dados de clientes?
O banco de dados de clientes é um conjunto de informações sobre o perfil, os interesses, as interações e os hábitos de compras de um consumidor. Ele inclui ainda dados demográficos, de navegação no site e sobre o negócio B2B, como setor de atuação, quantidade de colaboradores, faturamento, soluções oferecidas etc.
Ele pode ser montado em planilhas, porém, o método mais eficiente para usar todo o potencial dos dados de clientes é reuni-los e gerenciá-los em um software de CRM.
Principais características do banco de dados de clientes
- Possibilidade de gerenciar uma grande quantidade de contatos.
- Garantia de segurança e credibilidade nos dados gerados.
- Possuir backup periódico.
- Ter facilidade de acesso.
- Os dados devem ser independentes, associados e sem predominância entre si.
Qual a importância do banco de dados de clientes?
A maior importância do banco de dados é orientar as tomadas de decisões e estratégias corporativas principalmente das equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente. A precisão das informações colhidas evitam que gestores façam escolhas por achismos ou intuição. Ele possibilita uma gestão mais assertiva e realista.
Por que ter banco de dados de clientes?
Veja mais motivos de por que ter um banco de dados de clientes na sua empresa:
- permite que as equipes conheçam profundamente seus leads e clientes e possam definir seu perfil de cliente ideal para se comunicar com as pessoas certas;
- agiliza a busca por dados, o que demoraria horas ou dias se fosse usada uma planilha;
- torna a segmentação de clientes muito mais precisa, otimizando as campanhas por e-mail marketing;
- possibilita um melhor gerenciamento do funil de vendas;
- personaliza a comunicação com sua base de contatos;
- permite a integração de sistemas e ferramentas, como as de automação de marketing;
- possibilita a automatização de tarefas manuais e rotineiras, como preenchimento de cadastro de clientes;
- fornece maior riqueza para planejar ações de atrair, conquistar, reter e fidelizar clientes;
- facilita e agiliza o trabalho da equipe de atendimento por fornecer dados de forma rápida e eficiente, como histórico de compras e interações realizadas com a marca.
Como organizar o cadastro de clientes no banco de dados?
Para organizar o cadastro de clientes no banco de dados é necessário seguir algumas medidas fundamentais, como:
Confira mais dicas sobre cada uma delas!
1. Determine um objetivo para o banco de dados
Antes de começar a desenvolver, de fato, o seu banco de dados, é essencial entender o porquê ele está sendo criado. Por que a empresa precisa dele? Em que ele vai ajudar?
Crie um propósito para ele e compartilhe com todos os envolvidos. A finalidade pode ser desde melhorar a experiência do cliente até pesquisar as regiões e os produtos/serviços mais rentáveis e pensar em estratégias para vender ainda mais.
Não se esqueça de que o objetivo é apenas o primeiro passo. Desenvolva-o em um planejamento com metas e prazos de tarefas necessárias para elaborá-lo e mantê-lo atualizado.
2. Defina a forma da coleta de dados
Pensa só: os dados surgem durante qualquer interação de um lead com seu site, suas redes sociais, seu blog e suas equipes de vendas, marketing e atendimento. Por isso, é necessário focar em quais serão os meios de coletá-los.
Isso é definido justamente após a determinação do objetivo para entender quais métodos serão mais eficientes.
Algumas formas de coleta de cadastro de cliente para o banco de dados são:
- inbound marketing: para baixar um e-book ou qualquer outro material é preciso que o lead preencha um formulário de cadastro;
- entrevistas com clientes;
- questionários enviados por e-mails: uma dica é oferecer alguma recompensa como sorteio, conteúdo rico e exclusivo ou descontos para ter o maior número de respostas;
- pelo Google Analytics ou outra plataforma de análise;
- pelas redes sociais, como o Instagram Insights;
- ferramentas de automação de marketing;
- softwares de gestão de vendas, como o sistema de CRM.
3. Centralize os dados em um só local
Outra forma de organizar os dados de clientes da empresa é fazer integrações entre ferramentas e sistemas e acessar tudo de um único local. O sistema de CRM possui diversas integrações possíveis, por exemplo, e mostra tudo em seu software, fornecendo relatórios ricos e completos.
Entenda mais: Como integrar ferramentas pode ajudar a vender mais
4. Segmente os clientes
Um dos melhores métodos de otimizar e organizar a base de contatos é segmentá-la. Isso ajuda a encontrar dados de forma mais rápida e precisa.
Por isso, determine quais serão os critérios de categorização e classifique todos os dados relevantes, como nome do cliente, empresa, setor de atuação, cidade, quantidade de colaboradores, e-mail, comportamento de compra e etapa na jornada do cliente.
A partir disso, é possível encontrar as estratégias certas para guiar cada lead e cliente pelo funil de vendas, focando na fidelização a longo prazo.
5. Atualize regularmente o banco de dados
É de extrema importância que a base de contatos seja atualizada constantemente, de forma inteligente, focando apenas nas informações relevantes para não sobrecarregar o banco de dados.
Essa prática ajuda a reduzir custos, sem necessidade de garantir maior espaço de armazenamento, além de aumentar a produtividade e a assertividade de campanhas de marketing e abordagem de vendas.
Para deixá-lo sempre organizado e atualizado, limpe regularmente o banco de dados e identifique erros para eliminá-los, como dados obsoletos, falhas humanas com erros de digitação, dados duplicados etc.
Por fim, destacamos a necessidade de cumprir integralmente as regras e as normas determinadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Estude a legislação e entenda como tratar os dados colhidos e respeitar a segurança e a privacidade dos seus leads e clientes.
Leia também: A importância do cadastro de clientes: veja 4 motivos para manter um cadastro perfeito!
Como otimizar os dados de clientes da empresa?
Se você já coleta informações e utiliza o sistema de CRM e outras ferramentas de gestão e controle, saiba que os dados de clientes podem ser otimizados de diversas formas:
- possibilitar um acesso fácil e rápido aos dados, realizado por qualquer dispositivo;
- proteger o dados com backup;
- automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, como o preenchimento do cadastro de clientes no CRM que aparece direto no ERP;
- os dados precisam ser independentes e sem predominância entre si;
- contrate sistemas modernos e inteligentes, como ótima capacidade de processamento em tempo real e possibilidade de ser escalável a médio e longo prazo.
Por fim, não deixe de enviar pesquisas de satisfação, enviar conteúdo ricos gratuitos, criar perguntas nas redes sociais, entre outras medidas para se aproximar mais do clientes e entender suas necessidades, seus desejos e sua satisfação com a marca.
Vamos colocar todas essas dicas sobre dados de clientes em prática? Faça agora uma demonstração gratuita do CRM do Agendor e veja como ele potencializa a gestão comercial e ajuda a definir processos operacionais eficientes e rentáveis!