A apresentação de uma startup pode mudar para sempre sua história.
Deve ser por isso que a maioria dos empreendedores sentem um frio na barriga quando escutam a palavra “pitch”, não é mesmo?
No entanto, fazer uma apresentação de uma startup não precisa ser esse bicho de sete cabeças que imaginamos.
Se você seguir os direcionamentos corretos, com certeza fará um pitch matador aos investidores e oportunidades de negócios incríveis baterão na sua porta.
Para te ajudar com isso, separamos 7 passos vitais para que você possa montar uma apresentação encantadora e mudar o rumo do seu negócio. Boa leitura!
Antes de tudo: o que é uma apresentação de uma startup?
Quando falamos sobre apresentação de uma startup, também usamos o termo pitch, ou até startup pitch. Já ouviu esses nomes?
Pitch é um dos termos que se tornaram populares conforme as startups foram conquistando seu espaço no mercado. Ele se refere a uma apresentação breve e direta sobre sua empresa e tem como objetivo chamar a atenção investidores, podendo também ser utilizado como uma estratégia de vendas para conquistar novos clientes.
A apresentação deve ser rápida, tendo uma duração que vai de 30 segundos a, no máximo, 10 minutos. Mas, na verdade, isso depende muito de onde e para quem você apresentará seu pitch. Caso você o apresente em um evento, certamente os organizadores te informarão previamente sobre sua duração. E cumprir esse tempo é parte do jogo para conquistar os investidores!
Se traduzirmos a palavra pitch para o portguês, temos a palavra “arremesso”, o que pode definir muito bem a apresentação de uma startup: o arremesso (bem certeiro e rápido) de sua ideia ou dos seus produtos e serviços em direção à audiência, na esperança que tenham interesse suficiente para “pegá-lo”.
Qual a importância de uma apresentação de uma startup?
Não basta apenas ter uma boa ideia. É preciso expô-la! Como diz David Beckett, mentor de discurso do TEDx e coach internacional de pitch: “grandes ideias precisam de uma voz”.
Um bom startup pitch pode mudar completamente o rumo do seu negócio, seja na conquista de grandes clientes, ou de investidores.
Como resultado, seu negócio pode impactar vidas, gerar empregos, e mudar a visão do mercado em relação a uma dor.
Por isso, é fundamental conhecer sua solução, seu público e seus diferenciais para que seja possível montar um pitch irresistível.
Assista à palestra de David Beckett sobre como fazer o pitch perfeito:
Como fazer uma apresentação de uma startup?
Com base no passo a passo do especialista David Beckett, vamos entender agora como fazer uma apresentação de uma startup irresistível.
No entanto, antes de tudo, é importante ter em mente que o startup pitch deve ser breve, logo, não perca tempo se apresentando demais ou abordando pontos que não são relevantes no momento, como mesmo quando criança você já tinha um espírito empreendedor, por exemplo.
É preciso ir direto ao ponto, chegar com o pé na porta.
Então, depois de dizer o seu nome e o que você faz, siga os seguintes passos:
1. Dor e ganho
Se pergunte:
- Qual problema sua solução resolve?
- Qual é a dor do seu público e como você pode saná-la?
Aqui, você pode usar técnicas como storytelling para construir uma narrativa, engajar o público, e mostrar a eles os impactos negativos desse problema afeta na vida do seu público.
Os seus interlocutores precisam “sentir” essa dor e se identificar com os efeitos desse problema para enxergar valor na sua solução.
Se você está apresentando um novo projeto de startup, exponha para sua audiência também quantas pessoas são impactadas por este problema, para que seja possível ter uma noção de tamanho de mercado e saber se ele é promissor.
Agora, se você tem seu negócio já no mercado, traga alguns números ou depoimentos de clientes que comprovam o sucesso de seus produtos e serviços, aplicando o gatilho de autoridade no seu pitch.
Veja também: Desvende os gatilhos de vendas: como captar a atenção do cliente e vender mais
2. Produto/serviço e protótipo
O importante aqui é, basicamente, explicar como seu produto ou serviço funcionam.
Se você trabalhar com um produto físico, leve-o e o mostre como poderá ser utilizado para solucionar essa dor. Caso sua solução seja em Saas, como um software de CRM, por exemplo, insira algumas telas da ferramenta na apresentação também.
3. Diferencial
Se já existem soluções como a sua no mercado, o que a difere da concorrência? É a tecnologia utilizada? Os benefícios? A acessibilidade?
Exalte o que é único no seu modelo de negócio e porque, dentre várias opções, as pessoas devem escolher a sua solução.
4. Dados e estatísticas
Contra fatos, ou melhor, contra dados não há argumentos. Portanto, utilize de números ou pesquisas para fortalecer seu caso.
Para te ajudar, responda essas questões:
- Como está a tendência do mercado em relação ao problema que você resolve?
- Você já teve algum cliente piloto?
- Quais foram seus resultados?
Um CRM é a ferramenta ideal para monitorar indicadores de vendas da sua startup:
Atenção: se você estiver apresentando sua solução para possíveis clientes, você pode pular para o passo 7.
Agora, se você está montando uma startup pitch em busca de investidores, continue a leitura!
5. Modelo de negócio
Neste passo, você precisa expor seu plano de ação.
Como você atrairá clientes? Qual será seu preço? Como funcionará seu faturamento? Em outras palavras: como as pessoas pagarão pelo seu serviço?
Mostre aos investidores como você poderá, por meio do seu faturamento, escalar seu negócio e fazê-lo crescer.
Para contribuir com este quinto passo, sugiro fortemente a leitura desses dois artigos do nosso blog:
- Tudo o que você precisa saber sobre mínimo produto viável: o que é, para que serve, importância, como testar e exemplos reais
- Break even: Entenda o que é ponto de equilíbrio para o seu negócio
6. Investimento
Este é um passo importante para uma apresentação de uma startup que tem como objetivo conquistar novos investidores.
Exponha como você tem investido seu próprio dinheiro na sua solução até agora (ou se houve rodadas anteriores de investimento) e quais foram os retornos até então.
O que os investidores precisam saber é:
- Qual o valor do investimento que você espera receber?
- Qual será a porcentagem do negócio negociada em troca desse investimento?
- Quais objetivos você pretende alcançar com esse investimento?
- Quais são suas expectativas?
7. Time
Mostre para os investidores como você estruturou os esforços do seu time em seu negócio. Qual será o tamanho da sua equipe? Qual o diferencial desses profissionais? Quais habilidades e competências serão necessárias?
8. Chamada para ação
Bom, o mais complicado já passou. Agora basta terminar seu startup pitch com um pedido ou uma provocação que faça a audiência tomar uma atitude.
Essa técnica se chama call-to-action. Temos um artigo bem detalhado em nosso blog que pode te ajudar a construir um CTA poderoso! Confira: Call to action: o que é e como convencer o usuário em 4 dicas práticas
Ficou claro como fazer uma apresentação de uma startup? Pronto para fazer um pitch encantador?
Como vimos, é preciso ter um plano de ação bem definido para impressionar futuros investidores. Isso significa que eles precisam entender também como você atrairá clientes para a empresa.Para isso você precisa montar uma estratégia assertiva! Portanto, não deixe de baixar nosso eBook gratuito: Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados