Você escreve um e-mail de apresentação perfeito. A mensagem mostra os benefícios e os diferenciais da sua solução para o potencial cliente e tem um CTA forte e direto. Porém, quando chega a hora de criar o texto para a linha do assunto de cold mail, você trava, sem saber o que fazer. Já passou por essa situação?
Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂
Principais aprendizados deste artigo:
- O assunto do cold mail define se os destinatários abrem ou não suas mensagens. Pesquisas mostram que 30% das pessoas consideram o campo no momento em que recebem um e-mail comercial.
- Usar gatilhos mentais, como urgência e prova social, logo no assunto do e-mail cria um senso de relevância para a mensagem, incitando a leitura.
- Ao criar o assunto do e-mail de apresentação, use o nome do destinatário, números e faça perguntas. Estes elementos personalizam o campo e atiçam a curiosidade.
- Além de criar assuntos de cold mail arrasadores, invista em outras estratégias para atrair mais contatos. Aprenda como no nosso guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados!
Casos como este podem ser mais comuns do que imagina. Porém, a verdade é que muitos vendedores não dão a devida atenção ao assunto do cold mail por o considerarem um elemento de pouca importância.
Contudo, a realidade não é esta, afinal, a linha de assunto é crucial para uma boa taxa de abertura e o aumento da conversão em vendas. Pensando nisso, que tal aprender como escrever um assunto de cold mail que chame a atenção?
Neste artigo, explicamos a importância do elemento para o sucesso da sua estratégia e ainda damos dicas do que colocar e exemplos para se inspirar.
Boa leitura!
Por que o assunto de cold mail é tão importante?
Escrever um assunto de cold mail que chame a atenção é importante, pois este é o primeiro elemento com o qual os destinatários têm contato ao receber as mensagens. Logo, influencia muito a taxa de abertura.
Na prática, um bom assunto pode fazer com que mais pessoas leiam seu e-mail de apresentação, enquanto um assunto genérico faz com que esses mesmos contatos marquem seu endereço como spam.
E isso é comprovado, viu? Dados do Super Office dizem que 30% das pessoas abrem os e-mails considerando a linha de assunto.
Já o Gitnux mostra que, caso o assunto não traga relevância ou cause certa desconfiança, 60% dos destinatários marcam a mensagem como spam.
Então, como evitar esses problemas e aumentar suas taxas de abertura? Afinal, o que colocar no assunto do e-mail de apresentação para chamar a atenção dos contatos e aumentar a conversão? Veja algumas dicas de ouro a seguir!
O que colocar no assunto do e-mail de apresentação?
O conteúdo do cold mail deve conter informações relevantes para que o destinatário se interesse em abrir a mensagem. Para isso, use técnicas de copywriting para criar textos mais persuasivos. Na linha de assunto, explore gatilhos mentais — como prova social ou autoridade — para chamar a atenção do lead.
Você também pode abordar as dores e as necessidades do contato, demonstrando conhecimento sobre o potencial cliente e explicando que sua empresa está preparada para ajudá-lo, bem como citando os benefícios que ele pode receber.
Em outras palavras, escrever um pequeno resumo do conteúdo e, ao mesmo tempo, ser intrigante o suficiente para despertar a curiosidade ou desejo é uma boa ideia.
Além disso, existem alguns elementos que, quanto usados no assunto do e-mail, chamam mais atenção, aumentando as taxas de abertura da mensagem. Confira logo abaixo quais são!
O que colocar no assunto do e-mail para chamar atenção?
Para chamar a atenção no assunto do cold mail, você deve usar:
- nome do destinatário;
- dados numéricos;
- palavras-chave para a empresa;
- perguntas;
- senso de urgência.
Veja mais detalhes a seguir!
1. Nome do destinatário
Nada como um cold mail personalizado para fazer o potencial cliente se sentir especial. Isso pode ser feito logo na linha de assunto se você usar, de primeira, o nome do destinatário para trazer mais personalização.
Esse cuidado mostra que você pesquisou sobre o contato antes e que escreveu o e-mail pensando nele — e não apenas que enviou a mesma mensagem para 100 pessoas diferentes.
Por exemplo: [Nome do lead], tenho uma proposta para você!
2. Dados numéricos
Lembra que falamos sobre autoridade para chamar a atenção no assunto do cold mail? Você pode alcançar este objetivo usando dados numéricos. Porém, não são números aleatórios, e sim informações comprovadas no corpo do e-mail.
Os números atraem o olhar durante a leitura e ainda atiçam a curiosidade dos destinatários para saber o que está por trás dos dados apresentados.
Por exemplo: Solução que aumentou em 30% os resultados de empresas no seu setor
3. Palavras-chave para a empresa
Um assunto chamativo para cold mail também precisa usar as palavras-chave certas. Ou seja, termos relevantes para sua empresa — ou solução — alinhados com o conteúdo da mensagem.
Para ficar mais claro, certifique-se de que o assunto esteja relacionado com o corpo do e-mail e que contenha palavras fortes e que incentivem a abertura.
Por exemplo, se você está falando sobre o aumento de produtividade via sua solução, pode usar, como palavras-chave, os termos: produtividade, desempenho, resultados, dessa maneira: Posso ajudar a potencializar o desempenho da sua equipe?
>>>> Veja quais termos usar em: 25 palavras-chave para vender em um “passe de mágica”
4. Perguntas
Quando vemos uma pergunta, a primeira reação costuma ser buscar uma resposta, concorda? Por isso, usar questões na linha de assunto de cold mail costuma ser uma estratégia bem efetiva para chamar a atenção dos destinatários.
Entretanto, fique atento para fazer questões pertinentes e não genéricas. Aproveite para trazer um dado interessante na pergunta, mas não fale tudo. A intenção é que o destinatário fique curioso e clique no e-mail para descobrir a resposta.
Por exemplo, evite: Oi, tudo bem?. No lugar, use: Como as maiores empresas de [segmento do lead] otimizam sua gestão?
5. Senso de urgência
Por último, use o senso de urgência para criar a sensação de que o destinatário precisa abrir o e-mail naquele exato momento ou perderá uma oportunidade ou benefícios únicos.
No entanto, evite ser muito alarmista. A intenção não é criar pânico ou assustar o lead, apenas incentivá-lo a clicar na mensagem. Portanto, não use palavras com conotação muito negativa ou que ordenem o contato.
Você deve sempre sugerir a leitura rápida, explicando — em pouquíssimas palavras — os motivos para isso.
Por exemplo: Vence em 5 dias: condição especial que consegui para a sua empresa
>>>> Aprenda como usar este gatilho mental em: como criar senso de urgência no seu cliente e vender mais rápido
Exemplos de assunto de cold mail para diferentes situações
Gostou de ver nossas dicas do que colocar no assunto do e-mail para chamar atenção? Então, que tal conferir alguns exemplos práticos de assuntos de cold mail que você pode usar como inspiração ou adaptar para a sua estratégia de prospecção?
A seguir, separamos 16 modelos para você usar em diferentes casos, como apresentação a um novo cliente, convite de parceria e identificação dos decisores da empresa do cliente.
Vamos conferir?
1. Apresentação
- Como a [nome da sua empresa] ajudou seus clientes a [algum benefício concreto]?
- Nossos clientes conquistaram [um benefício] e você também pode
- A [nome de um cliente] adotou a [sua solução] e [benefício conquistado]
- Como a [nome de um cliente] cresceu X% no último ano?
2. Convite
- [Nome do lead] esta é sua oportunidade para testar [sua solução]
- Confira como a [sua solução] pode [um benefício prático]
- [Nome do lead], que tal acabar [um problema que sua solução resolve]?
- Convite: teste [sua solução] gratuitamente por [prazo do período de teste]
3. Identificar decisores
- Oi, [nome do contato], você pode ajudar?
- [Nome do contato], preciso da sua ajuda
- Olá, [nome do contato], tenho uma pergunta para você
- Oi, [nome do contato], você tem uns minutinhos para conversar?
Percebe como não é tão difícil criar um assunto de cold mail que converta? Na prática, você precisa apenas ficar atento às dicas que apresentamos neste artigo para usar os elementos que chamam a atenção dos destinatários e soltar a criatividade.
Ressaltamos, ainda, que você deve sempre acompanhar a taxa de abertura — quantas pessoas leram o e-mail — e de resposta — quantas responderam à mensagem, viu?
Essas duas métricas servem como termômetros para a estratégia de cold mail, indicando se as táticas adotadas estão no caminho certo ou se precisam ser revistas.
Para finalizar, indicamos assistir à gravação do nosso webinar: prospecção ativa e gestão dos contatos.
No material, você confere dicas de como encontrar e convencer mais clientes, garantindo que suas ações de cold mail tragam os resultados esperados: mais vendas!