Nada mais desagradável que fazer um atendimento ao cliente por telefone e notar que ele está extremamente insatisfeito e desconfiado de que sua empresa não vai resolver sua solicitação.

Principais aprendizados deste artigo:

  • É importante ouvir o cliente e deixar que ele sinta que está sendo ouvido, por isso, não o interrompa. Fale apenas depois que ele explicar toda a situação. No entanto, deixe-o saber que você está prestando atenção, diga “sim, entendo”, “certo”.
  • Após entender a situação, esclareça quais são os próximos passos que devem ser seguidos para solucionar o problema do cliente.
  • Um roteiro de atendimento ao cliente por telefone ajuda a orientar os profissionais sobre cada etapa que deve ser cumprida. Para fazer um, estude profundamente seu público, escolha o tom de voz e a linguagem, estruture todo processo de atendimento, tenha frases prontas e acompanhe os feedbacks do público.
  • É importante manter contato com o cliente e deixá-lo informado de todo o progresso da negociação. Entenda como organizar seu atendimento da melhor forma possível.
  • Para entender sobre o cliente e contextualizar melhor a negociação, é extremamente válido que você busque por mais informações e alimente seu CRM. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.

Esse é um problema muito comum. Porém, a boa notícia é que existem maneiras de evitar isso e conseguir retomar a boa fé do cliente em seu negócio, fidelizando-o e fazendo-o voltar a comprar da empresa.

Na verdade, pesquisas mostram que um atendimento ruim aos clientes pode ter efeitos bastante negativos para qualquer negócio.

Para ajudar você a evitar isso, selecionamos 10 dicas de atendimento ao cliente por telefone que são um verdadeiro manual de boas práticas. E ainda dicas e exemplos para oferecer um serviço de alto nível.

Confira!

Como deve ser o atendimento ao cliente por telefone?

O atendimento ao cliente por telefone deve acontecer de forma empática e cordial, seguindo o roteiro oferecido pela empresa para orientar o atendente em cada dúvida ou problema. Além disso, é fundamental se apresentar corretamente, entender a situação, mostrar-se interessado em ajudar e manter o cliente informado a todo momento.

Além dessas dicas, veja como deve ser o atendimento ao cliente por telefone com práticas que precisam ser obrigatoriamente seguidas pela sua equipe!

Saiba como deixar um cliente confiante e certo de que sua empresa vai solucionar sua solicitação!

1. Apresente-se corretamente

Já aconteceu de você ligar para o atendimento ao cliente e não entender o nome do atendente?

Isso é bastante desagradável. Por isso, é muito importante pronunciar seu nome com clareza, o nome da empresa e uma frase de incentivo, do tipo:

– Como posso ajudar?

2. Entenda a situação

Seu cliente quer ser ouvido! Deixe-o falar. Faça anotações se necessário, mas nunca o interrompa.

Se ele der sinais de impaciência e nervosismo, deixe ele desabafar.

Só depois que ele parar, faça perguntas e certifique-se de entender completamente a situação relatada, mostrando compreensão, empatia e vontade de ajudá-lo.

3. Dê sinais de que está acompanhando

O famoso “hum-hum”, seguido de alguns “claro” e “entendo…”, de vez em quando, são importantes para demonstrar ao cliente que você está seguindo seu raciocínio e prestando atenção no que ele fala.

Não deixe o cliente achar que você está fazendo outra coisa enquanto ele explica os detalhes da situação.

4. Demonstre interesse em ajudar

Uma dica de atendimento ao cliente por telefone é certificar-se de que o cliente percebeu seu interesse em ajudar.

Mesmo que seja algo difícil e complexo, em que o consumidor tenha que fornecer uma série de informações, ou que você tenha que consultar outras instâncias, mostre que isso não são desculpas para “enrolá-lo”.

Deixe claro que é um procedimento que precisa ser seguido para que ele seja bem-atendido e o problema resolvido.

5. Anuncie claramente o que vai fazer

Com tudo bem-entendido, é hora de dar as instruções do que o cliente deve fazer ou anunciar o que você vai fazer, assim como técnicos da empresa, por exemplo.

Mostre um passo a passo de cada etapa, as consequências de cada um e como isso vai levar a resolução da situação e em quanto tempo, aproximadamente.

6. Se o cliente não tiver razão, seja ainda mais educado

Em alguns casos, durante o atendimento ao cliente por telefone, fica claro que ele não tem razão e que a empresa não poderá ajudá-lo.

É hora de ser empático. Isto é: se colocar no lugar dele e tentar descobrir como explicar isso da melhor forma.

Em algumas organizações, se o cliente insistir, existe um procedimento padrão de transferir para um supervisor. Verifique como isso funciona em seu negócio.

Veja alguns posts de nosso blog que falam sobre empatia:

7. Se houver algum atraso, avise o cliente

Depois de tudo encaminhado e o processo de resolução da solicitação em andamento, imprevistos podem acontecer.

Nesse caso, notifique imediatamente o cliente.

Mesmo que você esteja fazendo um atendimento ao cliente por telefone, pode solicitar permissão para enviar notificações por e-mail, SMS ou WhatsApp, por exemplo, e avisá-lo que ocorreu um imprevisto.

Faça isso antes que ele reclame novamente!

8. Mantenha o cliente informado dos progressos

Não só no caso de imprevistos, mas mesmo se as coisas estiverem indo bem, manter o cliente informado de como os passos estão se desenrolando vai deixá-lo mais confiante e menos ansioso.

Mais uma vez, notificações por e-mail, SMS e WhatsApp, se possível, são bastante eficientes.

Em alguns casos, como em remessa de produtos, é possível até passar um link de rastreamento.

Verifique com quais dessas funcionalidades sua empresa conta para deixar o cliente sempre a par da situação.

9. Quando tudo for resolvido, avise ao cliente

Nada melhor que dar uma boa notícia ao cliente!

Portanto, quando tudo estiver solucionado, entre em contato e passe a excelente novidade para ele!

Capitalize esse momento a favor da empresa.

10. Faça pesquisa de satisfação ao final do atendimento

Como saber se o atendimento ao cliente por telefone está realmente sendo eficiente?

O ideal é fazer uma pesquisa de satisfação ao final da última ligação de forma automatizada, com uma gravação que pede para o cliente digitar números correspondentes a notas.

Porém, se sua empresa não contar com isso, é possível solicitar o e-mail do cliente e enviar um questionário de satisfação, por meio de formulários eletrônicos de plataformas gratuitas, como o próprio Google Forms, por exemplo.

Veja também: Questionário de atendimento ao cliente: 10 perguntas para usar

Como fazer um roteiro de atendimento ao cliente por telefone?

Para que essas dicas sejam realmente eficazes no dia a dia do seu negócio, a chave é ter um time de atendimento de alta performance. Além de ser treinado constantemente, receber feedback regular e dar sua opinião sobre a empresa e o trabalho, ele precisa se orientar por um roteiro, chamado também de script.

A ideia não é fazer um roteiro de atendimento ao cliente por telefone rígido, mas flexível para servir como base durante o trabalho dos profissionais.

Ou seja, a qualquer momento e hora do dia, o atendente tem um documento com o passo a passo do que deve ser feito, como e quais responsáveis podem ajudá-los em cada situação.

E como fazer um bom script de atendimento ao cliente? Veja!

  1. Estude seu público e conheça suas necessidades, expectativas, hábitos e comportamentos.
  2. Defina a linguagem e o tom de voz que devem ser usados conforme o perfil do cliente e a essência da marca.
  3. Estruture todas as etapas do atendimento, como apresentação, confirmação de dados, motivo da ligação, levantamento de dados no sistema, escolha das soluções, como resolver e finalizar a ligação, e envio da pesquisa de satisfação.
  4. Tenha frases prontas para cada etapa: “Antes de prosseguir, preciso confirmar alguns dados de cadastro”; “Quando aconteceu o problema?”; “Tentou resolver sozinho?”.
  5. Acompanhe os atendimentos realizados, motivos mais comuns e os resultados das pesquisas de satisfação e, se for preciso, atualize o roteiro e faça melhorias.

Aprenda mais: Como fazer um fluxograma de atendimento ao cliente passo a passo

Exemplos de atendimento ao cliente por telefone

Para você entender de uma vez por todas que o atendimento pode oferecer uma experiência ótima ao seu cliente, deixamos alguns exemplos de empresas que usam o CRM do Agendor para organizar seus processos internos.

A Virtvs, por exemplo, melhorou bastante seu processo de vendas e atendimento, que antes era feito com diversas planilhas do Excel de forma confusa e sem integração. Ou seja: se o cliente ligasse para a empresa, o atendente tinha que abrir várias planilhas para confirmar dados e registrar o chamado.

Pedro Paulo Barbosa, fundador e presidente da Virtvs, disse:

“Estou gostando muito do Agendor. Consigo ter uma visão tanto geral quanto minuciosa sobre o que está se passando na área de Seleção de Novos Membros (Vendas) e na de Cultivo de Membros Felizes (Atendimento).”

Já outro exemplo de atendimento ao cliente por telefone e outros canais é do Grupo Luz, que teve melhora significativa no tempo de resposta ao cliente e no controle de todos os chamados recebidos. 

Segundo Kauê, sócio do Grupo Luz:

“Podemos enviar emails e copiá-los no próprio sistema, onde todos os funcionários têm acesso e podem ver as atualizações de cada negócio a qualquer momento.

É um software que auxilia na área de vendas, fornecendo um acompanhamento de todo o processo da construção da venda, além de maior dinamismo ao processo de atendimento.

Conseguimos analisar melhor o “corpo” de atendimento, com respostas rápidas do Agendor em relação aos relatórios e tarefas. Temos o feedback do cliente rapidamente.”

Também quer transformar sua gestão e o seu atendimento ao cliente? Entenda como os recursos e automatizações do CRM do Agendor contribuem para sua empresa! Faça agora um teste gratuito da nossa ferramenta B2B.Além disso, continue estudando para aprimorar suas técnicas! Baixe grátis nosso e-book Como organizar atendimento ao cliente com 5 materiais TOP e cases de sucesso.