A gestão do atendimento B2B mudou. Considerando o alto nível de complexidade das vendas no setor, é preciso oferecer mais do que um suporte rápido e eficiente para se destacar.
Para alcançar o sucesso, o foco é conquistar a confiança do cliente, se fazer presente ao longo da jornada e ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Principais aprendizados deste artigo:
- O atendimento B2B tem o objetivo de fornecer suporte e assistência a outras empresas, sejam clientes ou prospects.
- O processo de atendimento deve garantir que as necessidades e as expectativas das empresas clientes sejam completamente atendidas por meio de uma interação positiva e satisfatória.
- É preciso ensinar seu cliente a trabalhar com seus produtos ou serviços. Para isso, é recomendável ter um processo de pós-vendas ou onboarding de clientes bem estruturados.
- Pesquisas de satisfação, atendimento proativo e visitas técnicas ajudam a acompanhar a experiência do cliente, a fim de saber se ele realmente percebe benefícios em seus produtos e serviços.
- Além disso, você pode ficar de olho em chamados e feedbacks feitos diretamente aos seus canais de atendimento. Saiba como utilizar os feedbacks em: Guia prático | Como transformar o feedback dos clientes em vendas
Hoje, o atendimento B2B reativo, em que se atende a chamados do cliente para resolver problemas, não é mais o suficiente. Inclusive, esperar que o consumidor reclame para só então satisfazer suas necessidades é uma postura ultrapassada.
O ideal é se antecipar e correr para solucionar qualquer demanda antes mesmo que ele peça.
E como fazer isso?
Por meio do customer success, ou sucesso do cliente, conjunto de atividades que garantem que o negócio do seu cliente extraia o máximo de resultados que sua solução proporciona a ele.
A rotina de CS contribui para aumentar a percepção de valor em relação à sua solução, tornando o cliente mais propenso a permanecer fiel.
Incrível, concorda?
Neste post, explicamos o que caracteriza esse tipo de suporte, apresentamos dicas de como fazer o atendimento B2B e implantar uma cultura de sucesso do cliente em sua empresa. Para ficar por dentro de tudo, é só ler o texto até o final.
O que é atendimento B2B?
O atendimento B2B diz respeito aos processos de suporte e assistência em vendas que acontecem de uma empresa a outra. O objetivo é garantir o atendimento das necessidades das empresas clientes por meio de uma interação positiva e satisfatória.
Assim como no atendimento ao cliente convencional, o B2B usa diversos canais, adaptados às necessidades e preferências das empresas.
Esses canais incluem:
- telefone;
- e-mail;
- redes sociais;
- WhatsApp;
- atendimento presencial;
- chatbot.
Ficou claro o que é atendimento B2B, certo? Agora, que tal nos aprofundarmos um pouco mais no conceito de customer success?
Extra: se você quiser desvendar o conceito de vendas B2B para ampliar seus conhecimentos no segmento, confira nosso artigo: Vendas B2B: 19 dicas para vencer no business to business
O novo atendimento ao cliente B2B: o que é customer success?
Se a sua solução não for capaz de entregar valor ao cliente, ele desistirá dela. Para evitar a perda, certifique-se de que ele esteja tirando o melhor proveito do que você oferece. Portanto, caso não use corretamente os seus produtos ou serviços, você deve ensiná-lo a fazer isso.
Tendo isso em vista, além de acompanhar a implementação e oferecer treinamentos para que os usuários se adaptem à novidade, é importante monitorar seus primeiros passos.
Sim, essa passa a ser mais uma responsabilidade de quem faz vendas B2B.
5 dicas para fazer um bom atendimento B2B e encantar seus clientes
Garantir a satisfação do consumidor nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, preparamos 5 passos que vão ajudar a colocar em prática o conceito de customer success e otimizar o seu atendimento ao cliente B2B.
Confira!
1. Venda só para quem realmente precisa de você
Não se iluda: fechar uma venda forçada para um cliente que, na verdade, não precisa do seu produto ou serviço é um erro, além de eticamente duvidoso.
Você tem muito a perder com a prática.
Para começar, o cliente pode desistir da compra antes de pagar todas as parcelas, por exemplo, o que significa que as entradas não ocorrerão.
Além disso, muitas vezes, existe um custo de retirada da solução, com o qual você terá que arcar.
Por fim, o mais grave: o cliente pode passar a fazer críticas e difamar sua empresa no mercado.
Hoje, com a abrangência das mídias sociais, o risco de uma venda mal feita se transformar em um “case viral” que afeta gravemente sua marca é real.
Por isso, antes de vender algo que talvez não seja exatamente o que o cliente precisa, pense duas ou três vezes.
- Talvez você também se interesse por este post: Churn Rate: sinal de alerta para a perda de clientes
2. Faça o onboarding de clientes
Você fez a venda consultiva com perfeição e tem certeza de que o cliente se beneficiará muito de seu produto ou serviço. Só tem um detalhe: ele sabe usá-lo corretamente? Vai tirar o máximo proveito da solução?
Esse é um ponto decisivo para a satisfação do cliente B2B!
Para aumentar suas chances de sucesso, você precisa ensiná-lo a trabalhar com o produto ou serviço. A etapa de treinamento também faz parte do atendimento B2B, como uma boa prática de gestão do relacionamento.
Inclusive, o processo deve acontecer de uma forma organizada, por meio do onboarding de clientes.
Ele pode incluir até visitas ao seu negócio, ou a outros clientes, assim como palestras, treinamentos, acesso a um EAD (ensino a distância) e tudo mais que puder fazer seu cliente tirar os melhores resultados do que comprou, o quanto antes.
3. Monitore o uso de sua solução
Agora, é preciso ficar de olho e saber se o cliente realmente está fazendo o seu melhor.
Quem trabalha com softwares SaaS (acessados pela nuvem e fornecidos como serviços pagos mensalmente), por exemplo, pode saber se o cliente usa corretamente as funcionalidades do sistema, e, se perceber que não, já entra em contato com o cliente.
Porém, quem vende produtos como equipamentos ou matérias-primas, não consegue fazer isso tão facilmente. Neste caso, é preciso usar outras formas de acompanhamento, como:
- pesquisas de satisfação;
- atendimento proativo;
- guias e materiais de apoio;
- visitas técnicas.
4. Faça pesquisas de satisfação
Se a tecnologia permite fazer pesquisas on-line com baixo custo, precisão e agilidade, por que não fazer isso com seus clientes?
Google Forms, Typeform e MindMiners são algumas das plataformas para realizar pesquisas on-line.
Fazer pesquisas de satisfação regularmente é uma forma prática de descobrir se seu cliente percebe valor em seus produtos ou serviços.
Além disso, você pode ficar de olho em chamados e feedbacks diretamente em seus canais de atendimento. Se um cliente começa a ter muitos problemas, é hora de fazer uma visita e ajudá-lo a operar a solução com mais eficiência.
- Dica de conteúdo complementar: Questionário sobre fidelização de clientes: defina objetivos claros
Nessa mesma linha, o infográfico abaixo traz mais 5 técnicas de pós-vendas para aprofundar o relacionamento com seus clientes:
5. Crie um banco de boas práticas e treine seus clientes
Estude seus clientes de sucesso e descubra como usam os produtos ou serviços da sua empresa.
Colecione cases e crie um manual de boas práticas baseado no sucesso desses clientes e compartilhe com os demais.
- Confira também este post: Como deve ser o atendimento ao cliente, segundo especialistas
Atender bem é fazer o cliente atingir seus objetivos
As vantagens de uma boa gestão de atendimento ao cliente B2B são muito grandes, principalmente quando se garante o seu sucesso.
Confira alguns dados:
Fonte: WA Consultoria Comercial
O infográfico acima apresenta as vantagens de uma boa gestão de atendimento ao cliente, incluindo:
- aumento na taxa de retenção;
- crescimento da receita;
- mais chances de indicação;
- alto valor de um cliente leal para a empresa.
O relacionamento B2B se baseia na confiança de que sua empresa faz tudo que pode pelo cliente. Como resultado, o consumidor atinge os objetivos definidos em seu planejamento estratégico.
Por isso, além do atendimento tradicional, focado em resolver problemas, pratique o atendimento proativo, o customer success. Você verá que essa é a melhor maneira de reter clientes e que suas vendas B2B também vão aumentar.
Quer mais dicas de atendimento B2B? Então, baixe nosso KIT gratuito: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente
Perguntas frequentes sobre atendimento ao cliente B2B
O atendimento ao cliente B2B (Business to Business) é caracterizado pela prestação de serviços ou suporte de uma empresa para outras. Ou seja, trata-se de uma relação comercial em que ambas as partes envolvidas são organizações.
Ao abordar o cliente B2B, você deve ajudá-lo a alcançar seus objetivos comerciais. Para isso, é importante conhecer a empresa e suas necessidades, a fim de direcionar seu discurso e demonstrar o valor da solução de forma clara e transparente.
Para encantar o cliente B2B, conquiste sua confiança por meio da compreensão, da oferta de um atendimento ágil e personalizado, da boa comunicação e da demonstração de comprometimento com suas necessidades.
É assim que se supera expectativas no mercado e se constrói relacionamentos de longa data.
O bom atendimento é aquele que ajuda o cliente a atingir seus objetivos. Logo, uma boa estratégia envolve saber o que o cliente espera da sua empresa, desenvolver um bom diálogo, se colocar à disposição para sanar todas as suas dúvidas e, é claro, coletar feedbacks regularmente, a fim de entender o que melhorar.