As atividades de team building são práticas, exercícios e eventos com o objetivo de melhorar o engajamento dos membros de uma equipe, otimizar a comunicação entre os profissionais e estimular a colaboração mútua. 

Por isso, têm o poder de mudar totalmente a forma de trabalho e interação dos times.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O objetivo das atividades de team building é fortalecer os laços entre os colaboradores, a fim de melhorar o desempenho e a interação entre as equipes.
  • Investir em estratégias de team building ajuda a construir uma equipe de vendas de sucesso, com profissionais mais engajados e focados no cumprimento dos objetivos da companhia.
  • As atividades de team building acontecem em diversos formatos, como jogos, dentro ou fora do prédio da empresa, e até mesmo no modelo 100% digital.
  • Para ver se as estratégias de team building dão resultados, é fundamental saber o que analisar no desempenho dos times. Para aprender mais sobre o assunto, baixe nosso guia gratuito sobre KPIs de vendas
  • Um bom software de CRM também auxilia na construção de times de sucesso. Faça um teste grátis no Agendor e veja como a ferramenta ajuda.

Para aproveitar cada vez mais todos os benefícios que a tecnologia e a comunicação em nuvem trazem para a produtividade no trabalho, a prática de atividades de team building é o caminho de muitas empresas.

Isso porque as relações interpessoais podem, e devem, ser cultivadas sempre para potencializar ainda mais os resultados que um time integrado e coeso traz para o seu negócio.

Além disso, o team building é uma forma de desenvolver a liderança no trabalho, pois sem líderes competentes, não existem times fortes.

Neste artigo, trouxemos conceitos e definições de team building, suas vantagens e benefícios, além de alguns exemplos de atividades e jogos para aplicar em sua empresa. Alguns podem durar poucos minutos, outros se estendem por alguns dias.

Confira também em nosso blog: “5 dos melhores TED talks de vendas: assista, aprenda, use em seu negócio

O que é team building?

O team building envolve o uso de atividades práticas em grupo, de caráter lúdico e interativo, para fortalecer os laços entre os membros de uma equipe ou entre diferentes times na empresa. Como resultado, os colaboradores se tornam mais engajados, capazes de trabalhar em equipe e de atingir resultados consistentes e colaborativos.

Ao “jogarem” juntos, os participantes desenvolvem relações mais reais e interações mais dinâmicas, o que transforma as experiências em aprendizados muito mais efetivos e duradouros, e traz à tona uma verdadeira viagem de autoconhecimento emocional.

Aqui, você vê alguns ótimos exemplos de atividades e jogos de team building para treinamentos.

Antes, vale destacar que a formação de um grupo e sua coesão em busca de resultados segue uma dinâmica — e este modelo inspira uma série de atividades.  

Confira este infográfico:

atividades de team building

Veja mais sobre este assunto no artigo: “5 dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar

Atividades indoor de team building

1. Ação quebra gelo: 2 verdades e 1 mentira

Esta é uma ação bem simples, que pode durar apenas 30 minutos, a depender do tamanho da equipe, e ajuda as pessoas a se conhecerem melhor.

Cada integrante da atividade indoor de team building escreve em uma folha de papel, sem que os outros vejam, duas verdades sobre sua vida e uma mentira, assinalando qual é a frase falsa.

Depois, um voluntário começa a ação, lê as três frases e o grupo tem que descobrir qual é mentira. A atividade continua até que todos leiam suas folhas.

A dinâmica é muito interessante porque as pessoas descobrem coisas sobre seus colegas de trabalho que nem imaginavam e, por outro lado, entendem o que as pessoas pensam sobre elas.

2. Ação de integração com o ambiente de trabalho: qual a cor do meu grampeador?

Os participantes se reúnem em uma mesa ou sala e o facilitador tem uma lista preparada previamente com perguntas como:

  • Qual a marca do micro-ondas da copa?
  • Quantas cadeiras tem a sala de reunião?
  • Qual a cor do carpete do departamento de vendas?
  • Quantos aparelhos de ar condicionado tem no setor de TI?

É interessante notar como os colaboradores tentam descobrir em grupo as respostas de algumas perguntas, mas percebem que não chegam a um consenso. 

Isso ocorre porque não conhecem muitas coisas de seu próprio ambiente de trabalho, um local onde passam muitas horas de suas vidas.

Dica! Confira o artigo “10 filmes de motivação e liderança para a força de vendas

Jogos de team building

1. Promover a comunicação e o diálogo: a torre da Babel

Para este jogo de team building, tenha cerca de 10 peças coloridas de lego (ou outro jogo semelhante) para cada participante. De preferência, peças iguais ou de formatos iguais.

Assim, se são seis participantes, o ideal é ter 60 peças de lego, e o objetivo é que todos construam em conjunto uma torre de legos.

Porém, cada integrante do jogo de team building recebe uma folha secreta, que não pode mostrar aos demais, com as instruções de como construí-la, por exemplo:

  • Participante 1: sua torre deve ter quatorze andares de altura.
  • Participante 2: sua torre deve ser construída com blocos azuis e brancos.
  • Participante 3: sua torre deve ser construída com blocos azuis, brancos e vermelhos.
  • Participante 4: sua torre deve conter pelo menos 20 blocos.
  • Participante 5: sua torre deve ter três sequências separadas de três blocos vermelhos.
  • Participante 6: a terceira linha da sua torre deve ser azul.

Na verdade, nenhuma das instruções impede que as outras se realizem, e os participantes terão que escutar o que os outros têm a dizer para a torre ser completada conforme as instruções de todos, sem falhas.

Existem diversas maneiras de capacitar sua equipe, saiba mais aqui: “Escolha o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos

Veja também essas dicas de como engajar um vendedor que desanimou:

2. Trabalho em equipe: desarme a bomba

Você precisa de uma área grande e alguns materiais para realizar este jogo de team building:

  • uma garrafa plástica de água mineral de cinco litros, fechada e ainda com água. O ideal é que tenha uma alça na lateral ou na tampa;
  • Uma corda de cerca de 15 metros de comprimento;
  • fita adesiva para marcar o chão;
  • dois cabos de vassoura.

Delimite uma área com a fita, como um quadrado, que impeça os participantes de se aproximarem a menos de três metros da bomba. No caso, a bomba é a garrafa plástica de água.

No outro extremo da sala, crie uma “área de segurança” pequena, mas de tamanho suficiente para se colocar a “bomba”, a cerca de 10 metros de distância da outra área.

O objetivo é que a equipe transporte a bomba até a área de segurança com a corda, sem tocar na garrafa com as mãos ou com qualquer outro objeto, nem deixar o item tocar no chão fora da área delimitada.

Os cabos de vassoura podem posicionar a corda na “bomba”, mas não transportá-la ou empurrá-la, e nem devem tocá-la — só de leve, por acidente.

Além disso, é proibido se aproximar a menos de um metro da bomba após tirá-la da área demarcada.

O jogo exige muita paciência, resiliência e, principalmente, coordenação, pois as pessoas nas diferentes extremidades da corda devem trabalhar em estreita parceria.

Você tem o desafio de comandar um time de jovens profissionais? Então, baixe  agora o e-book: Como liderar uma equipe comercial formada por Millennials

3. Aprendendo a delegar: a mascote do time

Os participantes deste jogo de team building se dividem em dois grupos.

Em um deles, no time 1, cada participante recebe a seguinte folha de instruções para fazer a cabeça de um cachorro de origami:

atividades de team building

Fonte: Catraca Livre

O time 2 recebe apenas uma folha de papel em formato quadrado e uma caneta, para desenhar os detalhes da figura, mas nunca vê a folha de instruções.

Depois de aprender como fazer a cabeça do cachorro, cada participante do time 1 se posiciona atrás de cada integrante do time 2, sentado em uma cadeira com uma mesa em sua frente.

O objetivo de cada integrante do time 1 é passar instruções verbais para o seu companheiro no time 2 fazer a cabeça do cachorro.

Entretanto, eles não podem tocar o papel ou no colega do outro time, fazer desenhos, indicar locais com o dedo ou, é claro, mostrar a folha de instruções.

Da mesma forma, os integrantes do time 2 não devem conversar entre si nem olhar para o trabalho dos outros.

Conforme este jogo de team building se desenrola, as pessoas notam como é difícil passar instruções para uma outra pessoa, mas se divertem bastante com os resultados das dobraduras de seus colegas.

Atividades outdoor de team building para empresas

Eventos de team building reúnem uma série de ações e atividades para empresas em um dia inteiro, ou em vários deles.

No modelo outdoor, as dinâmicas ocorrem fora do ambiente de trabalho, em um sítio, clube, hotel ou mesmo em um resort. O ideal é que as atividades de team building sejam integradas e temáticas.

Em um evento de team building de um único dia, por exemplo, costuma-se marcar um horário no qual os funcionários se reúnem na empresa e seguem para o local do evento em um transporte fornecido pela companhia.

O objetivo deste evento é fomentar a colaboração e despertar nas pessoas o entendimento de que a liderança não é inata, mas pode se desenvolver.

Normalmente, a atividade outdoor de team building é mais cara e demanda infraestrutura. Inclusive, na maioria das vezes, o auxílio de uma organização especializada faz diferença.

1. Atividade de team building: mapa perdido

Essa dinâmica pode acontecer no próprio transporte e é muito simples.

Um facilitador, vestido com uma roupa que lembra a de um guarda florestal, recepciona a todos e entrega seus crachás (uma pequena bolsa plástica com um cordão para colocar no pescoço).

Depois de cada um se sentar, ele explica que o time está prestes a viver uma aventura na mata, que o transporte já estava a caminho, mas que, em determinado ponto, ao chegar próximo do local, a pessoa que tinha o mapa para chegar ao evento se perdeu.

Porém, por sorte, pedaços do mapa estão dentro dos crachás de cada um, e se encaixam como um quebra-cabeças, e o desafio é montar o mapa com todas as peças.

Só há um problema: todos devem continuar sentados e com os cintos afivelados, por questões de segurança.

Para ajudar a montar o mapa, suas peças são magnéticas (com ímãs de geladeira) e o facilitador disponibiliza uma prancha metálica (sem bordas salientes e emborrachada) ao grupo.

Assim, os participantes desenvolvem habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança, além de tornar o trajeto até o sítio ou hotel fazenda mais agradável.

2. Evento de team building: tirolesa

Antes de partir para a atividade de campo, realize algum dos jogos propostos acima para motivar ainda mais o grupo.

Ao chegar ao local, é hora da tirolesa. Quem conduz a dinâmica são instrutores especializados que ensinam o grupo a usar o equipamento necessário, como o capacete e as normas de segurança.

O grupo segue para o local da tirolesa, onde está a instalação. Os participantes sobem em uma plataforma (com uma altura razoável, de cerca de seis metros) com ajuda do instrutor, e deslizam pela corda por aproximadamente 30 ou 50 metros, até o local de “pouso”, no chão, onde outro instrutor os ampara.

O que acontece, normalmente, é que algumas pessoas, mesmo com toda a segurança demonstrada pelos instrutores, têm receio de realizar a descida.

Assim, voluntários entram em cena e os mais destemidos logo cumprem a tarefa.

Conforme os mais receosos se recusam a executar o desafio, o instrutor avisa que o grupo só será liberado para o almoço se todos descerem pela tirolesa.

Imediatamente os demais participantes passam a incentivar os receosos, se oferecem para acompanhá-los, sobem na plataforma com eles, cantam músicas de incentivo, falam sobre a segurança dos equipamentos, entre outras atividades.

Evidentemente, ninguém é obrigado a fazer a tirolesa se não quiser, mas o objetivo é mostrar ao grupo que todos podem se ajudar em situações difíceis e o que, para alguns parece fácil, para outros pode ser uma questão de superação.

Na hora do almoço, mesmo que alguém não tenha coragem de descer a corda, obviamente todos farão a refeição. Porém, é possível criar algum tipo de “punição” simbólica, como não ter sobremesa ou ter que comer sem usar faca (apenas com garfo e colher).

3. Evento de team building: travessia do lago

A atividade ocorre em uma piscina grande, ao menos semiolímpica (25m), mas o ideal é que seja em um pequeno lago de águas calmas.

Lembre-se de que todos devem usar coletes salva-vidas e que um guarda-vidas profissional precisa estar presente.

Um certo número de botes infláveis pequenos, com capacidade para duas pessoas cada, está na margem do lago onde se encontram os participantes.

O número de botes deve ser de aproximadamente 1/5 do número de pessoas envolvidas na travessia e deve haver, no mínimo, dois botes.

Acontece que os botes não têm remos — todos estão do outro lado do lago, sendo dois remos para cada bote. Além disso, quando os botes retornam da outra margem, só podem ter um remo, mas quando se dirigem a essa ponta, podem ter dois.

Não é permitido cruzar o lago a nado. Se alguém cair do bote ou retornar para a margem de onde partiu, o bote deve voltar e buscar a pessoa.

Assim, a equipe deve preparar uma logística em que, em primeiro lugar, os botes são conduzidos até a outra margem sem ajuda de remos.

Depois, ao trazer um remo de volta de cada vez para recolher os demais participantes, deve pensar se vale a pena deixá-lo na margem de partida para recolher outro do lado oposto.

Assim, na próxima viagem, terão dois remos para usar em cada bote (somente na ida, afinal, na volta sempre se permite apenas um).

A atividade não é recomendada para grupos muito grandes.

Do outro lado do lago, onde todos os participantes tentam se reunir ao final da atividade, uma belíssima mesa de jantar, estilo luau, os aguarda — mas a celebração só começa quando todos chegam.

Como você viu, estes exemplos de eventos de team building com atividades outdoor podem ser bem complexos, mas igualmente motivadores. São ações que ficam para sempre na memória e, se a empresa tiver os recursos, vale a pena realizar.

É possível implementar opções mais simples, ao escolher as atividades e jogos de team building que comentamos no início do artigo.

Outra opção é intercalar com jogos esportivos tradicionais, como futebol, vôlei e até videogames.

Algumas atividades de team building temáticas podem durar alguns dias, incluem desafios como caça ao tesouro, desvendar mistérios e até jogos de negócios, com empresas simuladas competindo entre si para dominar o mercado.

Atividades de team building on-line

O que fazer para motivar os colaboradores caso a sua empresa trabalhe de forma parcial ou totalmente remota?

Não se preocupe, pois também separamos algumas atividades on-line de team building para fortalecer a sua equipe!

A gestão de times remotos, em especial a adaptação de equipes de vendas remotas, se tornou um desafio para os gestores após a popularização do modelo.

Assim, alguns exemplos de atividades aplicadas à distância são:

  • caça ao tesouro: com ferramentas como Google Maps e dicas para guiar os participantes até o destino;
  • desafios de culinário: com plataformas de videoconferência, como o Google Meet;
  • oficina de criatividade: com os mesmos recursos de conversação à distância.

Motive os colaboradores individualmente com o Funil dos Sonhos!

Além de conhecerem a importância do trabalho em equipe, reforçada pelo team building, é importante que os vendedores se motivem de forma individual.

Para ajudar nessa missão, apresentamos o Funil dos Sonhos, uma ferramenta que conecta os objetivos dos vendedores aos da empresa, ao mostrar as atividades de vendas diárias a realizar para alcançá-los.

Veja, no vídeo abaixo, as inspirações que nos levaram a formular o Funil dos Sonhos:

Agora que você sabe o que é team building, que tal fortalecer ainda mais suas características de liderança de times? 

Baixe nosso e-book gratuito e domine o assunto: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas.

Perguntas frequentes sobre team building

O que é team building?

Team building é o termo usado para definir atividades práticas, lúdicas e interativas que têm o objetivo de fortalecer o relacionamento entre membros de uma mesma equipe ou entre os times de uma empresa. A ideia é ter profissionais mais engajados e colaborativos.

O que são atividades de team building?

As atividades de team building são jogos, dinâmicas e exercícios presenciais ou virtuais feitos em grupo. A ideia é que melhorem a comunicação entre os membros da equipe, construam relacionamentos interpessoais mais fortes e potencializem o engajamento

Quais os benefícios do team building?

Os principais benefícios do team building são: melhorar a comunicação, estimular a colaboração mútua, motivar os profissionais, destacar pontos fortes e gerar oportunidades para conhecer e ajustar os pontos fracos, desenvolver habilidades interpessoais, aprimorar o clima organizacional, estimular a criatividade individual e coletiva.

Quais são os benefícios das atividades de team building?

As atividades de team building são benéficas para melhor a relação de trabalho entre membros de uma mesma equipe, e entre eles e outros times da empresa. O recurso também é bastante vantajoso para a integração de novos funcionários, a resolução de conflitos e a preparação dos profissionais para desafios futuros.

Atividades de team building podem ser eficazes para equipes remotas?

Sim! As atividades de team building também são eficazes para equipes remotas. Para isso, deve-se utilizar uma boa plataforma de videoconferência, considerar o fuso horário dos participantes, definir horário de início e fim das dinâmicas, e informar se há necessidade de materiais extras para os jogos, como papel, caneta, lápis de cor e outros.