Descobrir como aumentar a taxa de abertura dos e-mails de vendas é uma ótima estratégia para fechar bons negócios na sua empresa. Quer entender por quê? Porque esse é um dos principais canais que os brasileiros usam como base para tomarem suas decisões de compra.

Segundo o relatório Global Messaging Engagement, de 2023, 77% dos entrevistados afirmaram que fizeram algum tipo de aquisição a partir de um conteúdo recebido por e-mail. 

Quer uma fatia desse percentual também? Então, veja sete dicas que ajudarão a aumentar a taxa de abertura dos e-mails que você e seu time enviarem!

Principais aprendizados deste artigo

  • Aprender como vender por e-mail ajuda a abrir caminho para diversas oportunidades de negócios, pois esse é um dos melhores canais para apresentar seus produtos e/ou serviços ao público-alvo da sua empresa.
  • O assunto do e-mail é uma das partes mais importantes, pois é a frase usada neste campo que desperta, ou não, o interesse do destinatário em abrir a mensagem.
  • É preciso pensar também em outros detalhes, como o endereço eletrônico de disparo, a facilidade de abertura em diferentes dispositivos e o CTA
  • Acompanhar a etapa da jornada de compra que o lead/cliente está também é essencial para segmentá-lo e enviar o conteúdo certo por e-mail. Então, entenda o que é funil de vendas: entenda na prática neste eBook gratuito

O que é taxa de abertura de e-mail?

É a métrica que aponta quantos e-mails enviados pela sua empresa foram abertos pelos destinatários (leads e clientes). Trata-se de um indicador importante para saber se a estratégia de venda está dando certo e se tem potencial de gerar conversões.

Entender a definição é até fácil. A dúvida que muitos gestores têm é: “o que seria uma boa taxa de abertura de e-mail?

A resposta para a pergunta é: depende. Para chegar ao percentual ideal, é preciso considerar uma série de fatores, como:

  • ramo de atuação;
  • tamanho da empresa;
  • produto e/ou serviço comercializado;
  • perfil do seu público-alvo.

Sobre esse último ponto, a pesquisa que citamos falou que o e-mail é uma das bases preferidas dos brasileiros para tomarem decisões de compra, lembra-se? 

Pois bem, é importante explicarmos que essa predileção tem a ver com a faixa etária,  destacando-se entre os chamados “baby boomers” (26% da preferência), mas não entre millennials (20%) e geração Z (18%). 

Logo, dependendo do perfil , a taxa de abertura pode não ser tão alta. 

Apesar dessas variáveis, há um parâmetro geral que você pode considerar para começar análise:

  • acima de 20%: excelente;
  • entre 10% e 20%: bom;
  • entre 6% e 10%: normal;
  • abaixo de 6%: ruim.

Dica de leitura: “20 dicas para criar o melhor e-mail comercial [+ exemplo]

Como calcular a taxa de abertura de e-mails?

Quer saber em qual desses percentuais está a taxa de abertura de e-mails de vendas da sua empresa? Basta utilizar a seguinte fórmula:

Taxa de abertura (%) = e-mails abertos / (e-mails enviados – e-mails rejeitados) * 100

Vamos de exemplo!

Suponhamos que seu time de vendas tenha enviado 100 e-mails esta semana. Desses, 60 foram abertos e 15 rejeitados. Fazendo as contas, temos:

  • taxa de abertura (%) = 60 / (100 – 15) * 100
  • taxa de abertura (%) =  70%

Tem outra fórmula que você também pode usar para calcular a taxa de abertura de e-mail:

Taxa de abertura de e-mail = (número de e-mails abertos / número de e-mails enviados) * 100

Para este exemplo, consideramos 150 e-mails enviados e 80 abertos. Então:

  • taxa de abertura de e-mail = (80 /150) * 100
  • taxa de abertura de e-mail = 53%

Simples, não?

Como aumentar a taxa de abertura dos e-mails de vendas? 7 dicas!

O resultado da sua conta não foi o esperado? Então, veja como aumentar a taxa de abertura dos e-mails de vendas a partir destas sete dicas realmente eficazes!

1. Atente-se ao assunto

Uma das primeiras informações que o destinatário lê é o título do e-mail. Inicialmente, essa pequena frase é tudo o que você tem para despertar o interesse do lead ou cliente para abrir a sua mensagem. Então, pense em um título irresistível!

Explore gatilhos mentais de vendas como urgência e escassez, e evite criar frases muito longas para não “quebrarem” visualmente e atrapalhar sua estratégia.

Considere que, quanto mais curioso o assunto e-mail, maior tende a ser a taxa de abertura — só não deixe de manter o profissionalismo, combinado?  

2. Aprimore seu endereço eletrônico

Outra dica para aumentar a taxa de abertura dos e-mails de vendas é ter um endereço eletrônico profissional e que transmita  credibilidade, porque essa é  outra informação que o destinatário avaliará antes de abrir a mensagem.

Com tantos golpes virtuais por aí, as pessoas estão cada dia mais atentas e evitam clicar em mensagens que desconhecem. 

Por isso, você só deve enviar e-mails de vendas do seu endereço eletrônico comercial. E, somado a isso, pense em um bom termo antes do “@empresa.com.br” que facilite sua identificação e chame a atenção de quem está recebendo a mensagem.

Pode ser, por exemplo, joaovendedor@empresa.com.br, ou outra nomenclatura similar de acordo com as regras de comunicação da companhia.

3. Otimize o e-mail para dispositivos móveis

Mais de 160 milhões de brasileiros têm telefone celular, segundo dados do IBGE divulgados no site IstoÉ Dinheiro em 2023. Obviamente, o dispositivo é usado para diversas tarefas no dia a dia — e abrir e-mails é uma delas.

Para não perder esse público, otimize suas mensagens para serem abertas corretamente em smartphones, e não se esqueça de considerar tablets e outros dispositivos também.

4. Segmente sua lista de contatos

Uma técnica para ajudar a entender como aumentar a taxa de abertura dos e-mails de vendas que não pode faltar é a segmentação. Consiste em agrupar os leads/clientes a partir de interesses comuns, como dados demográficos, idade, interesse, histórico de compras, entre outros.

Ao aplicar essa estratégia , fica mais fácil enviar conteúdos direcionados, que realmente são interessantes e geram valor para quem lê.

Sobre essa prática, temos um artigo que ajudará muito você. Não deixe de ler! “Listas de e-mail: 6 formas de segmentar sua lista de clientes no CRM” 

5. Descubra os melhores horários de envio

Imagine chegar no seu trabalho às 8h da manhã de uma segunda-feira e se deparar com mais de 50 e-mails na sua caixa de entrada. 

Com certeza, você só dará atenção àqueles cujos assuntos parecerem importantes e os demais se perderão na sua tela, não é mesmo? Pois acredite, as chances de o seu lead/cliente agir assim também são altas! 

A questão do título, nós já explicamos como resolver em uma das dicas sobre como aumentar a taxa de abertura dos e-mails. 

Agora, para complementar, é importante que você descubra  quais são os horários que seu público-alvo está mais propenso a ler mensagens. Uma ótima forma de descobrir é testando, conforme explicaremos a seguir.

6. Faça testes A/B

O teste A/B, que também costuma ser chamado de teste de divisão, consiste na criação e no envio ao público de duas versões de um mesmo conteúdo. O objetivo dessa estratégia é descobrir qual alternativa gera mais conversões. 

No caso dos e-mails, você pode testar títulos, botões de CTA, linguagem, horário de envio, entre outras possibilidades. 

7. Mantenha uma frequência de disparos

Fechando a nossa lista de dicas sobre como aumentar a taxa de abertura dos e-mails, precisamos chamar a sua atenção para a frequência de disparos desses conteúdos. 

Lembra-se das mensagens que se perderam segunda-feira de manhã? A sua pode estar entre elas e comprometer o resultado da sua estratégia. Por isso, é importante enviar mais de um e-mail para o mesmo contato.

Porém, cuidado para não ser insistente demais. Isso porque essa prática pode levar o destinatário a cancelar a inscrição, ou fazer seus e-mails cair na caixa de spam. 

Como saber a quantidade certa? Considere a etapa do funil de venda que seu alvo está, faça testes e mensure os retornos.

Agora que você conheceu todas essas dicas, a melhor forma de descobrir se darão certo na sua empresa é colocá-las em prática! Se necessário, faça ajustes até chegar ao formato ideal para alcançar o seu público-alvo.

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