Sem exagero: existem muitas formas para aumentar os resultados de vendas de uma empresa.
Principais aprendizados deste artigo:
- Para aumentar as vendas de uma corretora, é preciso observar a atuação dos corretores, as tendências de mercado e, principalmente, as práticas de gestão de equipes que estão sendo aplicadas.
- O marketing de conteúdo é uma das maneiras de atrair mais clientes e de ganhar credibilidade e autoridade no segmento, no meio digital.
- O acompanhamento de indicadores é uma ação crucial para aumentar as vendas de uma corretora de seguros. Conheça os principais KPIs de vendas em: Guia: KPIs de Vendas
- Uma das formas de vender mais seguros pode ser praticada facilmente no dia a dia: o uso do WhatsApp Business.
- O sistema de CRM, integrado ao WhatsApp, ajuda os corretores a ganhar velocidade nas vendas pelo aplicativo. TESTE GRATUITAMENTE o Agendor e conheça a nova integração com o WhatsApp Web!
Isso porque as vendas são tão complexas, que é impossível ter uma receita clara e universal para que os números cresçam de maneira consistente.
Vender é um dos principais desafios de uma organização, e este processo envolve muito estudo, pesquisa, treinamento e alinhamento.
Dentro de cada aspecto que contorna as atividades de vendas, como recrutamento de vendedores, desenvolvimento do processo de vendas, capacitação e atendimento ao cliente, existem muitos elementos que podem ser aprimorados, para que assim, mais oportunidades de vendas sejam geradas.
Então, se você quer saber como aumentar as vendas de uma corretora de seguros, você chegou ao lugar certo!
Neste artigo, apresentamos 14 alternativas de práticas que você pode utilizar para elevar seus resultados, desde as atividades diárias de vendas, até a gestão de equipe.
Fique conosco e não perca nenhuma dica!
Boa leitura!
Como aumentar as vendas de uma corretora de seguros?
Sem mais delongas, vamos ao que interessa. A seguir, você conheça 14 maneiras diferentes atrair mais clientes para sua corretora:
1. Estude o mercado
Você tem observado as movimentações do setor? Quais são as tendências? O que os segurados têm exigido das corretoras?
É essencial que você saiba responder essas perguntas, e para isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado.
As pesquisas de mercado o ajudarão a manter-se em dias com o setor, antecipar necessidades e ajustar suas estratégias de vendas para que sejam mais assertivas quando colocadas em prática.
Por ser um setor tradicional, é normal que as corretoras não tenham o hábito de estudar o mercado, mas isso pode ser fatal.
Existem oportunidades de vendas ocultas nestes movimentos do segmentos, e você pode estar perdendo-as simplesmente por não olhar para o ambiente externo e observar as possibilidades de melhorar seus resultados.
2. Identifique o seu ICP
O ICP (Ideal Customer Profile, em português, perfil de cliente ideal), é uma ferramenta de marketing que agrupa as características que representam o cliente que possui mais chances de fechar negócio com você.
Mapear o seu ICP é uma das etapas da construção de um processo de vendas que são mais determinantes para o seu sucesso.
Quando você entende quem é o seu ICP, suas campanhas e estratégias de vendas e marketing possuem um alvo mais evidente. Desta forma, seus esforços são mais direcionados para “atacadas” os perfil que possuem maior probabilidade de se tornarem clientes.
Ao focar nos clientes rentáveis, ou seja, que realmente geram vendas, a empresa pode crescer e se desenvolver de maneira consistente e sustentável.
Confira mais artigos sobre ICP:
- ICP: o que é, por que é importante e 5 dicas essenciais de como definir o ICP da sua empresa
- Equipe de prospecção e definição de ICP: dicas dos experts para tirar a estratégia do papel
- Como usar os dados para criar um Ideal Customer Profile (ICP)
- Como definir o cliente ideal? Entenda o conceito de ICP e como definir esse perfil de cliente
Você conhece os principais tipos de clientes? Confira, no infográfico abaixo, quais são!
3. Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das vertentes do Marketing Digital. Essa estratégia tem como objetivo a produção de conteúdos relevantes para seu público-alvo de forma a engajá-los e atraí-los de maneira voluntária.
Além disso, o marketing de conteúdo:
- melhora a presença online da corretora;
- ganha autoridade em seu segmento;
- reduz os custos de aquisição de cliente (CAC);
- acelera a tomada de decisão de compra;
- educa os segurados sobre seu serviço.
Os conteúdos produzidos podem ser publicados em diferentes formatos, como:
- artigos em blogs;
- vídeos;
- publicações nas redes sociais;
- newsletters;
- eBooks.
Para definir qual é o melhor formato, basta compreender as preferências do seu cliente. Se você encontrou o seu ICP, será mais fácil identificar essa predileção.
4. Treine seus corretores
É normal que cada corretor possua sua própria metodologia de vendas. Esta é uma profissão muito individual e, de certa forma, independente.
Nesse contexto, pode ser que os corretores não tenham o hábito de conhecer novas técnicas de vendas ou novas ferramentas, afinal, o que eles fazem há anos dá resultado, então não há motivos para mudar.
Mas essa “reciclagem” é necessária. O comportamento de compra dos clientes já não é o mesmo e as técnicas tradicionais de vendas já não estão de acordo com a demanda do mercado.
Por isso, aplique um treinamento para todos os seus corretores. Apresente novos caminhos, novas possibilidades que os capacitem para vender mais, e melhor!
5. Ofereça um atendimento diferenciado
Você sabia que um cliente satisfeito relata sua experiência para cerca de 11 pessoas? Foi o que apontou um levantamento da HelpScout.
O atendimento ao cliente é uma peça-chave para elevar os níveis de satisfação. Mesmo que uma ocasião indesejável ocorra, um bom atendimento é capaz de manter o cliente tranquilo e ainda surpreendido pela competência da equipe.
E, como você viu com o dado que citamos, uma boa experiência gera uma espécie de propaganda gratuita para a sua corretora.
Então, quando você se perguntar como aumentar as vendas de uma corretora de seguros, comece olhando (também!) para o atendimento dos corretores.
Veja seis dicas para melhorar o atendimento ao cliente:
6. Cultive o relacionamento com os segurados
Cuidar do relacionamento com os seguros contribui para o aumento dos níveis de fidelização de clientes.
Aliás, Kotler mesmo já expressou que um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um cliente atual.
Lembre-se que mais do que vender em grande quantidade, é importante manter a consistência das vendas que ocorrem com qualidade. Isso sim gerará um crescimento sustentável para a sua corretora!
7. Faça networking
Você cultiva sua rede de contatos? Não estamos nos referindo apenas aos colegas de profissão, mas também aos colegas-clientes que temos a oportunidade de conhecer ao longo da nossa jornada profissional.
Tenha em mente que é possível se tornar uma referência no serviço, o que favorece as indicações e, consequentemente, a maior procura pela sua corretora!
Frequente eventos, mas também envie mensagens para os clientes, compartilhe notícias relevantes e procure sempre se manter presente, para que não haja espaço para a concorrência.
8. Reative cliente inativos
Muitas empresas possuem uma base de leads pronta para ser prospectada, e mal sabem disso. Trata-se da carteira de clientes inativa!
Existem muitos motivos que levam uma empresa e clientes a romperem o relacionamento, por exemplo:
- preço;
- necessidade;
- falta de budget;
- mudanças na gerência;
- insatisfação do cliente.
Vamos imaginar, então, que você tem uma carteira de clientes que foram inativos porque alegaram falta de orçamento e romperam o relacionamento.
E então, depois de um tempo, sua corretora está com uma promoção especial para segurados antigos. Que tal entrar em contato com essa base inativa e tentar retomar o relacionamento?
Essa é uma excelente maneira de aproveitar os contatos que você já tem para aumentar as vendas da corretora.
Leia mais: Reativação de clientes e negociações: descubra o que é e como fazer
9. Preocupe-se com a sua presença digital
A presença digital diz muito sobre a preocupação que uma corretora tem sobre sua imagem.
Não. Não estamos falando sobre número de seguidores ou volume de compartilhamento. Estamos falando sobre manter um ambiente digital agradável visual, que reflita o profissionalismo da sua empresa através das informações que você disponibiliza nas redes.
Pense que, ao conhecer sua corretora, um cliente pode buscá-la nas mídias. O que ele encontrará? Isso refletirá sua credibilidade e a qualidade do seu serviço?
Considere isso!
Monte um site otimizado, com uma boa usabilidade e, sobretudo, com os principais dados da sua empresa. Ele deve ser atrativo, dessa forma, pode aumentar o volume de vendas.
10. Esteja alinhado com as estratégias de marketing
Vamos falar sobre gestão?
Se você possui uma equipe de marketing na sua corretora, é imprescindível que existam reuniões de alinhamento para trazer mais harmonia entre duas áreas tão importantes para os resultados da corretora.
Com isso, é possível:
- otimizar os esforços entre ambas as áreas;
- criar um processo de vendas mais fluido;
- gerar leads mais qualificados;
- aumentar as vendas, e com isso, a receita da empresa;
- criar abordagens de vendas mais assertivas.
Tudo isso, como você pode perceber, eleva o faturamento da corretora.
Você já ouviu falar sobre SLA de vendas e marketing?
Trata-se de um acordo entre as áreas de vendas e marketing para que haja mais sucesso com as vendas. Temos um artigo completo falando mais sobre este conceito, vale a pena conferir: SLA de marketing e vendas: o que é, importância e passo a passo de como fazer na sua empresa
11. Acompanhe indicadores religiosamente
Se você é um gestor de vendas, deve saber que os indicadores são um dos protagonistas da gestão comercial.
Os indicadores, também conhecidos como KPIs (key performance indicators), ajudam a entender de maneira mais clara como está o desempenho tanto do processo comercial, quanto dos corretores.
Com os KPIs, os gestores de vendas são mais assertivos em seus feedbacks e podem identificar melhores de maneira mais segura, e desse modo, aplicam ajustes que beneficiam os resultados de vendas.
12. Faça reuniões individuais de feedbacks
Aproveitando o gancho sobre os indicadores, não poderíamos deixar de maneirar os feedbacks como uma dica vital sobre como aumentar as vendas de uma corretora de seguros.
Veja bem: se um corretor não está entregando os resultados esperados, é dever da liderança conversas com os corretores e entender o que pode estar prejudicando a sua atuação.
Pode ser que alguns assuntos delicados venham à tona. Além disso, ninguém gosta de receber feedbacks construtivos na frente de seus colegas de trabalho, concorda?
Por isso, aplique esses feedbacks individualmente, respeitando também as particularidades de cada corretor.
Os talentos do seu time de corretores são únicos. Tendo isso em vista, não faz sentido tratá-los de maneira abrangente. É preciso ter singularidade na sua gestão de equipe, para torná-la mais eficiente.
Para tanto, é preciso fazer uma análise de desempenho individual. Se quiser saber exatamente como fazer isso, basta conferir a leitura do artigo: Avaliação de desempenho individual: o que escrever e exemplos para se inspirar
13. Estabeleça metas e objetivos alcançáveis
Muitos negócios erram no momento em que definem suas metas e objetivos. Este é um dos principais problemas das empresas que acreditam que, para aumentar suas vendas, basta aumentar as metas dos corretores.
Este é um erro grave e pode levar à desmotivação, desengajamento e fuga de talentos da sua corretora.
As metas devem ser estabelecidas com muita estratégia. Uma das maneiras de fazer isso com segurança, é através da metodologia SMART de vendas.
O método SMART de metas é composto por 5 critérios simples, que devem ser levados em consideração na criação das metas:
14. Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma ferramenta de vendas extremamente poderosa e que pode entregar muitos resultados para uma corretora de seguros.
Foi por esse motivo que também produzimos um conteúdo falando exclusivamente sobre como vender seguros pelo WhatsApp Business!
Considerando que o WhatsApp é uma das plataformas mais utilizadas pelos brasileiros, e que agora o app conta com uma versão comercial cada vez mais equipada com recursos de gestão comercial, esta é uma ótima forma para aumentar as vendas da corretora e alcançar mais clientes.
E para alavancar os resultados ainda mais, experimente integrar o seu WhatsApp a um sistema de CRM!
Um sistema de CRM é uma ferramenta de gestão que permite que os vendedores e gestores centralizem seus clientes e acompanhem suas vendas de forma inteligente e otimizada.
Quando integramos duas soluções tão significativas para os resultados de vendas, estamos viabilizando o crescimento da organização diretamente, a partir de negociações mais valiosas.
Veja, por exemplo, como funciona a nova integração do Agendor com o WhatsApp:
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Continue aprendendo! Conheça mais dicas para aumentar a vendas de seguros em: Como vender Seguros: Guia de vendas do corretor de seguros