Você confia em seu potencial e sua capacidade de vendas? Confira as nossas dicas para aumentar a autoconfiança no trabalho

Ser confiante é uma coisa que nós todos já ouvimos falar, várias e várias vezes.

Existem dezenas de livros escritos, seminários, cursos, blogs e outras atividades sobre o tema na internet e fora dela. A confiança é tão importante que, sem ela, não conseguimos fazer nosso trabalho da melhor maneira possível.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas para aumentar a autoconfiança no trabalho desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo


9 dicas para aumentar a autoconfiança no trabalho

Quando você tem confiança, as coisas ficam muito mais divertidas. E, quando você se diverte, você acaba fazendo coisas incríveis. Superficialmente, isso é uma coisa simples: seja confiante e você fará coisas surpreendentes.

Mas, e se você não for confiante? Como conseguir aumentar a sua performance e chegar em suas metas e objetivos, se você não for confiante.

Esse não é um tema importante porque é valioso, extremamente difícil de se atingir. E a  autoconfiança no trabalho é uma das qualidades de um bom vendedor. Felizmente, existem pequenas coisas que podemos fazer todos os dias para aumentar nossa confiança na arena de vendas e melhorar a nossa vida.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a aumentar a sua confiança em vendas, e com isso melhorar a sua performance e desempenho na área comercial.

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Dicas para aumentar a autoconfiança no trabalho de maneira simples

#1. Se envolva com fornecedores e lugares onde quer que você faça negócios

Pechinche com a balconista de farmácia. Veja se você pode fazê-la rir. Elogie a equipe de garçons do restaurante na próxima vez que for almoçar.

Crie um hábito de envolvimento com aquelas pessoas com que você se relaciona em seu dia-a-dia. Isso vai ajudar a impulsionar a sua atitude em um discurso confiante e, a parar de ter medo das pessoas. Muitas vezes elas não mordem.

#2. Encontre oportunidades para falar com pessoas afins

Pense em algo que você gosta muito. Pode ser morangos, bolo de chocolate, pudim, ou algum hobby que você adora. Sempre que você encontrar alguém que compartilhe do seu hobby, você vai falar a respeito, não é mesmo?

E isso aumenta a autoconfiança no trabalho. Todo mundo tem algo especial que quer partilhar, agora é hora de deixar as coisas acontecerem e compartilhar aquilo que você gosta com pessoas que compartilham dos mesmos gostos.

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Compartilhe seus hobbies e hábitos com pessoas que tenham os mesmos hábitos.

#3. Considere as pequenas coisas como vitórias

Se você tem um filho, ou já teve um bebê, e hoje tem um filho grande, sabe como as pequenas vitórias são importantes.

Quando você troca a fralda sem fazer confusão, tem uma pequena vitória, quando coloca seu bebê para dormir, mais uma pequena vitória.

E, você comemora cada pequena vitória, porque você se enche de confiança de que pode fazer as coisas acontecerem.

Você pode fazer isso com qualquer coisa. Quando você bebe água em vez de refrigerante, ou usa as escadas em vez do elevador, é uma vitória, no departamento de vida saudável.

A compilação de minivitórias em sua cabeça é uma das melhores maneiras de ganhar autoconfiança no trabalho e alcançar vitórias ainda maiores. Cultive as pequenas vitórias e, celebre-as.

#4. Pratique, pratique, pratique

Steve Jobs não simplesmente subia no palco e apresentava os maravilhosos produtos que a Apple criava.

Ele passava grande parte do seu tempo nas vésperas ensaiando e encontrando a melhor maneira de comunicar a história de seus produtos maravilhosos. A sua preparação tornava os produtos ainda melhores e, sempre deixava as pessoas extasiadas.

Será que Steve Jobs era confiante? Claro que sim. Ele ensaiou dezenas de vezes, depois fazia um ensaio final no palco, controlando luz, tempo de troca de slides etc.

Construir autoconfiança profissional é a primeira coisa que cada representante deve fazer. Resume-se ao fato de que a pessoa com a mais autêntica confiança tem mais influência. Isso não pode ser falsificado.

#5. Perca o medo de falar em público

O medo número 1 de todos os seres humanos? Falar em público. O engraçado é que, ou você tem um medo mortal de falar em público ou fica muito confortável com isso – é preto ou branco. Não há um meio termo.

Mas, é possível superar esse medo, com coach ou grupos de networking que vão ajudar você a se treinar e perder o seu medo de falar em público. Ao se apresentar para outras pessoas, receber o feedback delas e aprender com outras pessoas mais experientes, e com outras que já venceram o medo, você vai se sentindo cada vez mais confortável em falar em público.

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Perca o medo de falar em público, praticando e aprendendo com outros profissionais.

#6. Leia Tony Robbins

Isso é obvio. O cara tem ajudado a Oprah, Bill Clinton, Lance Armstrong e Andre Agassi em alguns de seus momentos mais baixos de carreira.

Dito isso, certamente ele poderia ajuda-lo. Se não estiver familiarizado, Tony Robbins é um treinador, escritor de dezenas de livros de autoajuda e palestrante motivacional.

Seus best-sellers Unlimited Power” e “Awaken the Giant Within” são clássicos que absolutamente todo mundo deveria ler, pelo menos 1 vez.

#7. Pergunte “como assim?” e “por quê?” com mais frequência

A autoconfiança profissional vem do entendimento e você ganha entendimento através de perguntas simples. “Como assim?” e “por quê?”, são as melhores perguntas que você pode fazer em vendas.

Isso vai ajudar você a saber como entender seus clientes, seus desafios e suas decisões.

#8. Consiga um sim no início das conversas

Qualquer venda ou negociação, requer uma série de sins amarrados juntos, então comece com um fácil.

Você pode começar fazendo a pergunta: importa-se se eu fizer uma pergunta? Estou disposto a apostar que 99,9% de todos as pessoas que foram questionadas concordaram.

Seja um ouvinte investidor exibindo curiosidade e fazendo perguntas abertas. Quando você começa com um sim, as coisas estão a seu favor, e significa que você e o seu potencial cliente estão alinhados, no começo.

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Consiga um sim de seus clientes no início de suas conversas.

#9. Esforce-se para cumprimentar outras pessoas mais vezes

Não há melhor maneira de construir sua própria confiança do que levar aqueles em torno de você e muitas vezes, aprender a ver a bondade nos outros.

Isso vai ajudar você a ver o bem em si mesmo. Pense nisso em conversas e seja honesto quando compartilharem elogios, pois sua autenticidade será mostrada rapidamente. Relações pessoais mais fortes vão fazer você mais confiante em si mesmo.

DICA EXTRA: seja organizado e tenha mais autoconfiança profissional

Saber exatamente quando vão ocorrer seus compromisso pode te deixar mais confiante. Afinal, você terá certeza de não está se esquecendo de nada.

Para isso, use aplicativos de produtividade, como um CRM que te manda alertas por e-mail e mensagens de textos te lembrando de todos os seus compromissos.

Siga essas dicas e aumente seu poder de autoconfiança profissional

As pessoas confiam mais em quem confia em si mesmo. Isso acontece porque você não precisa ser confiável apenas, mas se sentir confiante.

Quando a sua postura, a sua linguagem e o seu comportamento inspiram confiança, as pessoas acreditam mais em você.

Se você não acredita que faz o seu trabalho bem feito, aumente a sua carga de confiança, confie mais em si mesmo, e vai perceber que seus potenciais clientes vão fazer o mesmo.

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