Auxiliar administrativo de vendas: o que faz? Como iniciar essa carreira?

Principais aprendizados deste artigo:

  • O auxiliar administrativo de vendas tem como principal função auxiliar vendedores e outros profissionais de vendas nas tarefas relativas às partes administrativas dessa função.
  • Em relação aos seus conhecimentos, um bom auxiliar administrativo de vendas precisa ter domínios de ferramentas de CRM, ter conhecimento sobre marketing, administração e finanças.
  • Já quando falamos nas suas habilidades, destaca-se: interação interpessoal, saber lidar com times, ser ágil, ser um bom negociador e solucionar problemas na prática e sob pressão.
  • Um auxiliar administrativo de vendas precisa entender como superar os desafios enfrentados em uma venda para crescer na sua carreira.

Se você deseja se tornar um profissional na área de vendas, esse pode ser o primeiro passo rumo ao sucesso.

Neste post, selecionamos algumas dicas de como se preparar para isso, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes você precisa desenvolver, além de uma ideia de quanto ganha um auxiliar administrativo comercial.

Confira!

Auxiliar administrativo de vendas: o que faz?

Parece bem intuitivo entender o que faz uma auxiliar administrativo de vendas só de analisar o nome desse cargo.

Um auxiliar administrativo de vendas auxilia vendedores e outros profissionais de vendas nas tarefas relativas a partes administrativas dessa função.

Ok, mas o que seriam essas atividades?

O que faz um auxiliar administrativo de vendas, afinal?

Bem, vamos a uma lista das tarefas do auxiliar administrativo de vendas:

  • Cadastrar clientes em agendas ou softwares especializados, como CRM
  • Emitir notas fiscais no sistema da empresa
  • Auxiliar na confecção de propostas comerciais
  • Ajudar vendedores a fazerem pesquisas sobre os perfis de clientes
  • Montar apresentações comerciais em softwares como o Power Point e o Keynote
  • Atender ligações e transferi-las para vendedores e outros profissionais da área
  • Atender clientes de forma preliminar caso vendedores e outros profissionais não estejam acessíveis
  • Analisar dados dos softwares de CRM e apresentar aos vendedores ou mesmo a gerentes
  • Gerar propostas comerciais com base nas orientações dos vendedores
  • Enviar amostras de produtos a clientes
  • Enviar catálogos e outros materiais promocionais para clientes
  • Responder e-mails para clientes – dependendo da complexidade do assunto – ou repassá-los a vendedores e outros profissionais da área de vendas
  • Fazer compras conforme orientação de outros profissionais da área
  • Estar atento aos níveis de estoque e informar os vendedores e colegas de departamento
  • Ajudar vendedores a se comunicarem entre si
  • Auxiliar na comunicação entre a matriz da empresa e suas filiais
  • Estar pronto a dar suporte a qualquer profissional da área de vendas

Como você viu, o que faz o auxiliar administrativo de vendas é uma mistura das atribuições de um auxiliar administrativo e de um assistente de vendas.

Por isso, as características e habilidades de um auxiliar administrativo de vendas são mais abrangentes do que se pode imaginar.

Vamos entender quais são elas?

Veja também: 16 características de um bom vendedor que você precisa desenvolver

Quais os conhecimentos, habilidade e atitudes que um auxiliar administrativo de vendas precisa ter?

CHA é um acrônimo muito usado em processos seletivos de recursos humanos para identificar os candidatos mais qualificados durante a contratação de funcionários.

Cada uma das letras dessa sigla significa:

  • Conhecimentos
  • Habilidade
  • Atitudes

Vamos ver em detalhes o que um auxiliar administrativo de vendas precisa desenvolver para cada uma dessas palavras.

Conhecimentos de um auxiliar de vendas

  • Noções de contabilidade
  • Preenchimento de notas fiscais
  • Uso de softwares de emissão de notas fiscais eletrônicas
  • Uso de softwares de gestão empresarial em geral
  • Uso de softwares de gestão de vendas, como CRM e automação de marketing
  • Domínio de planilhas eletrônicas, de edição de textos e de apresentações
  • Saber usar a nuvem, salvar arquivos, baixá-los e editá-los online
  • Dominar o uso de e-mails
  • Ter prática com redes sociais diversas
  • Saber como fazer videoconferência
  • Ter noções do uso de softwares de comunicação interna, como o Slack
  • Conhecimentos sobre os processos de vendas
  • Conhecimentos básicos de marketing
  • Conhecer as rotinas administrativas
  • Idiomas: apesar de não ser obrigatório, é desejável ter ao menos inglês intermediário
  • Estar cursando ou ter completado um curso de nível superior nas áreas de administração ou marketing

Vamos analisar este gráfico divulgado pelo site da Catho para você entender a importância de dominar inglês e ter um curso superior, para os auxiliares administrativos de vendas:

auxiliar de vendas o que faz

Repare que boa parte tanto dos auxiliares administrativos como dos auxiliares de vendas têm curso de graduação.

Na verdade, mais de 50% dos auxiliares administrativos contam com um.

Quanto ao inglês, a percentagem é pequena, mas esse é um importante diferencial que poderá auxiliar no desenvolvimento de sua carreira.

Vamos ver agora as habilidade necessárias a um auxiliar administrativo de vendas?

Habilidades de um auxiliar administrativo de vendas

  • Facilidade de interação interpessoal
  • Domínio da linguagem oral e escrita para se comunicar com desenvoltura
  • Trabalhar de forma colaborativa
  • Raciocínio lógico e matemático
  • Senso de urgência
  • Ser um bom negociador
  • Potencial de liderança
  • Ter uma boa organização
  • Tomar decisões com agilidade
  • Não se abater sob pressão
  • Trabalhar bem em equipe
  • Solucionar problemas na prática

É, são habilidades complexas. Mas quem as dominar, com certeza terá um futuro promissor na área de vendas.

Atitudes de um auxiliar administrativo comercial

Conhecimentos são as coisas que você sabe fazer, na teoria; habilidades são maneiras objetivas de colocar esses conhecimentos em prática.

Já as atitudes têm a ver com a personalidade da pessoa, o estilo que ela emprega para fazer seus conhecimentos e habilidades gerarem resultados para a empresa.

Confira quais são as atitudes desejadas em um auxiliar administrativo de vendas:

  • Motivação
  • Confiança
  • Empatia
  • Responsabilidade
  • Independência
  • Iniciativa
  • Resiliência
  • Pró-atividade
  • Otimismo
  • Ambição
  • Ética
  • Honestidade
  • Companheirismo
  • Comprometimento
  • Não procrastinar

Puxa! Mas quanto ganha alguém que tem todas essas características? É isso que vamos ver agora.

Saiba mais: Campeões de vendas: quais as qualidades de um bom vendedor

Qual o salário de um auxiliar administrativo de vendas?

Segundo o site Vagas (com base em dados de março de 2019), um auxiliar administrativo de vendas ganha, em média, R$ 1.439,00.

O salário máximo pode chegar a R$ 1.810,00 e o mínimo é de R$ 1,178,00.

Confira o gráfico:

auxiliar administrativo de vendas

Pode não parecer muito, mas você deve levar em conta que se trata de um dos cargos mais iniciais de uma carreira ligada à área de vendas.

Se você quer começar a evoluir nessa especialidade, capacite-se sempre.

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