Um banco de talentos é um instrumento que pode ser utilizado pela equipe de recrutamento e seleção para otimizar o processo seletivo de candidatos.
Principais aprendizados deste artigo:
- Um banco de talentos facilita o processo de contratação de vendedores por meio de filtros que localizam os profissionais mais adequados para uma vaga.
- Outro benefício do banco de talentos é a redução dos custos com contratação, visto que a empresa não precisa investir recursos com anúncios de vaga, ou esforços com alto volume de currículos em triagem.
- Para construir um bom banco de talentos, é necessário realizar uma espécie de nutrição, que ocorre de forma similar ao que vemos nas estratégias de gestão de leads.
- A construção de talent pool acontece por meio de investimentos em plataformas digitais Saas em cloud que podem simplificar a gestão dos dados, segmentação de candidatos, definição de diferenciais e nutrição.
- O banco de talentos também pode ser usado para compreender melhor os talentos internos da empresa e melhorar a gestão de equipes. Aprofunde seus conhecimentos sobre o tema em: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes:
Recrutar os talentos certos é, sem dúvidas, uma das responsabilidades mais desafiadoras destes profissionais, visto que atuam diretamente na construção de equipes, nos resultados da empresa e na cultura organizacional.
Nesse sentido, para reduzir os riscos de erros e ser mais sustentável no que tange os gastos com a contratação, os recrutadores podem investir em um banco de talentos e ter melhor aproveitamento dos dados da empresa.
E você sabe o que é banco de talentos?
O banco de talentos, em síntese, é uma lista com dados de profissionais que contém informações sobre suas experiências e qualificações.
Os recrutadores podem utilizar essas informações para identificar os profissionais mais alinhados com uma vaga disponível na empresa, e convidá-los para participar de um processo seletivo.
Mas para que o banco de talentos seja uma ferramenta eficaz, é necessário construí-lo da forma correta.
Ficou curioso para saber como criar um banco de talentos na empresa para ser mais certeiro em suas contratações?
Então, fique conosco e continue a leitura do artigo!
O que é banco de talentos?
O banco de talentos, também conhecido como talent pool, é uma base de dados que centraliza informações pessoais e profissionais sobre candidatos que já aplicaram seus currículos para uma vaga na empresa, que foram indicados por outras pessoas, que entraram em contato com a organização em eventos de networking ou recrutamento, ou então, que são freelancers ou funcionários temporário que já trabalharam na empresa.
Essa base de dados contém informações como:
- idade;
- telefone;
- endereço;
- formação;
- experiência profissional;
- qualificações;
- características comportamentais;
- certificações etc.
No que diz respeito aos processos seletivos, o banco de talentos é uma lista de candidatos em potencial que podem ter interesse em participar de um processo de recrutamento e seleção para preencher determinada vaga da empresa.
Geralmente, em empresas de maior porte, o uso dessa ferramenta não se limita somente a profissionais externos. Ela também é utilizada para armazenar os dados dos profissionais já contratados pela organização, o que caracteriza o que se chama de banco de talentos internos.
Nesse sentido, quando uma empresa deseja considerar possíveis promoções, realocações, criar um recrutamento interno, ou realizar uma reestruturação de equipe, o banco de talentos será utilizado para mapear colaboradores e embasar as escolhas da gestão.
Para esse fim, é essencial que o banco de talentos seja de fácil acesso.
Levando em conta o cenário de transformação digital das empresas, é importante investir em um sistema de RH para ter mais agilidade, acessibilidade e segurança de dados.
Como utilizar um banco de talentos?
Na prática, sempre que uma vaga for aberta, os profissionais de RH devem recorrer, primeiramente, ao banco de talentos.
Nesse momento, os recrutadores partiriam da etapa de triagem de currículos, pulando a fase de divulgação de vagas, por exemplo.
Essa triagem é feita diretamente no banco de talentos, onde podem filtrar os cadastros por informações específicas sobre os candidatos. Em um processo de recrutamento e seleção para vendedor, os filtros poderiam ser feitos da seguinte forma:
- conhecimento sobre CRM;
- habilidade com ligações frias;
- experiência com vendas de, no mínimo, 1 ano;
- certificação em prospecção de vendas.
O resultado desses filtros é uma lista com os candidatos mais alinhados do que se espera para uma vaga, o que ajuda os recrutadores a ganharem tempo e serem mais eficientes nesta primeira triagem.
Para tanto, as informações devem estar devidamente setorizadas.
Um banco de talentos desatualizado ou desorganizado só servirá para atrapalhar o time de recrutamento e prejudicar suas buscas e os contatos com os candidatos.
Além disso, devemos destacar que não basta ter um banco de talentos.
O bom uso dessa ferramenta se faz por meio de uma espécie de nutrição, que ocorre de forma similar ao que vemos nas estratégias de gestão de leads.
A nutrição do banco de talentos nada mais é do que manter uma comunicação constante com os candidatos, e para isso, a equipe de RH deve enviar mensagens automatizadas e personalizadas, conteúdos relevantes para os candidatos ou e-mails com as principais novidades da empresa.
Isso faz parte do marketing de recrutamento, uma estratégia utilizada para atrair os talentos mais qualificados para um processo seletivo.
Quais as vantagens do banco de talentos?
Agora que você sabe como utilizar um banco de talentos, entenda quais são as vantagens que esta ferramenta traz para a rotina dos recrutadores:
- acelera o processo seletivo economizando tempo e esforço com as etapas de divulgação e recebimento e triagem de currículos;
- facilita a prospecção de candidatos para o preenchimento de vagas;
- diversifica os talentos da empresa;
- maior assertividade na contratação e, portanto, menores índices de turnover;
- redução de custos nos processos de contratação, como anúncios e agências de recrutamento.
Aproveite e conheça as 5 perguntas vitais em uma entrevista para vendedor:
Como criar um banco de talentos?
Bom, até aqui, você já entendeu toda a parte teórica por trás do banco de talentos. Isso quer dizer que você está pronto para conhecer as etapas da construção de talent pool. Vamos lá?
1. Invista em uma plataforma digital
Atualmente, existem diversas ferramentas que facilitam todo o processo de gerenciamento e localização de dados.
Por isso, é importante considerar o investimento em plataformas de recrutamento e seleção, já que elas trazem mais segurança e rapidez para realizar a coleta de informações, a gestão e a construção de talent pool.
Nestas plataformas, você pode:
- utilizar filtros para criar listagens de candidatos que apresentam as qualificações que a vaga demanda;
- obter recomendações de candidatos;
- usar algoritmos automatizados de classificação e pontuação de profissionais;
- disparar ofertas personalizadas para setores específicos.
Como você pode perceber, o uso de soluções tecnológicas torna a atualização de dados muito mais simples.
Mas se as planilhas são as alternativas mais acessíveis para a sua empresa no momento, certifique-se de mantê-la sempre atualizada.
2. Segmente seu banco de talentos
Uma etapa essencial na construção de talento pool é a segmentação de candidatos.
Isso significa que você deverá separar os candidatos por categorias específicas, o que pode ser feito por cargos, por exemplo.
Contudo, você não deve se limitar a isso. No caso dos cargos de vendas, por exemplo, você pode filtrar candidatos por meio de suas especializações, como pré-vendedores, closers, ou analistas comerciais, por exemplo.
O essencial é que você tenha dados detalhados.
Assim, quando você filtrar os dados, poderá encontrar os candidatos mais alinhados com o seu propósito. Com esse objetivo, segmente também as qualificações dos candidatos, como já temos como exemplo no tópico “Como utilizar um banco de talentos”.
3. Defina diferenciais
Com tantos talentos facilmente mapeados, uma dúvida pode surgir: quais, de fato, são os profissionais mais preparados para o cargo?
Para sanar essa questão, os diferenciais são utilizados como destaques ou critérios de desempate.
Assim sendo, definir qualificações que podem fazer os olhos dos gestores brilharem faz toda a diferença.
As certificações são um exemplo disso, assim como as certificações conquistadas através do Curso online de Prospecção B2B para Gestores de Vendas do Agendor.
Neste curso, os profissionais de vendas aprendem como elaborar um processo de prospecção inbound e outbound completo, ao abordarmos os seguintes temas:
- como encontrar o seu cliente mais lucrativo;
- como construir e mensurar fluxos de cadência outbound;
- qual é a estrutura ideal de um time de prospecção;
- como recrutar, treinar e engajar um time de pré-vendas;
- quais são os diferentes tipos de geração de demanda;
- como fomentar uma cultura de alta performance e gerir uma equipe de prospecção.
O profissional que conclui o curso também tem acesso a conteúdos especiais, como planilhas e templates prontos para utilizar no processo de vendas, assim como 4 certificações que comprovam sua capacidade técnica para construir um processo de prospecção do zero!
Sem dúvidas, este é um grande diferencial no que diz respeito à qualificação de gestores de vendas, não é mesmo?
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4. Construa um relacionamento com a sua base de candidatos
É preciso nutrir os profissionais do banco de talentos para construir um relacionamento e mantê-los próximos da empresa.
As razões para isso incluem o interesse dos candidatos para fazer parte da empresa, e a atualização de dados em si, o que é primordial para construir um banco de talentos forte.
Dessa maneira, se faz fundamental o compartilhamento de conteúdos e a comunicação constante com os candidatos. As plataformas de recrutamento e seleção também facilitam essas atividades.
Ficou claro o que é banco de talentos e a sua importância para os times de RH?
Ter um banco de talentos pode ajudá-lo a encontrar candidatos ideais para posições abertas em sua organização e garantir que você tenha uma fonte confiável de talentos sempre que precisar preencher uma vaga.
Apesar disso, a retenção de talentos só acontecerá se as práticas de gestão de equipes estiverem sendo exercidas da forma correta.
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