Pode parecer um assunto futurista, porém, falar sobre os benefícios do blockchain para vender pode abrir seus olhos para a realidade: criar uma enorme vantagem competitiva com uso dessa tecnologia nos negócios.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O blockchain é uma tecnologia que registra dados, transações e rastreia ativos de forma compartilhada e imutável. Nos negócios, é usado para operações financeiras e de investimentos, no setor de vendas, pagamentos e mais.
  • Os dados são armazenados de modo cronológico e não podem ser alterados depois de entrarem na rede da empresa. Apenas transações autorizadas, assim como profissionais cadastrados, podem entrar no sistema.
  • Os pilares do blockchain são três: descentralização de dados, imutabilidade e consenso. Para funcionar, ele conta com banco de dados compartilhado, criptografia de chave pública e smart contracts.
  • Os principais benefícios dessa tecnologia para vendas são a redução de custos, o aumento do nível de segurança e da eficiência operacional, o crescimento da confiança na marca, a redução de fraudes e custos, a transparência no setor comercial e a inovação em vendas.
  • Porém, para usar qualquer tipo de tecnologia, é fundamental saber como elaborar um processo de vendas e suas etapas, entendendo quais aspectos precisam ser solucionados ou otimizados.

A expectativa do Fórum Econômico Mundial é de que 10% do PIB global esteja armazenado em blockchain até 2027. Pelo fato de a tecnologia de registro de criptoativos (criptmoedas) ser tão segura, inovadora e descentralizada, adentrou as empresas, sendo utilizada para desenvolver negócios dos mais variados setores.

Isso porque ela pode ser usada para transações diversas, como vendas, pagamentos e operações internacionais, contratos simples, gestão da cadeia de suprimento, compartilhamento de dados e muito mais.

Mesmo com certa complexidade técnica, o blockchain oferece vantagens estratégicas que vale muitíssimo a pena parar alguns minutos e entender melhor sobre ele.

Vamos lá? 

Leia este artigo e aprenda o que é blockchain, como a tecnologia pode ser utilizada nos negócios, seus maiores benefícios para o setor comercial e dicas para implementá-lo na sua organização.

O que é blockchain e como essa tecnologia pode ser utilizada nos negócios?

O blockchain é uma tecnologia que funciona como um “livro de registros”, que é compartilhado e imutável. Ele grava transações e rastreia ativos em uma rede empresarial. Esse mecanismo de banco de dados avançado oferece informações cronológicas para monitorar pedidos, vendas, pagamentos, contas, movimentações financeiras e mais.

Lembramos que ativos são bens que podem ser convertidos em dinheiro, como os tangíveis (carro, casa, dinheiro em caixa, imóveis, estoque) e intangíveis (patentes, marcas, direitos autorais, energia).

Sendo assim, qualquer item de valor pode ser negociado e rastreado pelo blockchain, o que aumenta, portanto, a segurança e a transparência dos dados.

Como usar o blockchain nos negócios?

A tecnologia pode ser usada para vários setores de um negócio, como:

  • vendas: acompanhar pedidos e entregas, transações entre clientes e fornecedores, cadeia de produção, assinatura de contratos inteligentes, entre outros;
  • financeiro: gerenciar pagamentos, contas bancárias e de investimentos e o mercado comercial on-line (bolsa de valores com transações nacionais e internacionais);
  • direitos autorais: empresas de mídias e entretenimento usam para administrar todos os dados de direitos autorais e recompensar adequadamente os artistas.

E tem mais! Por exemplo, os fornecedores podem incluir os dados sobre os produtos diretamente no blockchain na empresa. Assim, é possível acompanhar os itens que estão chegando, de onde vêm e seu prazo de entrega.

Além disso, a tecnologia pode ser aplicada em diversas etapas do processo de vendas, como na apresentação comercial. O uso do blockchain pode ser destacado como uma vantagem competitiva e agregar valor ao negócio. Mostre ao lead que ele ajuda a identificar e resolver gargalos e os resultados gerados a outros clientes e parceiros.

Um exemplo: se o negócio oferece sistemas de gestão logística, evidencie como a tecnologia melhora a segurança, a rastreabilidade e a eficiência das entregas.

Também vale destacar estatísticas dos clientes que reduziram custos e fraudes ou, então, que melhoraram a fidelização, o engajamento e a retenção dos consumidores com a aplicação do blockchain.

Ou seja: diversos segmentos de negócios podem oferecer diretamente ao cliente os benefícios do blockchain para vender, o que inclui a automação de processos de forma descentralizada, o compartilhamento seguro das informações e a integração entre departamentos.

Como funciona o blockchain para empresas?

A tecnologia blockchain armazena os dados coletados em blocos interligados em uma cadeia de modo cronológico. Nenhum deles pode ser excluído ou modificado sem a permissão da rede da empresa. Além disso, apenas transações autorizadas podem entrar no sistema.

Cada bloco é protegido por criptografia específica. Depois do dado  armazenado, ele é validado e agrupado aos outros blocos de forma linear e cronológica — sem sofrer alterações.

O funcionamento do blockchain acontece por meio de três pilares:

  1. descentralização: o controle e as decisões são transferidos de uma organização/pessoa para uma rede compartilhada, aumentando a transparência no setor de vendas e em outras áreas;
  2. imutabilidade: nada pode ser excluído ou alterado, elevando a segurança dos dados;
  3. consenso: existem regras sobre o consentimento da maioria dos envolvidos para registrar as transações.

Principais componentes da tecnologia blockchain

Para compreender como funciona o blockchain, veja também seus principais componentes:

  • banco de dados compartilhado: também chamado de ledger distribuído na rede, armazena as transações como um arquivo compartilhável e editável com a equipe. Apenas pessoas autorizadas podem excluir ou editar registros.
  • smart contracts: os contratos inteligentes são usados em processos comerciais sem precisar de um terceiro envolvido na operação. Programas armazenados no blockchain executam automaticamente o fechamento quando condições predeterminadas são aceitas, como pagamento automático depois de o cliente receber a solução.
  • criptografia de chave pública: mecanismos de segurança que identificam, de forma exclusiva, os usuários da rede, gerando um recurso com dois conjuntos de chaves para os membros: um público e outro privado, que trabalham juntos para desbloquear dados no banco compartilhado (ledger).

Leia também: Como fazer automações de negócio e processos? Dicas!

Quais são os benefícios da tecnologia blockchain?

Usar a tecnologia blockchain é importante para as empresas se orientarem por dados de modo seguro e transparente. Ela fornece informações compartilhadas em tempo real, permitindo que a equipe e o gestor acompanhem as transações de ponta a ponta, gerando mais eficiência operacional e otimizando a tomada de decisão estratégica.

Entenda abaixo quais são os benefícios da tecnologia blockchain para os negócios.

Alto nível de segurança

Pelo fato de cada bloco receber criptografia específica, a segurança se torna expressivamente maior.

Além disso, quando uma entrada de dados é registrada, não pode ser excluída ou alterada, nem pelo administrador do sistema. Sendo assim, o cliente sente mais segurança e confiança em fazer negócios com a organização, melhorando sua experiência de compra.

Mais eficiência operacional

Com dados gravados, integrados e disponíveis para os profissionais do setor, a eficiência das operações de qualquer empresa aumenta.

O trabalho ganha mais agilidade e precisão. Os contratos inteligentes são uma prova disso, pois, ao concordar com um conjunto de regras e acordos, o cliente aceita fechar o negócio e os dados são armazenados automaticamente no blockchain.

E quando o modelo de negócio é B2B, a tecnologia ajuda em negociações que geralmente são mais demoradas e podem gerar gargalos nas operações.

Isso porque o lead pode assinar digitalmente o documento e o sistema confere automaticamente se todos os requisitos foram atendidos para o vendedor prosseguir com o fechamento da compra. Ou seja: reduz o tempo em que o cliente lê o contrato, avalia os dados e o assina.

Auditorias mais ágeis e assertivas

Não importa o tamanho ou o setor de atuação da empresa: em algum momento, uma  auditoria de transações e documentos deve sempre ser feita.

E com tudo devidamente guardado de maneira cronológica e imutável, esse processo se torna mais ágil e assertivo, com mais confiabilidade nas informações disponibilizadas.

Quais os benefícios do blockchain para vender?

Os benefícios do blockchain para vender são: redução de custos, riscos e fraudes; transparência e inovação no setor de vendas e o aumento da vantagem competitiva e da experiência do cliente. Além, claro, de impactar a atração e retenção do público, que verá mais valor no seu negócio.

A agilidade das operações, a otimização dos fluxos comerciais e a geração de valor em toda a cadeia produtiva são apenas “a ponta do iceberg” quando associadas ao poder da tecnologia para elevar os resultados das vendas.

Redução de custos e riscos

Não é preciso contar com diversos sistemas para fazer a correta gestão da equipe comercial e das vendas da sua empresa, ampliando o investimento inicial.

Além disso, o blockchain otimiza operações e processos, diminuindo erros e retrabalhos, que geralmente resultam em aumento de gastos.

Mais confiança na marca

Os smart contracts são altamente valiosos para a equipe comercial de uma empresa, principalmente se for B2B. Sendo assim, elevam a geração de valor ao cliente, que se sente mais seguro ao ler, cumprir os acordos e assinar o contrato.

O aumento da confiança se dá por diversos fatores, pois o processo é feito automaticamente por código de computação, com regras previamente definidas por todas as partes envolvidas. Depois da publicação do contrato, não é possível mais mudar ou alterar informações.

Todas as regras, obrigações e penalidades são inseridas no blockchain e, assim que todos os acordos forem cumpridos, o contrato é fechado e publicado na rede. 

Redução de fraudes com blockchain

Como nada pode ser alterado, as fraudes com uso do blockchain no setor de vendas tendem a diminuir. Além disso, o rastreamento da origem de transações, por exemplo, ajuda a prevenir problemas de autenticidade.

Transparência no setor de vendas

Com dados mais consistentes e seguros, a transparência no setor de vendas tende a aumentar, uma vez que:

  • as transações devem ser aceitas por todos os participantes antes de seu registro;
  • depois de aprová-las, recebem criptografia e são conectadas à transação anterior;
  • os dados são compartilhados em um único servidor.

Inovação em vendas com o blockchain

Para estar à frente da concorrência e oferecer uma experiência memorável ao cliente, é preciso inovar constantemente e usar a tecnologia para promover mais segurança, agilidade e eficiência.

A MasterCard, por exemplo, criou sua própria rede blockchain, permitindo pagamentos entre fronteiras com bancos parceiros e vendedores. Tudo de forma segura e ágil.

Afinal, já foi época de usar tanta papelada para gerenciar o negócio, certo? Quanto mais a tecnologia for implementada na rotina dos vendedores e gestores, melhores serão os resultados .

Como implementar blockchain em uma empresa?

Para implementar o blockchain na sua empresa, é preciso seguir algumas etapas:

  1. identificar problemas e gargalos: defina metas e objetivos para a tecnologia resolver.
  2. Desenvolver uma Prova de Conceito (POC): junte a equipe para criar uma solução, esboce um POC e monte um cronograma para os testes e a implementação.
  3. Fazer e testar um protótipo do POC: hora de colocar em prática todas as ideias, testá-las e ajustar erros.

Entretanto, para usar todo o potencial que as tecnologias oferecem, a chave é ter uma equipe treinada e especializada em sua implementação e seu uso. Além disso, outro ponto vital é que os envolvidos conheçam profundamente como os processos comerciais funcionam para, então, reestruturá-los para analisar os dados de forma mais eficiente.Portanto, antes de implementar qualquer tipo de tecnologia na área comercial, é fundamental analisar como está a eficácia operacional do setor e o que precisa ser mudado. Para tanto, aprenda como elaborar um processo de vendas e suas etapas e mude os resultados do seu negócio!