Interessado em desenvolver uma carreira na área de vendas? Muito bem! Mas você sabe quais são os cargos de vendas mais comuns no mercado?
Principais aprendizados deste artigo:
- O gestor de marketing e vendas é responsável por coordenar as duas áreas, por isso deve praticar o smarketing, que é o trabalho colaborativo entre marketing e vendas;
- O gerente de vendas lidera a área, do planejamento à gestão. Já o supervisor atua mais com o controle do que a orientação e delegação, podendo auxiliar o gerente em outras tarefas;
- O coordenador de vendas auxilia no trabalho em equipe, colocando todos na mesma direção e com os mesmos objetivos;
- Consultores, executivos e analistas de vendas atuam conforme os planos definidos pelos cargos acima, além de realizarem tarefas de vendas no dia a dia;
- O suporte a vendas atua com Help Desk, SAC e atendimento ao cliente. Já os auxiliares ou assistentes de vendas ajudam a prospectar, fazer propostas, enviar e-mails e atender clientes;
- Entender quais são os cargos e os desafios enfrentados na área de vendas é importantíssimo para quem deseja atuar na área. Entenda como se destacar da concorrência.
Neste post, selecionamos 9 cargos comerciais, começando dos mais importantes e seguindo até os de início de carreira.
Além disso, vamos mostrar como ferramentas de gestão de vendas, como um CRM, podem ser aliadas nesses cargos.
Confira todos eles e prepare-se para essa escalada em sua vida profissional!
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!
Este post pode interessar à você: 10 perguntas comuns em uma entrevista de emprego para vendedor e como respondê-las
Os nove mais importantes cargos de vendas e o que fazem
1. Gestor de marketing e vendas
Varia muito de empresa para empresa o título desse cargo. Pode ser Vice-presidente, diretor, ou mesmo gerente de marketing e vendas.
Mas isso não importa. O que deve ser levado em consideração é a atividade dupla desse cargo de vendas.
Um gestor de marketing e vendas é responsável por coordenar as duas áreas. E isso é muito bom, principalmente em empresas que praticam o smarketing, isto é: o trabalho colaborativo entre marketing e vendas.
Sob a liderança desse gestor, deve haver um gerente de marketing e um gerente de vendas. Vamos ver o que este último faz?
Veja mais: Entenda o que faz um gestor de marketing e vendas e as vantagens de unir essas áreas
2. Gerente de vendas
O gerente de vendas deve liderar a área de vendas em todos os seus aspectos, que vai do planejamento à gestão dos vendedores.
Ele deve alinhar os objetivos da área com os objetivos estratégicos da organização e definir planos de ação para a equipe comercial.
Dentre suas atribuições, podemos destacar:
- definir metas de vendas;
- orientar a equipe;
- monitorar os resultados e dar feedback;
- motivar os colaboradores;
- contratar e treinar talentos;
- definir e pagar comissões de vendas;
- gerenciar o funil de vendas;
- entre outras.
Para isso, ele pode ser auxiliado por supervisores e por coordenadores.
Uma ferramenta fundamental para o dia a dia de um gerente de vendas é um sistema de CRM. Isso porque a ferramenta permite que ele elabore relatórios de vendas completos, com quantidades de tarefas e de negócios e até as métricas usadas para análise.
E sabe onde encontrar isso? A dica é o CRM do Agendor, que contém tudo o que você precisa para se destacar e ter sucesso neste cargo. A melhor parte é que é possível fazer um teste gratuito para conferir na prática essa e outras funções!
>>>> Leia também: o que é ser gerente de vendas — 15 dicas para usar no seu dia a dia
3. Supervisor de vendas
Supervisionar é uma tarefa mais ligada a controle do que a orientação e delegação. Por isso, em muitos casos, esse cargo de vendas auxilia o gerente em tarefas como monitorar resultados, dar feedback, verificar o montante das comissões de vendas e auxiliar em treinamentos.
Mas lembramos que essas nomenclaturas não são seguidas à risca. E um supervisor de vendas pode ter as mesmas atribuições de um coordenador de vendas ou as de ambos, dependendo da empresa.
Confira: Como se transformar em um grande supervisor de vendas
4. Coordenador de vendas
Coordenar significa auxiliar no trabalho em equipe, de forma que todos trabalhem na mesma direção e com os mesmos objetivos.
Por isso o trabalho de coordenador de vendas pode estar mais ligado ao coaching, ao acompanhamento diário de ações ao lado dos vendedores, à busca de metas coletivas, ao uso de ferramentas de comunicação e gestão e a outras ações de integração da equipe.
Seu objetivo é que a soma dos esforços de todos gere os resultados desejados, sem atritos e com a máxima produtividade.
Veja também: O que faz um coordenador de vendas e 4 dicas para logo virar gerente
5. Consultor de vendas
Consultores de vendas são vendedores consultivos. Sua função é seguir os planos definidos pelos cargos acima descritos e realizar as tarefas de vendas do dia a dia, tais como:
- prospecção de clientes;
- qualificação de leads;
- apresentação da empresa e dos produtos ou serviços;
- follow-up de vendas;
- usar corretamente as ferramentas de vendas, como o CRM;
- enviar e-mail, fazer ligações e videoconferências com leads e clientes;
- visitar clientes;
- criar apresentações;
- redigir e enviar propostas comerciais;
- negociar com clientes;
- fechar vendas;
- fidelizar clientes.
A verdade é que o cargo comercial de consultor de vendas se confunde bastante com o de executivo de vendas.
Vale notar ainda que em algumas empresas, a palavra consultor tem um peso maior que a palavra executivo, podendo representar um nível de senioridade maior.
O CRM do Agendor também é bastante útil e serve para facilitar o dia a dia dos consultores de vendas. Com ele, pode-se:
- agendar tarefas e visitas;
- montar um calendário de atividades;
- criar um funil de vendas;
- conferir o histórico da empresa;
- elaborar um mapa de vendas;
- e muito mais.
Aproveite para fazer um teste e ver como o Agendor pode te ajudar a se tornar o melhor profissional possível!
Veja também este trecho do Gustavo Pagoto, CEO da PipeLovers, no Fora do Forecast, em que ele fala sobre a importância de entender o perfil do vendedor ideal para executar cada papel:
Quer se tornar um vendedor de sucesso? Confira esta apresentação de slides com frases de grandes vendedores famosos:
6. Executivo de vendas ou analista de vendas
As atribuições são as mesmas de um consultor de vendas, para ambos os cargos.
Quanto à senioridade, é bastante comum que, no caso de um analista de vendas, ele seja menos qualificado ou experiente que um consultor de vendas. Mas essa não é uma regra, apenas uma situação bastante comum.
Todos esses três cargos de vendas podem contar com a ajuda de auxiliares e de uma equipe de suporte. Vamos entender isso melhor a seguir.
Confira em nosso blog: Executivo de Vendas: o que faz esse profissional?
7- Suporte a vendas
Help Desk, SAC e atendimento ao cliente são as formas mais comuns de suporte a vendas.
Nesse caso, fazem o atendimento de chamados, assistência técnica, reclamações etc. Isso pode ocorrer por telefone, chat ou mídias sociais.
Em algumas empresas bastante estruturadas, pode haver um suporte a vendas que inclua serviços diretos para os vendedores, como a emissão de notas fiscais, a criação de propostas, faturas e pedidos de vendas por meio de um processo bastante automatizado.
Saiba mais: Suporte a vendas: o que faz um profissional que atua nessa área?
8- Auxiliar de vendas ou assistente de vendas
Esses profissionais prestam todo tipo de auxílio para os consultores, executivos ou analistas de vendas. Podem ajudar a prospectar, fazer propostas, enviar e-mails, atender clientes etc. Sempre sob a orientação e supervisão de um vendedor.
Apenas algumas tarefas mais complexas, como negociação, criação de propostas e fechamento de vendas não são praticadas por eles.
Curioso para saber quanto se ganha no início desta carreira? Qual será o salário de um auxiliar de vendas? Confira este dado do site vagas.com:
Veja também: Auxiliar de vendas: o que faz esse profissional, afinal?
9. Auxiliar administrativo de vendas
Sua função é bem semelhante à do auxiliar de vendas. Apenas acontece que este cargo de vendas tem um foco maior em atividades burocráticas e administrativas, e menos relacionadas com o contato com clientes.
Mas, como em muitos casos anteriores de cargos comerciais, isso é apenas uma tendência, não uma regra.
E um auxiliar administrativo de vendas, quanto será que ganha? Veja o dado do vagas.com:
Leia mais: Descubra o que faz um auxiliar administrativo de vendas e como se destacar nessa carreira
Quer se tornar um grande líder de equipe comercial? Então, baixe nosso e-book gratuito: O GUIA para a gestão eficiente da equipe de vendas