Enviar uma carta de apresentação comercial para clientes corporativos pode ser um pouco raro hoje em dia. No entanto, é exatamente esse toque “inusitado” que pode chamar a atenção de gestores que estão cansados de receber centenas de e-mails marketing diariamente. Contudo, para que isso funcione, é preciso se diferenciar.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A carta de apresentação comercial, quando bem-feita, pode ampliar a vantagem competitiva do negócio e destacar a empresa aos olhos do cliente.
  • A carta de apresentação comercial pode ser escrita em formato físico, como e-mail, apresentação de slides ou vídeo curto.
  • Uma boa ideia é também criar um site (landing page) com todas as informações da carta de apresentação, em diversos formatos, como vídeos, animações, PPTs, depoimentos, infográficos, entre outros.
  • É importante inserir na apresentação da empresa qual a solução oferecida ao mercado e uma demonstração de seus principais benefícios e diferenciais. Isto é, mostre ao cliente o que a sua companhia pode fazer por ele.
  • Para criar um diferencial, é indicado incluir depoimentos de clientes satisfeitos, lista de clientes relevantes, dados estatísticos interessantes sobre a empresa, minicurrículo dos sócios e o fechamento da carta.
  • É importante escrever um texto mais informal e objetivo, com parágrafos curtos, que prendam a atenção do leitor e não deixe a leitura muito cansativa. Baixe nosso modelo de apresentação comercial gratuito e coloque o conhecimento em prática!

Neste caso, a carta de apresentação de empresa para cliente corporativo, mais do que uma formalidade, se transforma em uma verdadeira ação de marketing.

Outra situação em que você pode precisar de uma carta de apresentação de vendas é ao negociar com companhias que exigem esse documento de seus fornecedores, junto de certificados, licenças, comprovação de faturamento e outras informações.

Para te ajudar nessa tarefa, neste post explicamos o que é e para que serve esse documento, mostramos um modelo de carta de apresentação comercial para clientes e um checklist com dicas para que você possa criar a sua própria versão.

Mas, antes disso, dê uma olhada em algumas formas alternativas de se fazer isso.

Carta de apresentação comercial: quais são as alternativas?

O primeiro ponto que deve ficar claro é que esse documento não necessariamente precisa ser no formato impresso tradicional. Há alternativas que podem se encaixar em diversas situações. Conheça as principais:

1. E-mail

Sim, talvez um e-mail seja mais apropriado. No caso, o texto pode ser o mesmo da carta de apresentação da empresa baseada no checklist que mostraremos adiante.

Apenas lembre-se de incluir links para o seu site, blog, LinkedIn e até para vídeos e apresentações em Power Point. Certifique-se de aproveitar todas as possibilidades que este formato pode te proporcionar.

2. Apresentação de slides

Em PPT ou formato PDF, talvez uma apresentação ilustrada com imagens e com um design diferenciado, respeitando a identidade visual do seu negócio, seja mais efetiva que uma carta ou um e-mail simples.

Você poderá usar essa apresentação não só para clientes, mas também para adquirir novos parceiros e investidores, por exemplo.

Por isso, além de estar alinhada à identidade visual da sua marca, sua carta de apresentação comercial deve ser didática, coesa e direta.

3. Produzir um vídeo curto

Lembra da época em que fazer um vídeo de animação era caríssimo e demorava meses? Pois bem, isso ficou no passado!

Hoje, existem plataformas que ajudam a criar excelentes vídeos de apresentação de empresa. Basta ter algum “jeito para a coisa” e usar templates prontos.

Veja alguns sites bacanas que podem te ajudar a produzir facilmente (e até de graça) um desses vídeos de apresentação para a sua empresa:

Aliás, confira o vídeo de apresentação do Agendor para conhecer nossa plataforma e se inspirar:

4. Tenha uma página web específica para isso

Não estamos falando do seu site completo.

Crie uma página com as informações que mostramos no checklist logo adiante e acrescente vídeos, animações, PPTs, depoimentos, infográficos e ilustrações que ajudem a apresentar a sua empresa de forma bem mais efetiva para o cliente.

Com essa página pronta, basta enviar o link para seus prospects.

Como escrever uma carta de apresentação de empresa? Checklist com 10 dicas

Precisa escrever uma carta de apresentação comercial para a sua empresa, mas não sabe nem por onde começar? Relaxa! Com esse checklist você vai tirar de letra!

1. Comece falando da solução que sua empresa oferece ao mercado

Nós insistimos muito nisso em nosso blog: deixe claro para seu cliente as vantagens, benefícios e soluções que ele pode esperar ao se relacionar com a sua empresa.

Qual a dor do seu cliente que você soluciona? Por que ele deve optar pela sua solução, e não dos seus concorrentes?

Atributos e características são secundários!

2. Crie um mini parágrafo com informações “burocráticas”

O ideal seria nem colocar isso, mas algumas pessoas podem estranhar.

Hoje, com tantas coisas para fazer e analisar, ninguém quer perder tempo para saber há quanto tempo sua empresa está no mercado, quantos funcionários tem e onde ficam as filiais.

Para alguns negócios, isso pode até ser relevante, mas evite informações que não sirvam para mostrar como a sua empresa pode ajudar ao cliente.

3. Use subtítulos

Pode parecer estranho usar subtítulos na carta de apresentação da sua empresa, mas eles são excelentes elementos para guiar o leitor e ajudá-lo a entender o conteúdo do texto.

4. Apresente uma lista de clientes relevantes

Se a sua companhia tem como clientes empresas de grande renome no mercado, não só pode como deve mencioná-las em sua carta de apresentação comercial. 

Contudo, se a lista for composta apenas por empresas desconhecidas, talvez não agregue em nada na apresentação. Leve isso em conta.

5. Acrescente depoimentos

Colocar depoimentos de clientes satisfeitos sempre é muito bom. Além disso, é uma boa saída para aquelas empresas que não têm clientes conhecidos no mercado.

6. Fatos relevantes e interessantes

Dizer coisas como: “Já financiamos mais de 1 bilhão em empréstimos para pequenas empresas” é muito mais interessante que dizer: “Estamos há 20 anos no mercado e contamos com ‘x’ filiais e vasta experiência”.

Se atenha a fatos que realmente impressionam e use o gatilho mental de autoridade a seu favor.

7. Currículo dos sócios

Expor o currículo dos sócios só é necessário em segmentos específicos, é o caso de empresas que prestam serviços e onde o nome do profissional tem relevância, como escritórios de advocacia, engenharia, arquitetura, clínicas médicas etc.

Já para outros ramos, como fábricas de autopeças ou distribuidoras de alimentos, o currículo dos sócios ou administradores de alto escalão pode ser irrelevante.

8. Não seja formal demais

Cuidado com o excesso de formalidade em sua carta de apresentação comercial. 

Para ramos criativos, como publicidade, a carta pode ser bem leve e descontraída. Em outros, como direito, bancos e contabilidade, é importante passar seriedade. 

evite ser formal demais para não acabar escrevendo um texto chato, que ninguém quer ler.

De qualquer forma, o ideal é entender como seu cliente se comunica para que você tenha uma fala alinhada com seu público-alvo.

9. Crie parágrafos curtos

Um erro muito comum ao escrever uma carta de apresentação de empresa é escrever parágrafos longos demais.

Os parágrafos devem ser curtos, com no máximo 3 ou 4 linhas. Isso ajuda o leitor a entender o texto e continuar a leitura, sem julgá-la cansativa.

10. Não esqueça o fechamento da carta

Ao enviar uma carta de apresentação comercial, algum objetivo você tem, certo?

Marcar uma visita? Convidar para conhecer as instalações? Solicitar um telefonema?

Se esse for o caso, deixe isso claro ao final da carta, com uma frase do tipo:

“Aguardamos seu contato para agendarmos uma visita pessoal à sua empresa.”

Em marketing, chamamos isso de Call-to-Action ou CTA, que significa chamada para ação. Você pode escrever a melhor carta de apresentação comercial para clientes do mundo, mas se o fechamento for ruim e não gerar uma ação, você estará perdendo tempo e, certamente, grandes oportunidades de negócio.

Exemplo de carta de apresentação comercial

Agora que temos um checklist completo, que tal conferir um modelo de carta de apresentação comercial?

Neste exemplo, vamos considerar uma carta de apresentação de uma empresa que pratica vendas B2B que será enviada por e-mail, mas você pode usá-la e adaptá-la para qualquer modelo de negócio. Basta seguir nosso checklist! Vamos lá?

“Olá, [nome do destinatário]! Tudo bem?

Estou conversando com alguns profissionais de [área de atuação do lead] e não pude deixar de falar com você.

Percebi que [dor do seu cliente] é um problema comum em empresas como a [nome da empresa do lead]. Isso pode ser causado principalmente pela falta de [solução que você oferece], e pode gerar obstáculos como:

  • [exemplo de problema 1];
  • [exemplo de problema 2];
  • [exemplo de problema 3].

Estas são questões que a [nome da sua empresa] vem resolvendo ao longo de seus [idade da sua empresa] anos, para mais de [quantidade de clientes atendidos] clientes satisfeitos que tiveram seus negócios enriquecidos.

A empresa [nome da empresa de um cliente], por exemplo, aumentou suas vendas em X% usando nossa solução. Inclusive, o/a [cargo e nome do cliente que está dando depoimento] disse: “[depoimento do cliente sobre sua solução]”.

Além disso, a empresa [nome da empresa de outro cliente] também evoluiu seu negócio em parceria conosco e sua empresa dobrou de tamanho em apenas X meses. “[depoimento do cliente sobre sua solução]”, disse o/a [cargo e nome do cliente que está dando o depoimento].

Gostaria de tomar dois minutinhos do seu tempo para te explicar como a [nome da sua empresa] também pode te ajudar a [nome da empresa do lead] a [resultado positivo que sua solução gera] e alcançar resultados incríveis.

Posso te ligar?”

Esse é apenas um modelo que você pode adaptar considerando as necessidades e particularidades do seu negócio. Confira, no infográfico abaixo, algumas dicas de palavras poderosas que podem te ajudar a chamar a atenção de seus clientes:

carta de apresentação comercial

Carta de apresentação comercial + Técnica = Resultado

Uma carta de apresentação comercial é uma técnica muito usada na prospecção de clientes. Quando bem elaborada, seja em formato físico ou digital, pode causar uma boa impressão e gerar ótimos resultados, aumentar sua base de clientes.

Contudo, mais do que uma boa carta de apresentação de vendas, para ter sucesso em suas negociações é preciso agir com estratégia e encantar o cliente no processo. E isso requer muito estudo, prática e preparação.

Engana-se quem pensa que vender é apenas uma habilidade. Vender também envolve muita técnica! Por isso, quanto mais você se preparar para suas prospecções, melhor será sua performance e, consequentemente, seus resultados.

Por isso, não fique para trás e baixe nosso e-book totalmente gratuito e conheça mais metodologias para ampliar sua carteira: O Guia da Prospecção!