Que tal ampliar sua carteira de clientes neste ano novo? Veja as dicas que você precisa ficar de olho
Principais aprendizados deste artigo:
- Aumentar sua carteira de clientes pode ser uma das formas de fomentar novas vendas e expandir o seu alcance no mercado.
- O telefone ainda é uma forma de comunicação eficaz para prospectar e manter o interesse de potenciais clientes.
- Pesquisar o mercado, identificar os principais segmentos que seu negócio atende e entender quais são as suas personas é essencial para conseguir expandir as vendas e o número de clientes do seu negócio. Veja como se preparar para entrar em contato com seu prospect.
- Ter um sistema de vendas ajuda a otimizar o processo de vendas e a criar uma abordagem sistematizada com base em métodos eficazes de vendas. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.
Se você for como a maioria dos grandes vendedores, gestores comerciais ou empreendedores, certamente vai querer começar o ano ampliando a sua carteira de clientes, não é mesmo?
Afinal, aumentar a carteira de clientes é a maneira mas fácil de aumentar as vendas e o seu alcance de mercado.
Nesta postagem, separamos 4 dicas para ajudar você a entender melhor o que é carteira de clientes e como ampliá-lá.
Mas, antes de dar uma olhada nelas, sugerimos que leia este e-book gratuito: O Guia da Prospecção – Como gerar leads qualificados e prontos para comprar
4 dicas fundamentais para ampliar a carteira de clientes
Aumentar o seu mercado é tão importante quanto vender, já que assim, mais e mais pessoas ouvem falar da sua empresa, seu produto e diferenciais.
Pensando por uma perspectiva direta, quanto mais clientes você atender, mais pessoas vão ouvir falar da sua empresa, e dessa maneira, maior o alcance da sua empresa dentro do seu mercado.
Quando as pessoas já ouviram falar de você, fica mais fácil considerarem você na hora de contratar alguém que faz o que você faz.
Por isso, você deve estar usando as primeiras semanas do ano para pensar em como ampliar o seu alcance e a sua base de contatos para incluí-los em sua carteira de clientes.
Alias, qual o significado de carteira de clientes? O que é carteira de clientes, explicada de uma forma simples de entender?
Carteira de clientes, definição: Conjunto de clientes costumeiros de uma empresa, aos quais ela está sempre oferecendo seus produtos e serviços de forma continuada e com sucesso, sendo estes adquiridos através de um relacionamento comercial duradouro.
Mas quais são as ações mais propensas a ter sucesso na hora de vender mais, aumentar a satisfação dos clientes e levar a sua mensagem para o maior número possível de prospects, com o objetivo de ampliar esta carteira de clientes?
Essa não é uma tarefa fácil. Principalmente se você faz parte de uma pequena equipe de vendas, de uma pequena empresa, ou de um produto desconhecido.
Por outro lado, nada é impossível. Aqui estão algumas dicas úteis de como aumentar consideravelmente sua base de clientes.
Veja também: 7 dicas de como montar uma carteira de clientes
1. Desenvolva um diferencial único
O seu diferencial competitivo único é aquilo que seus concorrentes não podem copiar. E aquilo que faz as pessoas comprarem de você.
É justamente aqui que seus clientes realmente enxergam valor no que você faz, e entendem porque vale a pena contratar a sua empresa. Você pode ter vários diferenciais únicos para cada segmento de sua base de clientes.
Bons diferenciais podem simplesmente funcionar revendo a maneira de fazer negócios e enfatizar alguns aspectos do que você já faz, ou de pensar em uma maneira diferente sobre o que você já faz.
Por exemplo, se você estiver no negócio de auto-peças e pode oferecer entrega gratuita no mesmo dia da encomenda de peças, pode fazer uma grande diferença nas oficinas atendidas pela sua área de cobertura.
Pense em como completar essa frase: “as pessoas compram de mim porque eu sou a única empresa que…”.
Se você pode responder essa frase, então você já sabe qual o seu diferencial único. Se não for possível, então precisa pensar nisso.
2. Use o poder do telefone
Muitos profissionais de marketing acreditam que o telefone é o recurso de vendas mais subutilizados nos negócios de hoje.
Mas essa é uma técnica eficaz que é realmente importante para manter o interesse de potenciais clientes: não há nenhum sentido em gastar dinheiro na geração de leads apenas para atende-los de um maneira nada profissional.
Pare por um tempo e capacite a sua equipe para falar no telefone. Aproveite o poder do telefone para prospectar corretamente, e seja impecável quando tiver a oportunidade de fazer algum atendimento receptivo.
Um mau atendimento telefônico pode ser não apenas frustrante para a sua equipe, e pode comprometer seriamente a sua reputação, que é tudo que você não quer.
Aposte no treinamento certo para que sua equipe tenha foco para lidar com qualquer chamada a fazer as coisas funcionar melhor pra você.
Veja mais: Como prospectar clientes por telefone em 6 passos simples
3. Desenvolva um sistema de vendas
Como funciona a venda? “Preparar, apontar e fogo?”. Nem sempre é assim. É preciso um grande preparo e um direcionamento.
Quem é o seu cliente perfeito? Quem vamos abordar? Para quem estamos falando? Você já pensou nesses detalhes?
Olhe por 1 minuto para um bom vendedor. Você vai começar a notar um padrão para a maneira como eles fazem as coisas – como eles chegam ao prospect interessado, como mantém as pessoas interessadas, como lidam com objeções, com a negociação e como finalmente pedem a venda.
Tudo de uma forma que constrói a confiança e conquista a compreensão do prospect de uma maneira que faça com que eles caminhem juntos pelo processo.
Vendedores excepcionais têm o seu sistema de vendas. Agora é realmente possível que você aprenda um sistema de vendas eficaz.
A abordagem sistematizada vai ajudar você a vender com base em um método eficaz de vendas que pode ser compartilhado por todos os vendedores da equipe de vendas para aumentar a base de clientes.
4. Pesquise seu mercado
A sua empresa precisa se concentrar em um tipo especifico de pessoas que são o perfil certo para comprar o seu produto e passar a mensagem certa, ter uma plano de comunicação empresarial adequado.
É extremamente importante entender o que faz com que seus clientes fiquem com você, em vez de partir para a concorrência.
Se você vende computadores, precisa perceber que o usuário expert tem conhecimento de todos os níveis sobre o que ele está comprando, e que vai querer informações diferentes de uma pessoa que só quer algo fácil de usar para ler e trocar e-mails.
Para que você possa saber como se comunicar com diferentes perfis de potenciais compradores, você vai precisar fazer o dever de casa e identificar os principais segmentos de mercado do seu negócio.
Feito isso, é preciso criar o perfil desses tipos diferente de clientes de acordo com interesses através de uma pesquisa de mercado.
Em seguida, você pode abordá-los de uma maneira eficaz, em conformidade com os incentivos que eles esperam receber de sua empresa ao comprar seu produto.
Você está pronto para ampliar sua base de clientes?
Agora que você já sabe o que é carteira de clientes e o que é preciso para ampliar a sua base, sabe que precisa criar um comportamento dentro da sua empresa para ser mais atraente para os clientes, bem como saber abordar e prospectar.
Quanto maior as habilidades dos vendedores no processo de vendas – e maior a sua consciência sobre isso, mais fácil será para você aumentar as vendas e o número de clientes.
Finalmente, quando você começar a criar um sistema eficaz de aplicar seus diferenciais e executar o processo de vendas, vai conquistar novos clientes.
E quando esses clientes estiverem comprado, estiverem satisfeitos e orgulhosos de suas decisões, você pode pedir indicações e referencias de novos clientes.
Tudo que você precisa fazer é transformar a sua abordagem em um plano de ação, e colocá-la em prática para ampliar sua carteira de clientes.
E se quer mais algumas dicas sobre o assunto, confira: Gestão da carteira de clientes: 8 dicas para empreendedores