Poucos negócios têm este conhecimento, mas um sistema de CRM para representante comercial é essencial para profissionalizar o time de vendas e melhorar seu desempenho.
Principais aprendizados deste artigo:
- Um CRM para representante comercial é essencial, pois pode profissionalizar o time de vendas e melhorar o desempenho e os resultados.
- Com a empresa Baruque, o CRM do Agendor teve um impacto muito positivo no comportamento e nas atividades dos vendedores, influenciando diretamente o relacionamento com os clientes.
- Um software de gestão de clientes para representantes comerciais permite conduzir negociações com mais controle e personalização, destacando como recursos como o histórico dos clientes, agendamento de tarefas e funil de vendas estruturado.
- A ideia de Renato Dias foi utilizar o Agendor como um suporte para sustentar o processo de vendas, proporcionando um controle eficiente das atividades dos representantes comerciais.
- A Baruque Representações utilizou a gamificação para incentivar a equipe a utilizar a plataforma, incluindo a criação de pontuações e recompensas para engajar vendedores no CRM.
- A adoção do Agendor representou uma transformação na qualidade do atendimento, entendimento dos negócios e uma mudança cultural, promovendo a profissionalização do time de vendas da Baruque. Teste gratuitamente o Agendor e turbine seus resultados de vendas!
Renato Dias, CEO e representante comercial da Baruque Representações, faz parte do seleto grupo de profissionais que desde cedo compreendeu a importância da tecnologia para a performance dos vendedores.
Usando o CRM do Agendor desde agosto de 2022, Renato já é capaz de notar a diferença no comportamento e nas atividades dos vendedores, afirmando que a mudança tem impacto direto no relacionamento com seus clientes.
Com o histórico dos clientes na palma da mão, o agendamento e alerta de tarefas e um funil de vendas bem estruturado, é possível estar um passo à frente das negociações e mostrar mais profissionalismo para os decisores, conquistando mais negócios!
Quer saber mais sobre a trajetória da Baruque com o Agendor e conferir uma dica realmente valiosa sobre como motivar o time a utilizar um CRM para representantes comerciais?
Então, continue a leitura do artigo!
— Eu percebo que, se não tivermos o Agendor, vamos ficar para trás. É uma necessidade ter uma ferramenta como o Agendor para servir de apoio para a venda do representante no dia a dia.
Renato Dias – Representante Comercial
A história da Baruque Representações
A Baruque Representações é uma empresa de representação comercial que atua desde 2004. Em quase 20 anos de atividade, ela já atendeu mais de 900 clientes, que fazem parte principalmente dos segmentos de moda, varejo e decoração.
Até 5 anos atrás, apenas Renato e sua esposa faziam parte do time comercial. Com o passar do tempo, a Baruque Representações foi ganhando movimento e espaço no mercado.
Consequentemente, foi preciso recrutar mais profissionais de vendas para dar conta da carteira de clientes. E para isso, nada mais adequado do que um software de gestão de clientes para representante comercial. O sistema ajuda a controlar as negociações, organizar o processo comercial, acompanhar o desempenho dos vendedores e fortalecer o relacionamento com os clientes.
Foi a partir deste momento que a parceria entre a Baruque Representações e o Agendor se iniciou!
Entrevista completa: Agendor + Baruque
Nas próximas linhas, você confere detalhes sobre a entrevista que a nossa equipe realizou com Renato, que nos contou tudo sobre a escolha da plataforma, os desafios da implementação e os resultados obtidos até agora.
Como surgiu a necessidade de investir em um sistema de CRM para representante comercial?
Renato: Conforme o time da Baruque foi crescendo, nós começamos a entender que, de fato, precisamos do melhor CRM para representante comercial para ter mais controle e organização dos nossos processos, principalmente no que tange ao relacionamento com o cliente.
Existem informações que estão subliminares nas interações com os clientes e precisamos colocar isso no sistema, para então entender o que eles querem dizer. Assim, mantemos um histórico completo e estamos sempre preparados para um próximo contato.
Antes, as anotações sobre as conversas com os clientes ficavam em um papel, em cadernos, mas tudo isso acabava se perdendo.
De repente, passaram-se dois ou três meses, e o cliente nos abordava nos questionando sobre coisas que ficaram pendentes e que esquecemos do que se tratava.
Como está sendo a gestão comercial com o Agendor atualmente?
R: A minha ideia com o Agendor é fazer com que ele nos sirva como um equipamento para sustentar o nosso processo de vendas, para não deixar um negócio esfriar.
Além disso, agora somos 5 vendedores, então eu preciso do controle de vendas para representante comercial. Hoje, a operação já está começando a funcionar melhor. Está realmente mudando a nossa maneira de trabalhar, até porque está sendo uma mudança de cultura para nós aqui da Baruque.
Veja como é simples e prático utilizar as listagens de clientes do Agendor:
Quais mudanças vocês perceberam depois de adotarem o Agendor?
R: O principal é ter a melhor gestão dos negócios.
Hoje, eu abro o Agendor e já consigo ver tudo o que está acontecendo. Consigo ter o controle de vendas para representante comercial, acompanhá-lo e saber se os agentes estão perdidos ou não.
A partir disso, consigo me comunicar com o meu time e dar o suporte necessário para cada membro.
Em termos de resultados financeiros, ainda não temos um parâmetro. Mas posso afirmar que, em resultados qualitativos, já conseguimos evoluir. Digo isso porque sei que trará benefícios em curto prazo.
Eu acredito bastante na ferramenta como um incremento do nosso negócio e como adicional para a profissionalização do vendedor.
Eu percebo que, se não tivermos o melhor CRM para representante comercial, vamos ficar para trás. É uma necessidade ter uma ferramenta como o Agendor para servir de apoio e suporte para a venda do representante no dia a dia.
Houve alguma dificuldade na implementação do Agendor?
R: Não. Acredito que seja somente a questão da rotina, de parar e preencher o CRM para representante comercial. Mas essa é uma mudança de mentalidade que eu já vejo que está acontecendo.
Já entramos no jogo. Pegamos o jeito do Agendor, de como trabalhar com ele e como fazer a roda girar.
Para aquilo que no começo foi um sacrifício, hoje eu já digo que não existem empecilhos.
Atualmente, nós temos um trainee que constrói KPIs comerciais, e, com eles, fazemos uma gamificação de vendas. O trainee cria uma planilha com a performance de cada vendedor e envia para eles.
Nessa planilha, o vendedor tem uma pontuação. Conforme atinge determinados parâmetros, ele ganha algumas recompensas.
Utilizamos essa gamificação para incentivá-los a usar a plataforma. Por exemplo: se o vendedor deixa de agendar uma atividade para um negócio em andamento, ele perde pontos.
Fazemos isso para a reativação de clientes e abertura de novos negócios também. E essa foi uma estratégia que criamos assim que começamos a usar o Agendor, tudo isso para motivar a equipe.
É por isso que digo que, mesmo que eu não possa mensurar financeiramente, afirmo que já vemos uma mudança cultural e sei que vamos ganhar muito em curto prazo no relacionamento com os nossos clientes.
Ainda assim, vou sentar com a minha equipe, abrir o software de gestão de clientes para representante comercial, mostrar como foi o desempenho deste mês e dar feedbacks para ajustar o que for necessário ao longo do próximo mês, e assim por diante.
Confira a visualização de calendário de atividades da plataforma do Agendor:
Como resumiria o antes e o depois do Agendor para a Baruque Representações?
R: Sobre um antes e depois, acredito que estamos vivendo uma transformação na qualidade do nosso atendimento e no entendimento dos nossos negócios, para que a Baruque possa atingir seus objetivos e construir novos caminhos.
Só temos a ganhar!
Representante comercial deve usar CRM da empresa?
O profissional deve, sim, usar o CRM da empresa. Isso porque o CRM para representante comercial auxilia na organização, análise e otimização das oportunidades de negócio e das interações com o cliente. Com essa solução, os representantes podem conduzir suas negociações com mais controle e personalização.
No entanto, muitos profissionais temem que os dados dos clientes estejam em risco, principalmente quando os representantes são terceirizados pela organização.
Nesses cenários, é fundamental destacar que, caso o vendedor inicie suas atividades na empresa com sua própria carteira de clientes e a organização não oferecer nenhum tipo de apoio, seja financeiro ou de marketing (para atrair mais clientes), esta carteira pertencerá ao vendedor.
Por outro lado, se o representante comercial usar os recursos e o suporte da empresa para adquirir novos clientes ou expandir sua base, é comum que haja um entendimento contratual sobre a propriedade e gestão dessa carteira de clientes, que costuma ser da empresa, neste caso.
Saiba como um CRM para representante comercial pode transformar sua operação comercial!
Depois de conhecer o caso da Baruque Representações, você sente que também é preciso profissionalizar sua área comercial?
Agora, graças à plataforma amigável e de alta usabilidade do Agendor, os representantes da Baruque conseguem manter um histórico completo dos seus clientes e não deixam nenhuma informação passar.
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