Existem muitos usos dos sistemas de CRM na logística. Afinal, essas empresas também precisam fazer a gestão do relacionamento com o consumidor e manter o controle de todas as ações relacionadas para este fim.
Principais aprendizados deste artigo:
- Em português, CRM significa gerenciamento do relacionamento com o cliente. Essa é uma estratégia que visa focar as ações para melhorar a interação entre marca e consumidor.
- Um sistema de CRM na logística permite gerenciar todos os esforços, registrando interações e acessando relatórios completos sobre as vendas, além de otimizar todo o processo comercial destas empresas.
- Entre as funcionalidades desse software para as empresas de logística, estão o funil de vendas, o mapa de clientes e o registro de consumidores.
- Quer um CRM para empresas de logística completo e fácil de usar? Então, faça seu cadastro no Agendor e teste as funcionalidades gratuitamente!
Inclusive, o uso desse software não é nenhuma novidade; e o Agendor até tem um case de sucesso, que apresentamos para você neste artigo. Porém, antes de mostrá-lo, vamos falar um pouco sobre o que é CRM na logística e os principais usos dessa ferramenta.
Quer ver quais são? Então, continue lendo para conferir!
O que é CRM na logística?
CRM (Customer Relationship Management) se traduz como gestão do relacionamento com o cliente. Na prática, é uma estratégia que envolve diversos setores da empresa, como marketing e vendas, sempre focando suas ações no consumidor, visando melhorar sua experiência.
Para as empresas de logística, ter um sistema de CRM — um software que otimiza a aplicação dessa estratégia — permite concentrar os esforços, multiplicando os resultados, o que resulta em uma melhora do relacionamento com o consumidor desse mercado.
Quais os usos do CRM para empresas de logística?
Os principais usos do CRM na logística são:
- cadastro de clientes;
- mapa de clientes;
- funil de vendas;
- criação de lembretes;
- controle de fornecedores.
Confira mais detalhes logo adiante!
1. Cadastro de clientes
Usar um CRM para empresas de logística permite que os negócios cadastrem os clientes e façam o acompanhamento deles em todas as etapas da jornada do consumidor. E isso não se limita às informações de contato.
O software também registra o histórico de compras. Desse modo, você consegue personalizar os atendimentos, fazendo com que cada experiência seja única, contribuindo para ganhar o coração dos consumidores.
Afinal, quem não quer ser atendido por um vendedor que lembra o que você comprou meses atrás?
2. Mapa de clientes
Outro uso útil do CRM na logística é o mapa de clientes. Essa funcionalidade mostra no Google Maps em qual local fica o escritório do seu consumidor, facilitando os processos de visitas comerciais e entregas.
3. Funil de vendas
O funil de vendas é uma ferramenta que representa, de maneira visual, o caminho que os clientes percorrem ao fazer negócio com uma empresa. Ele é composto pelo topo — fase em que os consumidores mostram interesse nas soluções —, meio — consideram se vale a pena comprar — e fundo — a compra.
Nesse caso, o CRM na logística possibilita criar e gerenciar múltiplos funis de venda simultaneamente. Assim, você pode ter um para cada tipo de produto, sem se “embananar” com as informações, já que o sistema organiza tudo para você.
4. Criação de lembretes
Quem já passou pela situação de perceber – tarde demais – que esqueceu de enviar aquele e-mail importante com um orçamento solicitado pelo cliente? Pois bem, com o uso do CRM na logística, esse problema é resolvido.
O Agendor, por exemplo, tem um sistema de agendamento de lembretes. Com isso, você pode marcar todas as atividades importantes no calendário e, quando chegar a data, receber uma notificação no celular ou computador.
5. Controle de fornecedores
Para completar, o CRM na logística facilita o controle de fornecedores, que são aqueles chamados de clientes internos. Aqui, o software propicia criar uma lista de produtos e acessar relatórios personalizados sobre entradas e saídas, além de gerenciar os contatos.
Graças a isso, você consegue controlar tudo o que acontece com seus fornecedores e melhorar o relacionamento com eles. Como resultado, evita-se a falta de um produto essencial para o funcionamento da empresa de logística.
Confira o case de sucesso de CRM na logística: Agendor e Fimatec
A Fimatec Equipamentos é uma empresa de logística que está há mais de 30 anos no mercado. É uma das líderes no segmento de manutenção, locação e vendas de empilhadeiras, sendo reconhecida em todo o Brasil pela qualidade dos serviços e comprometimento com os consumidores.
Visando manter o alto padrão, a companhia de logística confiou no Agendor para oferecer um CRM de qualidade, focado na gestão do relacionamento com os clientes. Para nós, é uma honra ter a Fimatec como cliente e como um dos nossos cases de sucesso.
Sobre a nossa solução, Helio Yomura Junior, que é o dono da Fimatec, falou que:
“A Fimatec precisava de uma ferramenta que mostrasse todos os históricos para todos os funcionários, de uma forma que os gestores tivessem facilidade no acompanhamento.
Temos o sistema de lembrete por e-mail, onde todos sabem o que foi feito e o que tem a fazer. Os funcionários olham os históricos e criam os negócios de nossa empresa pelo próprio Agendor. E os gestores acompanham tudo pela Web ou até mesmo pelo App.
O Agendor é um CRM de internet bem simples de usar, leve e com um excelente sistema de follow-up, onde conseguimos controlar tudo o que estão escrevendo por ali.”
Esse é um dos cases de sucesso de um cliente do Agendor, sobre o resultado que está tendo com o uso da ferramenta. Confira mais depoimentos em nosso site.E você, tem uma empresa de logística e quer aproveitar todas essas funcionalidades? Aproveite para fazer o cadastro no Agendor agora mesmo e teste o software gratuitamente!