Fundada em Gramado, Rio Grande do Sul, a Masotti Móveis acumula mais de 60 anos no setor de móveis e decoração. Para unir tradição e modernidade, a empresa está sempre buscando atualizar sua operação, especialmente na área comercial e no relacionamento com os clientes.
Principais destaques deste case:
- “Buscamos algumas opções e escolhemos o Agendor, principalmente, pelo atendimento e pela agilidade na solução de dúvidas.”
- “Utilizamos o Agendor 100% do tempo. Assim que chegamos na empresa, já abrimos o WhatsApp e o Agendor, que estão integrados.”
- “Agora temos muito mais informações em mãos, o que ajuda na tomada de decisões. Hoje, temos controle e qualidade de informações reunidas em um único lugar.”
- “Normalmente, demoramos cerca de 1 ano e meio para fechar um grande negócio, mas conseguimos reduzir esse tempo para 6 a 8 meses.”
- Implemente um CRM prático e fácil para alavancar seus resultados comerciais, assim como fez a Masotti Móveis. Faça seu cadastro e teste grátis o Agendor!
Conversamos com Douglas Wasem, Especialista em Negócios e responsável pela gestão comercial na Masotti, sobre como foi a escolha e implementação do Agendor, além de como toda a equipe vê os resultados no dia a dia comercial.
Para Douglas, a agilidade e o suporte humanizado fizeram toda a diferença não só na decisão de contratação da ferramenta mas, principalmente, no impacto nos resultados da Masotti. Confira mais um case de sucesso com o Agendor!
Como está estruturada a equipe comercial da Masotti Móveis?
Douglas Wasem: A empresa é dividida em dois polos principais: a parte distribuidora, que inclui a gestão comercial e de marca, e os polos produtivos. Na distribuidora, temos 8 pessoas entre comercial e corporativo, e nos polos produtivos, são 25 pessoas em cada um. Vendemos para o mercado B2B e contamos com representantes comerciais, além de uma pessoa que cuida do controle de qualidade.
Na distribuidora, o atendimento é feito basicamente de forma interna. Eu, por exemplo, faço o atendimento a todas as lojas, clientes e representantes. A partir disso, levamos as informações, pedidos e dúvidas para a distribuidora. Também temos uma equipe responsável pela parte corporativa e de projetos.
Como era feito o controle do processo comercial antes? Por que decidiram migrar para um CRM?
DW: Já conhecíamos o conceito de CRM, mas não utilizávamos. Nosso processo era bem manual, com o uso de Excel e até papel impresso para coletar dados de clientes.
Com isso, percebemos a necessidade de uma ferramenta para modernizar nossa parte comercial.
A principal motivação foi nossa nova estratégia de gestão da marca. Queremos que as informações sobre os clientes estejam sempre disponíveis, independentemente de quem está na equipe.
Isso facilita o treinamento de novos colaboradores e permite que qualquer pessoa acesse os dados necessários para realizar suas tarefas. Além disso, o CRM nos ajuda a gerar novos relatórios e entender melhor nossas projeções comerciais.
Por que escolheram o Agendor?
DW: Buscamos algumas opções e escolhemos o Agendor principalmente pelo atendimento e pela agilidade na solução de dúvidas.
Avaliamos 3 ou 4 CRMs. Antes disso, o Agendor já havia sido indicado pela pessoa que estava fazendo a gestão da marca da nossa empresa. Ele já tinha utilizado o Agendor cerca de 6 anos antes e nos recomendou.
Embora todas as ferramentas que avaliamos fossem boas, o atendimento do Agendor foi o fator decisivo. A agilidade e o atendimento humanizado nos convenceram a escolher essa solução.
Como foi a implementação do Agendor?
DW: Começamos com 3 pessoas utilizando a ferramenta e depois expandimos para o restante da equipe, até chegar à fábrica e outras áreas internas.
Fizemos dois treinamentos com a Fernanda Bardini. Quase toda a equipe participou. Antes do treinamento, havíamos utilizado a ferramenta por alguns dias, então já chegamos com dúvidas específicas.
A Fernanda foi muito clara e explicativa, e o segundo encontro foi focado em tirar dúvidas e discutir novas ideias para usar a ferramenta. A experiência foi muito boa e assertiva.
Depois dos treinamentos, criamos nossos próprios materiais, como e-books e vídeos, para ajudar no processo de onboarding de novos colaboradores. Também criamos materiais físicos e digitais para treinar pessoas à distância.
Enfrentaram alguma resistência nessa implementação?
DW: A implementação foi tranquila, especialmente na distribuidora, onde a aceitação foi rápida.
Nos polos produtivos houve um pouco mais de resistência, pois o pessoal não gosta tanto de lidar com computadores. Mas, depois que desenvolvemos materiais, ficou mais fácil para eles entenderem o processo.
A adaptação da equipe foi bem rápida. Depois que distribuímos a ferramenta para toda a empresa, tanto a parte interna da distribuidora quanto a gestão da marca começaram a utilizá-la de forma eficiente. A equipe até começou a sugerir ideias para agregar mais valor à ferramenta.
Como vocês usam o Agendor na rotina de trabalho?
DW: Todo o pessoal da distribuidora e os gestores de cada polo industrial utilizam o Agendor. Além disso, o controle de qualidade também faz uso da ferramenta.
Utilizamos o Agendor 100% do tempo. Assim que chegamos na empresa, já abrimos o WhatsApp e o Agendor, que estão integrados.
Confira como funciona extensão para WhatsApp do Agendor:
Usamos para visualizar tarefas agendadas e, semanalmente, fazemos reuniões para discutir resultados. Criamos dashboards e debatemos as informações captadas durante o dia a dia.
Criamos ainda funis de pós-venda para acompanhar o planejamento de produção das fábricas. Também usamos para cobrar prazos de entrega, monitorar processos fabris e acompanhar clientes que precisam ser reativados.
No geral, as funções que mais utilizamos são a parte dos funis e o cadastro dos negócios.
Guardamos todas as informações para garantir que o trabalho está sendo feito de forma organizada, e isso nos permite ter um registro claro das interações e dos negócios, facilitando a gestão e garantindo que nada passe despercebido.
Veja como criar múltiplos funis no Agendor:
Também usamos a ferramenta para controlar assistências, encaminhamentos e projetos corporativos. O Agendor foi além do uso puramente comercial.
Além disso, o Agendor será essencial no nosso próximo passo, que envolve a transição da empresa de representações comerciais para promotores de venda.
Vamos utilizar o CRM para agendar o atendimento dessas novas pessoas que estão entrando, e isso certamente trará mais retornos qualitativos e quantitativos.
Estamos constantemente utilizando a ferramenta e quando temos ideias, sempre repassamos para o suporte. A agilidade e a humanização do atendimento de vocês são fundamentais para nós, e isso nos mantém fiéis à ferramenta.
Que resultados vocês perceberam com o uso do Agendor?
DW: O principal resultado qualitativo foi o aumento do controle da empresa. Agora temos muito mais informações em mãos, o que ajuda na tomada de decisões.
Isso também trouxe resultados financeiros, pois os clientes percebem que estamos nos modernizando e se sentem mais confiantes em trabalhar conosco.
Conseguimos reunir dados quantitativos, especialmente em relação aos clientes que demoravam muito para responder. Conseguimos pressioná-los um pouco mais e obter resultados, principalmente na área corporativa, onde o ciclo de vendas é mais longo.
Normalmente, demorávamos cerca de 1 ano e meio para fechar um grande negócio corporativo, mas conseguimos reduzir esse tempo para 6 a 8 meses.
No geral, com o CRM, conseguimos mais liberdade e implementamos um sistema de análise empresarial completo.
Hoje, utilizamos o CRM até para acompanhar o planejamento e controle de produção da nossa fábrica, o que nos permite ter as informações necessárias sem depender de terceiros.
Como você resumiria o antes e o depois do Agendor?
DW: Antes do Agendor, as informações estavam dispersas.
Hoje, temos controle e qualidade de informações reunidos em um único lugar.
Nosso feedback é muito positivo. Já fizemos várias indicações do Agendor para outras empresas e continuaremos a fazer.
Que conselho você daria para uma empresa que está indecisa sobre implementar um CRM?
DW: Invista em um CRM, principalmente em um que ofereça um bom suporte.
O retorno do CRM não é imediato, mas a longo prazo ele será essencial. Especialmente quando você precisar integrar novas pessoas na equipe.
Um CRM permite que todas as informações captadas ao longo dos anos sejam centralizadas e disseminadas entre as pessoas certas.
Também é importante ter pessoas dedicadas e motivadas para trabalhar com o CRM, pois elas vão ajudar a maximizar o potencial da ferramenta.
Leia mais: Como escolher e implementar o melhor CRM para empresas B2B?
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Assim como na Masotti Móveis, agilidade e organização do processo comercial são essenciais para levar sua empresa a outro patamar de vendas.
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