Gerir processos comerciais pode ser um desafio ainda maior em um setor tão específico e exigente como o de móveis hospitalares. É nesse mercado que atua a RC Móveis, especializada em soluções para hospitais, clínicas e laboratórios, com produtos que atendem a padrões rigorosos de qualidade e funcionalidade.
Diante da necessidade de organizar e otimizar sua operação comercial, a empresa encontrou no Agendor uma ferramenta estratégica para transformar seus processos e elevar sua eficiência!
Principais destaques deste case:
- “Não tínhamos controle sobre a quantidade de leads recebidos, as taxas de conversão ou o desempenho da equipe.”
- “Escolhi o Agendor por ser intuitivo, prático e fácil de usar.”
- “O Agendor trouxe agilidade e praticidade, evitando o retrabalho e facilitando o acompanhamento das negociações.”
- “Se os dados são o novo petróleo mundial, o Agendor é a ferramenta que garimpa e transforma esse petróleo em riqueza para nós.”
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Alexandre França, responsável pela área comercial da RC Móveis, destaca alguns ganhos importantes com o Agendor:
- centralização de informações;
- fim das planilhas em Excel; e
- impacto positivo na gestão do funil de vendas, reduzindo os esquecimentos e melhorando a performance da equipe.
Agora, a empresa tem planos de integrar novos processos ao CRM e expandir o uso para mais áreas. O case RC Móveis é um exemplo de como a tecnologia pode ser a chave para organizar e potencializar equipes comerciais, mesmo em cenários desafiadores.
Confira mais detalhes na entrevista abaixo!
Como está estruturada a área comercial da RC Móveis?
Alexandre França: Estou na empresa há quatro meses, assumindo a responsabilidade pelas áreas comercial e de marketing, separadas no momento. Atualmente, estou reestruturando ambas.
Contamos com dois times comerciais. A equipe de vendas diretas é composta por três pessoas. Já a equipe de representantes comerciais inclui quatro profissionais. Além disso, temos a equipe de licitações, com duas pessoas dedicadas.
Sob minha supervisão também está o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Já na área de marketing, trabalhamos com uma agência contratada, que cuida de produção gráfica, gestão de redes sociais e conteúdos. Eu sou responsável por definir as estratégias e gerenciar o orçamento de marketing.
Atualmente, o Agendor é utilizado apenas pelo time de vendas diretas internas. O time de licitações ainda não está integrado, pois a dinâmica de trabalho deles é diferente. Nosso próximo passo será incluir o SAC no uso do Agendor.
Como era o processo comercial antes do Agendor?
AF: A gestão comercial era feita em Excel e, às vezes, no papel. Não tínhamos controle sobre a quantidade de leads recebidos, as taxas de conversão ou o desempenho da equipe.
Além disso, era impossível acompanhar adequadamente os orçamentos enviados, e o funil de vendas não era estruturado.
“Com o Agendor, ganhamos controle do funil de vendas e taxas de conversão, acompanhamento de oportunidades geradas por campanhas de tráfego pago, visibilidade sobre os motivos de perda de negócios e os produtos mais vendidos, monitoramento do ciclo de vendas e do ticket médio, que agora são analisados em tempo real.“
Por que escolheram o Agendor e como foi feita essa escolha?
AF: Fui eu quem implementou o Agendor aqui. Quando assumi a gerência comercial, percebi que não havia nenhum CRM sendo utilizado. Apesar de termos um CRM no nosso ERP, ele é muito complicado e, por isso, não era usado pela equipe. Identifiquei rapidamente a necessidade de uma ferramenta que facilitasse a gestão de vendas.
Já conhecia o Agendor por ter trabalhado com ele na empresa anterior, onde também liderei a implantação. Apresentei outras opções de CRM, mas escolhi o Agendor por ser intuitivo, prático e fácil de usar. Isso é essencial para garantir o engajamento da equipe, evitando que abandonem o uso ou criem soluções paralelas.
Testei um CRM mais específico e já utilizado pelo grupo que adquiriu a RC Móveis. Também conhecia outros CRMs testados na empresa anterior, mas optei pelo Agendor devido à facilidade de uso e à integração com o WhatsApp.
Veja, no vídeo abaixo, como funciona a integração do WhatsApp com o Agendor:
Por que a integração com o WhatsApp foi um diferencial importante nessa escolha?
AF: Hoje o WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação da equipe. Com o Agendor, as conversas e os e-mails ficam automaticamente registrados no sistema, eliminando a necessidade de duplicar informações.
Isso trouxe agilidade e praticidade, evitando o retrabalho e facilitando o acompanhamento das negociações.
Como foi o processo de implementação do CRM?
AF: A equipe assimilou muito bem a ferramenta, especialmente graças ao treinamento ministrado pela Fernanda, que teve uma didática excelente.
Após o treinamento, continuo em contato com o time para reforçar que o Agendor não é apenas uma agenda de contatos, mas uma ferramenta de relacionamento com o cliente.
Que funcionalidades do Agendor vocês mais utilizam?
AF: Hoje a equipe utiliza:
- integração com WhatsApp, fundamental para centralizar as conversas na plataforma;
- e-mails, tanto automáticos quanto manuais, com o histórico integrado ao CRM;
- múltiplos funis (leads, vendas e pós-vendas), que estruturam o fluxo de trabalho; e
- forecast de vendas, que ajuda a equipe a planejar a previsibilidade de negócios para a semana e o mês.
Temos três funis integrados. O funil de leads monitora a prospecção e as taxas de conversão no topo do funil, e quando um lead é qualificado como oportunidade, ele avança para o próximo funil.
Já o nosso funil de vendas gerencia os negócios em andamento. Quando um negócio é concluído com sucesso, ele segue para o terceiro funil, que é o de pós-vendas. Esse funil garante o acompanhamento após a venda, incluindo produção, entrega e follow-up com o cliente para avaliar sua satisfação.
“Esses funis estruturados permitem fechar o ciclo de vendas com foco na experiência completa do cliente, desde o primeiro contato até a entrega do material.“
Além disso, todo o histórico de negociações fica registrado, o que é essencial devido às particularidades de cada cliente no setor de móveis hospitalares.
Conheça os múltiplos funis do Agendor:
Qual o impacto do Agendor na gestão de vendas da RC Móveis?
Com o Agendor, houve a eliminação completa das planilhas em Excel, que antes eram trabalhosas e defasadas. Agora, a gestão é feita 100% dentro da ferramenta, incluindo o tratamento de leads vindos do WhatsApp e do site. “
“Isso otimizou a operação e trouxe previsibilidade para o fechamento de negócios, além de garantir um histórico completo das negociações, crucial para lidar com os diferentes perfis de clientes.“
O Agendor trouxe um impacto organizacional significativo. A equipe está mais estruturada, com melhor controle das etapas do funil de vendas, o que reduz esquecimentos e possibilita acompanhar e recuperar oportunidades perdidas.
Como você resumiria o impacto do Agendor?
AF: Se os dados são o novo petróleo mundial, o Agendor é a ferramenta que garimpa e transforma esse petróleo em riqueza para nós.
Por isso, a empresa planeja expandir o uso do CRM para representantes comerciais e o canal de licitações, automatizando e centralizando o acompanhamento de dados relacionados a licitações, que atualmente são gerenciados em planilhas.
Nosso objetivo é continuar explorando formas de aprimorar nossos processos com o Agendor.
Faça como a RC Móveis e seja o próximo case de sucesso com o Agendor!
Estruturar e otimizar a operação comercial pode levar sua empresa ao mesmo nível de organização, engajamento e performance da RC Móveis.
O Agendor ajuda milhares de times comerciais a superarem os desafios das vendas consultivas, fortalecendo o trabalho de vendedores internos e externos e garantindo visibilidade máxima ao gestor!
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