A SD Embalagens é uma indústria especializada na produção de embalagens sob medida para diversos setores industriais.
Com uma trajetória de 23 anos, a empresa baseada em Joinville, Santa Catarina, tem se destacado pela busca constante em atender às necessidades de seus clientes, oferecendo soluções práticas que proporcionem vantagem competitiva aos produtos.
Antes da adoção do Agendor, a equipe de vendas da empresa dependia principalmente de planilhas e agendas físicas para acompanhar suas negociações e compromissos com os clientes.
No entanto, com a integração do Agendor, a SD Embalagens viu uma transformação significativa em sua eficiência e desempenho. Agora, os colaboradores podem organizar suas tarefas de forma prática, simples e otimizada.
Graças a essa mudança, a participação da equipe de vendas interna nos resultados globais de vendas da SD Embalagens aumentou significativamente, variando de 5% a 27%!
Para entendermos como se deu essa transformação, conversamos com Halan Fontes, gerente comercial da SD, que liderou a implementação de uma ferramenta de gestão que revolucionou a forma como a empresa conduzia seus negócios.
Continue a leitura para conferir mais uma parceria de sucesso entre o Agendor e a SD Embalagens!
Como está estruturada a equipe comercial da SD Embalagens?
Halan: Aqui na SD Embalagens, nossa equipe é relativamente pequena. Nós estamos, na área comercial, em um total de cinco pessoas.
Nos dividimos entre back office, executivos de vendas, gerente comercial, e uma coordenadora comercial. Também temos uma equipe de representantes, que estão fazendo parte da empresa, mas não diretamente.
Nosso back office também usa o Agendor. Além de fazer a parte administrativa e comercial com os orçamentos, ele nos ajuda com todo tipo de atualização na plataforma, como por exemplo, a abertura de uma nova oportunidade de vendas.
Feito esse cadastro depois de qualificar as solicitações dos clientes, o executivo dá seguimento com as atualizações à medida que a negociação evolui.
Como vocês conheceram o Agendor?
Halan: Eu conheci o Agendor em uma outra empresa que trabalhei, e dentro das necessidades que tínhamos na SD e das possibilidades que o Agendor oferece, entendemos que o sistema atenderia nossas preferências.
Não cheguei a usar o Agendor na outra empresa, por isso fiz uma pesquisa rápida no Google para me aprofundar um pouco mais.
E por que vocês estavam buscando um CRM?
Halan: Somos uma empresa relativamente pequena, com apenas 30 funcionários.
A SD é uma empresa familiar, então, o controle de vendas, o follow-up de pedidos, os orçamentos era muito manual ainda, muito “no papel”.
Usávamos somente o Excel, onde havia algumas informações e muitas eram imprecisas. Um controle muito primário.
Não tínhamos uma visão clara de vendas por clientes, oportunidades em aberto, negócios perdidos, negócios ganhos…
Precisávamos quebrar esse paradigma e trazer o digital para eliminar essas barreiras e quebrar esse paradigma.
Ainda temos muito o que melhorar no uso da ferramenta, mas estamos saindo do manual e automatizando tudo para fazer os controles internos e conhecermos nossas oportunidades de negócio.
O CRM do Agendor vem para trazer essa visão para nós.
Veja, na prática, como organizar seus contatos e negócios com o funil do Agendor:
E qual foi a sua primeira impressão do Agendor?
Halan: Gostei, principalmente, da possibilidade de fazer o controle do funil de vendas mais adequado. Ele é bastante personalizável, então eu consegui adaptá-lo à nossa necessidade, contando com a ajuda da equipe do Agendor.
Então, um dos pontos que gostei bastante é a flexibilidade do sistema e a interação rápida com o time.
Por que a SD escolheu o Agendor como seu CRM?
Halan: Testamos algumas alternativas mas escolhemos o Agendor porque, primeiramente, o orçamento se encaixou com a nossa necessidade. Além disso, vocês tiveram maior velocidade nas respostas.
Outro ponto muito importante foi a reunião que fizemos com vocês e as reuniões com os consultores, que nos explicaram como a ferramenta e nos passaram muita tranquilidade.
Como tem sido a implementação do Agendor na operação?
Halan: Inicialmente o time apresentou muita resistência. Qualquer mudança gera algum tipo de desconforto, mesmo que positiva.
Hoje, a mudança de comportamento foi radical. O time enxerga a ferramenta como uma aliada que ajuda os vendedores a organizarem melhor suas oportunidades de vendas.
Então, a equipe entendeu que a plataforma não era uma inimiga deles, mas sim algo que beneficia o controle deles.
Atualmente a ideia foi comprada, o processo está fluido, entenderam os motivos da nossa aquisição, e hoje conseguimos trabalhar muito bem com o Agendor.
O que você acha que fez com que eles mudassem de ideia?
Halan: Persistência da gerência comercial. Fazer com que eles acreditassem na ideia foi fundamental. Mostrar pra eles os benefícios, como os resultados seriam a médio e longo prazo… Isso trouxe bastante segurança para o time.
Eles participaram do treinamento, e em todo processo contribuíram para a personalização da plataforma, o que fez com que eles se engajassem bastante, uma vez que o Agendor foi moldado baseado na realidade deles.
Qual foi o impacto do Agendor na rotina comercial da SD?
Halan: A organização de tarefas, prioridades e compromissos foi bastante impactada. Hoje o time entende o que deve ser priorizado, e gerenciar seu tempo. Eles têm tempo para prospectar, para fazer orçamento, para fazer follow-up.
Além disso, o acompanhamento e a visibilidade das oportunidades de vendas também melhorou, e otimizamos o tempo de resposta para os clientes. O próprio Agendor cobra do vendedor a necessidade de sempre estarem em contato com os clientes.
Para se ter ideia, o time de vendas interno da SD representava apenas 5% do resultado de venda global. Em três meses de trabalho com o Agendor, nós demos um salto para 27%. É um resultado bastante significativo, graças à organização da equipe de vendas.
Quais são as funcionalidades mais usadas pela equipe?
Halan: O funil de vendas é essencial para acompanharmos as negociações, além de toda a nossa base de leads, que está cadastrada no Agendor.
Também usamos muito o WhatsApp, que está integrado à plataforma.
E ao final do mês, usamos bastante o painel de vendas, que nos mostra os resultados de vendas individuais, as oportunidades perdidas.
Como resumiria o antes e o depois do Agendor para a SD?
Halan: Para nós foi uma transformação completa, que acontece desde a redução dos gastos com materiais físicos, até a digitalização do comercial.
O Agendor nos trouxe luz, ajudando a melhorar o fechamento dos negócios e a abertura de novas oportunidades.
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Como você viu, o Agendor foi determinante para que a equipe interna de vendas da SD Embalagens pudesse elevar os resultados de vendas de uma organização.
Afinal, com maior controle das vendas e mais simplicidade para organizar tarefas e clientes, a tendência é que os vendedores sejam mais produtivos e, desse modo, mais eficientes.
Se a sua empresa deseja elevar seu faturamento, como fez a SD, por que não contar com uma ferramenta completa, prática e acessível para isso?
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