Este depoimento foi escrito por Mariane Lopes, Coordenadora Comercial da Somos Educação – o principal grupo de educação básica do Brasil.
A Somos Educação é o principal grupo de educação básica do Brasil, e tem como missão “Ser o grupo de educação mais relevante do mundo e a principal referência na transformação do nosso país pela educação”.
Somos uma empresa relativamente nova, estamos há 3 anos no mercado. Vendemos sistemas de ensino, publicamos livros, e vendemos livros para a prefeitura por meio do programa nacional do livro didático, tanto para o mercado privado quanto para o público.
Cenário anterior ao Agendor
Antes do Agendor, a equipe comercial não possuía nenhuma ferramenta de acompanhamento comercial. Os controles eram feitos todos por excel, o que dificultava a atualização, centralização e segurança das informações.
Não dava para saber se o vendedor tinha atualizado ou enviado a planilha certa. Corríamos o risco de perder os dados dos clientes. Se a planilha fosse apagada, perdíamos tudo. Fora que tínhamos que trabalhar com mil planilhas e consolidar todas elas.
Utilizando uma ferramenta como o Excel, não conseguíamos ter o controle do que estava sendo trabalhado. Então tínhamos que, além de confiar nas informações passadas pelo time, realizar “checks” periódicos para assegurar o trabalho com as empresas certas.
Um dos motivos que nos levou a procurar o Agendor foi melhorar o controle dos processos comerciais e facilitar o acesso às informações.
Resultados obtidos com o Agendor
O Agendor veio para garantir a atualização e segurança das informações, agilizar os processos e substituir as planilhas por uma ferramenta prática e de fácil visualização.
Além disso, tenho um padrão comercial dentro do Agendor. Nas planilhas, por mais que passássemos um padrão para o time de campo, deixando para eles preencherem, ocorriam problemas de nomenclatura e erros ortográficos. Em relação às fórmulas, era mais complicado de se trabalhar com elas e rodar macros. Com o Pipeline de Vendas do Agendor, sempre extraio as informações de negócios com as mesmas nomenclaturas e não preciso mais enviar diversos e-mails solicitando que me enviem a planilha mais atualizada.
Em relação à privacidade de acesso às informações, hoje em dia, um consultor consegue ver apenas a carteira de clientes dele. Então caso veja uma escola que não está em sua carteira no Agendor, ele já sabe que não pode trabalhar com essa escola.
Mudanças obtidas com o Agendor
Hoje, não preciso mais consolidar 50 planilhas diferentes, apenas extraio todas as informações do Agendor e as trato com mais facilidade. No momento em que necessitar de alguma informação atualizada, apenas clico, puxo da base de dados e gero um relatório novo.
A organização do ciclo de vendas ficou muito mais fácil com o Agendor. Ele facilita o acompanhamento de metas e pipeline. A cobrança fica mais certeira e pontual, o que traz mais resultado.
Acho que o Agendor tem muitos pontos fortes: muito intuitivo e fácil de se mexer. Quando entra um consultor novo, é muito fácil treiná-lo. Conseguimos explicar a ferramenta inteira para ele em 30 ou 40 minutos. O Agendor é fácil de usar no dia-a-dia e tem as versões Android e iOS.
Acredito que o principal resultado que o Agendor trouxe para a empresa foi a mudança de cultura. Quando se trabalha com planilhas, as pessoas ficam muito reféns da equipe externa, uma vez que a informação só pode ser transmitida para a empresa caso o vendedor atualize e entregue a planilha no prazo. Com o Agendor, eu garanto que se eu extrair as informações hoje, independente da atualização ou não, os resultados serão sempre reportados no prazo.”