A Tecfer é uma empresa do ramo de comércio e indústria de ferro e material de construção com mais de 30 anos de atuação.
Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a companhia oferece serviços voltados para a construção civil, como corte, dobra e armação de vergalhão, além de produtos como telhas, cimento, madeiras, arames, entre vários outros.
Principais destaques deste case:
- “Era perceptível que a falta de controle, por termos uma venda consultiva e mais demorada, acabava levando à perda de alguns prazos, demorávamos para dar retorno ao cliente.”
- “Pesquisei sobre outros sistemas de CRM, e, na comparação, o Agendor foi escolhido por ser bastante intuitivo e fácil de operar.”
- “Entre as funcionalidades, as automatizações são as mais impactantes positivamente, pois facilitam muito o dia a dia do pessoal”.
- “Outra funcionalidade que usamos são os e-mails de lembretes, que mostram tudo o que precisa ser feito e ajudam muito os vendedores a organizarem o dia.”
- “A principal mudança que o Agendor trouxe foi entregar aos vendedores um lugar centrado para se organizarem. Com o CRM, temos um lugar fácil de acessar todos os dados, ver o que precisa ser feito, colocar lembretes e anotações.”
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A falta de organização dificultava a rotina dos vendedores da Tecfer, e a situação chamou a atenção dos gestores para a necessidade de adotar um sistema com funcionalidades que resolvessem esse problema.
Ao mesmo tempo, os líderes começaram a buscar uma solução que ajudasse a automatizar processos, entregar uma visão geral do que estava acontecendo e gerar mais conversões — e o escolhido foi o Agendor!
Quem conta mais sobre a jornada da Tecfer para nós é Isabella Fortes, Gerente de Inovação da empresa. Confira e inspire-se!
Como funciona o processo de vendas da Tecfer?
Isabella: Realizamos vendas consultivas, que levam a negociações mais longas. Nossos maiores clientes são recorrentes, como construtoras e pessoas que estão envolvidas nesse ramo.
Para isso, trabalhamos com três times comerciais: ativo, televendas e balcão (loja física).
Meu papel é dar suporte aos vendedores e ajudar nas tomadas de decisão das supervisoras.
Quem está usando o Agendor é o pessoal do time de vendas ativo, pois eles têm uma carteira de clientes mais robusta, com os melhores compradores, e precisam manter um contato mais próximo e recorrente.
Eu tenho uma conta no Agendor e a utilizo para visualizar processos, verificar relatórios e resultados. Também faço as configurações de funis e automatizações.
O que motivou a busca por um CRM?
Isabella: Enquanto gerente de inovação da Tecfer, normalmente fica por minha conta trazer novas plataformas e novidades para a empresa.
Antes do Agendor, usávamos outra ferramenta para fazer o pedido de vendas, e era o único controle que tínhamos.
Por ele, era possível ter uma noção de orçamento, em aberto e faturado, mas não o controle de quantas pessoas estavam sendo contatadas. Esse tipo de informação não tínhamos, o dado ficava centralizado com cada vendedor.
Como foi a escolha pelo CRM do Agendor?
Isabella: Nunca tínhamos usado um CRM na Tecfer. Eu já tinha feito algumas pesquisas sobre a ferramenta, até mesmo por conta da faculdade, mas o restante da equipe não tinha esse conhecimento.
Então, fiz alguns orçamentos com outras empresas, mas o Agendor foi indicado por um dos meus professores da pós-graduação.
Ainda assim, pesquisei sobre outros sistemas, e, na comparação, o Agendor foi escolhido por ser bastante intuitivo e fácil de operar.
Inclusive, já tivemos problemas com o uso de outras plataformas, que não eram de CRM, pois estamos começando a usar novas soluções e passando por várias mudanças aqui na Tecfer. Porém, muitos funcionários não estão familiarizados com tecnologia, e isso dificulta um pouco o processo.
Temos uma equipe considerável de vendedores, 20, então tem que ser uma plataforma fácil para todos usarem — tanto a pessoa com mais facilidade quanto a com mais dificuldade. Nesse sentido, achamos o Agendor intuitivo, e o preço também foi um diferencial: valia a pena o investimento.
Leia mais: Como escolher o melhor CRM online para sua equipe comercial
Como foi a implementação do Agendor na Tecfer?
Isabella: Começamos a usar o Agendor em janeiro deste ano. A maior dificuldade, no que se refere à implementação, é que nossos produtos são muito complexos e nosso sistema já tem muitas adaptações.
Além de termos muitos produtos, são várias especificações. Por isso, ainda estamos ajustando a etapa de envio de orçamento pelo Agendor, mas já está sendo providenciada a integração do sistema que usamos com o CRM.
Leia mais: Lista de leitura “Implementando um CRM”
Quais funcionalidades do Agendor são mais utilizadas?
Isabella: Usamos bastante como forma de controle. Assim, em vez de o vendedor fazer as anotações em um caderno ou no Google Agendas, anota no CRM. Fica muito mais fácil visualizar, além de contar com lembretes de tarefas. Isso ajuda a organizar a rotina, verificar o que precisa ser feito, quais clientes contatar.
Utilizamos também para fazer contato com clientes não atendidos e para manter ativos todos os que estão na carteira da Tecfer.
Entre as funcionalidades, as automatizações são as mais impactantes positivamente, pois facilitam muito o dia a dia do pessoal.
Algumas que criei foram: o envio automático de proposta em um determinado ponto do funil de vendas, o envio direto de prospecção para orçamento e, em seguida, para vendas, entre outros fluxos.
Outra funcionalidade que usamos são os e-mails de lembretes, que mostram tudo o que precisa ser feito e ajudam muito os vendedores a organizarem o dia.
Conheça mais sobre o Fluxo Inteligente de atividades do app do Agendor:
Como o time de vendas está sendo engajado para usar o Agendor?
Isabella: Tivemos várias mudanças no comercial, e a equipe que está usando o Agendor tem uma supervisão própria que acompanha o uso da ferramenta. Também já estão utilizando a solução para algumas referências.
O relatório de visita, por exemplo, implementamos no Agendor, e os vendedores têm que preencher por lá. Fizemos também algumas campanhas de premiação para quem mais usasse.
Como o Agendor facilitou o dia a dia dos gestores?
Isabella: Agora, a gestora está sempre atenta às atividades que estão atrasadas e se as tarefas realmente foram cumpridas, além de verificar as visitas, datas e agendamentos, e para qual cliente foram solicitados.
Quais resultados já foram notados?
Isabella: Ainda é difícil quantificar apenas pelo Agendor, porque o CRM chegou até nós no meio de um processo de mudança interna.
Porém, realmente tivemos uma melhora — janeiro e fevereiro foram bem melhores que o esperado. Tivemos reativação de clientes, vendedores que foram atrás de clientes antigos para reativá-los.
E a principal mudança que o Agendor trouxe foi entregar aos vendedores um lugar centrado para se organizarem.
Muitos tinham cadernos para anotar, mas se esqueciam de enviar as informações para os clientes. Se um vendedor saía para uma visita, outro não conseguia cobri-lo, não sabia o que responder ou para quem precisava enviar o orçamento.
O “antes e depois” do Agendor pode se resumir em organização. Com o CRM, temos um lugar fácil de acessar para ter todos os dados, ver o que precisa ser feito, colocar lembretes e anotações.
Confira como funciona o cadastro de clientes do Agendor:
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