Certamente você deve ter ouvido falar em ChatGPT nos últimos dias. No mundo dos negócios e da inovação, o ChatGPT para vendas está sendo apontado como a nova promessa tecnológica para revolucionar a produtividade da área comercial.
Principais aprendizados deste artigo:
- O ChatGPT é um modelo de machine learning e inteligência artificial treinando para produzir textos e respostas de qualquer tipo como um ser humano, usando os dados da web.
- Tanto o time de vendas quanto a equipe de marketing são beneficiados por essa tecnologia, podendo utilizá-la para geração de leads e até estratégias de retenção.
- Através desta ferramenta, é possível escalar algumas atividades de vendas, como responder perguntas frequentes, obter modelos diferentes de e-mail de vendas e criar scripts.
- Uma alternativa para inserir o ChatGPT no processo de vendas é utilizar a API OpenAI para criar uma solução personalizada. Saiba mais sobre integração de ferramentas de vendas em Gravação do Webinar | Como integrar ferramentas pode ajudar a vender mais
- O chat também é capaz de realizar pesquisas de mercado, fazer brainstormings, montar diferentes formulários de leads e elaborar modelos de qualificação.
- A pesquisa de dados de clientes pelo ChatGPT ajuda a manter os cadastros do CRM completos e detalhes. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e conheça também o recurso de preenchimento automático a partir do CNPJ!
Mas, afinal, o que é ChatGPT? Como usar ChatGPT para vendas e impulsionar a produtividade da equipe?
Explicaremos tudo sobre o tema neste artigo.
Continue a leitura!
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um modelo de linguagem especializado desenvolvido pela OpenAI com base no GPT-3.5.
Oi? Como assim?
Calma! Vamos explicar.
OpenAI é uma empresa de pesquisas e desenvolvimento em inteligência artificial, cuja missão é garantir que a inteligência artificial geral supere o trabalho humano de uma forma economicamente mais valiosa, beneficiando toda a humanidade.
Seus investidores incluem a Microsoft, a fundação de caridade de Reid Hoffman e a Khosla Ventures.
Além do ChatGPT, a OpenAI também é conhecida pelo DALL-E, um sistema de IA capaz de criar imagens e artes a partir de direcionamentos em texto.
GPT é a sigla para Generative Pretrained Transformer, que em português significa “transformador pré-treinado generativo”.
Trata-se de um modelo de machine learning treinado para produzir textos de qualquer tipo, como um ser humano, utilizando os dados da internet.
Portanto, o ChatGPT é uma ferramenta que permite gerar textos ou respostas semelhantes às humanas, utilizando comandos, solicitações ou os chamados “prompts”, que são informações e dados que visam fornecer uma ideia para um processo criativo.
Apesar de ter sido programado e treinado em grande quantidade de dados de texto, o ChatGPT não é capaz de validar a veracidade dos dados que são inseridos em suas produções.
Além disso, essa inteligência só foi treinada com dados da web até 2021, então a ferramenta pode apresentar lacunas de conhecimento considerando os dias atuais.
Nesse sentido, é preciso validar se as respostas do ChatGPT, principalmente para as perguntas mais específicas, são de fato verdadeiras.
Leia também: Tecnologia para vendas: razões para utilizá-la ao seu favor
Como funciona o ChatGPT na prática?
A ferramenta funciona exatamente como uma espécie de chatbot, como se você estivesse em uma conversa com a inteligência artificial.
O ChatGPT é capaz de fornecer informações e criar diferentes modelos de texto.
Para isso, é preciso fornecer comandos, ou prompts, para a ferramenta. Por exemplo:
- “Crie 2 modelos de anúncio urtospara a venda de uma plataforma de gestão de clientes para líderes de vendas.”
- “Como gerenciar um time de vendas de alta performance em um modelo de negócio B2B?”
Assim, a plataforma entrega um texto pronto, seguindo as instruções indicadas pelos usuários. Dá uma olhada em uma chat que fizemos utilizando o primeiro prompt que citamos:
Isso é o que torna o ChatGPT para vendas uma ferramenta realmente muito impressionante. Através dela, é possível escalar algumas atividades de vendas, como:
- responder perguntas frequentes;
- obter modelos diferentes de e-mail de vendas;
- criar scripts;
- realizar pesquisas de mercado;
- fazer brainstormings;
- montar diferentes formulários de leads;
- elaborar modelos de qualificação;
- construir contratos e propostas comerciais;
- fornecer informações sobre um produto ou serviço.
Desse modo, essa inteligência artificial permite que os vendedores tenham as tarefas manuais e repetitivas automatizadas, tendo mais tempo para se dedicarem a atividades mais estratégicas, como construir relacionamentos, visitar clientes importantes e fechar vendas.
O segredo por trás dos textos do ChatGPT
Para entender como usar o ChatGPT para vendas é preciso saber que todos os textos e respostas do bot são resultados de prompts (solicitações, ou comandos) que você insere nas mensagens que enviar na ferramenta.
A assertividade das respostas depende da objetividade e da complexidade das suas solicitações.
Então, vamos a um exemplo?
Imagine que você precisa criar diferentes e-mails frios para prospecção de clientes para vender uma plataforma de gestão financeira. Uma solicitação adequada para usar o ChatGPT para vendas teria o seguinte formato:
- Dê cinco modelos de e-mails de apresentação para vender uma solução de gerenciamento de vendas para líderes que ainda utilizam planilhas em Excel para controlar as finanças de uma empresa.
- Não utilize mais do que 300 palavras.
- Convide o lead para uma breve reunião no final do texto.
Os prompts devem ser bastante precisos para que você obtenha as respostas e textos que deseja. Para isso, separamos 9 dicas que podem te ajudar a elaborar solicitações certeiras:
- Seja claro ao descrever a sua pergunta;
- Crie um prompt muito específico;
- Ofereça um contexto para o ChatGPT (como “líderes que ainda utilizam planilhas em Excel para controlar as finanças de uma empresa” como informamos no exemplo anterior);
- Utilize termos reais;
- Se houver restrições, pontue-as;
- Forneça exemplos sempre que puder;
- Sinalize destaques (como indicação CTAs, recursos de produtos);
- Faça testes;
- Ajustes os prompts quando necessário.
Como usar ChatGPT nas vendas?
Confira uma lista com 14 maneiras de usar o ChatGPT nas vendas:
1. Criação de copy para geração de leads
É possível utilizar o ChatGPT de várias formas para gerar leads.
A primeira dica sobre como usar ChatGPT para vendas envolve a criação de textos atrativos para seu site, títulos, subtítulos, landing pages, anúncios, iscas digitais etc.
Pedimos para que o ChatGPT criasse um anúncio de Facebook Ads para captação de leads. Olha só o que a ferramenta nos forneceu:
Além disso, o ChatGPT fornece dados que podem ser usados para a construção de listas de email para prospecção de clientes, ou então para atualizar e gerenciar bancos de dados de clientes em uma estratégia outbound.
Você verá, mais adiante no artigo, que é possível utilizar o ChatGPT para vendas durante todo o processo de gestão de leads. Aproveite e lembre-se das etapas dessa gestão:
2. Criação de modelos de cold mail
É trabalhoso construir um fluxo de cadência de e-mails para outbound, não é verdade?
Com a ajuda do ChatGPT para vendas, você pode obter diferentes modelos de cold mails altamente personalizados para enviar para cada um de seus leads, além de criar textos para o assunto do e-mail chamativos e escrever outros e-mails de acompanhamento.
Para isso, você deve indicar em seus prompts:
- quais são os dados dos clientes (nome, nome da empresa, cargo, principais desafios, necessidades, desejos etc);
- indicar o sentimento/tom de voz do e-mail;
- qual a solução que você propõe.
Você pode ser ainda mais específico e criar algumas restrições para a resposta do ChatGPT, como:
- não parabenize o prospect;
- não utilize gírias;
- não use um tom formal.
Veja o exemplo abaixo:
3. Produção de conteúdo para marketing digital
O ChatGPT para vendas também é capaz de produzir diferentes tipos de material de vendas, roteiro para vídeos, como e-books, posts para blogs e redes sociais, newsletters etc.
Sim, o ChatGPT poderia escrever um artigo como este aqui, por exemplo. No entanto, lembre-se do que falamos no início do artigo: o ChatGPT foi treinado com dados apenas até 2021.
Além disso, a ferramenta não insere links para as fontes dos dados que fornece e provavelmente não produzirá conteúdos com o tom de voz exato da sua marca. Por isso, continua sendo fundamental contar com a revisão humana.
Pensando em SEO, o ChatGPT pode ajudar o time de marketing fornecendo uma base para a pesquisa de palavras-chave, bem como meta tags e tópicos de escrita. Contudo, os indicadores de volume de pesquisa mensal precisos ainda são uma exclusividade das plataformas de marketing.
Você também pode pedir para que o ChatGPT acrescente CTAs, utilizando prompts como: “termine o texto oferecendo um período de teste gratuito de cinco dias na plataforma”.
Pedimos algumas sugestões de temas para blogposts. Veja o que o chat nos respondeu:
Saiba mais: Como aparecer no Google? Saiba o que é SEO!
4. Estruturação de roteiros para cold calls
Realizar ligações frias é um dos maiores desafios dos vendedores e pré-vendedores que trabalham no modelo outbound.
Com o ChatGPT, os times de vendas podem obter scripts para abordar os clientes em potencial, fornecendo os dados e os contextos de cada cliente para que a ferramenta gere mensagens altamente personalizadas.
Veja um exemplo:
E para complementar, os vendedores também podem pedir para que a ferramenta gere possíveis respostas com base no script, além de gerar perguntas para para que possam conduzir as cold calls com mais facilidade.
5. Previsão de objeções
Como você deve ter percebido, são muitas as dicas sobre como usar o ChatGPT para vendas. Mas esta, em especial, é um tanto quanto imprevisível.
Um usuário pode contextualizar uma abordagem de vendas para a ferramenta e solicitar a ela que apresente possíveis questionamentos que podem surgir a partir dessa abordagem.
Fazendo isso, os vendedores poderão, antes de uma ligação, conhecer diversos cenários de objeção e seguir mais preparados para lidar com elas durante uma ligação. Incrível, não?
Isso fortalece as habilidades da equipe comercial e permite que sejam mais assertivos em suas atividades, elevando os resultados de vendas.
6. Qualificação de leads
A qualificação de leads é mais um exemplo de etapa do processo de venda que é beneficiada por esta tecnologia.
É possível qualificar leads fazendo perguntas para que o ChatGPT para vendas determine a probabilidade de um lead se tornar um cliente.
Você pode se inspirar nas seguintes técnicas:
7. Atendimento ao cliente
Responder perguntas frequentes e escrever e-mails de follow-up parece ser moleza para o ChatGPT.
Com este recurso, o time de atendimento ao cliente obtém modelos de textos com respostas rapidamente e, assim, podem ter suas tarefas otimizadas.
8. Descrição de produto
Você pode criar diversos tipos de manuais do produto, guias descritivos ou textos de passo a passo com o ChatGPT para vendas. Os artigos de central de ajuda e anúncios de venda são muito beneficiados com este recurso.
Inclusive, você pode pedir para que o ChatGPT gere o mesmo textos em formatos variados, para testar apresentações diferentes de um único conteúdo.
9. Criação de propostas e contratos
Do mesmo modo que o ChatGPT pode criar textos variados com o mesmo conteúdo, também é capaz de elaborar diversos modelos de propostas de vendas e modelos de contrato.
E para tornar cada documento ainda mais personalizado, você pode inserir prompts que indiquem os dados dos clientes, os serviços que estão em negociação, o tom de voz da mensagem etc.
10. Retenção e nutrição de leads
As estratégias de retenção e nutrição de leads ganham ainda mais força com o ChatGPT.
Com ele, escrever e-mails de follow-up personalizados, solicitar feedbacks, criar questionários de avaliação e lançar pesquisas é muito mais simples.
Basta inserir os comandos certos, e sua equipe terá muitas mensagens personalizadas para enviar aos clientes em diferentes fases da gestão de leads e do processo de vendas.
E não pense que as mensagens são genéricas ou vagas demais. Você pode acionar prompts bem específicos, sinalizando o cenário atual de cada cliente para obter uma mensagem para cada caso.
11. Brainstorming
Precisando definir novas estratégias de vendas com o seu time?
Você pode pedir para que o ChatGPT para vendas liste uma gama de estratégias que podem funcionar para a estrutura exata da sua equipe, para o seu modelo de negócio e para a sazonalidade do seu produto ou serviço.
Dessa maneira, você encontra muitas ideias diferentes para obter insights para o que precisa, isso sem precisar fazer uma reunião de brainstorming.
Essa funcionalidade pode ser utilizada para vários aspectos, como para definir novas estratégias, como falamos, ou para lidar com objeções.
12. Pesquisa de mercado
Sempre citamos a pesquisa de mercado como um processo fundamental da análise de ambiente externo para implementação de novos planos de ação, novas estratégias e metodologias.
Agora, imagine alcançar informações precisas sobre seus concorrentes diretos e indiretos e sobre o comportamento do consumidor através do ChatGPT para vendas. É realmente uma mão na roda, concorda?
Você pode, por exemplo, solicitar ao ChatGPT que pesquise os produtos mais vendidos em um determinado setor ou e, em seguida, usar essas informações para identificar possíveis mercados-alvo e estratégias para alcançar este público-alvo.
Também é possível pesquisas fornecedores e comparar empresas. Observe o exemplo abaixo:
Para complementar isso, vale lembrar que o ChatGPT para vendas também é capaz de fornecer dados dos seus clientes. Com isso, os vendedores podem atualizar, limpar e gerenciar a base de dados de seus clientes e preencher os cadastros do sistema de CRM de uma forma mais completa.
E já que estamos falando de preenchimento de dados ágil, devemos ressaltar que, com o CRM do Agendor, você pode preencher os dados dos seus clientes no CRM apenas com o CNPJ deles. Os dados restantes são automaticamente inseridos com os dados disponibilizados pela Receita Federal.
Agora, os vendedores não ficam dependentes dos clientes para manter um cadastro detalhado!
Ficou curioso para testar essa funcionalidade? Então, aproveite para criar uma conta no Agendor e testar gratuitamente a nossa solução de vendas!
Saiba mais sobre o Agendor:
13. Tradução de conteúdos para campanhas multilíngue
O ChatGPT pode impactar significativamente as vendas na área de tradução ao facilitar a comunicação multilíngue instantânea e precisa, eliminando barreiras linguísticas e permitindo que empresas alcancem e engajem clientes globalmente.
Segundo uma pesquisa da Bureau Works, o ChatGPT superou outras ferramentas de tradução automática como Google Translate e Amazon Translate, com taxas de eficácia que variam entre 70% e 90% em línguas diversas.
Isso não apenas melhora a experiência do cliente, tornando a informação acessível em diversos idiomas, mas também facilita transações comerciais internacionais ao garantir clareza e precisão nas comunicações.
Com isso, o ChatGPT não só expande o alcance de mercado das empresas, mas também contribui diretamente para o aumento das vendas ao facilitar negociações e fechamentos de negócios em diferentes idiomas.
14. Roteiro para role-play de vendas
Também é possível utilizar o ChatGPT para simular uma conversa de vendas com um cliente em potencial, bem como fazemos em um role-play de vendas.
Para isso, você só precisa pedir para que a ferramenta aja como um possível cliente, e assim você poderá identificar possíveis objeções e testar diferentes maneiras de responder a essas objeções.
Como você viu, o ChatGPT para vendas contribui para o time de muitas maneiras. Mas, ainda assim, está longe de substituir o trabalho do time de marketing e vendas.
Não vai ser dessa vez que a máquina irá, finalmente, substituir o homem. Enquanto isso, tiramos proveito de todas as vantagens que ela tem a nos oferecer para melhorar nossos resultados e evoluir nossos negócios, integrando as melhores ferramentas aos processos da organização.
Aproveite e saiba como integrar ferramentas para elevar sua performance de vendas em: Gravação do Webinar | Como integrar ferramentas pode ajudar a vender mais