O ChatGPT no processo comercial pode ser usado em todas as etapas do fluxo, isto é, planejamento, prospecção, negociação e fechamento de vendas.

Não conhece? Pois saiba que se trata de um chatbot de Inteligência Artificial (IA), lançado em 30 de novembro de 2022 pela OpenAI. Essa ferramenta usa técnicas avançadas de processamento de linguagem natural para entender e responder perguntas, como se fosse um humano interagindo com outro.  

Principais aprendizados deste artigo

  • O ChatGPT é uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial. Entre outras funções, ajuda a aprimorar estratégias de vendas para abordar corretamente os clientes e melhorar o texto de e-mails de prospecção.
  • As sugestões e as diretrizes do chatbot servem para todas as etapas do processo comercial, ou seja, planejamento, prospecção, negociação e fechamento de vendas.
  • O objetivo não é substituir os vendedores, mas facilitar suas rotinas, gerar bons insights e aumentar a produtividade.
  • Podemos dizer que o ChatGPT é uma solução complementar a outras que impulsionam as vendas, como o CRM. Para entender todo o potencial da ferramenta, baixe gratuitamente o e-book “Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais“.

Segundo a pesquisa Traffic Analytics, do SemRush, apresentada na reportagem do site Giz, do UOL, o Brasil é o 4° país do mundo que mais usa o ChatGPT, sendo responsável por 5,16% do tráfego total.

Em janeiro de 2024, o uso da ferramenta por aqui aumentou, chegando a 123 milhões de acessos em apenas um mês — e a um total de 2,4 bilhões desde o lançamento.

Por que tanta popularidade? Porque o recurso é útil em diversas situações, de respostas simples a questões mais complexas: praticamente tudo pode ser respondido.

Inclusive, o ChatGPT no processo comercial ajuda, e muito, a aprimorar etapas de planejamento e prospecção. 

Interessante, não? Então, veja como usar o modelo de Inteligência Artificial para vendas e potencialize seus resultados!

Qual o papel do ChatGPT no processo comercial?

O ChatGPT no processo comercial funciona nas quatro principais etapas, que são planejamento, prospecção, negociação e fechamento de vendas. O objetivo é trazer ideias, dicas e orientações para aprimorar os processos e gerar  mais conversões, agregando valor ao trabalho e conhecimento ao vendedor.

O destaque da ferramenta é a venda consultiva, modelo que exige a construção de  relacionamento com o cliente e um processo comercial robusto formado por várias etapas.

A ferramenta é bastante útil para, por exemplo:

  • personalizar abordagens de vendas: criando mensagens altamente direcionadas que aumentem a taxa de resposta e o engajamento de potenciais clientes;
  • automatizar tarefas repetitivas: como a redação de e-mails de follow-up, scripts, entre outros conteúdos de contato com leads e clientes;
  • melhorar a comunicação interpessoal: aprimorando as habilidades de conversão dos vendedores por meio da simulação de diálogos, treinamento de objeções em vendas, entre outros.

ChatGPT para vendas na prática!

Durante o webinar “Vendas com ChatGPT: aplicações práticas da prospecção ao fechamento“, Júlio Paulillo, Diretor de Receita e cofundador do Agendor, conversou com Raul Candeloro, sócio e fundador do Grupo VendaMais sobre como usar o ChatGPT para prospecção e para as outras etapas do processo de vendas.

Veja um dos primeiros insights de Júlio:

“Normalmente, quando a gente pensa em Inteligência Artificial e Chat GPT, pensamos em pequenos casos de uso, por exemplo: ‘Escreva uma mensagem para mim para o WhatsApp’, ou então, ‘Escreva um e-mail’. Porém, dá para ir muito além.”  

E o que seria esse “ir além”? Confira, no próximo tópico, alguns exemplos do que pode ser feito. Aproveite também para conferir o webinar na íntegra!

Como usar a Inteligência Artificial para vendas via ChatGPT?

Quando perguntamos ao chatbot: “Quais as formas mais inusitadas que se pode usar o ChatGPT se você trabalha na área comercial de uma empresa B2B?“, a resposta foi:

  • criação de propostas personalizadas;
  • assistência virtual de vendas;
  • análise de feedback de clientes;
  • treinamento de vendedores;
  • geração de conteúdo de marketing;
  • realização de análise competitiva;
  • personalização de e-mail de vendas;
  • suporte ao cliente pré-venda;
  • desenvolvimento de produtos/serviços;
  • simulação de cenário de vendas.

O ponto alto de usar o ChatGPT no processo comercial é a possibilidade de personalizar os questionamentos de acordo com o perfil e necessidades do negócio. 

Inclusive, a própria ferramenta permite personalização, o que a ajuda a entregar conteúdos e orientações muito mais precisos e alinhados às características da empresa e do público-alvo.

Dica de leitura: “Vendas personalizadas: 3 estratégias centrais que você deve conhecer

Como usar o ChatGPT para planejamento comercial?

O primeiro passo para usar o ChatGPT para planejamento comercial é dar contexto à ferramenta. Isto é, dizer ao bot como gostaria de ter as respostas. Para isso, clique no seu nome , no lado esquerdo inferior — partindo do princípio de que já tenha criado  uma conta — e, em seguida, em Customize.

ChatGPT no processo comercial

Na tela seguinte, você vê (em inglês): “Instruções personalizadas – O que você gostaria que o ChatGPT soubesse sobre você para fornecer melhores respostas?” e “Como você gostaria que o ChatGPT respondesse?”

ChatGPT no processo comercial

No primeiro campo, dê detalhes sobre você, profissional de vendas, incluindo questões, como experiência, o campo de atuação de sua empresa e o que espera receber da ferramenta. 

No segundo, descreva as bases para as respostas, dando ao chatbot orientações sobre quem é a persona que pretende alcançar, o tom de voz correto e outros detalhes que ajudam a personalizar as respostas.

Planejamento

Um bom exemplo para usar o ChatGPT no processo comercial na etapa do planejamento é perguntar o que pode ser feito para aumentar o volume de vendas. Para enriquecer a resposta, insira metas de crescimento, perfil da empresa, segmento, entre outras informações. 

Lembre-se de que quanto mais detalhado for o prompt (nome dado ao texto criado para se comunicar com o chatbot), mais completa será a resposta.

Durante o webinar, Júlio fez esse questionamento e recebeu as seguintes sugestões:

  • realizar análise de mercado e de concorrência;
  • definir metas e objetivos;
  • desenvolver as estratégias escolhidas;
  • implementar e acompanhar o que foi aplicado.

Para deixar o retorno mais específico e personalizado, use dados extraídos de outras ferramentas, como o Agendor, sistema CRM on-line para vendas consultivas B2B, e solicite a interpretação e a montagem de um treinamento de vendas para a equipe comercial, por exemplo.

“O segredo do ChatGPT é encará-lo como uma conversa, fazendo perguntas atrás de perguntas. Dificilmente, você conseguirá uma profundidade de resposta com uma única pergunta ou prompt. É preciso se aprofundar para montar a resposta da maneira mais completa possível. — Júlio Paulillo

Prospecção

Já na etapa de prospecção, um exemplo de uso do ChatGPT no processo comercial é perguntar como melhorar o conteúdo de um e-mail de vendas

Para isso, insira no prompt as diretrizes sobre como deve ser o texto — por exemplo, conciso, com gatilhos mentais, em tom objetivo e agressivo para vendas, ainda assim educado. Além disso, inclua o objetivo do e-mail e, até mesmo, a quantidade de caracteres.

“O que acho muito legal é que estamos usando a Inteligência Artificial para nos conectar emocionalmente, de maneira mais forte, com outros seres humanos” — Raul Candeloro, sócio e fundador do Grupo VendaMais. 

A partir da análise do texto que o chatbot sugere, faça ajustes, aprimoramentos, ou mesmo use a resposta na íntegra, desde que confira e revise o conteúdo . 

Esta etapa é importante porque, por mais funcional e prático que o Chat GPT seja, a ferramenta eventualmente comete erros e envia informações equivocadas.  

Para você ter uma ideia, segundo Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, o nível de acerto supera 90% em muitos casos. 

Como pode ver, o percentual é ótimo, mas não é de 100%.

Aproveite e leia também: “Como escrever um e-mail de vendas para clientes que aumentará sua taxa de resposta

Por que usar o ChatGPT no processo comercial?

Usar a Inteligência Artificial para vendas — neste caso, especificamente para planejamento e prospecção com ChatGPT — é uma forma de organizar processos, melhorar a atuação dos vendedores, entender melhor as necessidades e expectativas dos clientes e compreender como agir para gerar mais conversões.

Sobre isso, é importante que os vendedores saibam que a tecnologia não os substitui , mas, sim, potencializa suas suas atuações por meio de insights significativos.

Ele [o ChatGPT] não faz por você, te ajuda a fazer melhor — Raul Candeloro

Além disso, em um mercado B2B, no qual as vendas têm valores altos, o comprador espera lidar com outro humano, e não com uma máquina — conforme pontuado no webinar. Esse contato é essencial para criar confiança, conexão e diminuir o risco da compra.

O vendedor, que se comporta como um robô, será substituído por um. — Júlio

Aqui vai uma dica extra para explorar todo o potencial do ChatGPT no processo comercial: padronize o uso da ferramenta com todo o time de vendas. Dessa forma, além de melhorar as vendas, você cria uma identidade comercial consistente para a empresa, em vez de depender de um único vendedor.

Gostou de saber como usar o ChatGPT no processo comercial? Esperamos que sim! E para ajudar você e sua equipe a alcançarem mais resultados, criamos o e-book Como definir e alinhar metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa“. Baixe agora, é grátis e completo!