A sua equipe de vendedores usa o ChatGPT para negociação? Ou será que há receios e dúvidas sobre como aproveitar ao máximo a ferramenta?
Principais aprendizados deste artigo
- Colete dados relevantes sobre clientes e seu negócio, forneça contexto sobre você e sua empresa e pense no ChatGPT para negociação e vendas como uma conversa interativa para obter respostas precisas e personalizadas.
- Use a IA para mapear objeções comuns, gerar respostas persuasivas, explorar abordagens alternativas e criar cartilhas de negociação.
- Faça o fechamento de vendas com ChatGPT com análise de sentimento do cliente, sugestão de gatilhos mentais e criação de propostas atrativas para identificar o melhor momento e abordagem.
- Crie conteúdos pós-venda como kits de apresentação comercial, bancos de respostas a objeções, tutoriais e newsletters com o auxílio do ChatGPT.
- Use a inteligência artificial para treinar sua equipe de vendas com simulações imersivas, roteiros detalhados, análises de desempenho e materiais personalizados.
- Incorpore a tecnologia em todo o processo de vendas para aumentar taxas de conversão, criar vantagem competitiva e impulsionar o desempenho geral da operação.
Uma pesquisa da GetApp sobre o ChatGPT mostra que a maioria dos colaboradores já incorpora a inteligência artificial (IA) em suas rotinas. Mais de 3/4 dos profissionais (78%) usam o ChatGPT pelo menos uma vez por dia, enquanto quase metade o utiliza de 3 a 10 vezes.
E não é para menos. O recurso é útil para a execução de tarefas corporativas — inclusive nas negociações e fechamentos de vendas.
Afinal, fechar grandes negócios é uma maratona. Lidar com objeções complexas, identificar com precisão o timing ideal e apresentar propostas persuasivas são apenas alguns dos desafios do percurso.
Como o ChatGPT para vendas pode ajudar em tudo isso? Continue a leitura deste guia completo sobre o assunto!
Como usar o ChatGPT para negociação? Primeiros passos
É impossível ter sucesso em negociações sem a preparação adequada. E quando o assunto é usar o ChatGPT para turbinar a negociação, a mesma lógica se aplica.
A inteligência artificial é uma grande aliada, mas você precisa prepará-la corretamente.
Informar a tecnologia sobre seus clientes e o seu negócio é fundamental para obter respostas contextualmente adequadas.
Então, vamos a algumas dicas para se planejar!
1. Colete e use dados essenciais
O primeiro passo para usar o ChatGPT para negociação é reunir todas as informações importantes sobre o cliente — histórico (se houver), desafios, objetivos, preferências. Quanto mais materiais fornecer, mais precisas e personalizadas serão as respostas.
Dica de ouro: aproveite dados de ferramentas que você já utiliza, como um sistema CRM (Customer Relationship Management). Ao unir o ChatGPT com o CRM, você faz uma gestão do cliente mais completa e assertiva.
A partir desse material, solicite ao ChatGPT uma análise mais profunda, interpretando as informações para gerar insights adaptados à sua realidade.
Por exemplo, a IA pode analisar dados de clientes e identificar padrões, tendências e dores específicas, permitindo que seus vendedores desenvolvam argumentos de vendas convincentes e relevantes para cada situação.
2. Forneça contexto
Acesse as configurações do ChatGPT e insira detalhes sobre você, sua experiência profissional e sua empresa. Como nos mostra Júlio Paulillo, do Agendor, durante o webinar “Vendas com ChatGPT”, você pode personalizar as instruções para obter respostas mais alinhadas ao seu contexto.
No campo “Instruções personalizadas” (custom instructions, em inglês), detalhe quem você é e o que sua empresa faz.
Já em “Como você gostaria que o ChatGPT respondesse?”, insira orientações sobre o tom de voz ideal, a persona e outros detalhes para moldar respostas personalizadas.
Abaixo, você assiste ao nosso Webinar completo sobre ChatGPT para vendas, desde a prospecção até o fechamento!
Aproveite e leia mais sobre o assunto: Qual a importância da pré-negociação? Como se preparar?
3. Converse e interaja
Ao usar o ChatGPT para negociação ou qualquer outra etapa do processo comercial, tenha em mente que a ferramenta é, acima de tudo, um chatbot.
Em outras palavras, para alcançar os resultados desejados, encare o ChatGPT como um diálogo interativo, uma conversa fluida.
Imagine que planeje uma importante negociação com um cliente em potencial. Após enviar todos os dados e receber a resposta inicial do ChatGPT, faça perguntas de follow-up, solicite esclarecimentos adicionais e forneça mais informações.
“O segredo do ChatGPT é você encará-lo como uma conversa, fazendo perguntas atrás de perguntas. Dificilmente, conseguirá uma profundidade de resposta com uma única com uma única pergunta ou prompt. É preciso se aprofundar para montar a resposta da maneira mais completa possível.
— Júlio Paulillo
Estratégias para superar objeções em negociações com ChatGPT
Agora que você conhece os primeiros passos para incorporar o ChatGPT em suas negociações, é hora de avançar para as questões mais específicas. E um dos maiores desafios é lidar com objeções de forma eficaz e persuasiva.
Afinal, é natural que clientes apresentem dúvidas, preocupações ou até resistências. A grande pergunta é: como superar essas barreiras com a ajuda do ChatGPT? Confira 6 estratégias!
- Mapeie objeções comuns: comece solicitando ao ChatGPT que liste as possíveis objeções em suas negociações de acordo com as informações do cliente. Esse será o ponto de partida.
- Gere respostas iniciais: para cada objeção, peça ao ChatGPT que elabore respostas persuasivas iniciais. A ferramenta pode sugerir abordagens como ressaltar os diferenciais e a qualidade dos seus produtos/serviços, ou apresentar dados e estudos de caso relevantes.
- Personalize cenários: as respostas genéricas são um bom início, mas não param por aí. Forneça detalhes sobre seu cliente e a situação. Então, solicite ao ChatGPT respostas personalizadas para esses cenários únicos.
- Explore abordagens alternativas: não se limite a uma única resposta. Peça à ferramenta que sugira múltiplas abordagens para lidar com as objeções, desde respostas diretas e assertivas até táticas indiretas e diplomáticas. Expanda seu repertório.
- Crie uma cartilha: compile todas as objeções mapeadas, respostas sugeridas e abordagens alternativas em uma cartilha prática de negociação. Compartilhe-a com sua equipe para que todos tenham um recurso de consulta durante os ciclos de venda.
- Treine e refine: use o ChatGPT para simular cenários de objeções para que você e sua equipe pratiquem e aprimorem as respostas antes das negociações reais. Receba feedbacks e os ajuste conforme necessário.
Leia também: Como usar prompts de vendas no negócio? Dicas + 20 modelos!
Como usar o ChatGPT para fechamento de vendas?
Após enfrentar e superar objeções, a pergunta que todo negociador faz é: “será que chegou o momento ideal de fechar a venda?”. Um fechamento mal cronometrado pode arriscar todo o progresso.
Novamente, a inteligência artificial oferece suporte em diversas frentes, desde a identificação do momento ideal para fechar até a sugestão de técnicas de fechamento de vendas para cada situação.
Confira algumas ideias para fazer fechamento de vendas com ChatGPT!
1. Análise de sentimento
Para fechar uma venda com sucesso, é crucial interpretar os sinais e as nuances do cliente para saber se ele está pronto ou não. O ChatGPT atua como um excelente analista nessa tarefa! Forneça a transcrição de uma ligação ou conversa com o cliente e faça perguntas como:
- “Com base nessa transcrição, qual é o sentimento geral do cliente em relação à minha proposta?”
- “O cliente parece pronto para fechar negócio ou ainda há hesitação?”
A inteligência artificial vai analisar o texto, identificar sinais sutis de interesse, hesitação ou obstáculos remanescentes, além de fornecer insights sobre o momento ideal para iniciar o processo de fechamento.
2. Sugestão de gatilhos mentais
Além de interpretar sinais, o ChatGPT ajuda a adotar as técnicas certas para convencer seu cliente. Descreva o cenário de venda atual e envie uma pergunta, por exemplo:
- “Quais gatilhos mentais persuasivos posso utilizar para motivar esse cliente a fechar negócio comigo?”
O ChatGPT, então, sugere gatilhos mentais, como escassez, autoridade, prova social e outros. Você pode adaptar as táticas ao seu contexto e ao perfil do seu cliente para exercer uma influência sutil, porém poderosa.
3. Criação de propostas persuasivas
Por fim, com tudo alinhado, é hora de apresentar a proposta final ao cliente. Aqui, mais uma vez, o ChatGPT pode ser seu parceiro.
Com base nas informações detalhadas do cliente e nas interações anteriores, envie uma mensagem, como:
- “Com base nessas informações, elabore uma proposta comercial personalizada e persuasiva, destacando os principais benefícios e vantagens para esse cliente.”
O resultado esperado é uma proposta atrativa e convincente, com uma linguagem adaptada para despertar o interesse e a motivação do seu cliente e aumentar suas chances de fechar a venda.
Não deixe de ler: 5 excelentes estratégias para fechar grandes vendas.
Criando conteúdo pós-venda com ChatGPT
Então, você usou o ChatGPT para a negociação, fechou a venda com sucesso e está comemorando essa conquista. Mas e agora? Há outras funcionalidades que você possa fazer com a IA?
Você pode usar todas as informações para criar conteúdos de suporte para negociar com clientes que tenham as mesmas dúvidas e dores, por exemplo.
Ou, então, desenvolver materiais de follow-up e conteúdos pós-venda que ajudem a fortalecer o relacionamento com o cliente, incentivando futuras recompras.
Alguns exemplos incluem:
- Kits de apresentação: desenvolva kits completos de apresentação com o ChatGPT, incluindo slides e materiais auxiliares para abordar diferentes perfis de clientes e objeções.
- Banco de respostas a objeções comuns: compile uma lista das principais objeções que seus clientes costumam ter e peça à inteligência artificial para desenvolver respostas bem estruturadas para cada uma. Crie um banco de dados pronto para consulta rápida.
- Tutoriais e guias detalhados: solicite ao ChatGPT a criação de tutoriais completos, ensinando aos clientes como extrair o máximo valor de seus produtos/serviços. Vídeos educativos, webinars, guias passo-a-passo — são inúmeras opções!
- Newsletters periódicas: use o ChatGPT para criar newsletters regulares repletas de tendências do mercado, dicas práticas e insights valiosos para seus clientes.
Vale a pena usar o ChatGPT para treinar e desenvolver a sua equipe de vendas?
Depois de explorar as possibilidades do ChatGPT para negociação, é válido questionar se a ferramenta também pode ser útil para treinar sua equipe comercial.
A resposta é sim, o ChatGPT é uma opção para ajudar no desenvolvimento profissional de seus vendedores! Você pode explorar estratégias como:
- simulações imersivas de negociação, com a IA assumindo diferentes perfis de clientes desafiadores para sua equipe praticar técnicas de venda e atendimento, além de receber feedbacks;
- criação de roteiros detalhados e estudos de caso contextualizados para explorar diferentes estratégias antes das situações reais;
- análises de desempenho com identificação de pontos fortes, áreas de melhoria, ajustes em linguagem e outros aspectos;
- desenvolvimento de materiais como apresentações, guias, vídeos e exercícios personalizados às necessidades de treinamento.
Inclusive, em nosso webinar Vendas com ChatGPT, você vê como Júlio estrutura um cronograma de treinamento estratégico para vendedores com performance abaixo da média em certas etapas do funil de vendas.
Se você tiver os dados de desempenho dos vendedores disponíveis, por exemplo, o ChatGPT ajuda na análise detalhada das métricas, identificando padrões e pontos para melhorar em seu time comercial
No entanto, lembre-se: apesar de o ChatGPT ser uma ferramenta poderosa, ele não substitui a expertise e o julgamento humano.
Use-o como um parceiro estratégico, seja para negociar, superar objeções ou treinar sua equipe. Mas alinhe sempre com as abordagens de seus líderes da área, além das diretrizes e cultura de sua empresa.
Aumente suas conversões com o ChatGPT para vendas
Fechar a venda é o momento decisivo de todo o processo comercial.
É quando você precisa estar mais afiado, antecipar objeções e ter as respostas certas na ponta da língua. Como vimos, o ChatGPT para negociação e fechamento pode ser um parceiro estratégico incrível.
Pense em todos os insights que a inteligência artificial fornece: análises de sentimento, sugestões de gatilhos mentais e até a criação de propostas personalizadas com base nos detalhes daquele prospect específico. Com essas vantagens, suas chances de fechar as vendas se potencializam.
Mas os benefícios vão além das negociações. Ao incorporar o ChatGPT, você constrói uma vantagem competitiva para sua operação comercial como um todo, treina e desenvolve suas equipes com simulações imersivas, materiais sob medida e mentoria virtual constante.
Então, não perca mais tempo! Comece já a explorar o ChatGPT para vendas e veja como ele pode alavancar suas operações.
Para complementar seus esforços, aproveite e faça o download de nosso material exclusivo e gratuito: Guia para Negociações de Sucesso!
Nele, você aprende tudo que precisa sobre negociações, o papel das objeções e um passo a passo para ser um negociador impecável.