O caminho entre uma ideia e o sucesso de um produto passa por muitas etapas e exige planejamento — e o ciclo de adoção do produto é a ferramenta ideal para isso.
Você sabe o que é o ciclo de vida de um produto e como entender sobre isso pode ajudar a melhorar os resultados comerciais do seu negócio?
Veja tudo sobre o assunto no nosso artigo!
O que é ciclo de adoção do produto?
O ciclo de adoção de produto, também conhecido como ciclo de vida de produto, é uma ferramenta para analisar o tempo de existência de um produto, passando desde o seu desenvolvimento até a sua retirada do mercado.
No ciclo de adoção do produto estão as fases em que um produto irá passar ao longo da sua vida. Apesar de todo produto caminhar por cada etapa, o tempo de permanência em cada fase pode variar.
Em geral, aspectos como nicho, público alvo, aceitação por parte dos consumidores, número de concorrentes e o quão inovador é o produto pode influenciar a duração do ciclo.
A importância do ciclo de adoção de produtos
É importante você saber que também existe a jornada do cliente, ou seja, o caminho que ele percorre desde o primeiro contato com uma empresa até a decisão de compra, como mostra o infográfico abaixo:
O mesmo acontece com os produtos que são lançados por sua empresa.
Eles passam por algumas etapas que precisam ser planejadas e mapeadas para proporcionar bons resultados comerciais.
Entender o ciclo de adoção do produto é fundamental não apenas para traçar estratégias de marketing e vendas, por exemplo, mas para guiar as decisões administrativas de um negócio.
A verdade é que por mais que um produto ou serviço seja excelente, para que seus resultados sejam satisfatórios, entender o ciclo de adoção de produto é um passo fundamental.
Assista ao vídeo abaixo e entenda porque o ciclo de adoção de produto é importante:
Entenda como o conceito de curva de adoção de produtos surgiu
O conceito de curva de adoção de produtos foi criado pelo economista alemão Theodore Levitt. Segundo ele, um produto ou serviço exige estratégias diferenciadas para cada fase de mercado.
Durante suas pesquisas, o economista chegou à conclusão de que as características de um produto vão se alterando à medida que ele passa por cada etapa do seu ciclo de adoção.
Para ele, o ciclo de adoção do produto possui as seguintes fases: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Assim, por meio do ciclo de adoção do produto, sua empresa consegue:
- Monitorar o comportamento dos consumidores em relação ao seu serviço
- Planejar estratégias de vendas e marketing
- Identificar o melhor momento para investimentos financeiros
- Entender qual a precificação mais estratégica
Utilizar a curva da adoção de produtos também é benéfica para uma maior previsibilidade: por quanto tempo o produto deve ser comercializado? Qual o melhor momento para apostar em modificações ou melhorias?
Todas essas questões são fundamentais no planejamento estratégico do seu negócio — e o ciclo de adoção pode facilitar esse mapeamento.
As 5 fases do ciclo de adoção do produto
As fases do ciclo de adoção de produtos, definidas por Levitt, são:
- Desenvolvimento
- Introdução
- Crescimento
- Maturidade
- Declínio
Abaixo vamos explicar o que acontece em cada uma delas.
1. Desenvolvimento
A etapa de desenvolvimento é autoexplicativa: nesse momento, o produto ou serviço ainda não existe, está preso ao campo das ideias e planos.
Muitas vezes, a etapa de desenvolvimento nem sequer aparece como parte do ciclo de adoção do produto, no entanto, ela é fundamental para todas as fases seguintes.
Afinal, apenas um produto bem desenvolvido irá durar e trazer bons resultados no campo comercial.
Nessa fase, a proposta da ideia é explorada, são feitos testes para validar sua utilização.
Por isso, as vendas ainda não são uma realidade no desenvolvimento, mas o público alvo já pode ser aquecido, gerando expectativa.
Imagine um banco digital focado em contas PJ, com uma proposta de melhorar a organização financeira de empresas e diminuir a parte burocrática tão comum em bancos tradicionais.
Antes de fazer o seu lançamento, a empresa irá estudar as necessidades desse mercado para entender como sua inserção pode ser realizada para uma boa aceitação.
2. Introdução
Agora o banco digital já avaliou todos os aspectos do desenvolvimento, criou sua plataforma, validou os recursos, aplicou os testes necessários e se sente pronto para entrar no mercado.
Então, podemos considerar que ele está na etapa de introdução, pronto para ser lançado.
Uma das características para identificar um serviço em fase de introdução é o baixo retorno financeiro.
É comum que a empresa inicie o lançamento do produto apontando um prejuízo nas finanças, afinal, foram investidos recursos para desenvolver a solução e divulgá-la, mas sua aderência por parte do público ainda não atingiu o seu ápice.
Durante a introdução, o volume de venda é baixo ou inexistente e, caso a proposta seja inovadora, muito provavelmente ainda não há grandes concorrentes.
Nesse momento, algumas ações são indispensáveis: investimento em estratégias de marketing, boa apresentação ao mercado e treinamento do time de vendas podem ser a chave para o sucesso do ciclo de adoção do produto.
3. Crescimento
Se as primeiras etapas do ciclo de adoção do produto forem bem conduzidas, a fase de crescimento será uma consequência natural.
Voltando ao nosso exemplo do banco digital para PJ, essa seria a etapa em que as vendas aumentam, e o lucro para a empresa começa a ser uma realidade.
Quando o produto ou serviço chega em sua fase de crescimento é porque a solução foi aceita pelos consumidores, assim como pelo mercado.
Nessa fase, a demanda é crescente e o interesse do público pelo produto começa a chamar a atenção de outros players do mercado, que passam a enxergar aquele nicho como uma oportunidade interessante. Aí, a concorrência começa a aparecer!
Muitos produtos chegam até a fase de crescimento e acabam rapidamente em declínio, pois alguns pilares básicos acabam negligenciados.
Você, muito provavelmente, se lembra de algum produto promissor que foi lançado, fez um sucesso rápido e logo deixou de existir — ou parou de se falar sobre ele.
Não é possível prever em quanto tempo um produto chegará até a etapa de crescimento. Mas um bom indício de que sua solução conseguirá esse feito é seguir um planejamento estratégico.
4. Maturidade
A maturidade é o ápice da curva de adoção de produtos, quando a sua ideia atinge o potencial máximo.
Nessa fase, o produto já faz parte do mercado, muitas vezes pode ser o grande destaque no nicho, e observamos uma estabilização das vendas.
O segredo para aumentar os lucros para a empresa é buscar maneiras de manter o seu produto por mais tempo na fase de maturidade.
Você pode oferecer pequenas melhorias, traçar novas estratégias de venda, entre outras alternativas, para estender o tempo de vida do serviço, fazendo com que ele continue gerando resultados.
Quando se encontra dentro dessa etapa do ciclo de adoção do produto, o benchmarking se torna indispensável para que a empresa identifique inovações estratégicas para manter um bom desempenho.
Mas focar apenas no produto não é suficiente: na etapa da maturidade, a satisfação do cliente também é um pilar primordial.
É como se, após o crescimento do banco digital para PJ do nosso exemplo, surgissem inúmeros concorrentes com soluções similares ou até mesmo superiores.
Nesse caso, o serviço atinge o teto de crescimento e as estratégias mudam o foco: agora o que vale não é vender mais, mas evitar a queda para manter seu lugar no mercado.
5. Declínio
A etapa do declínio é o fim do ciclo de adoção do produto, quando a vida útil de uma solução acaba.
Alguns indicadores de produtos ou serviços que estão em fase de declínio são:
- Queda nas vendas
- Demanda de mercado menor
- Poucas alternativas para inovações e melhorias
- Resultados negativos para a empresa
Em alguns casos, a fase de declínio pode demorar muito tempo para acontecer, como é o caso de grandes soluções que estão no mercado há anos e ainda encontram espaço para continuar expandindo.
Vejamos o Google, por exemplo. Ele não é o único motor de busca existente no mundo, mas é o mais utilizado e imaginar o seu fim não é uma tarefa fácil.
Isso acontece porque a multinacional está sempre oferecendo novos serviços e realizando atualizações em suas soluções, expandindo sua fase de maturidade.
Ainda assim, por mais difícil que seja imaginar que o Google um dia passe pela etapa de declínio, em um determinado momento acontecerá.
Pode ser que a empresa continue ativa, mas o seu serviço de busca e ranqueamento de sites pode ser ultrapassado por uma solução mais inovadora.
Pois todo produto, um dia, encerra o seu ciclo de vida.
Que tal analisar o ciclo de adoção de produtos antigos da sua empresa?
Como vimos, planejar e acompanhar a curva de adoção de produtos é fundamental para que as soluções da sua empresa conquistem clientes, tenham maior durabilidade e gerem bons resultados financeiros.
Pode ser que alguns serviços e produtos propostos pelo seu negócio tenham caído em declínio mais cedo do que o esperado, mas já pensou que eles podem servir como exemplo do que não fazer em futuros lançamentos?
Agora que você sabe o que é o ciclo de adoção do produto, faça a análise de antigas soluções para reconhecer os indicadores que passaram despercebidos tempos atrás — eles podem melhorar suas ações atuais.
E para entender mais sobre o assunto, aproveite o nosso e-book gratuito KPI de Vendas para ficar por dentro dos indicadores comerciais mais importantes para o seu negócio.