O ciclo de vida do produto no marketing é um processo que define e classifica qual é o contexto do produto no mercado desde o seu lançamento até a sua decadência. Mas por que é importante?
A análise dessas informações pode ajudar no desenvolvimento de estratégias para que o produto tenha uma maior longevidade!
Então, essa ferramenta pode ser essencial para o sucesso do seu produto, porque possibilita visualizar problemas e ajuda na elaboração de estratégias. Sendo assim, a seguir você verá o que é o ciclo de vida do produto e conhecerá seis estratégias de marketing para cada fase dele:
- Skimming
- Penetração
- Branding
- Melhora das qualidades
- Modificação do produto e de mercado
- Redução de gastos ou descontinuação do produto
O que é ciclo de vida do produto no marketing?
O ciclo de vida do produto é uma análise dividida em etapas que possibilita identificar qual é o contexto de um produto no mercado. Os quatro estágios do ciclo são os seguintes:
- Introdução: é o período no qual o produto acabou de ser lançado no mercado e, provavelmente, é inovador. Entretanto, ele ainda precisa ser reconhecido e se estabelecer para aumentar as vendas;
- Crescimento: é a fase na qual o produto está sendo reconhecido cada vez mais pelo mercado e, portanto, está conquistando novos consumidores. Ou seja, a demanda e as vendas estão em crescimento;
- Maturidade: é o período do auge de lucro, porque o produto já está estabelecido no mercado e tem muitos clientes. Contudo, também pode ser um momento de estagnação por conta da saturação do mercado e atingimento do teto de vendas;
- Declínio: é o estágio em que as vendas entram em decadência devido ao produto não agregar mais tanto valor ao cliente em comparação aos concorrentes ou por ter se tornado obsoleto.
Quer saber mais sobre o que é o ciclo de vida do produto? Então, assista ao vídeo abaixo do Instituto Montanari:
6 estratégias de marketing para o ciclo de vida do produto
Cada etapa do ciclo de vida do produto no marketing demanda estratégias diferentes. Isso porque o contexto do produto no mercado é distinto em cada estágio. Diante disso, é muito importante adaptar os planos de ação de acordo com a conjuntura do momento.
Sendo assim, as estratégias de marketing que vamos apresentar podem ser classificadas de acordo com a etapa do ciclo no qual a aplicação delas faz mais sentido:
- Introdução: skimming e penetração;
- Crescimento: branding e melhora das qualidades;
- Maturidade: modificação do produto e do mercado;
- Declínio: redução de gastos ou descontinuação do produto.
1. Skimming
O skimming é uma estratégia de marketing voltada à etapa de introdução do ciclo de vida do produto no marketing. E esta técnica pode ser colocada em prática de duas formas distintas: de forma ágil (skimming rápido) ou lenta (skimming lento).
O skimming rápido consiste em introduzir um produto no mercado com um preço alto e um investimento em campanhas de marketing e de publicidade igualmente elevado.
Aqui, a ideia é que o produto alcance um grande número de pessoas, convencendo-as de que ele vale o preço definido. Assim, caso a estratégia tenha sucesso, é possível obter uma grande margem de lucro.
Já o skimming lento difere no tamanho dos investimentos para promover o produto. O intuito dessa estratégia é maximizar os lucros, porque o preço continuará sendo alto, mas os gastos serão bem menores.
Contudo, como o próprio nome já destaca, esse é um método mais lento, pois o produto chegará ao conhecimento de menos pessoas.
Agora que você já conhece o skimming, é válido destacar que ele costuma ser indicado para produtos que tenham um mercado mais limitado, com um público-alvo de alto poder aquisitivo.
Além disso, por conta do preço alto, essa estratégia geralmente é usada com produtos mais exclusivos ou de luxo. Mas isso não exclui a possibilidade de utilizá-la no marketing de um produto inovador e de alta qualidade.
E, falando mais especificamente dos dois tipos, o skimming rápido é indicado para marcas menos conhecidas ou quando há uma concorrência forte.
Enquanto isso, o skimming lento é recomendado para marcas já estabelecidas ou que estão em um mercado no qual há uma competição menor.
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2. Penetração
A estratégia de penetração é outra voltada à introdução de um produto no mercado. Semelhante ao skimming, ela pode ser feita de duas formas, gerando dois tipos de métodos: a penetração rápida e a penetração lenta.
A penetração rápida consiste em definir um preço baixo e fazer grandes investimentos em marketing e publicidade para promover o produto em larga escala.
Essa técnica é mais usada quando o produto ou a marca são menos conhecidos e há uma grande concorrência. À vista disso, o objetivo é ganhar uma fatia do mercado com rapidez. Entretanto, o lucro é menor por causa do preço e dos gastos.
A penetração lenta segue o mesmo caminho de estabelecer um preço baixo, mas os investimentos em marketing são igualmente reduzidos.
Essa estratégia geralmente é seguida quando a marca é conhecida e a concorrência não é tão forte. Assim, é possível conquistar uma parcela do mercado com um lucro maior.
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3. Branding
Quando o produto está na fase de crescimento significa que ele já tem uma boa visibilidade e um bom número de consumidores, mas há margem para ir além.
Por isso, as estratégias de branding podem ser de grande ajuda no posicionamento e estabelecimento do produto no mercado.
Dessa forma, é possível maximizar a longevidade do ciclo de vida do produto no marketing, porque o branding irá estabelecê-lo como algo de qualidade.
Além disso, possibilita a obtenção de “defensores da marca”, que são clientes fiéis que promovem o seu produto por acreditarem na qualidade dele.
4. Melhora das qualidades
Melhorar ainda mais as qualidades do seu produto pode ser outra boa estratégia para o estágio de crescimento. E isso pode ser feito com o lançamento de novas funcionalidades ou por meio do aperfeiçoamento das já existentes.
Essa estratégia pode ser fundamental caso a concorrência seja grande. Isso porque, ao garantir uma alta qualidade e um bom nível de inovação, você agrega mais valor aos consumidores.
Sendo assim, o seu produto passará a conquistar mais parcelas do mercado por ser melhor se comparado aos competidores.
Contudo, um produto ser inovador e de alta qualidade não significa que ele vai se vender sozinho. Na verdade, é preciso saber vender bem. Por isso, veja oito dicas para vender melhor, de uma forma mais eficaz:
5. Modificação do produto e do mercado
Ao entrar na fase de maturidade, o produto passa a vender menos porque o mercado pode estar saturado ou porque o auge do produto já foi alcançado.
Portanto, é necessário pensar em ideias do que pode ser feito com o produto para que ele seja considerado distinto dos outros e novamente atraente.
Utilizar a estratégia de modificação do produto pode ser uma boa saída. Inclusive, ela vai de encontro com o método anterior, porque basicamente consiste em mais uma vez desenvolver novas funcionalidades ou atualizar as já existentes.
Mas, caso as análises mostrem que a melhora da qualidade não seja suficiente, pode-se fazer uma modificação mais agressiva.
Isso significa realizar uma mudança completa do público-alvo ou fazer uma expansão da linha de produtos com itens destinados a outros mercados.
Essa estratégia depende de muita análise e avaliação do ciclo de vida do produto no marketing. Só assim será possível identificar se há como fazer as modificações e se elas fazem sentido.
6. Redução de gastos ou descontinuação do produto
Existem duas estratégias para quando o produto entra em declínio e as análises mostram que dificilmente ele voltará a crescer: a redução dos gastos e manutenção dos clientes existentes ou a descontinuação dele.
E por mais que a descontinuação pareça uma atitude negativa, muitas vezes ela não é — e talvez já era uma fase esperada do ciclo. Isso acontece muito com produtos tecnológicos, visto que após um certo período de tempo eles se tornam obsoletos.
Mas, por que não é uma ação negativa? Pois os custos economizados poderão ser usados para investir em um novo produto que faça mais sentido pro mercado atual. Dessa forma, será possível voltar à fase de introdução e crescimento com outro produto.
Como sua empresa monitora o ciclo de vida de um produto?
Para que uma empresa consiga acompanhar em qual estágio do ciclo de vida cada uma de suas soluções está, é essencial contar com uma gestão de marketing baseada em dados. O quanto sua operação monitora insights de vendas para se antecipar a uma mudança de fase da melhor forma?
Neste sentido, vale a pena conferir o material gratuito que preparamos sobre Indicadores de Vendas e Marketing. Acesse e descubra quais KPIs utilizar para acelerar os resultados!