Em 2021, mais de 1,6 milhão de brasileiros se tornaram inadimplentes. Ao todo, o Brasil possui cerca de 65 milhões de negativados.
Com o aumento da inadimplência no país, o mercado de empresas de cobrança tem se aquecido. No ano de 2020, o setor viu o seu faturamento crescer 40% em relação ao ano anterior.
Se você pretende aproveitar essa oportunidade de negócio e abrir escritório de cobrança, este artigo pode te ajudar.
Nas próximas linhas, vamos explicar o que faz um escritório desse tipo e explicar os 8 passos fundamentais de como abrir uma empresa de cobrança terceirizada:
- Elabore um planejamento estratégico;
- Escolha o melhor formato jurídico e abra seu CNPJ;
- Recrute os melhores profissionais para montar sua equipe de cobrança;
- Distribua corretamente as funções de cada colaborador;
- Crie os fluxos de trabalho;
- Ofereça treinamentos para os colaboradores e agentes de cobrança;
- Invista na capacitação dos funcionários e agentes;
- Contrate um sistema CRM para sua gestão comercial.
Confira mais dados sobre a inadimplência no Brasil, por estados:
Leia também: 5 dicas de como lidar com clientes inadimplentes
O que faz uma empresa de cobrança terceirizada?
Antes de abrir escritório de cobrança, é importante entender o que uma empresa desse tipo faz.
Basicamente, esse modelo de negócio ajuda outras empresas a recuperar valores que lhe são devidos, isto é: ajuda a fazer a gestão de inadimplência.
O escritório de cobrança entra em contato com pessoas físicas e jurídicas inadimplentes para lembrá-las de pagar dívidas em aberto e sugerir negociações justas para ambas as partes.
Em uma empresa de cobrança terceirizada, profissionais bem treinados abordam clientes inadimplentes sempre respeitando as regras previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Leia mais: O que é inadimplência no B2B e como usar o CRM para lidar com ela
Passo a passo: como abrir uma empresa de cobrança terceirizada?
Assim como em qualquer outro tipo de negócio, abrir escritório de cobrança é um processo que leva tempo e requer muito planejamento.
Para te ajudar, separamos aqui um passo a passo com as etapas fundamentais de como abrir uma empresa de cobrança terceirizada.
Passo 1 – Elabore um planejamento estratégico
Não há como abrir uma empresa de cobrança terceirizada ou qualquer outro modelo de negócio sem antes elaborar um sólido planejamento estratégico.
Trata-se de um documento em que constará, por exemplo, seus objetivos de médio e longo prazo, a sua fonte de receita e sua estrutura de custos.
O planejamento estratégico servirá para nortear suas decisões de negócio e evitar que você trilhe seu caminho completamente no escuro.
Passo 2 – Escolha o melhor formato jurídico e abra seu CNPJ
Ao abrir uma empresa, você tem algumas opções de formato jurídico para se enquadrar, como Empresário Individual ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
Depois de definir o formato ideal, vá até a Junta Comercial do seu estado para obter seu CNPJ.
Além disso, você também precisa ir até a Secretaria de Fazenda Estadual ou Municipal para conseguir emitir suas notas fiscais.
Passo 3 – Recrute os melhores profissionais para montar sua equipe de cobrança
Após abrir formalmente o seu CNPJ, você precisa recrutar as pessoas que vão compor o seu time de cobrança. Seja criterioso e selecione profissionais com relativa experiência nessa área.
Passo 4 – Distribua corretamente as funções de cada colaborador
Além da cobrança propriamente dita, que consiste em contatar os clientes inadimplentes, há também outras atividades que precisam ser cumpridas na empresa.
Portanto, defina quais colaboradores vão atuar em cada área da empresa, como cobrança administrativa, cobrança jurídica, gestão financeira, contabilidade e supervisão geral.
Passo 5 – Crie os fluxos de trabalho
É importante definir com clareza os fluxos de trabalho do seu escritório de cobrança. Organize os processos internos de modo a otimizar a rotina diária dos colaboradores.
Passo 6 – Ofereça treinamentos para os colaboradores e agentes de cobrança
Quanto mais capacitado for o seu time, melhor serão seus resultados. Por isso, invista em treinamentos para os seus colaboradores e agentes de cobrança de modo a garantir que eles tenham domínio sobre as melhores técnicas e estratégias.
Passo 7 – Invista na capacitação dos funcionários e agentes
A capacitação dos funcionários da empresa também deve estar no topo da sua lista de afazeres ao montar uma empresa de cobrança. A evolução da sua empresa está nas mãos dos profissionais que ficarão na linha de frente e mantê-los bem preparados e atualizados vai fazer toda a diferença.
Passo 8 – Contrate um sistema CRM para sua gestão comercial
Encerrando nosso passo a passo de como abrir uma empresa de cobrança terceirizada, invista na contratação de um sistema de CRM.
Esse tipo de plataforma especializada vai te ajudar a gerenciar melhor o relacionamento com seus clientes e a prospectar novas contas de maneira mais eficiente.
Com o CRM, você automatiza várias tarefas e pode se concentrar em gerar valor para os seus clientes.
Quer mais dicas de como fazer para abrir sua empresa de cobrança terceirizada? Então, dê uma olhada neste vídeo do Canal Montar um Negócio:
Veja também: De A a Z: 7 dicas para controle de pagamentos de clientes
Bom, agora que você já sabe como abrir uma empresa de cobrança terceirizada, siga os passos que citamos aqui e monte o seu negócio de sucesso.
Depois criar sua empresa de cobrança terceirizada, é fundamental manter um bom relacionamento com seus clientes, para fidelizá-los. baixe nosso e-book gratuito e descubra como fazer isso de forma prática e eficiente: Vantagens do CRM: como usar na empresa e obter os melhores resultados