Todo vendedor precisa se atualizar para melhorar suas habilidades e gerar mais resultados, concorda? Nesse contexto, entender como aumentar o número de clientes por diferentes caminhos é uma ótima abordagem!
Principais aprendizados deste artigo
- Prospectar novos clientes é uma das melhores estratégias para ampliar a sua base, vender mais e bater a meta. Porém, pode ser um processo desafiador.
- Uma boa abordagem é juntar marketing e vendas e explorar todo o potencial da combinação de tecnologia e oportunidade de divulgação via internet, por exemplo.
- Uma ferramenta de CRM ajuda a organizar os leads, centralizar dados, registrar todas as interações e identificar as melhores oportunidades de negócio.
- Aprenda, neste e-book, como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados prontos para comprar.
- E para automatizar diversas tarefas e manter a organização dos seus contatos, abra agora uma conta gratuita no Agendor.
O desafio de todo vendedor não está apenas em lidar com a pressão de vender mais. Também é preciso descobrir como alcançar pessoas que poderiam comprar aquilo que vende.
Além disso, quem trabalha na área comercial sabe: há metas a atingir! A questão é que identificar as melhores estratégias para atrair clientes pode tirar o sono e, muitas vezes, fazer os profissionais questionarem suas habilidades enquanto vendedores.
Então, como aprimorar a captação de novos clientes e, assim, ampliar a base, retê-los e aumentar as vendas?
Neste post, selecionamos as cinco melhores dicas para te ensinar como aumentar clientes:
- use tecnologia;
- faça networking;
- use escritórios compartilhados;
- plante a semente;
- tenha o seu discurso na ponta da língua.
Siga a leitura e conheça cada uma agora!
Bônus! Preparamos uma apresentação com as principais dicas listadas neste artigo sobre como aumentar o número de clientes. Confira a apresentação na imagem abaixo:
O que você precisa saber sobre estratégias para atrair clientes?
Os vendedores mais comprometidos sabem, desde o primeiro dia do mês, que atingir a meta não é um trabalho que se faz de uma hora para outra. Já os desavisados, acreditam que basta a última semana para vender; nas outras, esperam um milagre acontecer diariamente.
Esses, nos últimos dias, iniciam uma correria que poderiam muito bem evitar com boas estratégias para atrair clientes.
Está nesse segundo grupo e não quer mais passar por esse problema, ou está no primeiro e quer saber como aumentar o número de clientes? Em ambos os casos, as dicas que trouxemos a seguir ajudam!
O que não fazer na hora da venda
Aqui, no blog do Agendor, falamos muito sobre o que fazer para melhorar a performance, vender mais, conseguir mais clientes e medir seu desempenho como vendedor, certo? Porém, precisamos falar também sobre o que não fazer na hora de prospectar clientes.
Assim como você, que está com as suas metas de vendas em dia e que se compromete com suas tarefas, nós acreditamos que é possível vender sempre mais e melhor com o passar do tempo.
Por esse motivo, listamos alguns itens sobre o processo comercial para você se lembrar e, assim, se tornar um vendedor de sucesso e ampliar a sua base de clientes:
- o cliente é quem paga a conta. Ele é o verdadeiro patrão. Levante a bola para ele e não para o dono da sua empresa;
- você não faz um favor ao vender, é seu chefe quem faz para você ao manter o seu emprego, caso não venda o suficiente;
- geralmente, os vendedores têm fama de desorganizados porque as pessoas desorganizadas querem dizer que são vendedoras. Porém, você não chegará a lugar nenhum se não se organizar;
- profissionais de vendas costumam ser metódicos. Eles têm um método de trabalho no qual acreditam e o seguem diariamente;
- os melhores vendedores têm horário e sabem usá-lo da melhor maneira possível.
Como melhorar a performance de vendas?
Como vendedores, sabemos que a fama que muitos de nós carregamos é consequência da falta de profissionalismo de outros do mesmo ramo, mas que não têm comprometimento.
Portanto, antes de descobrir como aumentar o número de clientes ou de ir atrás de novas vendas, é muito importante tomar cuidado com a imagem que passamos sobre as empresas que representamos.
Esse ponto de atenção é fundamental, pois respinga negativa ou positivamente em todos nós.
Aproveite e leia também: “Ética em vendas: o que é + 5 dicas práticas para implementar“
Conhecer bem o tipo de vendedor que você é
Nós já falamos muito sobre diferentes tipos de vendedores — e até mesmo de não vendedores, os quais são perigosos e é preciso evitar. Entretanto, hoje falaremos de outro.
Porém, precisamos perguntar: como você calcula suas diretrizes? Como bate as suas metas? O que faz de diferente de outros vendedores? O que não faz e, ainda assim, consegue atingir seus objetivos?
Aonde queremos chegar? Em qual é o tipo de vendedor que você é! Por exemplo, é aquele que se contenta com um fixo, em perder vendas, em não vender nada, em receber feedbacks ruins?
Parece até brincadeira, mas já vimos vendedores apáticos que praticamente não vendiam, que não se preocupavam em como aumentar o número de clientes, e se contentavam com seus salários fixos e nenhuma comissão.
O resultado era que esses vendedores contaminavam os outros que sempre queriam mais: uma comissão melhor, novos clientes, levar o seu produto para o mercado, criar uma reputação.
Com o tempo, o vendedor A corrompia o vendedor B e, quando os gestores percebiam, era tarde demais para recuperar qualquer um desses profissionais. Restava apenas a demissão.
Como ser um vendedor melhor?
O que aprendemos com esse tipo de situação é que por mais que um bom vendedor queira sempre se destacar, ele não luta apenas contra os desafios de vendas, mas também para não se contaminar.
Não deixar que as metas pessoais se destruam por estilos duvidosos de outros profissionais de vendas precisa ser a primeira força de todo vendedor.
Portanto, não basta apenas focar nas próprias responsabilidades, é preciso resistir ao “lado negro da força de vendas” e se dedicar a descobrir como adquirir novos clientes.
Dica! Conheça mais sobre o seu estilo de vendas no artigo: “Tipos de vendedor: descubra qual sua personalidade nas vendas“
Descobrir diferentes formas de captação de clientes
Outra briga muito comum na área de vendas é por clientes. Não é raro um vendedor atender o de outro e essa situação gerar algumas confusões.
A melhor maneira de resolver esse problema é ter muitos clientes para compensar os atendidos por outros vendedores.
Só que aí chegamos a outra questão: como ampliar a base clientes? A resposta mais óbvia é adotar diferentes estratégias, como marketing de aquisição e prospectar clientes diariamente.
Nós já vimos as seguintes respostas sobre estratégias para atrair clientes:
- buscar na lista telefônica;
- procurar no Google;
- anotar os telefones das lojas nas ruas;
- comparecer a feiras do seu setor;
- ligar para os maiores clientes do mercado;
- comprar mailing;
- fazer links patrocinados.
Porém, será que em um mundo no qual as pessoas cada vez menos querem invasões em seus espaços, conseguimos ser vendedores bem-sucedidos apenas com essas ferramentas?
Muitas pessoas, por exemplo, não gostam de ser incomodadas ao telefone ou interrompidas em suas tarefas diárias.
Assim, uma das melhores maneiras de fechar bons negócios é aparecer para elas na hora certa, quando estão justamente à procura do que você oferece.
Por essa razão, separamos as cinco melhores estratégias para encontrar prospects dispostos a comprar o seu produto. Conheça todas a seguir!
Como aumentar o número de clientes: as 5 melhores dicas
Aqui estão as 5 melhores dicas para aumentar o número de clientes!
1. Use tecnologia
Essa dica de como aumentar o número de clientes é realmente bem abrangente. Afinal, existem diversos tipos de tecnologia, mas nem todos são úteis para a captação de novos clientes
Nós, obviamente, acreditamos no CRM. Nossos resultados e os dos nossos clientes comprovam que esse sistema é uma excelente ferramenta de produtividade e de aproveitamento de oportunidades de vendas.
Inclusive, somado a outros recursos tecnológicos e estratégias, o CRM muda a forma de prospectar clientes e ajuda a vender mais!
Só em marketing digital, por exemplo, podemos falar sobre links patrocinados e a oportunidade de aparecer quando alguém busca justamente por aquilo que você faz, ao invés de interrompê-la em outras atividades. É possível citarmos ainda as mídias sociais, SEO e marketing de conteúdo.
Quanto a essas estratégias para atrair clientes via internet, lembre-se de que quando as pessoas procuram algo, querem encontrar o líder de mercado e não apenas uma opção qualquer.
Como usar a tecnologia a seu favor para aumentar a captação e retenção de clientes?
Não vire as costas para a tecnologia e a veja como uma grande parceira de negócios para você. Afinal, trata-se de uma oportunidade de aumentar o número de clientes, seu rendimento e aparecer para as pessoas certas quando elas buscarem por produtos e/ou serviços como os seus.
Um bom software de CRM conta com diversas funcionalidades que ajudam a descobrir facilmente o que fazer para captar novos clientes, como:
- funil de vendas;
- cadastro centralizado;
- histórico do relacionamento;
- performance de vendedores;
- lembretes de follow-up;
- relatórios gerenciais com dados confiáveis.
Veja só uma amostra desses relatórios que ajudam a definir estratégias para aumentar clientes:
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2. Faça networking
Alguns especialistas afirmam que, em pouco tempo, só existirão duas maneiras de vender: no trade e no networking.
Portanto, se você está com problemas para vender um produto, mas não pode colocá-lo em destaque no ponto de venda, é melhor você parar e pensar sobre como melhorar o seu networking. Sem essa abordagem, não conseguirá aumentar a clientela.
A primeira opção que você tem é fazer eventos. Pode promovê-los na sua empresa e pedir para que seus clientes levem pessoas com potencial de se tornarem novos clientes das suas soluções, por exemplo.
Outra possibilidade é fazer parte de grupos de networking. Sim! Existem vários específicos para essa finalidade, cujo objetivo é gerar negócios entre os membros.
Contudo, não para por aí! Você pode frequentar feiras, eventos do setor e pedir indicações para os seus clientes mais satisfeitos.
E a dica mais importante: em encontros presenciais, nunca perca a oportunidade de entregar um cartão seu para um interessado. Mesmo que ele não feche negócio com a sua empresa, no final das contas não é quem você conhece que importa, mas, sim, quem te conhece.
Leia também: “As 6 etapas de como fazer networking e 4 dicas para conseguir mais leads com ele“
3. Use escritórios compartilhados
Esse item até poderia estar no tópico anterior, mas usar escritórios compartilhados é muito mais do que fazer networking. Na verdade, é sobre conhecer o que outras pessoas fazem, criar vínculos com elas e até mesmo trabalhar em conjunto.
Ao frequentar um escritório compartilhado, é possível conhecer outros profissionais e empresas e, assim, descobrir pessoas que precisam de clientes assim como você.
E mais! Ao criar vínculos com esses profissionais, você não apenas ajuda e recebe auxílio, mas também ensina e aprende.
Quando as pessoas conhecem sobre o seu negócio, por exemplo, conseguem até mesmo vender a sua ideia para outros e indicar você para algum cliente específico. Essa, sem dúvida, é uma excelente estratégia para quem quer explorar como aumentar o número de clientes por diferentes caminhos.
Portanto, se você é um vendedor que tem liberdade para ficar na rua e para atuar em outros espaços, procure diversificar seu local de trabalho e se aproximar das pessoas.
Essa pode ser uma excelente maneira de gerar novos negócios.
4. Plante a semente
O que significa “plantar a semente” e como ajuda na captação de novos clientes?
Simples! As pessoas querem fazer negócios com os líderes, com os melhores do mercado. Logo, significa que quando você promove a sua reputação como o melhor no que vende, abre mais portas.
Nós já falamos sobre esse assunto por aqui, mas vale reforçar porque é realmente muito importante e positivo para a sua carreira em vendas.
Se por um momento essa não é uma preocupação para você, pare e pense um pouco: as pessoas já têm o costume de procurar informações na internet, certo? Se nessas buscas encontrarem você e seus produtos/serviços, enxergarão suas soluções como uma referência no mercado.
Quando um encontro como esse acontece, o caminho natural é as pessoas buscarem por você e entrarem em contato. Em resumo: quem planta conteúdo e reputação, sempre colhe resultados e novos clientes!
5. Tenha o seu discurso na ponta da língua
De que adianta procurar diferentes canais e formas de prospecção se você não sabe responder sobre o que faz em poucas palavras e de uma maneira que gere interesse no cliente?
É justamente a maneira como apresenta suas soluções que despertam a atenção das pessoas.
Tenha em mente o seguinte: se quiser saber como aumentar o número de clientes, você precisa:
- falar algo rápido que crie impacto logo no início do contato;
- ficar quieto e esperar pela reação dos clientes;
- esperar que peçam para saber mais sobre o que você vende;
- explicar com uma linguagem mais informativa o seu trabalho.
Se existe uma fórmula para um discurso de impacto, é justamente essa! Por esse motivo, ter o processo memorizado ajudará muito no seu desempenho quando as pessoas perguntarem sobre seus produtos/serviços.
Então, treine o seu discurso de vendas com as pessoas da sua casa, amigos e conhecidos. Ter as informações certas para chamar atenção dos clientes, e na ponta da língua, não tem preço!
Extra! Confira no infográfico abaixo como fazer uma apresentação no estilo elevator pitch.
Dicas extras de como aumentar o número de clientes!
Comece pelas beiradas!
Quanto mais barulho você fizer na prospecção, mais chances de falhar. Por quê? Bem, porque não adianta, por exemplo, você pegar a lista telefônica e ligar para tudo que é potencial cliente.
É muito mais estratégico prospectar com uma ou duas atividades por dia do que realizar esse processo sem controle. Portanto, concentre os esforços ao invés de trabalhar sem direção.
Se existe algo indispensável para o processo de vendas é atuar com coesão. Tudo precisa ter o momento ideal e uma maneira certa de execução para dar certo.
Prospecte diariamente
É preciso estar sempre pronto para prospectar. Sem essa vontade, não há como aumentar o número de clientes. Afinal, como dissemos, a oportunidade pode aparecer em lugares e situações que você menos espera.
Por esse motivo, é essencial manter o preparo e a atenção, pois um contato sem compromisso pode se transformar em uma ótima oportunidade de venda.
Ande sempre com cartões de visitas provocativos, com seu discurso afiado, nunca perca a chance de conhecer pessoas novas em seu mercado, de mostrar o que sabe e trabalhar firmemente na sua reputação.
Conte com o Agendor!
O Agendor ajuda você a encontrar e prospectar os melhores clientes para o seu negócio, com rapidez e segurança.
Veja como funciona a nossa ferramenta de captação de leads!
Tenha acesso a tudo o que é necessário para ampliar a sua base de clientes, como;
- lista de leads validados;
- informações sobre decisores;
- telefone e e-mail das empresas;
- dados completos da receita.
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Ficou mais claro para você como aumentar o número clientes? Acreditamos que essas dicas podem tornar qualquer vendedor um exímio prospector e, assim, vender muito mais!
E para te deixar ainda mais fera no assunto, baixe agora o nosso Kit de Prospecção B2B, com quatro conteúdos (planilha + e-book + webinar + audioaula) para ajudar você a prospectar de forma mais inteligente e eficaz!
FAQ
Vendedores que querem aumentar o número de clientes podem usar técnicas de prospecção como fazer networking, trabalhar em escritórios compartilhados, estar sempre com um bom discurso de venda preparado e usar a tecnologia como ferramenta diária de trabalho.
Para expandir a base de clientes, os gestores comerciais podem implementar estratégias como segmentação de mercado, prospecção ativa, formação de parcerias estratégicas com outras empresas e otimização do funil de vendas.
Para converter leads em clientes ativos, as melhores práticas são: personalizar as abordagens, produtos e/ou serviços, realizar follow ups em momentos estratégicos, destacar os benefícios e o valor da aquisição e realizar vendas consultivas.
O CRM ajuda vendedores a gerenciar e aumentar a carteira de clientes porque é um sistema que centraliza e organiza dados e interações. Além disso, automatiza tarefas e conta com funcionalidades que ajudam a identificar as melhores oportunidades de vendas, como relatórios e históricos de compras.
As melhores abordagens de treinamento que podem capacitar a equipe de vendas para captar mais clientes são os voltados para técnicas de negociação, desenvolvimento de habilidades de comunicação, tratamento para objeção de vendas e uso correto de ferramentas digitais, como o CRM.
Para medir e analisar o desempenho da equipe de vendas no aumento do número de clientes, os gestores devem usar KPIs como taxa de conversão, valor médio das vendas, volume de leads qualificados, taxa de sucesso por abordagem e ticket médio por cliente.