Saber como avaliar o desempenho de um funcionário pode ajudar a melhorar outro desempenho: o da sua empresa!
Principais aprendizados deste artigo:
- Não há apenas uma metodologia de avaliação de desempenho de funcionários disponível. Na verdade, existem várias e cada uma possui suas próprias vantagens e limitações.
- Uma boa avaliação de desempenho depende da coleta e análise das métricas e indicadores corretos. Só assim, você terá informações confiáveis sobre a performance dos seus colaboradores.
- Um dos passos cruciais na avaliação de funcionários é definir os níveis de desempenho considerando os objetivos e as metas estabelecidas pela empresa.
- Avaliar frequentemente o desempenho dos colaboradores é uma ótima maneira de promover o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, pois mostra o que pode e deve ser melhorado.
- Para fazer uma avaliação de desempenho precisa, é crucial saber quais indicadores conferir. Por isso, baixe nosso guia gratuito sobre KPIs de vendas e veja como acompanhar a performance do seu time de vendas.
- Um bom CRM de vendas também auxilia no acompanhamento do desempenho das equipes. Aproveite para fazer um teste GRÁTIS no Agendor e veja como ele pode te ajudar!
Uma avaliação de desempenho de funcionário é muito mais do que olhar planilhas de resultados. É claro que isso é importante, mas será que esses resultados não podem ser melhorados ainda mais? É isso que as modernas técnicas de como avaliar um funcionário tem buscado.
O raciocínio é mais ou menos este: descobriremos juntos no que este funcionário é bom, como isso pode ajudar nossa empresa, o que falta ele melhorar mais ainda, combinar com ele um plano para desenvolver tudo isso e, no final, todo mundo consegue os melhores resultados:
- o funcionário se capacita e desenvolve sua carreira;
- você e sua empresa atingem seus objetivos e metas.
Mas nem sempre é fácil chegar nesse objetivo. Antes de focarmos em metodologias mais recentes para avaliação de funcionários, daremos uma olhada em tudo que costuma ser empregado no mercado, o que tem e o que não tem funcionado.
Depois disso, entenderemos mais claramente porque avaliar o desempenho de um funcionário por competências ou pelo método da avaliação 360 graus são as formas mais indicadas para se conseguir melhoria nos resultados.
Para avaliar é preciso definir critérios, conheça 5 métricas para mensurar a eficiência da sua equipe de inside sales.
Avaliação de desempenho de funcionários: 7 exemplos de métodos que podem ser aplicados
Começaremos pelos sete modelos mais tradicionais de como avaliar um funcionário.
1. Avaliação de desempenho do funcionário por escala gráfica
Este é o método mais usado por sua simplicidade, facilidade de aplicação e de comparação de resultados. Trata-se basicamente de uma tabela com 6 colunas.
Na primeira são listados os itens a serem avaliados, por exemplo:
- qualidade no trabalho;
- empenho, conhecimento;
- pontualidade;
- trabalho em equipe;
- cumprimento das metas;
- criatividade;
- e outros que sejam relevantes para sua empresa.
Nas outras 5 colunas deve-se indicar alternativas como: ótimo, bom, regular, sofrível e fraco.
Normalmente essa tabela é preenchida pelo superior imediato do funcionário. Esse modelo é muito ágil, mas apresenta a desvantagem de ser extremamente simplista.
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2. Avaliação de desempenho do funcionário por escolha forçada
Você já deve ter respondido a este tipo de questionário, que muitas vezes é usado na forma de autoavaliação.
Um dos modelos mais usados consiste em blocos de quatro frases que aparentemente não tem uma correlação entre si e que descrevem algum comportamento ou característica do colaborador.
O avaliador deve marcar apenas duas frases em cada bloco de quatro, sendo que usará um sinal de mais (+) para a frase que melhor caracteriza o avaliado e um sinal de menos (-) para a que menos tem a ver com ele. As outras duas frases de cada bloco ficam em branco.
Veja um exemplo hipotético de um bloco de quatro frases:
- ( ) Tem produção elevada
- ( ) Tem bastante iniciativa
- ( ) Não tolera pressão
- ( ) Se atrapalha com números
Apesar de ser mais detalhada em sua avaliação do funcionário, muitos gestores se complicam um pouco na hora de escolher as alternativas.
3. Avaliação de desempenho do funcionário por pesquisa de campo
Este método necessita do auxílio de um especialista de recursos humanos que entrevistará cada gestor para avaliar o desempenho de seus subordinados, prestando todo auxílio técnico e teórico que ele precisar.
Em seguida, farão uma reunião para decidir em conjunto como podem planejar a capacitação de cada colaborador.
Por se tratar de um método padronizado, ele tem menos subjetividade. Porém, é necessário o auxílio de um especialista.
4. Avaliação de desempenho do funcionário por incidentes críticos
Focado em desempenhos “fora da curva”, este método se atenta somente às atitudes extremas, ou muito positivas, ou muito negativas, deixando de lado o “desempenho normal”.
Ao se constatar a quantidade de cada tipo de “incidente crítico”, acredita-se que o gestor possa avaliar quais são os pontos fortes e fracos de cada funcionário.
A desvantagem desse modelo é que ele exige um monitoramento constante da equipe.
5. Avaliação de desempenho do funcionário por objetivos
Dos tradicionais métodos de como avaliar um funcionário, este é o que traz os melhores resultados, porque parte de uma conversa e de um acordo entre líder e liderado.
Após analisarem juntos os objetivos da empresa, gestor e funcionário definem metas e objetivos a atingir e maneiras de melhorar o desempenho. Em períodos determinados, eles voltam a se encontrar para avaliar progressos e resultados.
Mas e como fazer isso sem se perder no meio de tantas informações? Bem, a melhor maneira é investir em um bom CRM de vendas, como o Agendor. Isso porque ele permite gerar relatórios de métricas.
Em outras palavras, você cria um relatório completo que mostra o desempenho de cada colaborador, com quantidade de negócios fechados e até mesmo de tarefas concluídas. Legal, não é?
Assim, você tem ao seu dispor informações precisas e baseadas em dados, para dar o melhor feedback possível para a sua equipe. Sabe qual é a melhor parte? Você pode testar o Agendor de graça para ver na prática como ele funciona.
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6. Avaliação de desempenho do funcionário por competências
Um método mais atual e moderno de avaliação dos funcionários, tem como base a ideia de que o próprio colaborador pode identificar seus pontos fortes e fracos.
Assim, cabe ao gestor e à equipe de recursos humanos ajudá-lo a identificar como essas competências se encaixam nos objetivos da organização.
Nesse contexto, é importante entender competências como o conjunto de comportamentos que fazem uma pessoa se destacar em um grupo em certos contextos específicos.
As competências costumam ser identificadas como a união de três características importantes do indivíduo, chamadas por alguns pela sigla CHA:
- Conhecimentos
- Habilidades
- Atitudes
Veja abaixo quais os principais objetivos da avaliação de funcionários por competências.
- Determinar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que se atinja o melhor desempenho em cada função.
- Auxiliar os funcionários a identificarem suas próprias competências dentro deste contexto e quais precisam ser melhor desenvolvidas.
- Determinar um planejamento para se alcançar essa evolução e aplicá-la no trabalho.
Os resultados costumam ser interessantes, porque seus funcionários percebem que essa evolução profissional será benéfica também para a carreira pessoal deles.
7. Avaliação de desempenho do funcionário 360 graus
Como o próprio nome diz, a avaliação 360 graus visa levar ao conhecimento do funcionário as avaliações de todos os seus colegas, subordinados, superiores e até mesmo fornecedores e clientes. Não se deixa de fazer também uma autoavaliação.
Evidentemente o colaborador não saberá quem deu cada um dos feedbacks sobre ele, mas terá uma visão panorâmica de como seu desempenho é avaliado pela empresa na totalidade e pelos outros stakeholders.
Desta forma, sem individualizar as opiniões, os funcionários tomam consciência de quais qualidades suas são admiradas pelo grupo e quais devem ser trabalhadas.
Em seguida, de maneira semelhante à avaliação por competências, é preciso implementar um plano de melhorias individuais e coletivas, buscando a evolução contínua do desempenho de todos e, consequentemente, da empresa.
Como você percebeu, os métodos mais atuais não focam apenas em como avaliar o desempenho de um funcionário. Eles buscam conscientizar os colaboradores de seus potenciais e de como podem desenvolvê-los de uma maneira planejada e efetiva.
Como fazer uma avaliação de desempenho de um funcionário?
Conseguiu compreender as diferenças entre os métodos de avaliação de funcionários? Então chegou a hora de aprender como colocar o que você escolheu adotar em prática com algumas dicas simples:
- defina níveis de desempenho por meio de metas e objetivos;
- avalie os diferentes perfis dos funcionários;
- seja sincero e específico com as críticas;
- calcule o índice de produtividade de cada um;
- não compare funcionários;
- analise o desempenho, não a personalidade;
- faça perguntas e escute os funcionários;
- marque reuniões regulares para oferecer feedbacks.
Pontos para avaliar em um funcionário: o que você deve buscar?
Não importa o método escolhido, existem alguns pontos para avaliar um funcionário que são fundamentais em todos eles. A seguir, nós separamos alguns dos principais para que você não deixe nada “passar batido” na sua avaliação de desempenho. São eles:
- nível de execução das tarefas impostas;
- cumprimento dos prazos;
- qualidade do trabalho executado;
- criatividade na resolução de problemas;
- opinião dos clientes e dos colegas;
- receita gerada pelas vendas;
- proatividade;
- capacidade de liderança.
Destacamos que esses são apenas alguns exemplos de pontos que podem ser avaliados. Sendo assim, você pode adicionar outros, caso sinta que eles são relevantes para sua gestão.
Por que se faz uma avaliação de desempenho?
É importante fazer uma avaliação de desempenho para identificar possíveis melhorias que possam beneficiar ambos os lados.
A avaliação de desempenho promove o desenvolvimento tanto do funcionário quanto da empresa, podendo ser estabelecida por meio de objetivos e resultados a serem conquistados. O feedback é parte essencial do processo de avaliação.
Um bom gestor precisa conhecer seu time. Veja no infográfico abaixo 6 dicas de como melhorar a gestão da sua força de vendas e tirar o melhor dela!
Como comunicar os resultados de uma avaliação de desempenho?
Conseguiu compreender como avaliar o desempenho de um funcionário, mas não sabe o que fazer com essas informações? Pois bem, chegou a hora de comunicar os resultados para seus colaboradores.
Sim, esses dados não devem ficar coletando poeira em uma gaveta qualquer. Eles precisam ser usados para promover uma melhora nos resultados da equipe como um todo. Por isso, tire um dia — ou mais — para fazer reuniões e, na hora de dar o feedback:
- seja claro e específico;
- comunique tanto os resultados positivos quanto negativos;
- seja justo e não faça críticas pessoais;
- crie empatia e demonstre compreensão;
- saiba escutar o funcionário também;
- faça uma avaliação construtiva;
- foque a comunicação no que realmente precisa ser melhorado.
Para ajudar nesse processo, confira neste vídeo dicas práticas com o Felipe Soler na nossa série Sextou com o Agendor, em que ele fala sobre como desenvolver o PDI de cada colaborador, de modo que ele compreenda o valor do seu papel e alcance novos resultados:
No infográfico abaixo nós trouxemos alguns dos principais indicadores de performance para vendedores. Confira para aprender como avaliar seu time!
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