O setor de engenharia civil não ficou imune aos impactos da pandemia do novo coronavírus. Anos depois, os negócios de construção civil trabalham para se restabelecer no mercado.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Uma das maneiras mais tradicionais para captar novos clientes é por meio do boca a boca. Mas para que uma empresa alcance um crescimento mais acelerado, é necessário contar com outros canais de captação.
  • As parcerias comerciais são uma ótima opção de canal para captar clientes para engenharia, mas devem ser focadas em fornecer alto valor ao cliente para que sejam atrativas.
  • Apostar no marketing de conteúdo também é de grande valia, já que a presença digital é determinante para atração de leads de forma orgânica. Conheça outras estratégias para alavancar suas vendas em Como usar o Agendor para alcançar seus melhores clientes
  • O pós-venda também é vital para gerar mais vendas, uma vez que clientes satisfeitos sempre recomendam seu serviço, fazendo uma propaganda gratuita do seu negócio.
  • Um CRM é essencial para dar continuidade no contato com os leads. Comece a usar gratuitamente o Agendor para conhecer todas as funcionalidades!

Por essa razão, para ter maior lucratividade, não dá para contar apenas com as indicações feitas de maneira orgânica ou com clientes da própria base.

É preciso ser proativo e buscar as melhores oportunidades de venda para aumentar o faturamento da empresa por diferentes canais.

Neste conteúdo, separamos uma lista com 6 canais de captação para conquistar mais clientes e crescer no setor.

Pronto para saber como captar clientes para engenharia? Então continue a leitura do artigo!

Como captar clientes para engenharia por 7 maneiras diferentes 

A seguir, você encontrará 6 formas para conseguir clientes na construção civil.

Citamos maneiras diferentes, desde aquelas que demandam maior valor de investimento, até aquelas que são mais facilmente implementadas.

É preciso avaliar o cenário atual da sua empresa e do seu perfil de cliente ideal para definir qual é a mais adequada para o momento do seu negócio.

E aqui vai uma dica importante: para maiores resultados, considere utilizar mais de um destes métodos que citamos ao longo do conteúdo. Assim, você pode comparar estratégias e aprimorá-las para que tragam ainda mais conquistas!

Acompanhe:

1. Parcerias

As parcerias são grandes canais de captação de novos clientes. Essa relação de cooperação para atingir interesses comuns é um dos exemplos de como captar clientes para engenharia sem dispor de recursos financeiros. Além disso, traz grandes vantagens, como:

  • maior alcance de público;
  • maior reconhecimento de marca;
  • otimização de tarefas e processos internos;
  • preços mais competitivos no mercado.

As empresas de construção civil podem ter parceiros com o seguinte perfil:

  • colegas da profissão;
  • escritórios de arquitetura;
  • empresas de materiais de construção.

Mas, atenção! É necessário estabelecer uma parceria que seja realmente benéfica para ambas as partes e, sobretudo, para o cliente. Ele deve ser o maior favorecido desta parceria, o que se mostrará algo atrativo para novos clientes.

Leia também: Proposta de parceria: 5 passos para construir uma proposta assertiva

2. Presença digital

A presença digital tem se tornado cada vez mais essencial para as empresas, afinal, no digital, é possível vender mais, gastando mesmo, já que há maior alcance de público qualificado para o seu serviço.

No entanto, ter presença digital não significa somente ter contas ativas da sua empresa nas redes sociais da preferência dos seus clientes e fazer postagens aleatórias.

Presença vai muito além disso! 

Agora, os clientes querem muito mais do que apenas acompanhar os perfis das empresas. Eles querem consumir conteúdos que os ajudem a encontrar o que estão buscando.

Ou seja, é necessário produzir conteúdos ricos para atrair seu público e fortalecer sua marca. É assim que se ganha presença digital.

Para tanto, aposte nas estratégias de marketing de conteúdo para, além de captar leads, também educar seu público, criar relacionamento e fidelizar clientes.

Entenda como o marketing digital contribui para o aumento das vendas:

3. Google Ads

Que o Google é o buscador mais utilizado no mundo, não é novidade.

Agora, imagine utilizar o Google para divulgar sua empresa para um público bem segmentado, no momento em que pesquisarem pelo seu serviço! Este é o objetivo do Google Ads.

O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google e é uma excelente tática para conseguir clientes para construção civil que sejam qualificados.

Esta plataforma funciona a partir de palavras-chaves. 

Imagine que um potencial cliente buscou no Google “empresas de engenharia civil em São Paulo”. Com base na segmentação estabelecida por você, o Google irá expor anúncios da sua empresa para os usuários, que poderão visitar seu site ou entrar em contato mais facilmente.

O usuário não te encontrará de maneira orgânica, portanto, é preciso realizar um investimento para que a plataforma anuncie sua empresa.

Apesar disso, o Google Ads é uma plataforma totalmente personalizável. Você escolhe as palavras-chave que quer relacionar com seu anúncio, direciona os links para qual página quiser e decide quando e onde os anúncios serão exibidos.

4. Visitas em grandes obras

Uma boa maneira de captar clientes para engenharia é, simplesmente, visitando grandes obras. 

As obras de grande porte tendem a não utilizar totalmente a mão de obra contratada. Isso significa que podem terceirizar, por exemplo, o seu serviço. 

Então, é possível visitar as obras, conversar com os engenheiros responsáveis e entender se há oportunidade de participar de cotações para os serviços que ainda não possuem um fornecedor para a obra. 

5. Pós-serviço 

O pós-serviço nada mais é do que o pós-venda

Caprichar no atendimento ao cliente e no relacionamento depois de uma obra realizada gera a famosa propaganda gratuita que atraem novos clientes.

Oferecer uma experiência de alto nível faz com que um cliente nunca se esqueça de você, e não pensará duas vezes para te indicar caso tenha oportunidade.

Isso também favorece uma rede de contatos qualificada, que pode, por sua vez, contribuir para parcerias de sucesso na busca por mais clientes.

6. Cartão de visitas

Tradicional, porém, efetivo.

O cartão de visitas também é uma forma de captar clientes para engenharia.

Em eventos, palestras, workshops ou reuniões, é normal fazer networking e distribuir cartões de visita para outros profissionais presentes.

É por meio deste cartão que potenciais clientes podem surgir.

Contudo, tenha atenção ao material utilizado, ao design elaborado e nas informações que constam no cartão. Os mínimos detalhes são relevantes, já que o cartão de visitas será o primeiro contato que um cliente terá com a sua empresa.

Por isso, se preocupe em passar credibilidade, profissionalismo e confiabilidade. Considere consultar um design gráfico para te ajudar com os elementos visuais!

Como fazer a gestão dos leads captados?

Você aplicou os métodos que citamos e conseguiu uma boa quantidade de contatos para iniciar uma negociação. Este é o cenário perfeito, não é mesmo?

Mas saiba que não para por aí.

Depois de captar os leads, é preciso fazer a gestão desses contatos para guiá-los, dentro do processo de venda, até o fechamento do negócio.

Para isso, uma plataforma que seja acessível, com uma usabilidade agradável e com um funil de vendas visual é fundamental para avançar nas negociações.

E quando falamos da gestão de oportunidades de vendas de maneira otimizada, estamos falando de um CRM.

Com o CRM você conseguirá:

  • cadastrar todos os contatos captados;
  • fazer a gestão dos contatos dentro do processo de venda;
  • mensurar as taxas de conversão em vendas;
  • entender qual canal trouxe mais renda.

Além disso, os vendedores técnicos poderão contar com uma ferramenta adequada para garantir que todas as oportunidades geradas estão sendo abordadas. Afinal, de quê adianta captar mais contatos, se não há recursos suficientes para convertê-los em vendas?

Veja como fazer a gestão das oportunidades de vendas com o App do Agendor:

Agora que você sabe como captar clientes para engenharia e entende a participação crucial do CRM para o progresso dessa estratégia, não deixe de buscar pelas melhores ferramentas de vendas do mercado.

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