Aprender como captar leads pelo WhatsApp é uma ótima maneira de aumentar as suas vendas. O motivo? Bem, um dos principais é que esse é o um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros.
Para você ter uma ideia, o Brasil conta com mais de 147 milhões de usuários ativos, segundo a Statista. Esse número coloca nosso país como o terceiro do mundo que mais usa a ferramenta de troca de mensagens instantânea.
Assim, se seus potenciais clientes estão no WhatsApp, é lá que você deve estar!
Principais aprendizados deste artigo:
- O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para impulsionar os resultados de negócios e, portanto, vale a pena explorar e aproveitar seus recursos.
- Um perfil completo e profissional nesse app transmite confiança aos leads, mostra o seu comprometimento e oferece informações relevantes sobre a empresa.
- Participar ativamente de grupos relevantes no WhatsApp é uma forma de expandir sua rede de contatos, construir autoridade e encontrar leads interessados em suas soluções.
- O uso adequado das etiquetas no WhatsApp ajuda a otimizar a comunicação e a maximizar os resultados na captação de leads.
- O cadastro dos leads no CRM é uma etapa crucial no processo de captação e gerenciamento de leads. Teste gratuitamente o Agendor e conheça nossa integração com o WhatsApp Web!
Criar estratégias de captação de leads pelo WhatsApp significa acesso a diversas pessoas e empresas com potencial de se tornarem seus clientes. E essa é uma das razões pelas quais você deve considerar o uso desse aplicativo para aumentar seus resultados.
Como captar leads pelo WhatsApp, na prática? Felizmente, o aplicativo recebeu diversas atualizações ao longo dos anos.
Agora, a versão profissional do app, o WhatsApp Business, está recheada de recursos que facilitam a captação de leads e, assim, geram vendas.
Neste artigo, apresentamos esses recursos e dicas que ajudarão você a montar uma estratégia de geração de leads no WhatsApp e melhorar os seus resultados comerciais.
Continue a leitura do artigo e confira!
Como captar leads pelo WhatsApp? 4 dicas!
Estas são as nossas quatro dicas de como captar leads pelo WhatsApp e ter sucesso:
- tenha um perfil comercial completo;
- participe de grupos no WhatsApp;
- envie conteúdo relevante;
- organize seus contatos com as etiquetas.
Vamos aos detalhes?
1. Tenha um perfil comercial completo
Não há como captar leads pelo WhatsApp sem configurar adequadamente o seu perfil. Montar um com características comerciais e dados completos transmite uma imagem profissional e confiável para os potenciais clientes.
Também mostra que você leva a sério seus negócios e tem disposição para fornecer informações relevantes e detalhadas sobre a sua empresa.
Portanto, certifique-se de inserir seu nome, endereço, horário de atendimento, site, fotos e descrições sobre os produtos ou serviços que vende.
Se você não tiver um perfil profissional ao abordar seus leads, é possível haver um estranhamento por parte deles, o que resulta no bloqueio ou na ausência de uma resposta.
Esse comportamento torna muito mais difícil executar estratégias de captação de leads pelo WhatsApp.
2. Participe de grupos no WhatsApp
Outra maneira de captar leads pelo WhatsApp é participar de grupos no aplicativo. Prefira os relacionados ao seu nicho de mercado, pois ajuda a se conectar com pessoas e empresas do mesmo setor, que atendem ao mesmo perfil de clientes, e a encontrar possíveis decisores interessados nos seus produtos e serviços.
É preciso, sobretudo, ter um comportamento participativo. Aliás, integrar grupos no WhatsApp é uma oportunidade para fazer networking, compartilhar conhecimentos e colaborar com colegas da profissão.
Assim, você aumenta sua visibilidade e constrói relacionamentos que tendem a levar a indicações e novos negócios.
Por outro lado, também pode ser mais proativo. Crie ou participe de grupos no WhatsApp compostos por membros interessados em determinado tópico, ou com necessidades semelhantes.
Ao participar ativamente e oferecer conteúdos relevantes, você tem a oportunidade de identificar leads qualificados que demonstram interesse nas suas soluções.
Como esses leads já estão engajados no assunto, podem estar mais abertos a iniciar uma conversa com você.
Dica de leitura: “Captação de leads: como gerar mais oportunidades de vendas?”
3. Envie conteúdo relevante
Fornecer conteúdo relevante aos seus contatos demonstra expertise e conhecimento na sua área de atuação. Essa postura ajuda a estabelecer autoridade no assunto e transmitir confiança para os leads, o que os torna mais propensos a considerar a compra dos seus produtos ou serviços.
Além disso, o envio de conteúdo ajuda a analisar as interações com os potenciais clientes e a compreender de forma mais profunda seus comportamentos.
Desse modo, você pode utilizar o recurso de “etiquetas” do WhatsApp Business para segmentá-los conforme seus interesses e necessidades específicas.
O artigo “Como vender pelo WhatsApp: dicas para tornar o app seu aliado nas vendas” fala sobre essa funcionalidade. Não deixe de conferir!
4. Organize seus contatos com as etiquetas
Por falar nas “etiquetas”, essa também é uma das nossas dicas sobre como captar leads pelo WhatsApp.
O recurso permite organizar e categorizar seus leads com base em critérios. Por exemplo, pode criar etiquetas como “leads quentes”, “leads frios” ou, então, “leads interessados no produto X”.
Por meio dessa organização, você tem uma visão mais clara sobre o potencial de compra de cada possível cliente e prioriza suas interações conforme esse parâmetro.
Adicionalmente, as etiquetas contribuem para personalizar as mensagens para cada grupo de leads, ou mesmo enviar em massa, segmentadas para determinadas categorias de contatos.
“Converti um lead. E agora?”
Se o lead expressou interesse nos seus produtos e serviços, é crucial cadastrar o contato no seu software de CRM.
Sabemos que na rotina corrida de vendas, essa atividade pode cair no esquecimento. Ainda assim, não podemos deixar de ressaltar que essa é uma significativa falha no processo, já que não ter o devido controle dos seus leads no sistema tende a ocasionar a perda de boas oportunidades de negócio.
Foi justamente para resolver esse problema que desenvolvemos uma integração com o WhatsApp Web por meio de uma extensão no Google Chrome.
Essa combinação possibilita adicionar leads como novos contatos, criar negócios e enviar conversas para o histórico de um negócio ou contato sem sair do WhatsApp Web! Incrível, não?
Quer saber como funciona na prática? Veja só!
1. Ative a extensão do Agendor no Chrome Web Store
Antes de tudo, você precisa ativar a extensão do Agendor para o WhatsApp Web. Então, acesse o Chrome Web Store. Depois, entre no campo de busca e digite “Agendor”, desta forma:
Assim, você encontrará nossa extensão:
Basta selecionar a extensão e, após, clicar em “Usar no Chrome”:
Pronto! Até aqui, você já instalou a extensão do Agendor. Para usar, basta localizá-la na sua barra de navegação, do lado direito da tela, como na imagem abaixo.
Dica! Para facilitar seu acesso, fixe a extensão do Agendor.
2. Acesse seu WhatsApp Web e conecte-se com o Agendor
Com a extensão instalada, basta acessar o WhatsApp Web e conectar sua conta do Agendor:
Atenção: é importante respeitar o padrão sugerido pela plataforma e inserir +55 e o DDD respectivo para a integração funcionar adequadamente.
3. Gerencie suas conversas
Finalmente, você já pode gerenciar seus clientes pelo próprio WhatsApp! Caso queira salvar o número de um lead que entrou em contato por esse app, não precisa ir para o Agendor. Basta salvá-lo diretamente pela conversa:
Nesse momento, você deve selecionar o tipo de cadastro que deseja inserir no Agendor. Se escolher cadastrar uma pessoa, por exemplo, a integração abrirá todos os campos que devem preencher, logo ao lado da tela. Veja um exemplo:
No caso de empresas, você pode usar o preenchimento automático de dados a partir do CNPJ. Assim, ganha ainda mais tempo ao cadastrar seus contatos no Agendor, sem precisar sair do WhatsApp Web.
Perceba que, ao inserir o CNPJ, a plataforma já preenche os campos de razão social, telefone, e-mail, endereço e descrição (data de abertura da empresa, porte, situação cadastral, data da situação cadastral, quadro de sócios e administradores, código e descrição da atividade econômica principal).
Agora, caso o contato já esteja salvo no Agendor e você precise registrar as conversas, basta selecionar a opção “Salvar conversa”.
Selecione as mensagens que deseja enviar para o Agendor e pronto! Tudo devidamente registrado no nosso CRM!
Se outra oportunidade de venda surgir, não deixe de criar uma nova negociação. Para essa atividade, basta selecionar a opção “Criar novo negócio”.
Preencha os campos necessários para manter um cadastro de negócio completo e salve.
Pronto! Um novo negócio foi criado e, por padrão, recebe o status de “Em andamento”.
Agora, você já pode aproveitar as principais funcionalidades do Agendor sem sair da tela do WhatsApp Web!
Bônus! Assista ao vídeo abaixo e confira uma demonstração de como funciona a integração Agendor e WhatsApp.
Gostou de saber como captar leads pelo WhatsApp e de descobrir que o nosso CRM deixa a gestão de leads e clientes vindos do aplicativo muito mais simples? Esperamos que sim!
Então, que tal testar, na prática? O Agendor ajuda sua empresa a economizar tempo e dinheiro ao integrar o CRM à rotina da equipe comercial.
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FAQ
Algumas das melhores estratégias de captação de leads via WhatsApp são: ter um perfil comercial completo, participar de grupos no aplicativo, enviar conteúdos relevantes para os clientes em potencial e registrar todos os contatos e conversas em um CRM.
Para utilizar ao máximo o WhatsApp Business para vendas, gerenciar e qualificar possíveis clientes com eficiência, você pode criar uma lista de transmissão para leads e enviar mensagens automáticas; e usar recursos da própria ferramenta para organização, como as etiquetas, que ajudam a categorizá-los conforme critérios interessantes para o seu negócio.
Na hora de abordar os clientes, evite o disparo em massa, recorrente e sem personalização de mensagens automáticas no WhatsApp, prefira a versão Business do app para dar mais credibilidade, explique para o lead como chegou até ele e identifique o momento certo para levá-lo a uma ligação telefônica.
Sim. Há políticas claras sobre o envio de mensagens, automáticas ou não, no WhatsApp Business. A própria plataforma orienta quanto à necessidade de obter consentimento da outra pessoa em relação ao seu interesse de receber mensagens e/ou ligações via app com intuito comercial.
Entre as principais ferramentas e recursos que auxiliam na captação de potenciais clientes por esse aplicativo estão: criar um funil de vendas pelo WhatsApp, usar chatbots para otimizar o tempo de atendimento e integrar o app ao CRM para registrar automaticamente os dados, conversas e interação e, assim, não perder nenhuma informação importante.