Você pega o endereço de e-mail de um cliente importante, escreve uma mensagem que considera incrível e envia. Porém, dias se passam e nada de ter uma resposta? Essa é uma situação até que bem comum e que pode ser evitada ao aplicar certas técnicas para criar um e-mail comercial realmente matador.

Principais aprendizados deste artigo:

  • E-mails comerciais são diferentes dos famosos e-mails marketing, uma vez que costumam ser mais sérios, não apresentando muitos elementos gráficos, como imagens e botões de CTA. 
  • É preciso tomar cuidado para que seu e-mail não seja classificado como spam, atrapalhando o processo de vendas, com algumas técnicas simples, como evitar pontos de exclamação e excesso de letras maiúsculas.
  • Coloque-se sempre no lugar do cliente para falar da sua oferta e não enrole. Vá direto ao ponto e destaque os diferenciais do seu produto ou serviço na hora de escrever um e-mail comercial.
  • Com a abordagem certa, é possível otimizar e aumentar suas vendas, melhorando a comunicação e as técnicas para criar e-mails comerciais de sucesso.
  • CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor e centralizar a gestão dos seus prospects e clientes.

Até porque uma das muitas atividades diárias de um vendedor é enviar e-mails comerciais. Fale a verdade, quantos você já escreveu e enviou em sua vida? Centenas? Milhares? E quantos foram respondidos? Você já viu um exemplo de e-mail comercial impecável?

Este é o desafio deste tipo de comunicação: afinal, como criar um e-mail comercial que seja aberto, lido e respondido? Se esta é a situação que você e sua equipe estão passando, saiba que vamos ajudar a superá-la! 

No artigo a seguir, você consegue transformar sua comunicação e aprende como criar um e-mail comercial menos frio, mais emocional e caloroso com as 20 dicas importantes + modelo de e-mails comerciais para inspirar.

O que é e-mail comercial?

Um e-mail comercial é uma mensagem profissional voltada para a estratégia de vendas. Ou seja, tem o objetivo de chamar a atenção dos leads ou clientes para a solução apresentada pela sua empresa com o intuito de fechar a venda de um produto/ serviço. 

No geral, podemos dividir o texto interno de um e-mail comercial em 4 partes:

  1. saudação;
  2. resumo da oferta;
  3. argumentos de venda e benefícios;
  4. Call to Action: o que fazer para adquirir.

Vale reforçar que diferente dos e-mails marketing que têm uma bonita arte, imagens e até botões interativos com um call to action e outros elementos chamativos — como gifs e emojis — para estimular a leitura por parte do receptor da mensagem, os e-mails comerciais, normalmente, se resumem a um texto.

Porém, esse não deve ser um texto qualquer. O conteúdo do e-mail comercial precisa ter personalidade e criatividade. Caso contrário, dificilmente chamará a atenção do destinatário. 

Por fim, esse tipo de e-mail costuma ter um domínio próprio — vendedor@empresa.com — como estratégia para trazer mais credibilidade para as mensagens e livrar os e-mails de caírem na temida caixa de spam. 

Posto isso, vamos aprender como criar um e-mail comercial de sucesso? Para isso, basta continuar lendo!

Como criar um e-mail comercial de sucesso? Dicas para não cair no spam

Não tenha dúvida disso: cada caractere que você digitar no assunto de sua mensagem será analisado por provedores de e-mail. Mas calma, não se trata de uma teoria da conspiração.

Os provedores de e-mail — como o Gmail, Outlook — apenas estão fazendo seu trabalho e tentando evitar que seus clientes sejam importunados com mensagens irritantes, ou simples spam.

Por isso, é preciso atentar para uma série de detalhes importantes. Dê uma olhada em nossas dicas para evitar que os e-mails comerciais caiam na caixa de spam!

1. O texto do assunto tem que ter entre 61 e 70 caracteres no máximo

Mais do que isso, você corre o risco de ter parte de seu assunto cortado na caixa de entrada, prejudicando o entendimento de sua mensagem e a quantidade de pessoas que clicam para abrir o e-mail.

Menos do que isso, você pode criar um assunto pouco atraente e até mesmo genérico, não atraindo a atenção dos clientes. Inclusive, dados do Gitnux mostram que linhas de assunto que tenham entre 61 e 70 caracteres podem ter uma taxa de abertura 17% maior.

2. Não coloque palavras inteiras em maiúscula no assunto

Muitos provedores de e-mail consideram isso um indício de spam, já que veem como uma estratégia para chamar a atenção para a mensagem, destacando certos termos no assunto. Por isso, evite!

3. Evite também pontos de exclamação

Quanto mais pontos de exclamação você colocar, maior a probabilidade de ser enviado para a caixa de spam, uma vez que, assim como acontece com as palavras inteiras em letras maiúsculas, isso é visto como uma tentativa de chamar a atenção a qualquer custo. 

4. Call to Action no assunto: NÃO!

Frases como “Abra Agora” nunca devem ser usadas no assunto. Esse aqui é uma tentativa óbvia de chamar a atenção e que não é bem-vista nem pelos provedores de e-mail e nem pelos destinatários. Portanto, não faça!

5. Não use palavras relacionadas a dinheiro no assunto

Ganhar dinheiro, dinheiro de volta, dinheiro rápido, liberdade financeira e outras expressões do tipo costumam ser um convite para sua mensagem não chegar à caixa de entrada do destinatário.

Primeiro, porque parece uma promessa que não pode ser cumprida. Segundo, percebe como tem uma leve semelhança com uma mensagem de golpe? Pois é e os provedores também têm essa mesma impressão. 

6. Não se deve empregar linguagem excessivamente comercial

Palavras como grátis, promoção, não perca e semelhantes também costumam classificar seu e-mail como spam. 

É muito importante tomar cuidado para que seus e-mails comerciais não comecem a ser classificados repetidamente em spam.

Isso pode levar os provedores a colocar seu remetente de e-mail em uma lista de suspeitos, fazendo com que sua performance de entrega das mensagens desabe drasticamente.

Estas foram as dicas técnicas que você deve levar em conta na hora de escrever um e-mail comercial. Agora, conheça maneiras de melhorar seu estilo de persuasão!

Dicas de persuasão para criar um e-mail comercial que converta!

Agora que você sabe o que é e-mail comercial e como fazer com que sua mensagem não caia em spam, vejamos mais 4 dicas para criar um e-mail matador:

  • Escreva pouco, seja prático e objetivo
  • Coloque-se no lugar do cliente
  • Use bullet points com moderação
  • Cumpra o que prometeu no assunto

Desta vez, falando sobre como ser persuasivo e conseguir uma resposta dos clientes!

1. Escreva pouco, seja prático e objetivo

Só de abrir o e-mail, se o destinatário perceber que se trata de uma daquelas mensagens enormes, cheias de itens e parágrafos intermináveis, pode ter certeza: ele vai apertar aquele botão com o ícone de uma lata de lixo no topo da mensagem e adeus e-mail comercial. 

Portanto, não encha linguiça. Vá direto ao ponto e diga qual o objetivo da mensagem e quais as vantagens que o destinatário pode conseguir ao respondê-la!

2. Coloque-se no lugar do cliente

Quando for pensar em como criar um e-mail comercial convincente, raciocine como alguém que fosse comprar aquele produto ou serviço oferecido.

Quais os reais benefícios daquilo? Como ele vai afetar minha vida a ponto de eu querer gastar dinheiro com ele? Vá direto ao diferencial do produto.

3. Use bullet points com moderação

Fazer uma pequena lista de tópicos resumindo as vantagens e benefícios de sua oferta pode ser bem legal. Contudo, tome cuidado com o exagero.

Tenha em mente que nem tudo pode ser transformado em tópicos e que listas intermináveis também não trazem credibilidade. Neste caso, é bom exercitar o bom-senso. 

Antes de enviar, leia o e-mail e verifique se as listas atrapalham ou ajudam com a leitura. Desse modo, você consegue decidir se envia ou se precisa fazer alguns ajustes. 

4. Cumpra o que prometeu no assunto

Nada pior que abrir um e-mail e descobrir que o assunto era um clickbait — uma isca — e, na verdade, o conteúdo não tem nada a ver com aquilo que despertou seu interesse e o fez ler a mensagem.

Isso pode inclusive causar uma aversão do cliente por sua marca. Imaginou se isso acontece e ele coloca seu e-mail na lista de spam? Ninguém quer isso. Sendo assim, se fez uma promessa, cumpra. 

Criando o assunto do e-mail comercial: melhores dicas com exemplos

Além de todas aquelas recomendações do que não fazer, que discutimos lá em cima, existem várias técnicas usadas para deixar o assunto do e-mail bastante atraente:

  1. Fazer uma pergunta: Você sabe escrever e-mails comerciais?
  2. Negativas: Tudo o que não fazer ao criar e-mails comerciais.
  3. Deixar curioso: Dicas para e-mail comercial que você nunca viu antes.
  4. Usar a expressão “saiba como”: Saiba como criar os melhores e-mails comerciais.
  5. Listas: As 10 dicas de ouro de como criar um e-mail comercial.
  6. Dirija-se a seu público: Guia do e-mail comercial para vendedores.

Use esse tipo de frase e você verá como funcionam!

Dicas para criar o corpo perfeito para um e-mail comercial  

Agora, chegou o momento de conferir o que escrever após o assunto: no corpo do e-mail comercial. Para isso, confira as 4 dicas adicionais que trouxemos a seguir!

1. Saudação

Esta é fácil, mas precisa ter!

Prezado cliente, (ponha o nome se puder)

Bom dia!

Ressaltamos que você deve determinar o nível da linguagem, se é mais formal ou informal, dependendo do seu público e do seu cliente especificamente para saber se tem mais ou menos liberdade na hora de cumprimentar o destinatário. 

2. Resumo da oferta

Neste ponto, você pode usar algumas das técnicas que mostramos anteriormente para criar o assunto. Este resumo da oferta tem que funcionar como uma chamada para o cliente entender do que se trata o e-mail o mais rápido possível.

Recomenda-se que isso aconteça em 8 segundos, ou ele vai fechar a mensagem. Para isso, é preciso ter 3 elementos presentes:

  • O que está sendo oferecido?
  • Para quem?
  • Qual o benefício?

Por exemplo:

Sua empresa precisa de e-mails comerciais que sejam abertos e respondidos?

Se achar que em forma de pergunta fica um pouco ousado para determinados públicos, pode ser assim:

Somos uma empresa especializada em como criar um e-mail comercial com alta taxa de abertura e resposta.

E assim por diante, adequando a mensagem ao estilo do seu público.

3. Argumentos de venda e benefícios

Agora é hora de dizer como você faz isso e porque:

Divulgar seus produtos e serviços por meio de e-mails é uma excelente estratégia comercial.

Para ajudar você neste objetivo, nossa equipe de redatores especializados está à disposição para receber suas instruções por e-mail, redigir as mensagens usando as melhores técnicas, com muita agilidade e resultados comprovados.

Você ganha tempo para fazer outras coisas e seus e-mails serão bem mais eficientes na divulgação de sua empresa.

4. Call to Action: o que fazer para adquirir

Também é fácil essa parte:

Estou à sua disposição para marcarmos uma visita e explicar em mais detalhes todas as vantagens para sua empresa.

Visite nosso site www.emailcomercial.com.br e conheça mais detalhes da nossa solução para criar e-mails comerciais para vendedores.

E, é claro, não se esqueça de assinar e colocar os contatos!

Modelo de e-mail comercial PERFEITO!

Veja a seguir um modelo de e-mail comercial que consolida todas as dicas dadas neste artigo. Use-o como inspiração para criar suas próprias mensagens personalizadas e encante seus clientes da prospecção ao fechamento!

Prezado [nome do cliente],

Bom dia!

Meu nome é XXXX, sou representante de vendas da empresa XXX e gostaria de apresentar uma solução para [explicar, de forma rápida, como a solução apresentada é capaz de trazer resultados práticos para o potencial cliente] otimizar a sua prospecção de clientes de forma automatizada com a ajuda de uma plataforma de disparo de e-mails marketing. 

Aliás, você sabia que, segundo pesquisas, profissionais do setor consideram a automação de e-mails marketing uma das ferramentas mais efetivas na conversão de clientes, considerando a melhor em 71% das vezes? 

Estou à sua disposição para marcarmos uma visita e explicar em mais detalhes todas as vantagens para sua empresa.

Visite nosso site www.emailcomercial.com.br e conheça mais detalhes da nossa solução para automatizar o envio de e-mails de prospecção!

Adapte seus e-mails comerciais aos estágios da jornada do cliente!

O que acha? Já está sabendo tudo sobre como criar um e-mail comercial e pretende usar essa estratégia no seu negócio? Então, saiba que as mensagens devem sempre se adequar ao estágio da jornada do cliente que o contato se encontra. 

Caso contrário, a mensagem passada pode não surtir o efeito desejado, pois o cliente pode ainda não estar preparado para a abordagem ou o timing já ter passado. De qualquer forma, não considerar a jornada do cliente pode fazer você perder diversas oportunidades de vendas.

Mas e como usar esse conceito nos meus e-mails comerciais? É bastante fácil, basta baixar nosso e-book gratuito: sucesso na jornada do cliente — da pré ao pós-venda!

No material você entende o que é jornada do cliente, quais são todas as etapas, como mapear e ainda dicas adicionais que ajudarão você a criar e-mails comerciais cada vez mais personalizados e com mais chances de converter leads em vendas!